Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

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mafets

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3840 em: Junho 17, 2015, 09:00:29 pm »
Citação de: "ICE 1A+"
Onde couberem dois  contentores  20 ft

 Ha módulos de missão ASW  contentorizados a pensar em navios patrulha a partír das 300 tons
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http://www.km.kongsberg.com/ks/web/nokbg0240.nsf/webProductListingAZKongsberg?ReadForm&lang=English
Pelo que vejo no site da kongsberg até existem sistemas de sonar bem mas pequenos, laterais e rebocaveis. Os próprios sf300 são com um tonelagem inferior e levam módulo de asw com torpedos acoplados. A questão é colocar. À popa? Por baixo na plataforma de helicópteros os torpedos? E podia ser feito rapidamente e sem levar o navio para estaleiro?



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http://www.asianmilitaryreview.com/anti-submarine-warfare-regional-capabilities/

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3841 em: Junho 18, 2015, 09:24:30 am »
Quantos a mim a questão que se põe não é se é possível a colocação dos torpedos ligeiros e respectivo sonar. Até porque existem navios bem mais pequenos com esse equipamento.

A questão que se põe é sobre a logica de colocar torpedos num navio lento. Num navio que nunca será capaz de alcançar ou deixar para trás submarinos, e não falo só dos nucleares, mesmo os diesel.

Na minha opinião torpedos nos NPO só se os mesmos pudessem alcançar 30 nós ou mais.

O que os NPOs precisavam mesmo era de uma peça de 76mm.
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3842 em: Junho 18, 2015, 10:14:23 am »
Citação de: "Edu"
Quantos a mim a questão que se põe não é se é possível a colocação dos torpedos ligeiros e respectivo sonar. Até porque existem navios bem mais pequenos com esse equipamento.

A questão que se põe é sobre a logica de colocar torpedos num navio lento. Num navio que nunca será capaz de alcançar ou deixar para trás submarinos, e não falo só dos nucleares, mesmo os diesel.

Na minha opinião torpedos nos NPO só se os mesmos pudessem alcançar 30 nós ou mais.

O que os NPOs precisavam mesmo era de uma peça de 76mm.
Desde as Corvetas Flower (https://en.wikipedia.org/wiki/Flower-class_corvette) na segunda guerra mundial às Baptista de Andrade (https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Baptista_de_Andrade) a velocidade situava-se entre os 16 e 22 nós.


Embora actualmente a maioria das corvetas tenha uma turbina para permitir uma velocidade além dos 30 nós e um submarino submerso tenha de facto uma velocidade semelhante (um nuclear https://en.wikipedia.org/wiki/Borei-class_submarine, um a diesel como o Trident fica-se pelos 20 nós e os valores dos submarinos Russos são discutiveis (https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Tridente, embora os Russos afirmem que um Kilo pode ir aos 27 nós). Depois é preciso pensar que quer sejam os navios mercantes ou mesmo alguns navios de esquadra tem uma velocidade mais baixa que um NPO (por exemplo o TDC Siroco tem uma velocidade de 20 nós https://fr.wikipedia.org/wiki/TCD_Siroco). e também é preciso garantir escolta anti - ASW a esse tipo de navios.


A peça penso que se justificaria caso as missões fossem mais alargadas  (fosse a de 76mm ou mesmo uma na casa dos 57mm), para a actual missão é suficiente.



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nelson38899

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3843 em: Junho 19, 2015, 10:09:10 pm »
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Os navios serão idênticos às duas primeiras unidades da Classe Viana do Castelo, os NRP "Viana do Castelo" (P360) e NRP "Figueira da Foz" (P361) que servem hoje ativamente na Marinha Portuguesa. A empresa realizou trabalhos de reparação no NRP "Figueira da Foz" entre Setembro e Outubro de 2014, depois de este ter sofrido danos.
Os navios estão equipados com radares de navegação da Kelvin Hugues que operaram nas bandas I e F, o sensor eletro-ótico estabilizado em dois eixos Sagem Vigy 10 Mk III, propulsão da Wärtsilä, sistema integrado de gestão da plataforma da Rolls-Royce, sistema integrado de informações da Edisoft, um sistema integrado de comunicações da EID, uma estacão de armamento remotamente controlada OTO Melara MARLIN WS (Modular Advanced Remotely controlled Lightweight Naval Weapon Station) armada com uma peça automática de 30mm Orbital ATK Mk 44 Bushmaster, pontos de fixação nas asas da ponte, para as metralhadoras ligeiras, um sistema amovível na tolda para o lançamento de minas de profundidade Mk 55 Mod 2.
http://defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15967:portugal-autoriza-a-compra-de-dois-navios-patrulha&catid=160:noticias-em-portugues&Itemid=497
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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P44

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3844 em: Julho 22, 2015, 08:10:39 pm »

Martifer assina contrato para construir dois navios para a Marinha

17:49 Cátia Simões

A Martifer vai construir os dois Navios Patrulha Oceânica na West Sea, antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, em consórcio com a Edisoft, uma antiga empresa da Empordef.

A Martifer anunciou hoje que assinou o contrato para a construção de dois Navios Patrulha Oceânica (NPO) para a Marinha Portuguesa, num negócio que já tinha sido anunciado e cuja despesa já foi autorizada.

Em comunicado enviado ao regulador, o grupo dos irmãos Martins refere que a construção foi adjudicada à West Sea, os antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), "pelo preço global de 77 milhões de euros", despesa que já foi aprovada em Diário da República.

Do consórcio faz ainda parte a Edisoft, empresa de 'software' que era da extinta Empordef, 'holding' que agregava as empresas da Defesa. A West Sea tem 83,64% do consórcio.

"A entrada em vigor do contrato celebrado entre o Estado Português e o Consórcio Adjudicatário fica dependente do Visto do Tribunal de Contas", conclui o comunicado enviado à CMVM.

A construção dos dois navios pode criar cerca de 200 postos de trabalho e a encomenda fica abaixo dos 120 milhões de euros orçamentados pelo Governo para o projecto. A conclusão está prevista para o final de 2017, com os NPO a entrarem ao serviço da Marinha no início de 2018.

Os novos navios têm como objectivo substituir as corvetas da Marinha, que datam da década de 1970 e que já ultrapassaram o seu tempo útil de vida.

A construção dos navios estava prevista desde 2003 e na altura o contrato previa que seria fabricados seis NPO. Estava igualmente programada a construção de quatro lanchas que já não será feita uma vez que estes navios foram comprados à Dinamarca.

Os navios patrulha oceânica têm como principais missões a garantia da segurança e autoridade do Estado e missões de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.

Além destes dois navios a West Sea a está a construir dois navios-hotel, um para a Douro Azul e outro para um armador estrangeiro.

http://economico.sapo.pt/noticias/marti ... 24445.html
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Menacho

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3845 em: Julho 23, 2015, 05:20:49 pm »
Ampliando:

Citar
defensa.com) La Dirección General de Recursos de la Defensa Nacional (DGRDN) del Ministerio de Defensa de Portugal ha contratado al consorcio portugués CWSE-NPO (unión de WEST SEA y EDISOFT para a la construcción del NPO) la provisión de dos buques de patrulla oceánica de la Clase Viana do Castelo para la Marina Portuguesa. El contrato ha sido suscrito el 22 de julio por un monto de 77 millones de euros y prevé que el inicio de los trabajos en los astilleros del primer navío de superficie del tipo NPO (Navio Patrulha Oceânica) se produzca entre 3 y 4 meses después de la entrada en vigor del contrato. La entrega del primero se produciría a los 33 meses en tanto el segundo lo haría 39 meses después de entrar en vigor el contrato.

Estas unidades completan  la flota que integran el NRP "Viana do Castelo" (P360) y el  NRP "Figueira da Foz" (P360), adquiridos en octubre de 2002 a los Astilleros Navales de Viana do Castelo (ENVC) y entregados a la Marina Portuguesa en diciembre de 2010 y noviembre de 2013 respectivamente. El astillero West Sea, pertenecientes al conglomerado portugués Martifer, será responsable de la construcción de los buques en sus instalaciones de Viana do Castelo, en tanto EDISOFT asumirá la instalación e integración de los sistemas de mando y control. Otra empresa portuguesa,  EID (propiedad del estado portugués, la empresa lusa EFACEC y la alemana Rohde & Schwarz) será contratada para suministrar e instalar sistemas de comunicaciones en los buques.

Además de respaldar la sustitución de las corbetas de las clases “João Coutinho” y “Baptista de Andrade”, los dos navíos permitirán el aumento de capacidades en el desarrollo de las operaciones de la Marina Portuguesa. El NPO tiene un desplazamiento de 1.850 toneladas, velocidad máxima de 21 nudos, autonomía de 5.000 millas náuticas y está operado por una tripulación de 38 efectivos. Fue diseñado para cumplir tareas de búsqueda y salvamento, patrulla, vigilancia, transporte y apoyo a fuerzas terrestres y anfibias, lanzamiento de minas, lucha contra actividades ilegales y apoyo humanitario  en la Zona Económica Exclusiva (ZEE) Portuguesa, participando en misiones fuera de las aguas jurisdiccionales portuguesas, normalmente en el Mediterráneo y Canadá, efectuando visitas a países Africanos de  habla portuguesa.

Entre el equipamiento instalado en los NPO destaca el sistema de propulsión de Wärtsilä, radares de navegación de Kelvin Hugues,  sensor electro-óptico Sagem Vigy 10 Mk3, un sistema integrado de comunicaciones de EID, y la estación de armamento remotamente controlada OTO Melara MARLIN WS (Modular Advanced Remotely-controlled Lightweight Naval Weapon Station) armada con la pieza automática Orbital ATK Mk 44 Bushmaster de 30 mm que en 2013  sustituyó a la de 40 mm L/60 originalmente instaladas en los navíos. El sistema de armas de medio calibre MARLIN WS se ha contemplado para ambos buques, si bien su adquisición a través de la representante en Portugal de OTO Melara, NT Defence, dependerá de la disponibilidad financiera. (Victor M.S. Barreira)
 

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Crypter

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3846 em: Agosto 11, 2015, 12:28:48 pm »
Continuo a dizer que é uma Plataforma fantástica apenas se encontra "sub-armada".

Alguém que faça um choradinho ao CEMA e as duas novas unidades venham com uma nova peça ;)

Citar
O NRP Figueira da Foz em missão no Canadá

No âmbito das missões de apoio às atividades de inspeção das pescas efetuadas pela Marinha, o NRP Figueira da Foz encontra-se em missão de fiscalização nos Grandes Bancos de Pesca da Terra Nova – Canadá, onde há embarcações de pesca de vários países da União Europeia, nomeadamente de Portugal.

A bordo do navio para além da guarnição seguem mergulhadores, equipa médica, quatro inspetores em representação da UE e cadetes do 3º ano da Escola Naval, que fazem a sua viagem de instrução.

Continuação de boa missão com votos de mar chão e ventos de feição.

Deixe também a sua mensagem à guarnição do NRP Figueira da Foz.


Fonte: Facebook Marinha
 
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Crypter

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3847 em: Agosto 28, 2015, 05:03:13 pm »
Navio português percorreu mais de quatro mil milhas para salvar migrantes



O NPR Viana do Castelo está em missão na costa Sul de Espanha. O último balanço revela que mais de 300 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde Janeiro e mais de 2.500 pessoas morreram.

O navio patrulha da Marinha Portuguesa que participa numa missão da Frontex da União Europeia, já percorreu mais de quatro mil milhas e salvou vidas no Mar Mediterrâneo.
O NPR Viana do Castelo está no Sul de Espanha a participar na operação “Indalo”, que visa controlar os migrantes ilegais provenientes do Norte de África. Já lá estiveram também militares da Força Aérea e uma aeronave.
“Fomos chamados a colaborar com as autoridades espanholas no salvamento de dez pessoas ligadas a migração irregular e também há dois dias participámos na recolha de corpos de um naufrágio a meio do Mediterrâneo, na costa Sul de Espanha, a cerca de 50 milhas de Almeria”, disse à Renascença o comandante Morais Chumbo.
Com 67 militares a bordo e dois inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o navio português está prestes a terminar mais uma missão no Mediterrâneo. Até agora, fez mais de mais de 500 horas de patrulha.
"Tráfego aqui mantém-se constante, não evolui muito"
O NPR Viana do Castelo vigia as águas da costa Sul de Espanha, onde a situação não tem conhecido um agravamento nos últimos tempos, ao contrário do que acontece ao largo da Itália e da Grécia.
“Na minha perspectiva, é uma situação que se mantém, não há evolução. O tráfego aqui mantém-se constante, não evolui muito”, explica o comandante Morais Chumbo
“As embarcações atravessam mais junto ao estreito de Gibraltar, na nossa área são poucas e transportam 15 a 25 pessoas, no máximo, o que não acontece nos mares italianos e na costa da Líbia”, sublinha.  
A missão está a ser coordenada pelas autoridades espanholas e tem a participação de vários países da União Europeia. O navio português regressa a casa a 31 de Agosto.
Mais de 300 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde Janeiro e mais de 2.500 pessoas morreram no mar quando tentavam alcançar a Europa, anunciou esta sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
"O número de refugiados e migrantes que atravessaram o Mediterrâneo este ano já ultrapassou os 300 mil, cerca de 200 mil chegaram à Grécia e 110 mil a Itália", contra cerca de 219 mil em 2014, disse uma porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming, num encontro com a imprensa.
Fleming acrescentou que cerca de 2.500 migrantes morreram durante a travessia, precisando que o número não inclui os mortos e desaparecidos ao largo da Líbia na quinta-feira no naufrágio de uma embarcação que transportava à volta de 200 pessoas.

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=197586
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3848 em: Setembro 08, 2015, 03:52:37 am »
Construção dos dois novos patrulhas arranca na próxima segunda feira com o inicio do corte o aço-
 
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3849 em: Setembro 08, 2015, 07:44:56 am »
Citação de: "ICE 1A+"
Construção dos dois novos patrulhas arranca na próxima segunda feira com o inicio do corte o aço-

Excelente notícia, mais vale tarde que nunca !!!!
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3850 em: Setembro 16, 2015, 11:06:39 am »
Mais uma novela???
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3851 em: Setembro 16, 2015, 02:57:42 pm »
Porque seria?O navio está desenhado e a empresa é privada...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3852 em: Setembro 17, 2015, 10:45:21 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Porque seria?O navio está desenhado e a empresa é privada...
Os Pandur tb era uma empresa privada (embora seja ligeiramente diferente), e olha no que deu...
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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3853 em: Setembro 17, 2015, 11:02:27 am »
Coisas bastante diferentes, havia versões que ainda nem sequer tinham sido desenhadas e muito menos testadas, as peças vinham a conta gota, etc. Neste caso como o navio já foi desenhado e testado, a haverem algumas alterações, serão de pequena envergadura. Não há qualquer razão para haver atrasos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa
« Responder #3854 em: Setembro 17, 2015, 11:48:24 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Coisas bastante diferentes, havia versões que ainda nem sequer tinham sido desenhadas e muito menos testadas, as peças vinham a conta gota, etc. Neste caso como o navio já foi desenhado e testado, a haverem algumas alterações, serão de pequena envergadura. Não há qualquer razão para haver atrasos.
Esperamos para ver!!!
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