Missão militar portuguesa na RCA

  • 1190 Respostas
  • 290043 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20053
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #195 em: Março 08, 2018, 10:26:11 am »
As G3 parecem ter pouco uso, pelo menos comparadas com as que eu tive na Recruta...Agora deixem-me ir ali e chorar um pouco... Páras com G3 é algo que deixa-me... sem palavras!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #196 em: Março 08, 2018, 12:11:34 pm »
As G3 parecem ter pouco uso, pelo menos comparadas com as que eu tive na Recruta...Agora deixem-me ir ali e chorar um pouco... Páras com G3 é algo que deixa-me... sem palavras!

É peso extra....preferias G36 KA4?
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20053
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #197 em: Março 08, 2018, 01:01:16 pm »
As G3 parecem ter pouco uso, pelo menos comparadas com as que eu tive na Recruta...Agora deixem-me ir ali e chorar um pouco... Páras com G3 é algo que deixa-me... sem palavras!

É peso extra....preferias G36 KA4?

Qualquer coisa em 5.56mm, estilo as Galil.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #198 em: Março 08, 2018, 02:51:58 pm »
Será que a opção pelas G3 teve a ver com o facto de praticamente ninguém utilizar o M193, enquanto o SS109 e o 7.62 NATO estão facilmente disponíveis?
Talent de ne rien faire
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20053
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #199 em: Março 08, 2018, 02:57:14 pm »
Será que a opção pelas G3 teve a ver com o facto de praticamente ninguém utilizar o M193, enquanto o SS109 e o 7.62 NATO estão facilmente disponíveis?

A mim mais parece-me que querem poupar no custo dos transportes...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3218 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6467
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #200 em: Março 08, 2018, 03:25:00 pm »
A malta por lá usam Ak47. Não se arranjam lá umas para o nosso pessoal, munição incluída? Já deve dar para um terço das obras da ponte 25 de Abril (até dava para rir se não fosse trágico)...  ;D :P


Citar
Milicianos ex-membros das Forças Armadas Centro-Africana participam de uma sessão de treinamento

Saudações  8) :snipersmile:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #201 em: Março 08, 2018, 03:35:38 pm »
Reportagem da mediotejo sobre a preparação para a missão na RCA. É feito numa perspectiva do RI15 e com tendência a focar-se nos factores  "humanos" ( inclusive nomeando todo o pessoal médico que faz parte do contingente ), mas que poderá acrescentar mais alguns detalhes ao que já se sabe, nomeadamente a menção às unidades donde vêm os elementos de apoio.

http://www.mediotejo.net/tomar-reportagem-capacetes-azuis-portugueses-partiram-do-ri15-para-a-republica-centro-africana/

Cumprimentos,

nota: Na reportagem não aparece nenhuma razão para levarem a G3. À conta do interesse "humano" da reportagem pelo menos deu para verificar que um dos médicos destacados é cirurgião.
 

*

Ramos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 24 vez(es)
  • +4/-1
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #202 em: Março 08, 2018, 04:07:16 pm »
Boa tarde.

Vejo por aqui tantos comentários sobre a utilização da G3 na missão na RCA, e não vejo ninguém a interrogar-se sobre o porquê de continuar a existir uma clara preferência na utilização da G3 em missões mais "musculadas", em deterimento de outras armas (como por exemplo a Galil).
E curiosamente, as (muito poucas) pessoas que conheço que passaram nos últimos anos pelo Afeganistão, com quem tive oportunidade de falar sobre o assunto, comentaram (unânimemente, já agora), que naquele ambiente, não trocavam a G3 pela Galil ou pela SIG.
Isso, para mim, quer dizer uma coisa - apesar de claramente ultrapassada, a G3 continua a ser uma arma altamente fiável e confiável (para além de existir em depósito aos pontapés).
Atrevo-me aliás a afirmar que, no pódio das melhores aquisições de material de guerra feitas por Portugal nos últimos 100 anos, a G3 deve estar em 1º. lugar (já agora, com o Alouette III em 2º)  :G-Ok:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20053
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #203 em: Março 08, 2018, 05:33:18 pm »
Boa tarde.

Vejo por aqui tantos comentários sobre a utilização da G3 na missão na RCA, e não vejo ninguém a interrogar-se sobre o porquê de continuar a existir uma clara preferência na utilização da G3 em missões mais "musculadas", em deterimento de outras armas (como por exemplo a Galil).

Preferência? O Exército é armado com as G3, por isso eles vão com o que há, da mesma forma que os Páras vão com a a sua espingarda-automática que substituiu a G3 à mais de 30 anos.

Citar
E curiosamente, as (muito poucas) pessoas que conheço que passaram nos últimos anos pelo Afeganistão, com quem tive oportunidade de falar sobre o assunto, comentaram (unânimemente, já agora), que naquele ambiente, não trocavam a G3 pela Galil ou pela SIG.

Até parece que eles tinham hipotese... já os Páras foram com a Galil.

Citar
Isso, para mim, quer dizer uma coisa - apesar de claramente ultrapassada, a G3 continua a ser uma arma altamente fiável e confiável (para além de existir em depósito aos pontapés).
Atrevo-me aliás a afirmar que, no pódio das melhores aquisições de material de guerra feitas por Portugal nos últimos 100 anos, a G3 deve estar em 1º. lugar (já agora, com o Alouette III em 2º)  :G-Ok:

Fale com um certo veterano da guerra do Ultramar, Paraquedista dos sete costados e ele diz-lhe logo que a melhor espingarda-automática que passou-lhe pelas mãos foi a Armalite AR-10.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ramos

*

Ramos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 24 vez(es)
  • +4/-1
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #204 em: Março 08, 2018, 06:21:08 pm »

Preferência? O Exército é armado com as G3, por isso eles vão com o que há, da mesma forma que os Páras vão com a a sua espingarda-automática que substituiu a G3 à mais de 30 anos.

Os Páras até podem levar a Galil. Mas no caso do Afeganistão, garanto-lhe que houve quem utiliza-se a G3. Já agora, um familiar meu que por lá andou (e que é militar de carreira e páraquedista), afirmou categóricamente, quando lhe perguntei sobre a razão de andar com uma G3 em vez da Galil, que naquele sítio, "não trocava a G3 pela Galil em nenhuma circunstância". Já agora, dois camaradas dele, também militares de carreira, um outro pára e um comando, "assinaram" por baixo.

Citar
Até parece que eles tinham hipotese... já os Páras foram com a Galil.

Pois foram. Mas a malta que foi para lá dar formação foi com G3.

Citar
Fale com um certo veterano da guerra do Ultramar, Paraquedista dos sete costados e ele diz-lhe logo que a melhor espingarda-automática que passou-lhe pelas mãos foi a Armalite AR-10.


[/quote]

Como nunca toquei em nenhuma Armalite, nem vou tentar entrar por aí - não tenho conhecimentos para me pronunciar. Do que li e ouvi, a malta que teve o privilégio de as poder usar em combate em África também diz que não as trocava por nada e que foi a melhor espingarda de assalto que por cá passou. OK, nem sequer discuto. Mas comparar a Armalite AR-10, que veio para Portugal em quantidade muito reduzida (pelo que li, umas 1.500 a 2.000 armas), com a G3, que ao fim de quase 60 anos, continua a ser amplamente utilizada (pese todos os defeitos), é comparar o incomparável.
Como as opiniões são como as cerejas, já agora (e agradecendo a lembrança da Armalite), partilho o que um amigo meu, ex-combatente do ultramar, oficial miliciano comando, que posteriormente ao periodo de serviço militar passou durante vários anos pela administração colonial (e que utilizou em combate um pouco de tudo o que havia disponível há época), costumava dizer quando falava de armas ligeiras e da respectiva utilização em combate: "a AK-47 é a melhor arma do mundo, feita a pensar nos mais tocos dos toscos; a FN é uma senhora, que sendo tratada com carinho, nunca nos deixa ficar mal. A G3 é uma p.... que anda com todos".
Mas o facto é que a G3 continua a ser pau para toda a obra ao fim de quase 60 anos.
E com a história que tem em Portugal, não tenho dúvida que a colocaria no 1º. lugar do pódio como a melhor compra de material militar feita em Portugal nos últimos 100 anos (e isto não quer dizer que seja a melhor arma de fogo que adquirimos nos últimos 100 anos).

PS - Alouette III em 2º. Lugar e Unimog em 3º! :)
 

*

diogo13350

  • Membro
  • *
  • 178
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +8/-1
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #205 em: Março 08, 2018, 06:40:44 pm »
5.56 vs . 308
 não é preciso pensar muito!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #206 em: Março 08, 2018, 08:53:03 pm »
Exacto os Páras abriram os TO da Bósnia, Kosovo e Timor armados com Galil, os Comandos foram para o Afeganistão e RCA com G-3, não é dizer que uma é melhor que a outra, é cada unidade vai com o que normalmente usa, tal como a Infantaria e outras armas do Exército vão de G-3.

Em relação aos Páras do ultramar, conheço um que fez tropa nos anos 60, ele chegou a fazer tiro de Mauser em Tancos, e diz que foi a arma com que fez melhor tiro, era uma arma velha, devia ter uns 20 anos ;D, também disparou a AR-10 e era uma boa arma, principalmente era bem mais leve que a G-3, mas na Guiné em combate o batalhão estava equipado com G-3 com coronha retráctil, as AR-10 estavam em Angola e Moçambique.

Pessoalmente penso que temos as G-3 à 60 anos não é por elas serem muito boas, é porque não há outra opção, mas mais ou menos boas devem ser, senão não duravam 60 anos, actualmente na recruta o normal é usarem G-3 de construção dos anos 70, havia para ai uns mitos urbanos que o Exército ainda tinha G-3 novas, sem uso, armazenadas algures, devem ser essas que andam ai nestas missões.
« Última modificação: Março 08, 2018, 08:56:51 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ramos

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9806 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #207 em: Março 08, 2018, 10:24:33 pm »
Portugal teve umas centenas de homens (ou talvez uns poucos milhares) de soldados no Afeganistão ao longo dos anos. Outros exércitos que tiveram dezenas, ou mesmo centenas de milhares de soldados não trocaram as suas armas 5.56 por G3, ou outras espingardas em 7.62. Podem ter incorporado espingardas neste último calibre em numero limitado, mas não mais que isso. Os Marines até trocaram as metralhadoras MiniMi (5.56) por HK416 também em 5.56.
Talent de ne rien faire
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3218 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6467
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #208 em: Março 09, 2018, 12:06:38 pm »
Recordando. Deve ter começado por aqui a ideia (estranha, de facto), de meter os paras todos de G3 (digo eu).  :o

Citação de: zedascouves

Os Páras usam G3 porque a Galil não é compativel com a HK-79.




Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Migas

  • Membro
  • *
  • 173
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Missão militar portuguesa na RCA
« Responder #209 em: Março 15, 2018, 01:02:29 pm »
G3 ultrapassada? Pareceu-me ver o "soldado do futuro" português equipada com ele!  ;D