Notícias da Marinha do Brasil

  • 1253 Respostas
  • 450030 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #960 em: Janeiro 23, 2017, 12:16:51 pm »

Documentário "Luz Verde no Convoo" em comemoração aos 100 Anos da Aviação Naval
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #961 em: Janeiro 23, 2017, 04:26:11 pm »
Primeira seção do submarino Tonelero é entregue pela NUCLEP



Citar
A Nuclebras Equipamentos Pesados S/A (NUCLEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entregou a primeira seção do submarino SBR-3, parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O segmento pertence ao futuro submarino Tonelero, que está sendo construído pela Itaguaí Construções Navais (ICN).

“A entrega constitui mais um importante marco contratual atingido no programa, reforçando a capacidade da NUCLEP em atender com excelência as demandas estratégicas do país”, diz trecho de comunicado emitido pela companhia pública.

O contrato entre a NUCLEP e ICN prevê o fornecimento de seções de cascos resistentes para quatro submarinos convencionais, sendo que as partes correspondentes ao SBR-1 (Riachuelo) e o SBR-2 (Humaitá) já foram entregues nos anos de 2015 e 2016, respectivamente. A conclusão da fabricação das partes do SBR-3, num total de cinco, está prevista para este ano. O casco resistente do SBR-4 (Angostura) deve ser entregue em 2018.

PROSUB

Iniciado em 2008, o PROSUB  é uma parceria firmada entre Brasil e França que prevê, entre outros pontos, a transferência de tecnologia necessária para a construção de quatro submarinos convencionais diesel-elétricos, e também do futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear (SNBR  Álvaro Alberto)

Ivan Plavetz

FONTE: http://tecnodefesa.com.br/primeira-secao-do-submarino-tonelero-e-entregue-pela-nuclep/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #962 em: Janeiro 23, 2017, 04:31:57 pm »
Exercício Aspirantex 2017



Citar
De Montevidéu – Entre os dias 12 de janeiro e 02 de fevereiro, a Marinha do Brasil realiza a comissão Aspirantex 2017, um exercício destinado a aprimorar os conhecimentos e auxiliar nas escolhas profissionais de cerca de 200 aspirantes embarcados, entre homens e mulheres, egressos do 2º ano da Escola Naval.

Atuando na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Mar Del Plata (Argentina), a comissão Aspirantex 2017 está em visita aos portos de Mar Del Plata e Montevidéu (Uruguai). Na sequência do exercício, serão visitados os portos brasileiros de Itajaí e São Francisco do Sul, ambos localizados no Estado de Santa Catarina.

Para a realização da operação, o comandante em chefe da esquadra, vice-almirante Celso Luiz Nazareth constituiu o Grupo Tarefa (GT) 701.1, designando o comandante da 1ª Divisão da Esquadra, contra-almirante Valter Citavicius Filho para liderar, coordenar e conduzir os exercícios que envolvem o emprego de diversos meios operativos da Força Naval Componente. As metas do exercício também envolvem o aprestamento dos meios da Esquadra.

O GT 701.1 está composto, nessa primeira fase do exercício, pelo navio de desembarque de carros de combate (NDCC) Almirante Sabóia (G-25), onde a reportagem de Tecnologia & Defesa encontra-se embarcada, navio-doca multipropósito Bahia (G-40), a corveta Barroso (V-34), o navio-tanque Almirante Gastão Motta (G-23) e as fragatas Greenhalg (F-46) e Rademaker (F-49).

Uruguai

Na chegada ao porto de Montevidéu, o Almirante Sabóia, líder do grupo de navios, saudou a terra com a tradicional salva de 21 tiros protocolares, prontamente respondida pelos uruguaios. Após a faina de atracação, que envolveu diversos rebocadores e um prático, foi realizada a bordo solenidade de recepção ao embaixador do Brasil no Uruguai, Sr. Hadil da Rocha Vianna, e dos adidos militares, coronéis da Força Aérea Brasileira e Exército Brasileiro, além de autoridades uruguaias lideradas pelo comandante- em-chefe da Armada da República Oriental do Uruguai, almirante Leonardo Gustavo Alonso Chiappara.

No dia 23 de janeiro, o GT.701.1 suspenderá de Montevidéu e Mar Del Plata, reunindo-se em alto mar para empreender a segunda parte da Aspirantex 2017, que envolverá treinamentos e exercícios como Transferência de Óleo no Mar (TOM) e reabastecimento de aeronave em voo (In Flight Refueling ou IFR) e Trânsito com Oposição de Submarinos, dentre outros. O destino final do GT 701.1 será a cidade do Rio de Janeiro/Base Naval da Ilha do Mocanguê.

ÍNTEGRA: http://tecnodefesa.com.br/tecnologia-defesa-acompanha-a-aspirantex-2017/









 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #963 em: Janeiro 24, 2017, 01:11:25 pm »
NDM 'Bahia' (G 40) em Mar del Plata - Argentina

Citar
http://www.defesaaereanaval.com.br/ndm-bahia-g-40-em-mar-del-plata-argentina/

Nas imagens publicadas na internet, pode-se observar o hangar do navio com 3 aeronaves em seu interior, sendo que se houvesse necessidade, poderia ser colocada mais uma do mesmo porte das que aparecem nas imagens. Sem dúvida, o navio foi uma grande aquisição para a Marinha do Brasil.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Marinha do Brasil
« Responder #964 em: Janeiro 26, 2017, 10:01:03 am »
E S.Paulo "lá se mexeu"...  ;D :D http://www.naval.com.br/blog/2017/01/24/nae-sao-paulo-12-movimentacao-de-berco-no-rio-de-janeiro/
Citar
O NAe ‘São Paulo‘ – A 12 / PWSP tem previsão de realizar mudança do berço de atracação, do AMRJ para o cais do armazém 5/6, Terminal de Trigo, em manobra solicitada para dia 25/01 às 08h00, de acordo com solicitação de prático para manobra com a Praticagem do Rio de Janeiro.

Até o momento não temos informações do propósito da mudança de berço de atracação, mas segue o registro de previsão de movimentação da embarcação.



Saudações

 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #965 em: Janeiro 28, 2017, 10:06:30 pm »
Entrevista com o comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil

Citar


Segue link: http://tecnodefesa.com.br/td-entrevista-o-comandante-de-operacoes-navais-do-brasil/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #966 em: Janeiro 29, 2017, 10:21:45 pm »
Marinha vai substituir fragatas por corvetas, revela Alm. Ivan Taveira



Citar
A Marinha do Brasil pretende substituir as fragatas da armada por corvetas classe Tamandaré, revelou o diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante Ivan Taveira Martins, em entrevista exclusiva ao ID&S. A Marinha possui hoje oito fragatas – seis classe Niterói e duas classe Greenhalgh -, que devem chegar ao final do seu ciclo de vida no início da próxima década. De acordo com o Almirante Taveira, a Força Naval não avalia hoje a modernização dessas embarcações.

O estudo, encabeçado por ele, busca substituir as fragatas por corvetas classe Tamandaré, uma “evolução comedida” da corveta Barroso (incorporada à Marinha em agosto de 2008). “Não se tem nenhuma previsão de modernização (das fragatas). Elas já foram modernizadas no passado. Acho que elas estão chegando ao final da vida útil mesmo”, disse.

O Almirante trabalha hoje na elaboração das especificações técnicas para a licitação das corvetas classe Tamandaré. De acordo com ele, o processo de licitação deve ser aberto ainda neste ano e o contrato assinado em 2018.



O primeiro lote, que contará com quatro corvetas, tem estimativa de construção em torno de oito anos. “Dependendo do sucesso dessa substituição (fragatas por corvetas), poderemos ter outros lotes. Mas essa é uma decisão que vai ficar mais para frente”, explicou.

Sobre o modelo de negócio, o Almirante contou que a pretensão da Marinha é que a base da corveta seja feita por uma empresa privada e só a finalização do projeto é que ficará a cargo do Arsenal da Marinha. “Eu imagino que um projeto dessa grandeza deva atrair empresas renomadas do exterior, que venham aqui e se associem a estaleiros nacionais ou criem filiais”.

Mas, o Almirante garantiu que a licitação terá uma preocupação com o nível de nacionalização das corvetas. De acordo com ele, a expectativa é de que a plataforma do navio tenha 60% de itens nacionais. “A nacionalização é uma preocupação histórica da Marinha”, garantiu.



Segundo o Almirante, o custo estimado para a construção de uma corveta é de cerca de US$ 400 milhões. O sistema de armas ainda não está definido e a equipe do almirante trabalha hoje nas especificações técnicas. Mas ele adiantou que a corveta terá: canhão de proa de 76 mm, canhão auxiliar de 40 mm, lançadores de torpedo médio, metralhadoras para ameaças assimétricas, míssil nacional MAN-SUP e despistador de míssil.

COMPRA DE NOVOS NAVIOS DE GUERRA

No ano passado, o Almirante Ivan Taveira visitou a Itália para avaliar a compra de navios de guerra. Ao ID&S, ele contou que a Força Naval não estuda, no momento, compra de novas embarcações. “Não houve uma negociação. Simplesmente avaliamos, como estamos sempre abertos a fazer. Apesar dos navios estarem em bom estado, eles precisariam de um investimento grande de nossa parte no sistema de armas, ou seja, não ficavam tão atrativos assim”, explicou.



ENTENDA

Corveta é a menor classe de navios de guerra. O deslocamento desse tipo de navio é tipicamente da ordem de 1 mil a 2 mil toneladas, embora haja projetos que se aproximam de 3 mil, tornando a corveta uma pequena fragata.

Segundo a Marinha, a corveta Tamandaré é uma evolução do projeto da corveta Barroso, com atualização dos parâmetros do casco, dos equipamentos e sensores, dos sistemas de Comando e Controle e Armas, buscando um índice cada vez maior de nacionalização. A Tamandaré é mais estável que a Barroso em todos os parâmetros: curva de estabilidade estática (CEE); guinada brusca (alta velocidade); e critério de vento.

Já Fragata é um navio leve com capacidade de missão múltiplas. São muito utilizadas para escolta de grandes unidades ou de comboios civis em tempos de guerra. O deslocamento é na faixa de 3.500 a 7 mil toneladas. As fragatas, que estão um nível acima das corvetas, são navios muito flexíveis, podendo ser empregados para guerras submarinas e de superfície. “Para esse tipo de serviço de escolta também se usa navios menores, como corvetas”, explica o Almirante.

FONTE: Indústria de Defesa & Segurança

http://www.naval.com.br/blog/2017/01/28/marinha-vai-substituir-fragatas-por-corvetas-revela-alm-ivan-taveira/





 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Marinha do Brasil
« Responder #967 em: Janeiro 30, 2017, 12:38:43 am »
Citar
NOTA DO PODER NAVAL: tendo em vista a atual situação da Esquadra Brasileira, qualquer coisa que vier é lucro, mas substituir as fragatas classe Niterói (Vosper Mk.10) e Greenhalgh (Type 22) por corvetas de 2.000 toneladas será um retrocesso.

Os corvetas não têm endurance nem qualidades marinheiras para longas comissões e quem mais sofre com navio pequeno é a tripulação, que depois de uma semana no mar fica moída. Mas infelizmente no Brasil o conforto dos marinheiros é pouco valorizado.

O ideal seria a construção de fragatas do mesmo porte das Niterói (4.000 toneladas carregada) na China, equipadas com sistemas ocidentais e nacionais, com grau maior de habitabilidade para os tripulantes e espaço de folga para crescimento, possibilitando a instalação de novos sistemas no futuro.

Construir no Brasil deixou de ser uma solução atraente faz muito tempo e todo o esforço de nacionalização feito pela Marinha até hoje não teve continuidade.

http://www.naval.com.br/blog/2017/01/28/marinha-vai-substituir-fragatas-por-corvetas-revela-alm-ivan-taveira/
Parece-me curto o Sea Ceptor. http://www.mbda-systems.com/product/sea-ceptor/ Mesmo com o ESSM que tem o dobro do alcance, tem marinhas como a Dinamarquesa que quer colocar os Standard (mas para uma corveta pelo menos o ESSM). ;)


Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #968 em: Janeiro 30, 2017, 07:16:36 pm »
Marinha do Brasil opera com a Armada Argentina



Citar
O navio doca multipropósito (NDM) Bahia e a corveta Barroso participaram da PASSEX, participaram de uma operação conjunta entre Marinha do Brasil e Armada da República Argentina.

Com a corveta argentina Granville, foram realizados exercícios de leap frog (os navios aproximam-se mantendo a mesma distância e velocidade por um determinado período), light line (onde é passado o cabo de distância entre os navios), comunicações por holofote e manobras táticas.

Realizada durante a “Operação ASPIRANTEX 2017”, a PASSEX teve o objetivo de estreitar laços entre as duas marinhas e aumentar a interoperabilidade dos meios participantes.

FONTE:  http://tecnodefesa.com.br/marinha-do-brasil-opera-com-a-armada-argentina/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #969 em: Fevereiro 04, 2017, 08:17:23 pm »
Aspirantex 2017 chega ao fim


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #970 em: Fevereiro 04, 2017, 08:19:14 pm »
 

*

Burro

  • Membro
  • *
  • 157
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +2/-20
Re: Marinha do Brasil
« Responder #971 em: Fevereiro 05, 2017, 06:27:12 pm »
DCNS SUBTICS (Submarine Tactical Integrated Combat System) in action.

Sistema de combate DCNS SUBTICS (Submarine Tactical Integrated Combat System) que será instalado nos submarinos Scorpenes em construção no estaleiro de Itaguaí, este vídeo dá uma pequena mostra de como ele funciona,  é o mesmo sistema utilizado pela Marinha francesa em seus submarinos nucleares.

 

*

Burro

  • Membro
  • *
  • 157
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +2/-20
Re: Marinha do Brasil
« Responder #972 em: Fevereiro 07, 2017, 11:53:25 am »
Mulata adubada essa do filmete... gostei do shape dela.. mulata izoneira das boas ...

Puro sangue da gafieira e samba de breque.. padrão Sargentelli...

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #973 em: Fevereiro 08, 2017, 06:19:26 pm »
Citar
Um SH­16 torpedos de teste da Marinha do Brasil Mk.46 Mod 5 no Aspirantex 2017

Segue link: http://www.infodefensa.com/latam/2017/02/08/noticia-marina-brasil-prueba-torpedos-aspirantex.html
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Marinha do Brasil
« Responder #974 em: Fevereiro 11, 2017, 06:53:11 pm »
Fragata "Liberal" completa 2.700 dias de Mar



Citar
No dia 7 de fevereiro, a Fragata “Liberal” alcançou a marca de 2.700 dias de mar durante a sua 23ª patrulha na área de Operação Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), na Operação Líbano X.

Como Capitânia da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, desde setembro de 2016, o navio tem como missão conduzir Operações
de Interdição Marítima, a fim de prevenir a entrada de armas não autorizadas no território Libanês, bem como qualquer
material correlato, e contribuir para o adestramento da Marinha Libanesa.



Completados 70 dias de mar na Força-Tarefa Marítima sob a égide da ONU, a Fragata “Liberal” realizou diversas
atividades, dentre elas exercícios de tiro com os canhões 4,5″ e 40 mm; exercício de Fast Rope com a Marinha Libanesa;
operação de esclarecimento com a aeronave orgânica AH-11A “Super Lynx”; adestramentos de controle de avarias e exercício
de Light Line com navios das Marinhas da Alemanha e da Indonésia.

FONTE: Nomar

http://www.defesaaereanaval.com.br/fragata-liberal-completa-2-700-dias-de-mar/