Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1260 em: Maio 07, 2018, 06:44:51 pm »
Percebo que pode sempre haver informação que não é divulgada publicamente. Mas então acho estranho o peace atlantis II, se à época tínhamos 19 F-16A/B OCU, compramos 25 aviões usados à USAF, se me recordo a intenção seria modernizar 21, então na época já pretendíamos vender aviões? Porque comprar tantos aviões e não apenas os necessários para modernizar e ficarmos logo com 30?

Após a compra, e face aos recursos materiais e humanos disponíveis e expectáveis, foi quase de imediato entendido que 40 aparelhos era um número excessivo e daí até resultou um atraso que deu azo àquela história dos F-16 em caixotes que tanta polémica levantou. Depois FAP e MDN acertaram agulhas e modernizaram-se os 21 aparelhos (depois 22 após a perda do BM 15140) com a expectativa de alienar 10 células assim que aparecessem interessados, o que veio a acontecer.


Agora divagando, seriam 2 esquadras com 15 aviões operacionais e os restantes 10 em manutenção? Ou 30 no total como actualmente e os 10 como uma espécie de "reserva" para quando se perdesse algum avião?

30 com os outros 10 a rodar, por assim dizer.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1261 em: Maio 07, 2018, 11:06:34 pm »
Não me devo ter explicado bem, eu disse que quando a FAP tinha 40 F-16, que devia ter "no papel" o quadro orgânico de pilotos para esses aviões, mas nunca os deve ter atingido, por isso reduziu a frota para 30, que já deve ser um numero mais realista de aviões para o numero "real" de pilotos que tem.

O que é estranho/curioso é que nunca houve qualquer plano oficial para termos 2 Esquadras com 20 aparelhos cada, mas sim a 15 para dar um total de 30. Das várias vezes que estive em Monte Real nestes últimos anos foi aquilo que sempre me foi adiantado: que se iam "aquecendo" as dez células até se encontrar um comprador, e que se contava com as mesmas de modo oficioso e não oficial.

A captação e retenção de pilotos não é um problema exclusivo da FAP, a própria USAF, por exemplo, lida com questões idênticas (e que até são mais alarmantes neste caso dado o seu campo de acção global). Alargar os contratos de longa duração de 6 para 18 anos para voluntários e contratados como se falou em Março passado para engrossar fileiras, e assim colmatar a falta de efectivos e o investimento feito na sua formação, não penso que seja a solução. E embora o rácio de pilotos possa estar a aumentar dado haver menos sistemas de armas a operar, os 4 ou 5 que serão formados anualmente não irão todos parar às Esquadras da BA5 como é evidente, e assim o problema mantém-se.

Um dia destes os F-16 cumprem mais horas de voo no BAP que a nível nacional...  ::)

Caro Charlie, em Monte Real já ouvi muitas coisas, entre elas a FAP estar interessada em Typhoon...

No entanto, os planos sempre foram 2 esquadras com 40 aparelhos (201 e 301) !

E os Alpha Jet da 301 serem substituidos por helis de ataque.

Mas de boas intenções está o diabo cheio !
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1262 em: Maio 08, 2018, 11:15:47 am »
Não me devo ter explicado bem, eu disse que quando a FAP tinha 40 F-16, que devia ter "no papel" o quadro orgânico de pilotos para esses aviões, mas nunca os deve ter atingido, por isso reduziu a frota para 30, que já deve ser um numero mais realista de aviões para o numero "real" de pilotos que tem.

O que é estranho/curioso é que nunca houve qualquer plano oficial para termos 2 Esquadras com 20 aparelhos cada, mas sim a 15 para dar um total de 30. Das várias vezes que estive em Monte Real nestes últimos anos foi aquilo que sempre me foi adiantado: que se iam "aquecendo" as dez células até se encontrar um comprador, e que se contava com as mesmas de modo oficioso e não oficial.

A captação e retenção de pilotos não é um problema exclusivo da FAP, a própria USAF, por exemplo, lida com questões idênticas (e que até são mais alarmantes neste caso dado o seu campo de acção global). Alargar os contratos de longa duração de 6 para 18 anos para voluntários e contratados como se falou em Março passado para engrossar fileiras, e assim colmatar a falta de efectivos e o investimento feito na sua formação, não penso que seja a solução. E embora o rácio de pilotos possa estar a aumentar dado haver menos sistemas de armas a operar, os 4 ou 5 que serão formados anualmente não irão todos parar às Esquadras da BA5 como é evidente, e assim o problema mantém-se.

Um dia destes os F-16 cumprem mais horas de voo no BAP que a nível nacional...  ::)

Caro Charlie, em Monte Real já ouvi muitas coisas, entre elas a FAP estar interessada em Typhoon...

No entanto, os planos sempre foram 2 esquadras com 40 aparelhos (201 e 301) !

E os Alpha Jet da 301 serem substituidos por helis de ataque.

Mas de boas intenções está o diabo cheio !
Existiu essa vontade nos tempos do General Araújo (aliás, o mesmo até num almoço da AEFA o disse verbalmente). O problema é que mais uma vez faltou tudo, desde guita a meios humanos. O typhoon é caro de operar, com países com outro poder económico, a verem-se à rasca para os manter (caso da Alemanha e da Áustria).
 

Saudações
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1263 em: Maio 08, 2018, 11:48:03 am »
Agora divagando, seriam 2 esquadras com 15 aviões operacionais e os restantes 10 em manutenção? Ou 30 no total como actualmente e os 10 como uma espécie de "reserva" para quando se perdesse algum avião?

30 com os outros 10 a rodar, por assim dizer.  ;)

Entenda-se por 10 a rodar: aproveitamento das células já modificadas para o padrão MLU enquanto havia outras aeronaves a serem alvo do mesmo procedimento (quer do PA I, como do PA II) e outras também em manutenção/reparação. Uma espécie daquilo a que os norte-americanos dão a designação de "Hot Reserve", mas com vista à alienação daquelas células, considerando-as assim depois da autorização dos EUA como EDA's (Excess Defense Articles).


Caro Charlie, em Monte Real já ouvi muitas coisas, entre elas a FAP estar interessada em Typhoon...

No entanto, os planos sempre foram 2 esquadras com 40 aparelhos (201 e 301) !

E os Alpha Jet da 301 serem substituidos por helis de ataque.

Mas de boas intenções está o diabo cheio !

De vez em quando vens aqui desenterrar umas coisas engraçadas.  ;D

Typhoons, assim que se soube que o mais provável seriam Tranche 1 em segunda-mão com todas as limitações e custos a isso associados, deixaram logo de estar em cogitação. E dizem as más-línguas que quando o referido CEMFA adiantou essa possibilidade ia-lhe acontecendo o mesmo que aconteceu recentemente ao da Luftwaffe quando manifestou interesse no F-35 para substituir o Tornado. :mrgreen:

O plano inicial contemplava sim a ideia de duas Esquadras a 20 aeronaves, mas como já respondi antes rapidamente se chegou à conclusão que face às verbas e recursos humanos disponíveis 30 bastariam, tal como sucede na Dinamarca por exemplo. Daí que se tenha optado por comprar todos os kits MLU para modernizar as células designadas para isso, e em seguida deu-se início aos primeiros contactos e negociações com várias nações (que saiba Roménia, Bulgária, Croácia e Paquistão) até à venda à FAR.

Os Alpha-Jet da Esquadra 301 serem substituídos por helicópteros de combate foi uma hipótese avançada no final da década de 90 pelo então CEMFA, Gen. PILAV Aleixo Corbal. Este mencionou várias vezes o Apache, muito provavelmente a versão A, e pessoalmente ouvi-o referir-se a isso em duas ocasiões. Apareceu numa publicação também, de que até tinha o recorte de imprensa, no entanto não o encontro.

Por isso, se fores pelo velho ditado que diz que de boas intenções está o inferno cheio, só em relação à FAP e aos processos de intenções, desejos não concretizados, sonhos, etc, deve haver uma bela biblioteca para o diabo se entreter lá em baixo. Ainda agora o Luís Proença e o Mário Diniz publicaram na Mais Alto a 1ª parte da história dos F-5A/B, por exemplo. ;)


« Última modificação: Maio 10, 2018, 12:00:22 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1264 em: Maio 08, 2018, 10:27:22 pm »
Os helis de ataque que eram para vir para Portugal eram Cobra e não Apache.

Vou ver se encontro o doc americano em que isso é referido.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1265 em: Maio 09, 2018, 12:16:09 pm »
Os helis de ataque que eram para vir para Portugal eram Cobra e não Apache.

Vou ver se encontro o doc americano em que isso é referido.

AH-1 Cobra eram para ter vindo no final dos anos 70, princípios de 80, depois no início da década de 90 (logo após a Guerra do Golfo) e finalmente em 1995/96 quando estiveram também em cogitação. Neste último caso os aparelhos eram da variante G/Q e tinha de ser Portugal a suportar a sua modernização para o padrão AH-1S ou P.

https://www.flightglobal.com/news/articles/portugal-considers-f-16-options-24152/

Quando encontrares o documento avança, Nélson.  ;)


Regressando ao tópico, no link acima é curioso ver que os EUA a dado ponto em meados da década de 90 nos quiseram vender os 28 F-16A/B novos de fábrica impedidos pelo embargo de serem vendidos ao Paquistão (e que depois de irem para o AMARC seguiram para a USN e USAF com o cancelamento do seu leasing pela Nova Zelândia), e quando alienámos os nossos MLU foi o Paquistão um dos países que se mostrou interessado na sua aquisição.

https://www.publico.pt/2011/07/12/politica/noticia/paquistao-interessado-na-aquisicao-de-cacas-f16-nacionais-1502482
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1266 em: Maio 09, 2018, 12:31:05 pm »
Os helis de ataque que eram para vir para Portugal eram Cobra e não Apache.

Vou ver se encontro o doc americano em que isso é referido.

O Charlie esclareceu em relação aos Cobra, os Apache foram falados em 1999.


Cumprimentos
 

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« Última modificação: Novembro 05, 2018, 06:50:14 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1268 em: Novembro 08, 2018, 06:33:54 pm »
On-topic/off-topic

Interessantes artigos sobre qual terá sido a principal razão que levou ao falhanço do AIM-9X Block II em Junho do ano passado aquando do abate de um Sukhoi Su-22M4K da Força Aérea Síria por um F/A-18E Super Hornet da Marinha norte-americana. O caça-bombardeiro russo viria a ser abatido com recurso por um AIM-120C-6 ou D.

https://www.popularmechanics.com/military/aviation/news/a27094/su-22-dodge-aim-9x-sidewinder/
https://combataircraft.keypublishing.com/2017/06/23/how-did-a-30-year-old-su-22-defeat-a-modern-aim-9x/

Com a maioria da EPAF (Bélgica, Holanda e Dinamarca) a operar os AIM-9X Block II nos seus F-16 MLU, deixando apenas a Noruega com o IRIS-T e Portugal com o AIM-9Li (fora da EPAF a Polónia e Turquia também usam o AIM-9X, assim como futuramente Roménia e Eslováquia, enquanto a Grécia utiliza o IRIS-T), o nosso país continua a adiar a decisão de encomendar um novo míssil ar-ar de curto alcance à medida que a denominada shelf life dos Lima se vai encurtando. Apesar dos parceiros europeus manterem a confiança no "Super Sidewinder", parece que o falhanço na Síria fez mossa pelo menos na USAF que deu ordens para que a carga máxima ar-ar nos F-15 passasse de 4 para 6 AIM-120C/D + 2 AIM-9X ao invés dos anteriores 4, e nos F-16 para 3 ou 5 AIM-120C/D e apenas 1 único 9X. Veremos o que, e quando, se decidirá por cá.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1269 em: Novembro 19, 2018, 10:39:11 am »
Depois do F-16 MLU especialmente decorado para o 60º aniversário da Esq. 201 "Falcões", o artista Nark prepara outra pintura comemorativa para os 50 anos dos Jaguares que se assinalam em Janeiro.  :)

Para já temos só um teaser como mostra a foto abaixo publicada na página de Facebook do designer.  :)




E, já agora, o F-16AM "15103" com a pintura na cauda comemorativa do 60º aniversário dos Falcões para quem ainda não o conheça.  ;)







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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1270 em: Novembro 19, 2018, 11:32:41 am »
Depois do F-16 MLU especialmente decorado para o 60º aniversário da Esq. 201 "Falcões", o artista Nark prepara outra pintura comemorativa para os 50 anos dos Jaguares que se assinalam em Janeiro.  :)

Para já temos só um teaser como mostra a foto abaixo publicada na página de Facebook do designer.  :)




E, já agora, o F-16AM "15103" com a pintura na cauda comemorativa do 60º aniversário dos Falcões para quem ainda não o conheça.  ;)


Só espero  que daqui a 10 anos não usem o mesmo!
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1271 em: Novembro 19, 2018, 09:36:30 pm »
 Que pintura mais azeiteira. Esta quase que bate aquelas do Alouette.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1272 em: Novembro 19, 2018, 09:39:06 pm »
É...
Uma cabeça de Falcão...
Uma cabeça de falcão muito bem desenhada e pintada...  :o
 8)
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1273 em: Novembro 19, 2018, 10:10:06 pm »
É...
Uma cabeça de Falcão...
Uma cabeça de falcão muito bem desenhada e pintada...  :o
 8)

Nem mais !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1274 em: Novembro 20, 2018, 04:12:18 pm »
 
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