Índia Vs. Paquistão

  • 4 Respostas
  • 3692 Visualizações
*

HaDeS

  • 223
  • +0/-0
Índia Vs. Paquistão
« em: Dezembro 15, 2008, 03:18:16 pm »
Citar

Índia se prepara para atacar Paquistão, diz CNN

Administração de Bush nega, mas oficiais confirmam preparativos indianos
Os oficiais deram poucos detalhes, mas um deles disse que a força aérea indiana está em alerta. Esta é a primeira indicação pública de que os dois poderes nucleares estão próximos de um conflito depois dos ataques a Bombai.

Um segundo oficial disse que, concluídas as preparações dos Estados Unidos, a Índia estaria rapidamente apta a lançar ataques aéreos contra suspeitos campos terroristas e alvos dentro do Paquistão.

Desde os ataques a Mumbai, a segurança paquistanesa passou a manter um campo perto de Muzaffarabad, capital da Caxemira, de acordo com fontes militares. Foi o primeiro sinal de ação governamental contra o grupo militar islâmico paquistanês Lashkar-e-Tayyiba - o grupo confirmou que estava por trás dos ataques a Mumbai que mataram mais de 160 pessoas.

A polícia indiana disse que o único suspeito sobrevivente, identificado como Mohammad Ajmal Kasab, de 21 anos, é do Paquistão, e da província do Punjab. Os outro nove suspeitos também são do país. Funcionários paquistaneses têm negado participação, atribuindo os ataques a "atores sem pátria."

Até agora, a Administração Bush tem dito publicamente que não viu qualquer sinal de movimentação militar pela Índia e nenhuma indicação de que o governo indiano esteve preparando qualquer tipo de retaliação.

http://www.estadao.com.br/internacional ... 4041,0.htm
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 15, 2008, 05:45:17 pm »
Paquistão diz estar pronto para guerra contra a Índia

O primeiro-ministro paquistanês, Yousef Raza Guilani, disse hoje que
«O nosso país é completamente capaz» de defender o país, em resposta à pressão indiana para que detenha paquistaneses envolvidos com os atentados que mataram 188 pessoas em Mumbai.

O primeiro-ministro rejeitou hoje receber ajuda estrangeira para realizar investigações sobre os atentados de Bombaim e insistiu em que o seu Governo necessita que lhe apresente «provas» do envolvimento de cidadãos paquistaneses nos ataques.

«Não precisamos de ajuda estrangeira para investigar, somos capazes de o fazer nós mesmos», afirmou, em declarações ao Parlamento, retransmitidas pelos canais locais de TV.

Guilani reiterou o compromisso do Paquistão de que o seu «território não seja utilizado por terroristas», ao mesmo tempo que condenou energicamente qualquer actividade terrorista.

O primeiro-ministro lembrou que o Paquistão lançou uma operação contra a associação de beneficência e educativa Jamaat-ud-Dawa (JuD), suspeita de ser uma fachada do grupo de Caxemira Lashkar-e-Toiba (LeT), acusado pela Índia de estar por trás do massacre de Mumbai.

«Fechámos as suas sedes e congelámos os seus activos bancários após a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas», que incluiu a organização na lista negra de suspeitos vinculados ao terrorismo internacional, disse.

Guilani salientou que o «Paquistão é um Estado nuclear responsável» que em nenhum caso será o primeiro a utilizar seu arsenal atómico.

Ambos os países, em permanente rivalidade desde a partilha da Caxemira, em 1947, protagonizaram uma escalada de tensão verbal durante as últimas semanas.

Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 04, 2009, 01:59:40 pm »
Índia vai apresentar aos EUA «provas» do envolvimento do Paquistão nos atentados de Bombaim



O ministro do Interior indiano, Palaniappan Chidambaram, anunciou hoje que se desloca esta semana aos Estados Unidos para apresentar provas do envolvimento do Paquistão nos ataques de Bombaim, Índia, que fizeram 172 mortos.

Chidambaram disse, à imprensa de Nova Deli, que vai apresentar a Washington provas «esmagadoras» e «irrefutáveis».

«As provas levam à conclusão de que a conspiração foi tecida no Paquistão e que quando a operação começou em Bombaim estava a ser organizada e controlada a partir do Paquistão», afirmou Chidambaram, citado pelo jornal Indian Express.

O «dossier detalhado» (que vai ser apresentado em Washington) contém transcrições de telefonemas, intercepções de comunicações e de relatórios de interrogatórios», adiantou.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, atribuiu os ataques de Bombaim a «elementos do outro lado da fronteira», numa alusão ao Paquistão.

A relação entre os dois países, três vezes em guerra desde a independência (1947), deteriorou-se fortemente desde os ataques de 26 a 29 de Novembro imputados por Nova Deli ao grupo islamita clandestino paquistanês Lashkar-e-Taiba.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, reiterou sábado o pedido para que o Paquistão entregue os suspeitos de envolvimento nos ataques de Bombaim.

Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 25, 2009, 06:30:45 pm »
Índia acusa Paquistão de apoiar insurrectos em Caxemira


A Índia acusou hoje as forças de segurança do Paquistão de apoiar os insurrectos que se envolveram num sangrento combate de cinco dias com o exército indiano na região da Caxemira, que matou 25 pessoas.

Segundo a agência PTI, o general-de-brigada Gurmit Singh assegurou que os insurrectos pertencem ao grupo de Caxemira Lashkar-e-Toiba (LeT), que a Índia responsabiliza pelo massacre terrorista de Mumbai, em Novembro de 2008.

Singh assegurou que oito militares e 17 insurrectos foram mortos no combate registado no distrito de Kupwara, que faz fronteira com o Paquistão.

Após o confronto, que começou na quinta-feira passada, as forças de segurança indianas apreenderam 23 espingardas, uma pistola, lança-granadas e dispositivos de comunicação.

«O mapa, os sistemas de orientação e o seu equipamento são indicativos de que havia ajuda do Estado e das forças de segurança no outro lado da fronteira», disse o general-de-brigada, que lembrou que este tipo de «material» não está ao alcance de civis.

Embora o confronto - um dos mais sangrentos registados no último ano na Caxemira indiana - tenha terminado terça-feira, as tropas indianas continuam a operar em regiões próximas.

O porta-voz do LeT Abdullah Gaznavi assumiu a participação do seu grupo no confronto, e afirmou que «a operação de Kupwara deve servir para que Nova Déli abra os olhos».

«A Índia deve entender que a luta pela liberdade na Caxemira não acabou. Continua activa e com plena força», disse Gaznavi, segundo a PTI.

O LeT é uma das principais organizações armadas separatistas da Caxemira, e a Índia também acusa o grupo de participar em atentados noutros pontos do país.

A Caxemira é a principal disputa territorial entre a Índia e o Paquistão, que abriram um processo de diálogo para abordar este e outras questões em 2004, interrompido após o massacre de Mumbai.

Lusa

 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Índia Vs. Paquistão
« Responder #4 em: Julho 14, 2010, 02:12:56 pm »
Citar
Secreta paquistanesa por trás dos ataques a Bombaim, diz governante

Os poderosos serviços secretos paquistaneses (ISI) estão por trás dos ataques de Novembro de 2008 em Bombaim, acusa o alto responsável da segurança indiana.

Os comentários do ministro G.K. Pillai à edição de hoje do jornal “Indian Express” constituíram a mais directa acusação feita até agora por Nova Deli à mão da secreta paquistanesa nos atentados que mataram 166 pessoas. E surgem um dia antes de os ministros dos Negócios Estrangeiros de ambos os países se encontrarem na capital do Paquistão para reparar os estragos que os ataques trouxeram às relações entre os dois vizinhos.

No ano passado, a Índia tinha afirmado que os responsáveis pelo incidente eram “clientes e criações” dos ISI; e o primeiro-ministro, Manmohan Singh, chegou a declarar que os atentados tinham tido o apoio de “certos agentes oficiais” do Paquistão. Agora, Pillai foi mais directo, dizendo que a agência paquistanesa “não teve apenas um papel periférico”, cita o “Indian Express”. “Eles estavam literalmente a controlar e coordenar [os atentados] do princípio ao fim”.

O ministro adianta que as provas contra o ISI surgiram com os interrogatórios feitos por agentes indianos a um americano de Chicago, David Headley, detido nos Estados Unidos, e que se deu como culpado de ter trabalhado com o Lashkar-e-Taiba (LeT) no planeamento dos ataques. “Aquilo que se depreende do interrogatório a Headley é que o ISI teve um papel muito mais significativo”, continua Pillai, o principal responsável pela segurança interna da Índia.

Headley foi interrogado em Junho durante uma semana. Nasceu nos EUA, filho de uma americana e de um diplomata paquistanês que em Março se deu como culpado de ter feito investigações para os autores dos ataques, adianta a AFP.

As autoridades indianas responsabilizaram desde o início o LeT e exigiram uma acção contra o grupo islamista o seu chefe Hafiz Muhammad Saeed como pré-condição para um regresso à mesa das negociações.

O Paquistão levou sete pessoas à justiça, suspeitas de estarem ligadas ao atentado, incluindo o seu presumível arquitecto, Zakiur Rehman Lakhvi. De resto, Islamabad sempre negou qualquer implicação dos ISI.

É quase certo que a acusação de Pillai terá um impacto no encontro diplomático marcado para amanhã. As duas potências nucleares estão a tentar reanimar o diálogo de paz, não só para estreitarem os seus laços, como para melhorar a situação da segurança no vizinho Afeganistão, onde tanto Nova Deli como Islamabad disputam a sua influência.

in: http://www.publico.pt/Mundo/secreta-paq ... lico.pt%29