Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1305 em: Dezembro 14, 2018, 11:02:10 am »
A FAP, seguindo as pisadas das suas congéneres norte-americanas e europeias, vai estudar com carácter de alguma urgência a aquisição e posterior instalação de sistemas anti-GPS jamming, primeiramente ao que tudo indica para as Esquadras de F-16. Russos e chineses têm desenvolvido sistemas bastante avançados que conseguem perturbar significativamente ou mesmo interromper o sinal GPS e a NATO encontra-se muito preocupada com esse facto, ainda para mais tendo em conta que durante o recente Trident Juncture 2018 as Forças Armadas Norueguesas e Finlandesas afirmaram que toda a parte leste/nordeste dos seus países (que fazem fronteira com a Rússia) havia perdido o sinal GPS por força de intervenção russa a partir da península de Kola.

Por isso, e até à instalação em órbita do mais capaz e resistente GPS III, o mais provável é que se adquira algo como o DIGAR (Digital GPS Anti-Jam Receiver) para as aeronaves das Esquadras 201 e 301.

https://www.aviationtoday.com/2018/11/16/f-16-getting-gps-anti-jam-rockwell-collins/
https://spacenews.com/highly-anticipated-gps-3-launch-just-days-away/

« Última modificação: Dezembro 14, 2018, 08:45:09 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1306 em: Dezembro 14, 2018, 11:12:06 am »
e + que venha mas é o pilim para o upgrade VIper ASAP é o que a FAP precisa sem delongas, isto de andarmos aqui a encanar a perna á Rã !!

Mais vale uma má decisão que uma não decisão !!!

https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/F-16/F16%20Product%20Card_Slovakia.pdf






Abraços
« Última modificação: Dezembro 14, 2018, 11:19:34 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1307 em: Dezembro 14, 2018, 06:47:09 pm »
e + que venha mas é o pilim para o upgrade VIper ASAP é o que a FAP precisa sem delongas, isto de andarmos aqui a encanar a perna á Rã !!

Mais vale uma má decisão que uma não decisão !!!

https://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/F-16/F16%20Product%20Card_Slovakia.pdf




Não sei se repararam, mas esta artist impression de um futuro F-16V eslovaco já traz uma novidade: o novo lançador triplo, ou o novo sistema de calha tripla LAU-129 para 3 AIM-120C/D ou AIM-9X, que poderá ser instalado nas estações 3 e 7 do Viper permitindo assim ao caça transportar um máximo de 10 AMRAAM, 10 Sidewinder ou uma mistura de ambos os tipos de AAM's.




Só é pena que a Lockheed Martin não tenha aproveitado aquela que parece ser a derradeira versão do F-16, este V Block 70/72, para por exemplo o dotar de uma asa com maior área e mais um hard point, como no Agile Falcon que acabou por servir de base ao Mitsubishi F-2.



Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1308 em: Dezembro 15, 2018, 08:35:10 am »
O F16 é uma aéronave para ser descontinuada em favor do F35.
Por isso é normal que as últimas versões não tenham grandes inovações.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1309 em: Dezembro 15, 2018, 07:51:14 pm »
Essas calhas triplas são fantásticas! Se a FAP adquirisse essas calhas, dois F-16 conseguiam transportar praticamente todo o inventário disponível de AMRAAM.  :mrgreen:
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1310 em: Dezembro 16, 2018, 05:25:43 pm »
O F16 é uma aéronave para ser descontinuada em favor do F35.
Por isso é normal que as últimas versões não tenham grandes inovações.

Se a USAF planeia utilizá-lo por mais 30 anos e continua a ser produzido é natural que não esteja ou vá tão cedo ser descontinuado.  ;)


Essas calhas triplas são fantásticas! Se a FAP adquirisse essas calhas, dois F-16 conseguiam transportar praticamente todo o inventário disponível de AMRAAM.  :mrgreen:

 ;D
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1311 em: Dezembro 16, 2018, 05:56:14 pm »
O F16 é uma aéronave para ser descontinuada em favor do F35.
Por isso é normal que as últimas versões não tenham grandes inovações.

Se a USAF planeia utilizá-lo por mais 30 anos e continua a ser produzido é natural que não esteja ou vá tão cedo ser descontinuado.  ;)


Essas calhas triplas são fantásticas! Se a FAP adquirisse essas calhas, dois F-16 conseguiam transportar praticamente todo o inventário disponível de AMRAAM.  :mrgreen:

 ;D

A USAF quer o F-16 sobretudo para missões de CAS. Sobretudo em cenários de baixa e media intensidade.

Um F-16 MLU com novos computadores, DATALINK , Anti GPS jamers e CFT. Era o ideal para os jaguares, mas mesmo os F-16v/Block70/72 são curtos para os próximos 20/30 anos para os Falcões.
 

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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1312 em: Dezembro 16, 2018, 10:07:25 pm »
O F16 é uma aéronave para ser descontinuada em favor do F35.
Por isso é normal que as últimas versões não tenham grandes inovações.

Se a USAF planeia utilizá-lo por mais 30 anos e continua a ser produzido é natural que não esteja ou vá tão cedo ser descontinuado.  ;)


Essas calhas triplas são fantásticas! Se a FAP adquirisse essas calhas, dois F-16 conseguiam transportar praticamente todo o inventário disponível de AMRAAM.  :mrgreen:

 ;D

A USAF quer o F-16 sobretudo para missões de CAS. Sobretudo em cenários de baixa e media intensidade.

Um F-16 MLU com novos computadores, DATALINK , Anti GPS jamers e CFT. Era o ideal para os jaguares, mas mesmo os F-16v/Block70/72 são curtos para os próximos 20/30 anos para os Falcões.

Com um preço de voo por hora de 30 000 Usd e com uma disponibilidade de 56% (já para não falar no preço de aquisição), boa sorte para a USAF...

https://www.forbes.com/sites/niallmccarthy/2018/09/14/the-evolution-of-the-f-35s-unit-cost-infographic/#34195a237501







Saudações

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1313 em: Dezembro 17, 2018, 02:08:26 am »
Pior, actualmente o F-35 só consegue realizar uma missão por dia. Mesmo assim é uma melhoria significativa face ao F-22 que só consegue realizar uma missão de dois em dois dias. Em caso de conflito, os 'legacy' como os F-15, F16 e F/A-18 é que vão arcar com a maioria das missões de combate. Isto do stealth é muito bonito, mas ainda não é muito prático.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1314 em: Dezembro 17, 2018, 11:53:31 am »
A USAF quer o F-16 sobretudo para missões de CAS. Sobretudo em cenários de baixa e media intensidade.

Permita-me discordar, mas é uma afirmação um pouco duvidosa; os cenários onde a USAF emprega o F-16, quer actualmente, quer no passado, foram tudo menos de baixa/média intensidade. Se me falar no aspecto da falta de uma ameaça ar-ar, depois de estabelecida a superioridade aérea nesse mesmo cenário, até posso concordar em parte, mas também com F-15 e F-22 à disposição não faria sentido utilizá-lo como um caça puro. Porém, ameaças como SAM's e outras mais particulares como aquelas encontradas no Iraque e Afeganistão, por exemplo, tornaram o F-16 no workhorse do CAS da USAF e assim se irá manter por mais umas décadas, o que já de si quer dizer bastante.

Transformar o F-35 num "bomb truck" (se é que tal é possível) vai comprometer-lhe a furtividade, no entanto com a excelente SA proporcionada pelo seu conjunto de sensores será um bom complemento e nunca substituto directo do F-16 quer a nível de CAS como de Defesa Aérea. Muitos, felizmente, já se começaram a aperceber disso. E quanto a este último aspecto [Defesa Aérea], também convém não esquecer que a Air National Guard vai modernizar 72 F-16 com o radar Northrop Grumman AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR, o mesmo do F-16V) para esse fim: https://nationalinterest.org/blog/the-buzz/americas-f-16-fighters-are-getting-new-radar-russia-partly-21054


Um F-16 MLU com novos computadores, DATALINK , Anti GPS jamers e CFT. Era o ideal para os jaguares, mas mesmo os F-16v/Block70/72 são curtos para os próximos 20/30 anos para os Falcões.

Os F-16V Viper, a optar-se por modernizar a nossa frota nesse sentido, não deverão nunca ter essa esperança de vida; não são células novas, mesmo as do PA1, e isso decerto que acarretará questões apesar dessa mesma modernização poder contemplar mais reforços estruturais. Os Block 15 OCU do PA1 em princípio não precisariam, as aeronaves vindas do PA2 têm-no e as de um futuro PA3 também precisarão. E com o Viper ficaríamos bem servidos, com um caça de geração 4.5 interoperável com os de 5ª geração, e mais tarde fazendo uma transição mais suave para futuros F-35, Gripen, o que for.

A questão neste momento, e muito mais grave na minha opinião, é a demora na tomada de decisão (pelo menos até 2021 nenhuma decisão será tomada, espero sinceramente enganar-me), a infelizmente inesgotável pouca vontade política em avançar para o que quer que seja, o pouco sentido que fará, depois do 15141, as próximas células serem ainda modificadas para MLU, e mais importante: os ecos recentes vindos de Monte Real que dão conta que poderemos muito bem vir a ficar apenas com 27 aeronaves após esta última venda à FAR. Isso sim é que é preocupante, bastante preocupante.
« Última modificação: Dezembro 17, 2018, 12:02:26 pm por Charlie Jaguar »
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asalves

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1315 em: Dezembro 17, 2018, 12:36:11 pm »
O F16 é uma aéronave para ser descontinuada em favor do F35.
Por isso é normal que as últimas versões não tenham grandes inovações.

Permita-me discordar.
https://nationalinterest.org/blog/the-buzz/lockheed-martins-new-f-16-block-70-fighting-falcon-has-f-22-26419

Entretanto já existe protótipos em testes de f-16 convertidos em drones. Onde estes já conseguem completar missões de ataque ao solo.
https://www.businessinsider.com/f-16-drone-have-raider-ii-loyal-wingman-f-35-lockheed-martin-2017-4

Existe também um estudo que onde diz que é possível modernizar os avionicos do F-16 para que este possa controlar drones sem a necessidade de uma estação terrestre.
https://nationalinterest.org/blog/buzz/air-force-plans-arm-stealth-f-35s-f-15s-and-f-16s-ultimate-weapon-35907

E a ultima versão do SLEP permite estender a vida do f-16 até as 12000 horas de voo e manter a frota Block 40-52 até 2048
https://www.aviationtoday.com/2017/04/12/slep-mods-avionics-upgrades-extend-usaf-f-16-service-life-50/
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1316 em: Dezembro 21, 2018, 12:09:18 pm »
Contrato assinado para a modernização de 84 F-16C/D da Força Aérea Helénica para a versão F-16CV/DV Viper por 996 milhões de USD. Espera-se que a última aeronave seja entregue até Junho de 2027.

https://dod.defense.gov/News/Contracts/Contract-View/Article/1719367/


Entretanto por cá...

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1317 em: Dezembro 21, 2018, 12:21:12 pm »
12 milhões USD / unidade - no nosso caso, tendo em conta a nossa versão, seria mais ao menos a mesma coisa...?
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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1318 em: Dezembro 21, 2018, 07:30:50 pm »
12 milhões USD / unidade - no nosso caso, tendo em conta a nossa versão, seria mais ao menos a mesma coisa...?

Os Gregos vão fazer o upgrade aos seus block 52+, nos temos block 15 MLU. Os Gregos desistiram de fazer o upgrade aos seus block 50 e block 30  :-X.

No mínimo teriam de ser substituídos os motores.
« Última modificação: Dezembro 21, 2018, 07:31:31 pm por Red Baron »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1319 em: Dezembro 22, 2018, 09:29:34 pm »
Os Gregos vão fazer o upgrade aos seus block 52+, nos temos block 15 MLU. Os Gregos desistiram de fazer o upgrade aos seus block 50 e block 30  :-X.

A Força Aérea Helénica pode-se dar a esse luxo pois só com o Peace Xenia III (60 Block 52+) e Peace Xenia IV (30 Block 52M) perfaz logo as 84 células modernizadas. Os Block 30 são para vender (não venceram na competição croata em detrimento da oferta de F-16C/D Barak israelita, agora bloqueada pelos EUA), e os Block 50 deverão permanecer mais uns tempos ao serviço como aeronaves adversárias (agressors) até também serem colocadas à venda.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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