Aeroportuários iniciam amanhã dois dias de greve

  • 0 Respostas
  • 1652 Visualizações
*

Victor76

  • 4
  • +0/-0
Aeroportuários iniciam amanhã dois dias de greve
« em: Agosto 12, 2009, 09:21:38 pm »
Seguranças de quatro aeroportos nos Açores iniciam amanhã dois dias de greve
Os trabalhadores de segurança privada de quatro aeroportos dos Açores iniciam quinta-feira uma greve de 48 horas que visa "repor a igualdade no pagamento de subsídios" a todos os vigilantes, disse hoje fonte sindical.

"Existe uma desigualdade de tratamento em relação ao pagamento do subsídio de função, que também não é actualizado desde 2005. Esta greve pretende repor a igualdade e melhorar o que existe", afirmou Paulo Marques, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores de Actividades Diversas (STAD) nos Açores.

O sindicalista, em declarações à agência Lusa, salientou que este subsídio não é pago aos vigilantes-chefes e, no Inverno, apenas é pago metade aos trabalhadores que não fazem horário integral. Por outro lado, Paulo Marques, afirmou que este subsídio é de 40 euros desde 2005, ao contrário do que aconteceu noutros aeroportos nacionais, onde já foi actualizado.

"Queremos que seja pago a todos sem excepção e que o valor suba para 100 euros", frisou o dirigente sindical, salientando que a empresa ICTS se recusa a satisfazer as exigências dos trabalhadores.

"A empresa anunciou que vai passar a pagar 40 euros aos vigilantes-chefes e a totalidade do subsídio aos trabalhadores a tempo parcial, mas isso faz com que os restantes trabalhadores não tenham nenhuma melhoria na sua situação", frisou.

A greve, que começa às 00:00 de quinta-feira e se prolonga até às 24:00 de sexta-feira, abrange os vigilantes privados dos aeroportos de Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria. Em causa estão cerca de oito dezenas de trabalhadores, dos quais 10 são vigilantes-chefes.

O STAD espera "uma adesão à greve na ordem dos 90 por cento", pelo que, segundo Paulo Marques, "alguns voos poderão ser cancelados, especialmente internacionais". Contactada pela Lusa, a ICTS escusou-se a fazer qualquer comentário sobre o assunto.

Fonte:http://www.ionline.pt/conteudo/18024-segurancas-quatro-aeroportos-nos-acores-iniciam-amanha-dois-dias-greve