Governo vai instalar 100 novos radares nas estradas até 2009

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Marauder

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Governo vai instalar 100 novos radares nas estradas até 2009
O Governo quer instalar 100 radares de controlo da velocidade em estradas nacionais e vias rápidas até 2009.

A notícia surge na edição desta quinta-feira do jornal Público, que cita informações avançadas pelo secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, quarta-feira, na Assembleia da República.

Segundo a mesma fonte, a fiscalização sobre o álcool também vai duplicar para 1,2 milhões de condutores nos próximos anos.

Quanto aos radares digitais, serão instalados em 300 «caixas» localizadas em estradas nacionais, itinerários principais e complementares.

A localização dos radares será variável ao longo do tempo.

O condutor será informado de que aquela via está vigiada, mas não saberá quais as «caixas» que num dado momento têm um radar, explicou aos jornalistas Ascenso Simões, no final de uma audição parlamentar na subcomissão de segurança rodoviária marcada a propósito da taxa de alcoolemia.

A instalação dos equipamentos será faseada e será o valor arrecadado em multas com a entrada em funcionamento dos primeiros radares que financiará a colocação dos restantes.

O processo de escolha e de instalação dos equipamentos será sujeito a um concurso público.

O secretário de Estado apresentou ainda o relatório da sinistralidade de 2005, que mostra que a generalidade dos indicadores está a descer, embora persistam problemas graves em alguns grupos de utentes das estradas. É o caso dos condutores dos veículos de duas rodas a motor.

Neste capítulo, Ascenso Simões revelou que o Governo prepara-se para alterar a dimensão das matrículas dos motociclos, exigindo que sejam mais visíveis, de forma a permitir uma melhor identificação dos veículos, em caso de elevadas velocidades.

Quanto a uma revisão geral do Código da Estrada só acontecerá a partir do final deste ano.

01-06-2006 9:42:47


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=230346

Lá para 2009 já se vai ouvir a bela da Maria...."ó Zé...olha o Radar...olha a multa"..
 

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ricardonunes

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« Responder #1 em: Junho 01, 2006, 12:29:26 pm »
Já estou a imaginar o Zé Tuga a substituir o tradicional desporto, do "tiro ao sinal", pelo tiro ao caixote :lol:
Potius mori quam foedari
 

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Doctor Z

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« Responder #2 em: Junho 01, 2006, 03:28:47 pm »
Eu acho isto muito bem, já o deviam ter feito há muito tempo : vai
permitir ao estado receber dinheiro e aos portugueses de terem acidentes
e irem mais devagar.

O problema é se começar a circular na net páginas com a localização das
caixas que contém os radares ...
Blog Olivença é Portugal
"Se és Alentejano, Deus te abençoe...se não
és, Deus te perdoe" (Frase escrita num azulejo
patente ao público no museu do castelo de
Olivença).

:XpõFERENS./
 

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komet

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« Responder #3 em: Junho 01, 2006, 04:34:24 pm »
Acho que não é por aí... os carros hoje em dia foram feitos para andar... não é por ir a 120 ou 150 que faz grande diferença, aliás a principal causa de acidentes é o alcolismo, mas também: camionistas, adormecidos ao volante,  idosos em sentido contrário, etc...
"History is always written by who wins the war..."
 

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Marauder

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« Responder #4 em: Junho 01, 2006, 05:00:10 pm »
Citação de: "komet"
Acho que não é por aí... os carros hoje em dia foram feitos para andar... não é por ir a 120 ou 150 que faz grande diferença, aliás a principal causa de acidentes é o alcolismo, mas também: camionistas, adormecidos ao volante,  idosos em sentido contrário, etc...


Epá...ainda na semana passada tinha aqui um powerpoint feito por um prof. do IST a dizer exactamente o contrário. Que a diferença entre ir a 120 ou 150 é muita...metros percorridos até reacção...início da travagem...final da travagem.

E curiosamente começava com algo assim parecido.."os carros hoje em dia foram feitos para andar"..

E depois passava para o caso de quem tem Ferraris ou outras máquinas...que foram feitos para andar...logo porqué ter o limite em 120? A apresentação demonstra que os 120 tem lógica nas auto-estradas. E pela mesma lógica os 90 nas outras estradas.

Não é tanto uma questão de evitar os acidentes (embora maior tempo para reagir permite os evitar), é mais aumentar a probabilidade de sobreviver aos acidentes!

Para além que é a minha opinião que enquanto houver um tão grande número de mortos nas estradas portuguesas, os limites nunca poderão aumentar...apenas diminuir.

Quando as fatalidades forem reduzidas...aí podem aumentar a velocidade máxima nas autoestradas e restantes estradas..
 

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komet

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« Responder #5 em: Junho 01, 2006, 07:01:09 pm »
Vejam-se algumas estradas alemãs que nem limite de velocidade têm... embora não seja apologista de tal coisa, pode-se bem ver que não é uma questão de velocidades, mas de mentalidades :)
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Marauder

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« Responder #6 em: Junho 01, 2006, 08:58:57 pm »
Citação de: "komet"
Vejam-se algumas estradas alemãs que nem limite de velocidade têm... embora não seja apologista de tal coisa, pode-se bem ver que não é uma questão de velocidades, mas de mentalidades :)

Sim, verdade, por nós sermos imaturos nesse aspecto é que eu defendo a existencia do limite actual.

E mesmo na alemanha, embora não haja limite definido passa-se o seguinte:
130 km/h is the recommended maximum speed on motorways as indicated by a blue sign. Many sections of the German motorway network are now also covered by enforcable speed limits, usually ranging from 80 to 130 km/h depending on local conditions (i.e., frequent traffic, terrain, etc.). It is usual for drivers involved in crashes who were exceeding the 'recommended' speed limit to be held to be at least partly at fault, regardless of the circumstances of the crash and insurance companies have the right to withhold payment.

de:
http://en.wikipedia.org/wiki/Speed_limit#Europe

Anyway...nem tudo vai mal na terra do Zé...

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Between 2001 and 2004, the number of road deaths fell by more than 14% (EU-25 average) in nine Member States (Germany, Estonia, France, Italy, Luxembourg, Malta, the Netherlands, Portugal and Sweden). In eight others (Belgium, Denmark, Greece, Spain, Ireland, Austria, Finland and the United Kingdom) there was some progress (a fall of at least 5% but equal to or less than the average). In another eight (Czech Republic, Latvia, Hungary, Poland, Slovenia, Slovakia, Cyprus and Lithuania), there was slow progress or even a backward trend. These figures must nevertheless be treated with caution, especially in the very small Member States where a small number of serious accidents greatly affect the national result.

de:
http://europa.eu.int/rapid/pressRelease ... anguage=en[/i]