ForumDefesa.com

Conflitos => Conflitos do Passado e História Militar => Tópico iniciado por: dremanu em Outubro 23, 2004, 12:25:56 am

Título: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: dremanu em Outubro 23, 2004, 12:25:56 am
Um bocado atrasado este texto, mas interessante...

==============================================

Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Sexta-feira, 17 de Setembro de 2004

As dúvidas que envolvem o local onde está sepultado Cristóvão Colombo (divulgadas no PÚBLICO de 13 de Agosto sob o título "Desvendado o local onde descansa Cristóvão Colombo") também persistem em relação ao seu nascimento.

Há uns meses tive conhecimento das investigações do Dr. Manuel Luciano da Silva ( http://www.apol.net/dightonrock/art...bre_colombo.htm (http://www.apol.net/dightonrock/art...bre_colombo.htm) ), onde se questiona o local de nascimento do navegador.

Durante décadas, Luciano da Silva, a par da medicina, desenvolveu pesquisas originais sobre a descoberta da América do Norte pelos portugueses. Emigrado nos Estados Unidos desde 1946, depois de várias investigações, publicou, em 1989, as edições americana e portuguesa de "Colombo era 100% Português!".

Este estudioso reconhece que até 1989 pensava "como toda a gente, que Colombo era genovês", e acrescenta: "foi assim que fui ensinado nas escolas em Portugal. Foi o livro de Mascarenhas Barreto 'Cristóvão Colombo, Agente Secreto do Rei Dom João II' que me estimulou a investigar directamente os documentos originais do navegador".

Entre as suas investigações, Luciano da Silva refere as efectuadas no Vaticano. "Durante muitos séculos, a Biblioteca do Vaticano foi considerada a maior e mais importante do mundo e ainda hoje merece essa distinção. Por este facto parece-me lógico que toda a pessoa que queira investigar a História dos Descobrimentos tenha que ir à Biblioteca do Vaticano examinar directamente os documentos lá existentes! Mas os chamados historiadores profissionais não tem feito isso!...

O Papa Alexandre VI, durante o ano de 1493, publicou, em latim, quatro Bulas Papais, todas relacionadas com a descoberta da América. Somente as duas primeiras Bulas incluem o nome do navegador. Mas o nome que aparece em ambas Bulas não é Colombo, mas sim, COLON.

Na Primeira Bula, na segunda página, na linha décima primeira, nós podemos ler em latim - dilectum filium Crhistophom Colon - 'meu ditoso filho Cristovão Colon'. É preciso notar que o nome que aparece nesta Bula não é Colombo, mas sim, COLON.

A Segunda Bula repete o nome COLON que podemos ver na primeira página, trigésima primeira linha. Mas desta vez o nome do navegador aparece totalmente em português, à CRISTOFÕM COLON.

Devemos notar que o nome CRISTOFÕM é composto por duas partes: CRISTO, sem a letra 'h', como se escreve em português, mais FÕM, que é a forma antiga ou arcaica de VÃO, em português. Devemos notar bem que FÕM tem um til por cima do 'O'. Não existe nenhuma outra língua no mundo que use um til sobre o 'O' a não ser a portuguesa!".

Luciano da Silva sente-se injustiçado pelos historiadores portugueses por não mostrarem interesse por esta questão. Tentando divulgar as suas investigações, participou em 28 de Maio deste ano numa conferência em Cuba (Alentejo), onde foram apresentados documentos históricos e se lamentou o alheamento da comunicação social e das universidades em relação ao evento ( http://amigosdacuba.no.sapo.pt/paginas/cubaframes.htm (http://amigosdacuba.no.sapo.pt/paginas/cubaframes.htm) ).

Nesta conferência foram apresentados, por Luciano da Silva, vários documentos, como: slides das duas Bula Papais, que revelam o nome do navegador claramente em português antigo; explicou os significados da palavra Cólon; decifrou o monograma do navegador que aparece em 15 documentos ao lado esquerdo da sigla, mas nenhum historiador mundial foi capaz de o diagnosticar, confirmando assim o nome de Salvador Fernando Zarco; mostrou slides das cópias das 12 últimas cartas que Cristóvão Cólon escreveu ao seu filho Fernando; fez a análise comparativa do brasão do navegador no qual aparecem as quinas de Portugal; e indicou os mais de 40 nomes, ou topónimos, nas ilhas das Caraíbas, todos nomes portugueses, depois das quatro viagens que o navegador fez àquela parte do mundo. (...)

Considerou o conferencista que, "entre os 40 vocábulos, nem um nome italiano aparece, como Roma, Génova, Florença, Pisa ou Palermo! E o Colombo italiano nunca falou, nem escreveu em italiano! Os genovistas dizem que ele esqueceu o italiano!... Que tese tão estúpida!".

A palestra foi finalizada considerando que chegou o momento de nos concentrarmos nos estudos científicos do DNA, quer nos antepassados do navegador ou nos descendentes dos Zarcos. (...)

Depois de ter conhecimento destes dados, acho lastimável que os agentes responsáveis pela Educação não reconheçam que são as interrogações que fazem progredir a humanidade e, neste particular, continuem a educar os nossos alunos sem introduzir a dúvida sobre o local de nascimento do navegador. Por exemplo, a Porto Editora, na sua "Infopédia", continua a ser peremptória: "Cristóvão Colombo - Nascido no ano de 1451 em Génova, cidade da costa italiana".

Luís A. Fernandes

http://jornal.publico.pt/2004/09/17...isboa/LL50.html (http://jornal.publico.pt/2004/09/17...isboa/LL50.html)
Título:
Enviado por: emarques em Outubro 23, 2004, 02:32:31 am
Noutro dia vi um artigo em que diziam que era catalão... :) Por acaso não me lembro quais eram as provas.
Título: Catalão?
Enviado por: alfsapt em Outubro 25, 2004, 02:31:34 pm
O facto de se tentar provar que era espanhol já serve de prova em como era Português...

Mas fora de brincadeiras: pelo menos é indicativo de que provavelmente não seria genovês.
Naqueles tempos quantos terão sido os Portugueses que terão recorrido a financiamento estrangeiro?
Título:
Enviado por: Tuga em Setembro 02, 2007, 07:12:01 pm
Na minha opinião, Cristóvão Colombo nasceu em Portugal e era espião português em Espanha.

;)
Título:
Enviado por: HELLAS em Setembro 02, 2007, 09:44:55 pm
Citação de: "emarques"
Noutro dia vi um artigo em que diziam que era catalão... :) Por acaso não me lembro quais eram as provas.


Isso ja foi falado. Aqui desde sempre ensenharam que Colon foi genoves, mas aqui os nacionalistas catalaes, desde faz poucos anos iniciaram a busqueda con investigaçoes dos conomes Colom para ver o seu origem e como sempre fazer dista simple curiosidade una coisa politiçada, como sempre.
Título:
Enviado por: Luso em Setembro 02, 2007, 10:37:58 pm
O proprietário da marca "Cristovão Colón" era Salvador Gonçalves Zarco e naceu em Cuba, no Alentejo.
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 03, 2007, 01:09:24 am
Ainda só lí um livro que fala sobre isto que é o famoso Codex 632, partindo do príncipio que o "jornalista" escreveu o romance baseado em documentos verdadeiros acredito plenamente que o Cristovão Colombo era Português.
Título:
Enviado por: ferrol em Setembro 03, 2007, 11:41:45 am
Cristóbal Colón era de Pontevedra, iso sábeoo todo o mundo...:
http://www.cristobal-colon.com/COLON/TESISGALLEGA/MARTHAGONZALEZ/MARTHA.htm
Citar
Colón no sólo escribía y hablaba pésimamente mal el italiano, sino que tampoco bautizó ni un sólo lugar de todos los decubiertos con algún nombre de su supuesta patria genovesa.  Como Almirante era el único que podía decidir a su elección los nombres del nuevo continente y estos fueron los mismos que los de la geografía gallega.
Ricardo Beltrán, secretario perpétuo de la  Real Sociedad Geográfica y miembro de la Academia de Historia, señaló "Toda la nomenclatura geográfica de las tierras descubiertas por Colón en sus cuatro viajes es española, siendo de notar que en ella se reproducen voces propias y aún exclusivas, únicas del litoral gallego".
Existen más de cien toponímios -imposibles de enumerar en este espacio- pero basten aquí unos pocos ejemplos:
CABO CASA DA CRUZ (Isla de Trinidad), como su casa natal en Porto Santo, RÍO MINHO y RÍO XALLAS (Jamaica), ríos de Galicia,PORTO SANTO (Cuba) parroquia donde nació, PUNTA TOLETE (Venezuela) por "Tolete" un conocido almirante de La Moureira.PUNTA LANZADA (Haití) ría de Pontevedra,CERROS DE MATAMÁ (Costa Rica), ría de Vigo.
Todos estos toponímios son comprobables, comparando mapas de las zonas descubiertas y mapas de las rías gallegas. Evidentemente Colón conocía perfectamente no sólo las costas gallegas donde nació y se crió, sino también los secretos de la navegación ya que el 21 de diciembre de 1492 escribe en su Diario de a bordo "Yo e andado veinte i tres años
en la mar sin salir d'ela tiempo que se aya de contar". ¡Demasidos conocimientos y experiencia para un personaje -que según la tesis
genovista- era hijo de cardadores de lana y a quienes ayudaba en el oficio hasta finales de 1478!.  Un genovés además que siempre escribía en latín o español y muy contadas veces "chapurreaba" el italiano.
El escritor e investigador Antonio Romeu de Armas señala que "mientras los genoveses cultos de su época escriben en italiano, Cristobal Colón, de cuya erudicción no se puede dudar, hace sospechozos alardes a lo largo de su vida de una ignorancia absoluta de dicha habla".
En los escritos de Colón se pueden hallar centenares de palabras y frases del idioma gallego. Una amplia relación de estas voces han sido recopiladas en el libro "La identidad de Cristobal Colón" de ALFONSOPHILIPPOT, cuya cuarta edición está a la venta.

E quen diga o contrario, minte...¿ou non?
Título: ????
Enviado por: zocuni em Setembro 03, 2007, 01:30:31 pm
Tudo bem,

Eu não conhecia essa versão.Não sei se verdadeira ou não,mas acho muito mais consistente a hipótese de ele ter nascido em Cuba (Alentejo),e ser da familia Gonçalves Zarco,daí sua enorme ligação com Porto Santo (Ilha do arquípélago da Madeira).
Sinceramente acho mais consistente.É só uma opinião.

Abraços,
Título:
Enviado por: tgcastilho em Setembro 08, 2007, 05:01:33 pm
Citação de: "ferrol"
Cristóbal Colón era de Pontevedra, iso sábeoo todo o mundo...:
http://www.cristobal-colon.com/COLON/TESISGALLEGA/MARTHAGONZALEZ/MARTHA.htm
Citar
Colón no sólo escribía y hablaba pésimamente mal el italiano, sino que tampoco bautizó ni un sólo lugar de todos los decubiertos con algún nombre de su supuesta patria genovesa.  Como Almirante era el único que podía decidir a su elección los nombres del nuevo continente y estos fueron los mismos que los de la geografía gallega.
Ricardo Beltrán, secretario perpétuo de la  Real Sociedad Geográfica y miembro de la Academia de Historia, señaló "Toda la nomenclatura geográfica de las tierras descubiertas por Colón en sus cuatro viajes es española, siendo de notar que en ella se reproducen voces propias y aún exclusivas, únicas del litoral gallego".
Existen más de cien toponímios -imposibles de enumerar en este espacio- pero basten aquí unos pocos ejemplos:
CABO CASA DA CRUZ (Isla de Trinidad), como su casa natal en Porto Santo, RÍO MINHO y RÍO XALLAS (Jamaica), ríos de Galicia,PORTO SANTO (Cuba) parroquia donde nació, PUNTA TOLETE (Venezuela) por "Tolete" un conocido almirante de La Moureira.PUNTA LANZADA (Haití) ría de Pontevedra,CERROS DE MATAMÁ (Costa Rica), ría de Vigo.
Todos estos toponímios son comprobables, comparando mapas de las zonas descubiertas y mapas de las rías gallegas. Evidentemente Colón conocía perfectamente no sólo las costas gallegas donde nació y se crió, sino también los secretos de la navegación ya que el 21 de diciembre de 1492 escribe en su Diario de a bordo "Yo e andado veinte i tres años
en la mar sin salir d'ela tiempo que se aya de contar". ¡Demasidos conocimientos y experiencia para un personaje -que según la tesis
genovista- era hijo de cardadores de lana y a quienes ayudaba en el oficio hasta finales de 1478!.  Un genovés además que siempre escribía en latín o español y muy contadas veces "chapurreaba" el italiano.
El escritor e investigador Antonio Romeu de Armas señala que "mientras los genoveses cultos de su época escriben en italiano, Cristobal Colón, de cuya erudicción no se puede dudar, hace sospechozos alardes a lo largo de su vida de una ignorancia absoluta de dicha habla".
En los escritos de Colón se pueden hallar centenares de palabras y frases del idioma gallego. Una amplia relación de estas voces han sido recopiladas en el libro "La identidad de Cristobal Colón" de ALFONSOPHILIPPOT, cuya cuarta edición está a la venta.
E quen diga o contrario, minte...¿ou non?





entao se ele era de pontevedra porque foi primeiro falar com o Rei Português???
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Setembro 08, 2007, 09:50:25 pm
Citar
entao se ele era de pontevedra porque foi primeiro falar com o Rei Português???


Com o pormenor de ser procurado por traição!
Título:
Enviado por: nestor em Setembro 09, 2007, 06:02:58 am
Citação de: "Cabecinhas"
Citar
entao se ele era de pontevedra porque foi primeiro falar com o Rei Português???

Com o pormenor de ser procurado por traição!


Por eso mismo. Quiso darle en las narices al rey portugues, ya que no habia financiado su viaje, contandole lo que habia encontrado para España, cosa que si hicieron los castellanos.

Saludos.
Título:
Enviado por: oultimoespiao em Setembro 12, 2007, 02:08:58 am
Citação de: "ferrol"
Cristóbal Colón era de Pontevedra, iso sábeoo todo o mundo...:
http://www.cristobal-colon.com/COLON/TESISGALLEGA/MARTHAGONZALEZ/MARTHA.htm
Citar
Colón no sólo escribía y hablaba pésimamente mal el italiano, sino que tampoco bautizó ni un sólo lugar de todos los decubiertos con algún nombre de su supuesta patria genovesa.  Como Almirante era el único que podía decidir a su elección los nombres del nuevo continente y estos fueron los mismos que los de la geografía gallega.
Ricardo Beltrán, secretario perpétuo de la  Real Sociedad Geográfica y miembro de la Academia de Historia, señaló "Toda la nomenclatura geográfica de las tierras descubiertas por Colón en sus cuatro viajes es española, siendo de notar que en ella se reproducen voces propias y aún exclusivas, únicas del litoral gallego".
Existen más de cien toponímios -imposibles de enumerar en este espacio- pero basten aquí unos pocos ejemplos:
CABO CASA DA CRUZ (Isla de Trinidad), como su casa natal en Porto Santo, RÍO MINHO y RÍO XALLAS (Jamaica), ríos de Galicia,PORTO SANTO (Cuba) parroquia donde nació, PUNTA TOLETE (Venezuela) por "Tolete" un conocido almirante de La Moureira.PUNTA LANZADA (Haití) ría de Pontevedra,CERROS DE MATAMÁ (Costa Rica), ría de Vigo.
Todos estos toponímios son comprobables, comparando mapas de las zonas descubiertas y mapas de las rías gallegas. Evidentemente Colón conocía perfectamente no sólo las costas gallegas donde nació y se crió, sino también los secretos de la navegación ya que el 21 de diciembre de 1492 escribe en su Diario de a bordo "Yo e andado veinte i tres años
en la mar sin salir d'ela tiempo que se aya de contar". ¡Demasidos conocimientos y experiencia para un personaje -que según la tesis
genovista- era hijo de cardadores de lana y a quienes ayudaba en el oficio hasta finales de 1478!.  Un genovés además que siempre escribía en latín o español y muy contadas veces "chapurreaba" el italiano.
El escritor e investigador Antonio Romeu de Armas señala que "mientras los genoveses cultos de su época escriben en italiano, Cristobal Colón, de cuya erudicción no se puede dudar, hace sospechozos alardes a lo largo de su vida de una ignorancia absoluta de dicha habla".
En los escritos de Colón se pueden hallar centenares de palabras y frases del idioma gallego. Una amplia relación de estas voces han sido recopiladas en el libro "La identidad de Cristobal Colón" de ALFONSOPHILIPPOT, cuya cuarta edición está a la venta.
E quen diga o contrario, minte...¿ou non?


Non era de muros!
Título:
Enviado por: André em Setembro 19, 2007, 02:45:13 am
Uma curiosidade, sabiam que Colombo era conhecido na Corte castelhana como el portugués.  :idea:
Título:
Enviado por: Daniel em Novembro 07, 2007, 07:12:09 pm
Cinema: "Cirstovão Colombo - o enigma", de Manoel de Oliveira, estreia em Portugal a 13 de Dezembro

Citar
Lisboa, 07 Nov (Lusa) - O filme "Cristovão Colombo - O enigma", de Manoel de Oliveira, que parte da ideia de que o descobridor da América era português, estreia a 13 de Dezembro nas salas de cinema do país, revelou hoje a produtora Filmes do Tejo.

A longa-metragem, que estreará um dia depois de Manoel de Oliveira completar 99 anos, é inspirada no livro "Cristovão Colon era Português", de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva.

Os dois autores percorreram vários locais em Portugal e nos Estados ligados aos Descobrimentos portugueses em busca de respostas sobre as origens de Cristovão Colombo.

No filme, ambos são retratados por Manoel de Oliveira e pela mulher, Maria Isabel de Oliveira, que contracenam pela primeira vez juntos no grande ecrã.

Os actores Ricardo Trêpa e Leonor Baldaque interpretam os mesmos papéis, mas quando os dois autores eram mais novos.

"Não se trata de um filme científico ou histórico, nem de carácter propriamente biográfico, mas sim de uma ficção de teor romanesco, evocativa da grandiosa gesta dos Descobrimentos Marítimos", explica Oliveira numa nota de intenções.

O filme "apresenta a novidade de que Cristóvão Colon era, afinal, de origem portuguesa, nascido na vila alentejana de Cuba e ter por isso dado à maior ilha por ele descoberta no mar das Antilhas o nome da sua terra natal, Cuba", indicou o veterano realizador português.

O filme tem pouco mais de uma hora e termina na ilha de Porto Santo, um lugar onde na realidade Colombo viveu com a mulher, D. Filipa de Perestrelo.

"Cristóvão Colombo - O Enigma" foi rodado este ano em Portugal e nos Estados Unidos e teve estreia mundial em Setembro no Festival de Cinema de Veneza, tendo passado depois por vários festivais internacionais.

Na semana passada, o filme abriu o Festival Cinematográfico da União Europeia nos Estados Unidos, no AFI Silver Theatre, Maryland, arredores de Washington.

Na ocasião, Manoel de Oliveira foi agraciado com o prémio de carreira "American Film Institute Silver Legacy Award"

Manoel de Oliveira, 98 anos, é o mais velho realizador de cinema do mundo ainda em actividade e o mais premiado do cinema português, com uma carreira que já passou os setenta anos, desde que rodou "Douro, Faina Fluvial", em 1931.

Depois de "Cristovão Colombo - O enigma", Oliveira prevê adaptar para cinema o conto de Eça de Queirós "Singularidades de uma rapariga loira".

SS.

Lusa/fim
Título:
Enviado por: Luso em Fevereiro 06, 2008, 10:42:40 pm
Polémica entre Luciano da Silva e Hermano Saraiva.

http://www.dightonrock.com/asburricesdo ... araiva.htm (http://www.dightonrock.com/asburricesdoprofhermanosaraiva.htm)
http://www.dightonrock.com/saraivadanosacores.htm (http://www.dightonrock.com/saraivadanosacores.htm)

Pessoalmente, já pude constatar o tipo de "história sob encomenda" que o Prof. Saraiva faz. Tem os seus méritos mas... com franqueza.
Título:
Enviado por: papatango em Fevereiro 07, 2008, 02:28:57 am
Por curiosidade, como história de encomenda ?
Título:
Enviado por: Luso em Fevereiro 07, 2008, 10:56:36 am
Patrocínios municipais. "A Terra e as Gentes".
O tal optimismo: "vejam este povo empreendedor" ou coisa do género, perante urbes caóticas, para depois as criticar noutras ocasiões.
Apesar de tudo não dúvido que globalmente prestou um bom serviço.
O que não me impede de dizer que não me agradou nada o conteúdo e o linguajar utilizado pelo cavalheiro relativo à obra dos mencionados, pelo menos refutando os diversos argumentos com racionalidade. Ficando-se pelo primarismo de criticar sem conhecer.
Título:
Enviado por: Lusitanus em Fevereiro 07, 2008, 11:30:46 am
Cristovão Colombo era Português e nasceu em Cuba,dai ter dado o nome a uma das ilhas que "descobriu",não me venham estas espanholadas só para não dizerem que foram enganados pelos portugues.

Portugal enganou e bem os espanhóis removendo-os do nosso caminho para a India e graças a D.João II conseguimos.

"CUBA - terra de Colon: a prova Real
O azeite vem ao de cima.

A verdade também!
Carlos Calado - 23 Fev 07

FALTOU SEMPRE UM “B.I.”

Foi a estratégia do Rei D. João II, que infiltrou um nobre e navegador português na Corte dos Reis de Castela, como se estivesse perseguido e em fuga.

E foi em nome dessa estratégia que todos os documentos e registos relativos a esse português foram destruídos, rasurados ou alterados.

Aceitou-se o equívoco Cristóvão Colombo
477 EXAMES ADN = NADA

Mas começam a desanimar os apoiantes da origem genovesa e os que recusavam a probabilidade da nacionalidade portuguesa, depois dos exames ao ADN de 477 (até Out/06) pessoas com apelidos Colombo, Colom ou Coullon no norte de Itália, na Catalunha e no sul de França serem negativos.

ÉS DA CUBA?
TAMBÉM O COLOMBO

Em meados dos anos 60, já o meu professor de História era peremptório

“Tu és da Cuba? O Cristóvão Colombo também era da Cuba ! ”

O Dr. Luciano da Silva (Cristóvão Colon era Português) refere-se à “tradição histórica”.

Seria pelos nomes atribuídos às terras descobertas, ou pelos indícios familiares?

PISTAS TOPONÍMICAS

Os topónimos que CC foi atribuindo no Novo Mundo confluem para o Alentejo – Ducado de Beja. (Mascarenhas Barreto)

E os nomes que atribuiu às primeiras ilhas apontam para a sua identificação.

S. Salvador = nome próprio SALVADOR;                                

Stª Mª Conceição = convento mandado construir pelo Duque de  Beja, seu pai              

Fernandina = de seu pai - Fernando

Isabela = de sua mãe - Isabel;          

Cuba = sua terra natal

NOMES CRUZADOS

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg220.imageshack.us%2Fimg220%2F8%2F94085621en0.jpg&hash=d48d0cfa3573d4789818879d591432df)

Mas Cristóvão Colon repetiu e cruzou alguns dos nomes atribuídos.

Chamou S. Vicente a um local de S. Salvador (1ª ilha).

Depois chamou também S. Salvador à baía onde ancorou em Cuba.
E qual o nome da baía onde ancorou em S. SALVADOR ?

FERNANDES !!!

ONDE NASCEU
“COLON / ZARCO” ?

O prof. Mascarenhas Barreto (O português Cristóvão Colombo, agente secreto do Rei D. João II), após decifrar a sigla cabalística de Colon, como “filho de D. Fernando – Duque de Beja e Dª Isabel da Câmara (Zarco), seus pais de Cuba”, procurou pistas que o conduzissem a uma casa onde “Colon-Zarco” pudesse ter nascido.

SERIA NO PAÇO DUCAL ?
Deduzi ser lógico que Salvador F. Zarco, filho do Duque de Beja, tivesse nascido no Paço Ducal que existiu na Cuba.

As primeiras pesquisas que fiz desanimaram-me. O Infante D. Luís, ao qual está associado o Paço Ducal, nasceu em 1506.  Salvador Zarco (Colon), falecido nesse mesmo ano, não poderia ter nascido no Paço do Infante D. Luís.

A IMPORTÂNCIA DOS SÍMBOLOS
Através dos tempos, o Homem recorreu à simbologia para mostrar onde se posiciona na sociedade. Tem os símbolos do seu país, da sua terra, da sua associação, do seu clube, da sua filiação política, da sua família...

Os símbolos acompanham-no, visível ou invisivelmente, durante a vida, e alguns até na morte, em forma de homenagem

SÍMBOLOS NA PINTURA E NA ARQUITECTURA
O Rei D. João II, escolheu para se simbolizar, a imagem do Pelicano, a Rainha D. Leonor, simbolizou-se com a Rede de Pescador, o Rei D. Manuel I, adoptou a Esfera Armilar...

Nos retratos e edifícios não deviam faltar esses símbolos. Os símbolos relacionam-se com os personagens e constituem autênticos documentos históricos.

A VIRGEM DOS NAVEGANTES
Na Sala dos Almirantes do Alcazar de Sevilha, está o quadro do pintor espanhol Alejo Fernandez - “A Virgem dos Navegantes”, pintado cerca 1505(?) Nele figura o Almirante Don Cristobal Colón.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg164.imageshack.us%2Fimg164%2F5905%2F80658490sj3.jpg&hash=9b04d3cf91ce1010e7e202683a466abe) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg135.imageshack.us%2Fimg135%2F6318%2F42296817um9.jpg&hash=2fc388684f9ab94ff7697ffd68f0cb9c)

ALMIRANTE DE ESPANHA
O Almirante tem o seu manto, decorado com motivos de ramagens envolvendo três romãs abertas, dispostas em triângulo.              (Manuel S. Rosa - O mistério Colombo revelado)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg135.imageshack.us%2Fimg135%2F1030%2F37096597xe1.jpg&hash=a190b7d02f02944b183a22a6d4da30ed)

O SÍMBOLO DE CRISTÓVÃO COLON
Este motivo de três romãs abertas é, certamente, um símbolo com o qual o Almirante do Mar Oceano – Don Cristobal Colón tinha alguma ligação. (Manuel S. Rosa)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg212.imageshack.us%2Fimg212%2F5757%2F47873322bf3.jpg&hash=e30f6a56884fda88bba0c7771ae45059)

O SÍMBOLO NO TÚMULO DE CRISTÓVÃO COLON
Tal facto é confirmado quando olhamos para o seu túmulo em Sevilha. Um dos arautos que transporta a urna tem a sua lança virada para baixo. Está cravada numa romã... Seria rancor disfarçado?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg135.imageshack.us%2Fimg135%2F677%2F99091242qi4.jpg&hash=9a5ec4ceac744f8008d8958e8bfe8e4a) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg135.imageshack.us%2Fimg135%2F9610%2F14608538ua9.jpg&hash=601662dc63ef24e66f6fdecee669e636) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg401.imageshack.us%2Fimg401%2F7139%2F14230539gd5.jpg&hash=9fdde1cab2e74ba1d5101fa5678d44ae)

O SÍMBOLO DE MAXIMILIANO I
Na mesma época, o Imperador Maximiliano I colaborou, por meio de Behaim,  em mais artimanhas de D. João II destinadas a incentivar os Reis de Espanha para que procurassem as Índias navegando para ocidente.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg135.imageshack.us%2Fimg135%2F7466%2F63394812xa2.jpg&hash=808fb5ea52e7e872b2b9b5c749244305)

Martin Behaim saíu de Portugal e na Alemanha apresentou ao mundo um Globo falso.
Maximiliano tinha como símbolo uma romã aberta, que segurava na mão, como é visível no seu retrato oficial.

PRIVILÉGIO REAL PARA CUBA
O Rei D. João II, atribuiu a Cuba privilégios de concelho, quando era ainda um lugar do termo de Beja. (JFigueiraMestre)

Porquê esta consideração pela Cuba?

Seria uma forma de reconhecimento pelos serviços que lhe prestava Salvador Fernandes Zarco, infiltrado em Castela sob o nome de Cristóvão Colon?

SERIA UMA ORGANIZAÇÃO SECRETA ?
A Maçonaria apresenta um símbolo com duas colunas encimadas por três romãs abertas, em triângulo. Intrigante !?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg135.imageshack.us%2Fimg135%2F6540%2F10mk5.jpg&hash=dcaf3b3f735ecf299ce66c85fbf47fc8)

Atente-se nos outros objectos representados: astrolábio, esfera armilar, ramos de palma, ...

APENAS  COINCIDÊNCIAS ?
O ramo de palma é o símbolo de S. Vicente, padroeiro da Cuba

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg401.imageshack.us%2Fimg401%2F6281%2F11jpeguh5.jpg&hash=b8605f2ce22d40fc56f73c37e9e3d8eb)

Romã diz-se “granada” em castelhano.
Nas Caraíbas existe o país Granada e o país S.Vicente e Granadinas (descobertos por Colon ?)

A JUNÇÃO DOS SÍMBOLOS
Para além do símbolo de D. João II, artífice da estratégia para desviar Castela do caminho para a Índia, temos as Três Romãs abertas do seu principal executor, Cristóvão Colon, sobre as  colunas / “Colonnas” donde deriva o seu nome.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg515.imageshack.us%2Fimg515%2F5623%2F13md0.jpg&hash=baa101e297d6a103c0926b23df98b7cb)

OU LAÇOS DE FAMÍLIA ?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg135.imageshack.us%2Fimg135%2F2157%2Fsemttulobv5.jpg&hash=d054d8f7ebc79db78d753e33f5ab0e12)

Que tipo de relação existiria entre D. João II – Rei de Portugal, o Imperador Maximiliano I e Cristóvão Colon ?

Pois Maximiliano I era primo de D. João II, sendo ambos netos do Rei D. Duarte

Cristóvão Colon / Salvador F. Zarco, neto de D. Duarte, era primo de D. João II e também primo de Maximiliano I.   Os três  com idades próximas

SÃO LAÇOS DE FAMÍLIA !
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg180.imageshack.us%2Fimg180%2F1504%2F14jy3.jpg&hash=e6269aeb763fd2d6690d64ae6bc79d05)

O PAÇO DUCAL NA CUBA
Regressemos à tentativa de identificar uma casa onde pudesse ter nascido Salvador F. Zarco /Cristóvão Colon

Concluímos que não poderia ter sido no Paço Ducal de D. Luís (filho do Rei D. Manuel I,  e neto do Infante D. Fernando - 1º Duque de Beja)

Estranhamente, falta documentação referente ao Paço e à história geral da Cuba no séc. XV. Porquê ??

PAÇO DUCAL DE D.LUÍS ?
Mas não é admissível que o Paço fosse construído por D. Luís. É que esse Paço Ducal ruiu antes de 1585. (Emília S. Borges)

Seria uma existência demasiado curta para qualquer edifício. Um Paço era construído para durar centenas de anos. Se tivesse sido construído por D. Luís, só tinha durado cerca de 60 anos, o que é pouco, mesmo para uma casa de taipa.

PAÇO DA FAMÍLIA REAL
Isso pode ser confirmado pelas referências que encontrei (JFMestre) à provável existência de Paços na Cuba, desde os tempos de D. Afonso III ou D. Dinis.

É portanto admissível que esse Paço, sempre na posse da família real, fosse depois incluído nos domínios do 1º Ducado de Beja e só veio a ser ocupado como residência permanente pelo Infante D. Luís, 5º Duque de Beja.

FRONTEIRO-MOR DO ALENTEJO E ALGARVE
Suficientemente afastado da residência oficial do Infante D. Fernando (nomeado Fronteiro-Mor de todo o Sul, em 1448, antes de ser o 1º Duque) o Paço da Cuba foi o local escolhido para instalar Dª Isabel Zarco, com quem D. Fernando teve uma relação extra-conjugal, comum na época, e da qual nasceu o jovem Salvador, que veio a ser Cristóvão Colon

QUEM ERA D. FERNANDO- 1º DUQUE DE BEJA ?
Membro da família Real, filho do Rei D. Duarte e de D. Leonor de Aragão.

Seu tio, o Infante D. Henrique adoptou-o após a morte do Rei e despertou-lhe o interesse pelos descobrimentos.

Sucedeu a D. Henrique como Mestre da Ordem de Cristo, acumulando com a Ordem de Santiago e ficou à frente da grandiosa empresa dos Descobrimentos.

O SÍMBOLO DE C. COLON JÁ EXISTIRIA ?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Famigosdacuba.no.sapo.pt%2Ffotosdiversas%2FCIMG0046.JPG&hash=f2a8dc25cc89ca242adb0582ee6a168f) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Famigosdacuba.no.sapo.pt%2Ffotosdiversas%2FIMG_0007a.jpg&hash=5edbfc1edfb3af93979c45697604b671)

A RESPOSTA É SIM ! ONDE ?

País: PORTUGAL

Região: ALENTEJO

Localidade: CUBA

O PORTAL E O MANTO
Há um portal na Cuba decorado em baixo relevo com ramagens e Três Romãs abertas, dispostas em triângulo.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg231.imageshack.us%2Fimg231%2F1974%2F14tr8.jpg&hash=76c114f0c642b342033cbe8ad5e4a94c)

Exactamente como o manto de Cristóvão Colon – Almirante do Mar Oceano no quadro “A Virgem dos Navegantes”.

OS VESTÍGIOS DO PAÇO
Esse portal está hoje na antiga Ermida de S. Brás, que foi construída antes de 1585.

O portal da Ermida é o único vestígio conhecido que resta do Paço Ducal (Emília S. Borges)

As outras pedras foram levadas para construir a cadeia em Beja, por ordem do Rei D. Filipe...

PORTAL DE CRISTÓVÃO COLON

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg516.imageshack.us%2Fimg516%2F1636%2F15rn2.jpg&hash=585eba4156aeffd5c02ebcee18e23baa)

Este é o portal que estava no Paço Ducal da Cuba.
Vamos chamar-lhe PORTAL DE CRISTÓVÃO COLON
Património histórico

A PROVA REAL
No auge da sua missão, Cristóvão Colon mostrou os símbolos das suas origens: as romãs abertas do portal do Paço do Duque de Beja, existente na Cuba.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg227.imageshack.us%2Fimg227%2F1110%2F17ms7.jpg&hash=70d6ef6f59ae6e41048ee1f6e532b14f)

O ELO FINAL

Será que ainda ficarão algumas dúvidas de que “Colombo”, ou Don Cristóbal Colón - Almirante do Mar Oceano, foi o fidalgo e navegador português que se apresentou em Espanha como Cristóvão Colon ?

Era filho do Duque de Beja

Nasceu na CUBA

Qual o significado das romãs ?

O Mistério das Três Romãs
A peça de vestuário que Colombo usa, na pintura de Alejo Fernández (1531-1536), tem um padrão onde estão bem desenhadas três romãs ("granadas" em espanhol) e num canto está desenhada uma "coroa". É sobre estes elementos que tem incidido a maior parte das investigações.

Na tradição cristã as romãs estão ligadas à ideia de fertilidade, disseminação, fecundidade e ressureição, assim como aos atributos de castidade da virgem Maria.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg147.imageshack.us%2Fimg147%2F4526%2Fromasdmanuel01et5.jpg&hash=d7b722b07cb159f72c054dd1b9fbdbb3)

Cruz da Ordem de Cristo, coroa real, escudo de Portugal e três romãs. Pormenor do Portal da Igreja de Nossa Senhora da Graça, Matriz de Ega (Soure, Coimbra). Início do século XVI. Obra atribuida a João de Castilho. Nesta povoação existe o Paço dos Comendadores da Ordem de Cristo (em ruinas). Ega e a região de Soure foi das primeiras terras em Portugal a pertencer à Ordem dos Templários, tendo passado no século XIII para a Ordem de Cristo.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg257.imageshack.us%2Fimg257%2F8569%2Fromasdmanueltomarif2.jpg&hash=45f533fca26e16fb0b6159ce6cc18f62)

Três romãs sobre a Esfera Armilar, no Portal Sul do Convento de Cristo de Tomar, sede da Ordem de Cristo. 1515.
O rei D. Manuel I era o grão-mestre da Ordem de Cristo, a Ordem Militar que em Portugal sucedeu à antiga Ordem dos Templários, um caso único em toda a Europa. Nos edificios com forte carga simbólica durante o seu reinado, sobretudo nos domínios da Ordem de Cristo, é facíl de verificar que aparecem frequentemente sempre três romãs associadas ao escudo de Portugal ou à esfera armilar (símbolo de D. Manuel I). Há um evidente simbolismo nestas associações."
Título:
Enviado por: ferrol em Fevereiro 07, 2008, 11:47:41 am
Citação de: "Lusitanus"
Cristovão Colombo era Português e nasceu em Cuba,
Creo que xa non fai falla ler máis... :wink:

Como diría Colon, "hasta lueguito, mi helmaaano" :lol:
Título:
Enviado por: Lusitanus em Fevereiro 07, 2008, 12:45:07 pm
Citação de: "ferrol"
Citação de: "Lusitanus"
Cristovão Colombo era Português e nasceu em Cuba,
Creo que xa non fai falla ler máis... :wink:

Como diría Colon, "hasta lueguito, mi helmaaano" :lol:


Antes de dizeres asneiras consulta o que escrevi em cima.
Eu nem te respondo só para não me chatear contigo.
Espanhol = ignorante,é esta a ideia que me dás.
Título:
Enviado por: Lancero em Fevereiro 07, 2008, 12:45:08 pm
Cuba, município do Alentejo. Mas se nem isto o Ferrol sabe, em que mais é ignorante?
Título:
Enviado por: papatango em Fevereiro 07, 2008, 02:43:59 pm
Citação de: "Luso"
Patrocínios municipais. "A Terra e as Gentes".
O tal optimismo: "vejam este povo empreendedor" ou coisa do género, perante urbes caóticas, para depois as criticar noutras ocasiões.
Apesar de tudo não dúvido que globalmente prestou um bom serviço.
O que não me impede de dizer que não me agradou nada o conteúdo e o linguajar utilizado pelo cavalheiro relativo à obra dos mencionados, pelo menos refutando os diversos argumentos com racionalidade. Ficando-se pelo primarismo de criticar sem conhecer.


Compreendo.
De facto, fica-se com a ideia de que alguns programas do prof. Saraiva sdão uma espécie de promoção ao turismo histórico, mas isso não tem realmente nada de mau.

O prof. Saraiva tem razão quando afirma que a grande nobreza não se metia em navios. Grande parte dos nossos navegadores não eram dos ramos mais altos da nobreza portuguesa.

Mas acho que o professor Saraiva está a ser um pouco fundamentalista, a ser verdade que disse o que é afirmado que disse.

As minhas razões para achar isso, baseiam-se aliás no próprio Saraiva, por esquisito que seja.

Assim:
É verdade que grande parte dos descobridores não pertenciam à alta nobreza. A visão de Hermano Saraiva sobre os descobrimentos parece defender que em grande medida embora sob o controlo do Estado, a empresa dos descobrimentos esteve a cargo das classes mais baixas, do povo, da burguesia e também de alguma nobreza sem herança. Segundos ou terceiros filhos.

Ora, as teses que defendem que Colombo era português, afirmam que Colombo poderia ser da Alta Nobreza. Mas, pertencendo a esse extrato da sociedade, Colombo, ou Colonna tería sido proscrito por participar na tentativa de assassinado do Rei D. João II.
Temos portanto que Colonna, sendo embora da alta nobreza, tinha sido um nome proscrito e amaldiçoado pelo rei e pela corte.

Sabemos que D. João II não dava ponto sem nó e que matou os que planeavam a sua deposição a sangue frio.
Logo, Colonna sendo um proscrito, entra sem qualquer sombra para dúvidas no numero dos que o próprio Hermano Saraiva afirma serem os criadores do império e aqueles que constituíram um dos principais pilares da «gesta» dos descobrimentos.

Agora, temos que notar:

Do ponto de vista puramente académico, o facto histórico, só pode ser aceite, quando se produzem os documentos e provas da sua existência.
E não há provas concretas do facto alegado.

Na verdade, na minha modesta opinião de leigo, aqui o professor Saraiva errou, pois as próprias provas que existem da pretensa «italianidade» de Colombo, são muito suspeitas e a sua aceitação como prova definitiva pode ser contestada.
Ou seja, pode até ter havido um Colombo em Genova que era filho de um tecelão. O problema é esse, nunca esteve em Portugal.

O livro Codex 632 do José Rodrigues dos Santos é interessante, porque gira á volta dos factos históricos conhecidos e que apontam para a hipotese do Colombo português.

O livro de Rodrigues dos Santos, é um romance em que o protagonista procura a prova final e definitiva de que Colombo era de facto Colonna.

E baseia-se no registo da passagem do navegador por Lisboa, vindo das américas. O espaço onde se afirma que ele é italiano, está escrito de forma estranha e o espaço onde a palavra Italiano está escrito, dava para escrever qualquer outra coisa.

A especulação, é de que o relato foi escrito e depois modificado porque o rei não queria que Colombo fosse reconhecido como português.

Portanto, do ponto de vista académico, falta a prova conclusiva.
Curiosamente, há uma possibilidade de efectuar essa verificação e seria interessante.

Se Colombo for de facto quem se afirma que é, então ele era familiar da casa de Bragança. E é possível fazer uma comparação do ADN.

Para o fazer, é necessário que os espanhóis aceitem comparar o ADN dos restos mortais de um dos filhos de Colombo com o ADN de alguém vivo da casa de Bragança.

Pessoalmente acho que isso deveria ser feito, para acabar de vez com esta história.

A tese do Colombo português, e ainda por cima da família dos Duques de Bragança, família quase proscrita no final do século XV, pode ser comprovada pela ciência.

Se assim fosse, seria reescrita a História.
Título:
Enviado por: papatango em Fevereiro 07, 2008, 02:59:53 pm
Citação de: "ferrol"
Citação de: "Lusitanus"
Cristovão Colombo era Português e nasceu em Cuba,
Creo que xa non fai falla ler máis... :wink:

Como diría Colon, "hasta lueguito, mi helmaaano" :lol:


Ferrol, desculpe o reparo, mas pergunto:

Você ainda não tinha percebido que Cuba é o nome de uma localidade portuguesa que já existia antes da descoberta da ilha ?

Você ainda não tinha percebido que existe uma relação directa entre Cuba (Alentejo, distrido de Beja) e a ilha de Porto-Santo (o primeiro lugar onde há documentos que provam a existência de Cristiovão Colombo) ?

Se você nem sequer entendeu que quando falamos de Cuba, falamos de uma terra portuguesa e não da ilha do Fidel, como se atreve a meter a colher em assuntos onde tão claramente não tem nem a mais minima ideia do que fala ?
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 07, 2008, 03:07:52 pm
Calma ppl, o tipo é Espanhol, acham mesmo que ia saber que existe uma Cuba em Portugal?

Há que ter calma e avisar quando alguém disser algo que não é correcto. Não há necessidade de começarem logo a disparar para todos os lados.

Ferrol:

 :arrow: http://cuba.no.sapo.pt/ (http://cuba.no.sapo.pt/)

Citar
Cuba (Portugal)

 
 
Gentílico Cubense
(o gentílico cubano refere-se geralmente aos cidadãos da ilha das Caraíbas)
Área 171,32 km²
População 4 994 hab. (2001)
Densidade populacional 29,2 hab./km²
Número de freguesias 4
Fundação do município
(ou foral) 1782
Região Alentejo
Sub-região Baixo Alentejo
Distrito Beja
Antiga província Baixo Alentejo

Municípios de Portugal  

Cuba é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e subregião do Baixo Alentejo, com cerca de 3 100 habitantes, tendo sido elevada à categoria de vila por Dona Maria I, Rainha de Portugal, por alvará de 18 de Dezembro de 1782. É sede de um município com 171,32 km² de área e 4 994 habitantes (2001), subdividido em quatro freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Portel, a leste pela Vidigueira, a sul por Beja e a oeste por Ferreira do Alentejo e pelo Alvito.

Os inúmeros achados arqueológios são testemunho da ocupação do espaço onde actualmente se situa a Vila de Cuba desde a pré-história, sendo também evidentes os vestígios de uma importante ocupação na época Romana. Uma das teorias sobre a origem do topónimo "Cuba" aponta para a tomada da povoação aos Árabes por parte das hostes de D. Sancho II, tendo os soldados deparado com a existência de inúmeras cubas, utilizadas no fabrico de vinho. Da ocupação Árabe é testemunho, um dos primeiros arruamentos abertos na Vila, que ainda hoje se denomina como "Rua da Mouraria", sendo que tal como noutras povoações, mesmo após a reconquista alguns habitantes Árabes terão ficado a residir no território. ] Em Cuba viveu e veio a falecer, em 1911, o grande escritor português Fialho de Almeida, encontrando-se no cemitério local um monumento funerário que alude a uma das suas maiores obras, "Os Gatos", bem como uma placa comemorativa na casa onde o escritor residiu, numa das artérias da Vila, e uma lápide na Quinta da Graciosa, uma das antigas propriedades da família do escritor, localizada próximo de Cuba.

Em 2006, foi inaugurada na Vila uma estátua da autoria de Alberto Trindade em homenagem ao descobridor oficial da América, Cristóvão Colombo, no mesmo dia (28 de Outubro) em que o navegador terá aportado à ilha de Cuba em 1492. Segundo a tese defendida pelo historiador português Mascarenhas Barreto ("Colombo Português: Provas Documentais"), o ilustre almirante teria nascido em Cuba, em 1448, como filho ilegítimo do Infante Dom Fernando, duque de Viseu e de Beja, e da indocumentada "Isabel Zarco". O nome de Colombo em castelhano, "Cristóbal Colón" seria um seu pseudónimo e código de guerra (CC seria espião ao serviço de D. João II), sendo o seu verdadeiro nome um indocumentado Salvador Fernandes Zarco, alegado neto materno ilegítimo do navegador e corsário João Gonçalves Zarco.
Título:
Enviado por: papatango em Fevereiro 07, 2008, 03:20:12 pm
Citar
Calma ppl, o tipo é Espanhol, acham mesmo que ia saber que existe uma Cuba em Portugal?
A afirmação do Ferrol, apenas demonstra que ele fala sem conhecimento e sem sequer ter lido a argumentação.

Começou, e disse logo que "nem era preciso ler mais".

Nós já falamos deste tema há bastante tempo e o Ferrol já fez vários comentários sobre o tema.
Passou todo este tempo e ainda não entendeu que Cuba fica no Alentejo.

O problema não é ser espanhol. Há espanhóis inteligentes e que não falam sem entender nada do assunto...  :roll:  :roll:
Título:
Enviado por: Lusitanus em Fevereiro 08, 2008, 01:02:46 am
Bem axo que o rapaz deve estar aflito, vou lhe fazer um desenho como faria ao meu sobrinho de 3anos:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg265.imageshack.us%2Fimg265%2F9840%2Fsemttulogy4.jpg&hash=ed0998bec19239c22c64f0db978af38b)

desculpem lá o desenho estar feiote mas foi o que se pode fazer.
Título:
Enviado por: nestor em Fevereiro 08, 2008, 02:12:05 am
Bueno, tambien en Teruel hay una localidad llamada Cuba que data de 1242:

Citar
En el año 1242 el maestre de la Orden del Temple otorgó carta de población a La Cuba, su origen es anterior a la Reconquista pues en la Encomienda del Rey Alfons II a los Templarios, se menciona a La Cuba como uno de los siete pueblos bque componian la Baylia.


http://www.pueblos-espana.org/aragon/teruel/la+cuba/ (http://www.pueblos-espana.org/aragon/teruel/la+cuba/)

Tambien hay un Almonacid de la Cuba en Zaragoza

http://www.pueblos20.net/Aragon/pueblo. ... omunidad=2 (http://www.pueblos20.net/Aragon/pueblo.php?id=1000&ayuntamiento=472&provincia=50&comunidad=2)

Y tambien hay una SAN ROMAN DE LA CUBA  (Palencia)

En cuanto al simbolo de la "granada", supongo que solo es casualidad que en el mismo año que Colon descubrió America fuese conquistado el Reino de Granada por los Reyes Catolicos.

El primer escudo cristiano despues de la toma de Granada

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2Ff%2Ff3%2FEscudo_del_reino_de_Granada.png%2F433px-Escudo_del_reino_de_Granada.png&hash=11fa3d162fc5f6eb237d7b94aad21452)

http://www.e-encyklopedia.net/es/wiki/R ... anada.html (http://www.e-encyklopedia.net/es/wiki/Reino_de_Granada.html)

Supongo que ese "pequeño" acontecimiento que significó el final de la Reconquista tendría alguna repercusión en los subditos de la España finalmente unificada.

Tambien para Colon tendria alguna importancia que fuese precisamente en Granada donde Isabel aceptase apoyar el viaje hacia las Indias.

Que casualidad, igualmente, que los nombres de supuestos familiares de Colon coincidiesen con los de los Reyes Catolicos Isabel y Fernando.

El 9 de Diciembre de 1492 Colon llama La Española a lo que hoy es Santo Domingo, cuando podia haberlo puesto La Portuguesa  :roll:

Saludos.
Título:
Enviado por: ferrol em Fevereiro 08, 2008, 08:17:49 am
Citação de: "Lusitanus"
Antes de dizeres asneiras consulta o que escrevi em cima.
Eu nem te respondo só para não me chatear contigo.
Espanhol = ignorante,é esta a ideia que me dás.
A contestación é a que se merece un forista que con media ducia de mensaxes escritas no foro (nin con 300) empeza a falar de "españoladas" e que "Portugal enganóu ben ós españois". Se a mensaxe é malintencionada, a contestación tamén pode selo...

Polo demáis, dicir que é cousa de ignorantes non saber que Cuba está en Portugal, é tanto como chamar ignorantes ós que non saiban os nomes das provincias galegas...

Pero iso, como todo neste foro, se resolve insultando...cousas da (mala) educación dalgúns portugueses... :roll:
Título:
Enviado por: Lusitanus em Fevereiro 08, 2008, 10:09:34 am
Citação de: "ferrol"
Citação de: "Lusitanus"
Antes de dizeres asneiras consulta o que escrevi em cima.
Eu nem te respondo só para não me chatear contigo.
Espanhol = ignorante,é esta a ideia que me dás.
A contestación é a que se merece un forista que con media ducia de mensaxes escritas no foro (nin con 300) empeza a falar de "españoladas" e que "Portugal enganóu ben ós españois". Se a mensaxe é malintencionada, a contestación tamén pode selo...

Polo demáis, dicir que é cousa de ignorantes non saber que Cuba está en Portugal, é tanto como chamar ignorantes ós que non saiban os nomes das provincias galegas...

Pero iso, como todo neste foro, se resolve insultando...cousas da (mala) educación dalgúns portugueses... :roll:


Eu apenas disse a verdade,ou não?
Quem é que não sabe o nome das provincias Galegas? Um português tem que saber o nome das provincias de uma região que é mto identificada com Portugal e não com Espanha,só para não dizer que muitos galegos gostariam que fosse provincia portuguesa.

Não insultei eu apenas reagi da mesma forma que reagiste ao meu argumento.
Título:
Enviado por: papatango em Fevereiro 08, 2008, 11:00:07 am
Citação de: "nestor"
Bueno, tambien en Teruel hay una localidad llamada Cuba que data de 1242:


nestor ->
O problema é que a vila de Cuba está directamente ligada à família Zarco.

A primeira referência histórica realmente comprovada de Colombo, coloca-o na ilha de Porto Santo (isso nenhum historiador nega).
Zarco foi o descobridor dessa ilha.

Há ligações directas entre a ilha de porto santo e a vila de Cuba no Alentejo.
E por uma extranhíssima coincidência aparece um Cristovão Colonbo nas duas. E depois poe outra incrivel coincidência, Colombo dà à principal ilha das Caraibas o mesmo nome...

Simbolos com que Colombo é identificado, aparecem em monumentos de Cuba (Alentejo), e são de pedra, não são de papel italiano, cuja autenticidade é mais que duvidosa.

O problema, é que há cada vez mais e mais indicios que nos deixam na duvida.

A tese do Colombo português é a única que não só afirma que é português , como pode comprova-lo com um teste de ADN aos ossos do filho de Cristovão Colombo que estão (se não me equivoco) em Sevilha.

O problema não é não saber que há um Cuba no Alentejo que está ligada à familia Colonna. O problema é que já falámos muitas vezes nisto e parece que ninguém ligou aos factos...  :roll:
Título:
Enviado por: HELLAS em Fevereiro 08, 2008, 11:50:52 am
Eu pregunto, as tesis de que é catalao tem vistas de ser autenticas? pois ca dizem o mesmo que voces, que Cristobal Colon era catalao. Cá á como un grupo de pesquisa para arramjar provas, informaçoes, etc. sobre esto, ja fizeram provas de adn a pessoal de conome Colón.

Certamente espero que esto nao pase de ser una curiosidade historica sem mais, esclarecer a realidade é boa, sobretodo para nao ensenhar nas escolas falsedades historicas, como tantas á. Sinceramente pouco deberia importar se é portugues, catalao, genoves ou da onde seja....
Título:
Enviado por: ferrol em Fevereiro 08, 2008, 11:55:36 am
Citação de: "Lusitanus"
Não insultei eu apenas reagi da mesma forma que reagiste ao meu argumento.
Perdon, perdon, perdon...¿que vostede reaccionóu a qué?
Citação de: "Lusitanos"
Colocada: Qui 07 Fev, 2008 11:30 am    

não me venham estas espanholadas...Portugal enganou e bem os espanhóis
Citação de: "ferrol"
Colocada: Qui 07 Fev, 2008 11:47 am
Creo que xa non fai falla ler máis...
Citação de: "lusitanos"
Colocada: Qui 07 Fev, 2008 12:45 pm
Espanhol = ignorante,
¿A qué reaccionóu vostede, se foi o primeiro que que falóu de "españoladas" e "Portugal enganóu ben os españois"?

Se un forista novo entra nun foro e a súa primeira mensaxe é para faltar ó respeto ós demáis, obviamente non pretenderá que se lle tome en serio, e moito menos con insultos...

Citação de: "lusitanos"
Eu apenas disse a verdade,ou não?
¿A verdade de qué?¿De que Colón é portugués?¿Non ve como non se lle pode tomar en serio?¿Por qué a súa verdade de "españoladas" i "españois ignorantes" vai ser menos verdade que a miña de que nacéu en Pontevedra, sin insultos nin faltas de respeto?¿Por que o dí o "mesié" e o apoia con menosprezos cobardes do anonimato de internet? Home, por favor, medre e aprenda a discutir sen faltar ó respeto...quizáis despois o poidamos tomar en serio...
Título:
Enviado por: papatango em Fevereiro 08, 2008, 02:25:24 pm
Citação de: "HELLAS"
Eu pregunto, as tesis de que é catalao tem vistas de ser autenticas? pois ca dizem o mesmo que voces, que Cristobal Colon era catalao. Cá á como un grupo de pesquisa para arramjar provas, informaçoes, etc. sobre esto, ja fizeram provas de adn a pessoal de conome Colón.

Certamente espero que esto nao pase de ser una curiosidade historica sem mais, esclarecer a realidade é boa, sobretodo para nao ensenhar nas escolas falsedades historicas, como tantas á. Sinceramente pouco deberia importar se é portugues, catalao, genoves ou da onde seja....


É apenas uma questão de curiosidade, mais nada.
A tese do Colombo português, é curiosa, porque ao contrário da história do tecelão de Génova, o «Colonna» português seria da família do Duque de Beja.

Ou seja: Colombo seria da familia que mais tarde viria a ser a corporizar a IV Dinastia, a casa de Bragança.

A tese portuguesa, ao contrário de outras, apoia-se em grande parte em indicios  (e friso os indícios) que, pelo que entendo podem ser coincidências.

Continua a haver a falta de uma prova final que possa ligar todas as coincidências.

Pelo que sei, a tese portuguesa que defende a possibilidade de Colombo ser de facto de ascendência nobre portuguesa, pode ser co-adjuvada com prova científica de ADN.

Nenhuma outra tese (que eu saiba) se propões resolver o problema com recurso ao ADN.

Não sei se entendeu (o Ferrol obviamente não entendeu) mas a tese Portuguesa, diz que Colombo faz parte de uma linhagem nobre.
Saberiamos assim quem são os ascendentes de Colonna e sabemos também quem são os descendentes, que chegam até ao actual Duque de Bragança.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Benny em Fevereiro 08, 2008, 11:06:55 pm
Meus caros,

A questão de testes de ADN já se arrasta há alguns anos e as dúvidas que ainda existem são de carácter científico, pouco tendo a ver com "os espanhóis".

A nacionalidade ou origem de Colombo é reivindicada por muitos, desde Judeus a Dinamarqueses, Portugueses, Franceses, Egípcios, Catalães e sabe Deus que mais.

Nenhuma tese é suficientemente convincente, e nenhuma é isenta de equívocos e contradições. Talvez Colombo não desejasse que a sua verdadeira origem fosse realmente desvendada. Se era este o caso, há que admitir que ele fez um bom trabalho.

Na realidade, até acho interessante que o mistério persista.

Benny



DNA Suggests Columbus Remains in Spain
By Rossella Lorenzi, Discovery News


Oct. 6, 2004 — Preliminary analysis suggests that Christopher Columbus might be buried in the Gothic cathedral of Santa Maria in Seville, the city from where he set sail in 1492, rather than under a cross-shaped lighthouse in Santo Domingo, where he made his historic landfall in the New World.

In the attempt to solve the long-standing dispute over Christopher Columbus' final resting place, Granada University researchers, led by forensic geneticist Jose Antonio Lorente, removed two boxes from an ornate tomb in the Spanish cathedral last year.

“ Of course, DNA cannot give a name to the bones. ”
 
One is thought to contain Columbus' bones; the other is known to hold the remains of Hernando, Columbus' illegitimate son.

Another box, believed to contain the bones of Colombus' brother Diego, was also exhumed in the Cartuja monastery, close to Seville, in 2002.

Researchers have now announced that DNA tests on the three bone samples, carried out in several laboratories coordinated by Lorente, have produced some positive results despite the degraded and contaminated condition of most of the material.

"There is a consensus between the lab in Granada and our lab in Rome over one part of the sequence. The result shows that the remains attributed to Columbus and those of his brother Diego are similar," Olga Rickards, from the University of Rome's molecular anthropology lab, told Discovery News.

"Basically, we can't rule out that the remains are those of Columbus. To be sure, we need to carry out further analysis. We need to have more results from more regions of the mitochondrial DNA that could support the same maternal lineage," Rickards said.

So far, Columbus' supposed remains have yielded none of the nuclear DNA that could prove a paternal lineage with Hernando, whose genetic material is in good shape. The test would provide the best possible evidence for Columbus being buried in Seville.

Historians are sure about Hernando's identity because his remains were never moved after his 1539 burial.

With no nuclear DNA to work with, researchers turned to mitochondrial DNA, which is passed down from the mother and is more plentiful in molecules than nuclear DNA.

Rickards' team carried out a blind test, in which the three samples were kept anonymous. "Sample 1" and "sample 3" showed great similarity in two parts of the sequence inherited from the mother, with one part matching. The samples turned out to be the one attributed to Columbus and the one to his brother Diego.

"Of course, DNA cannot give a name to the bones. In the best-case scenario, further analysis will allow us to say that the bone sample from the Seville cathedral has a type of mitochondrial DNA identical to the fragment from La Cartuja. It will be the historian's job to say that those bones are from Columbus and Diego," Rickards said.

Travelling After Death
The man who discovered America travelled almost as much after his death as in his life. In his will, Columbus requested that his remains be taken to what is today the Dominican Republic. Yet he was initially buried in the Castilian city of Valladolid, where he died on May 20, 1506.

He remained there only three years before his bones were moved to Seville's Carthusian monastery. In 1537 they were finally sent for burial in Santo Domingo, along with the body of his legitimate son, Diego.

But in 1795, the French took control of the island and the Spaniards moved Columbus' bones to Havana. In 1898, when the Spaniards were thrown out of Cuba, the remains were taken back to Seville and buried in the cathedral.

The debate began when a box bearing the inscription "illustrious and enlightened male Don Cristobal Colon" and containing bone fragments was found in Santo Domingo's cathedral in 1877.

According to the Dominicans, in 1795 the Spaniards took the wrong body, that of Columbus' son Diego, buried nearby.

Genetic material from the body buried in Santo Domingo would be crucial for the research, but so far authorities in the Dominican Republic have not allowed the exhumation of the remains buried under the lighthouse.

"The hypothesis of some Columbus remains buried in Seville should not be ruled out. Genoa and Pavia also claim to have some of his remains. It seems that parts of his body are scattered everywhere. Personally, I still believe that Columbus' remains are in Santo Domingo," writer and historian Ruggero Marino, author of several controversial books on Colombo, told Discovery News.
http://dsc.discovery.com/news/briefs/20 ... umbus.html (http://dsc.discovery.com/news/briefs/20041004/columbus.html)
Título:
Enviado por: Lusitanus em Fevereiro 09, 2008, 06:21:35 am
Citação de: "ferrol"
Citação de: "Lusitanus"
Não insultei eu apenas reagi da mesma forma que reagiste ao meu argumento.
Perdon, perdon, perdon...¿que vostede reaccionóu a qué?
Citação de: "Lusitanos"
Colocada: Qui 07 Fev, 2008 11:30 am    

não me venham estas espanholadas...Portugal enganou e bem os espanhóis
Citação de: "ferrol"
Colocada: Qui 07 Fev, 2008 11:47 am
Creo que xa non fai falla ler máis...
Citação de: "lusitanos"
Colocada: Qui 07 Fev, 2008 12:45 pm
Espanhol = ignorante,
¿A qué reaccionóu vostede, se foi o primeiro que que falóu de "españoladas" e "Portugal enganóu ben os españois"?

Se un forista novo entra nun foro e a súa primeira mensaxe é para faltar ó respeto ós demáis, obviamente non pretenderá que se lle tome en serio, e moito menos con insultos...

Citação de: "lusitanos"
Eu apenas disse a verdade,ou não?
¿A verdade de qué?¿De que Colón é portugués?¿Non ve como non se lle pode tomar en serio?¿Por qué a súa verdade de "españoladas" i "españois ignorantes" vai ser menos verdade que a miña de que nacéu en Pontevedra, sin insultos nin faltas de respeto?¿Por que o dí o "mesié" e o apoia con menosprezos cobardes do anonimato de internet? Home, por favor, medre e aprenda a discutir sen faltar ó respeto...quizáis despois o poidamos tomar en serio...


Duas perguntas :
 -- Sabes o que é espanholadas??
 -- E Portugal não enganou os espanhois para os tirar fora do caminho para a Índia??

Quando referi Espanhol=ignorante,foi depois do que disseste sobre a minha argumentação,que além de dizeres : "Creo que xa non fai falla ler máis"; ainda "gozaste" dizendo : "nacido en Cuba, antes de descubrir Cuba... ;)"; não sabendo que Cuba era do Alentejo,e repara que não fui o unico a referir a tua ignorância.
Título:
Enviado por: André em Maio 22, 2008, 09:27:00 pm
Manuel Rosa defende que testamento atribuído a Colombo é falso

Citar
O investigador Manuel Rosa, autor de «O mistério de Colombo revelado», defenderá sábado em Cuba (Beja), num colóquio que se realizará no Centro Cultural, que o testamento atribuído ao navegador Cristóvão Colombo «é falso».

«Irei demonstrar nesse debate que o testamento atribuído a Colombo, e o único documento que o liga a Génova, é totalmente falso», disse o investigador.

Em declarações à Lusa, Manuel Rosa afirmou que «demonstrado que o testamento é falso - o documento em que assentam as teses da historiografia tradicional sobre a sua origem genovesa e até o recente livro do casal Manuel Luciano e Sílvia Jorge da Silva que aponta para a naturalidade na Cuba -, caem as respectivas teses».

O colóquio que se realizará sábado a partir das 15:00 é moderado pelo jornalista Pedro Laranjeira e conta com as participações de Mascarenhas Barreto, Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, Roíz de Quental, Margarida Pedrosa e Julieta Marques, autores que escreveram sobre o descobridor da América.

Está também prevista, mas não confirmada, a participação do jornalista José Rodrigues dos Santos, autor de «O codex 632».

O catedrático da Universidade de Granada, José António Llorente, participará através de um depoimento previamente gravado, sobre os mais recentes resultados e conclusões das análises comparativas ao ADN que têm vindo a ser efectuadas em Espanha.

Manuel Rosa afirmou que «em Portugal não se tem dado a devida importância à questão das origens de Colombo».

«Poucos historiadores têm levado esta questão a sério«, sustenta, assegurando que as actuais investigações que realiza sobre a linhagem de Colombo «poderão trazer ainda mais surpresas».

«Se essa pista que estou a investigar se provar, será incrível«, disse o investigador sem adiantar pormenores.

«Eu não estou a tentar encaixar Colombo numa teoria, estou a ler e a interrogar as fontes», sublinhou o investigador, radicado nos Estados Unidos.

Defende ainda que Cristóvão Colombo era português de «alta estirpe, daí só assim se compreende como conseguiu uma audiência com os Reis Católicos de Espanha. Tal não seria possível a um simples tecelão de Génova, como quer fazer crer a historiografia tradicional».

Manuel Rosa salientou ainda o facto de Colombo ter casado com Filipa Moniz, que era uma das 12 comendadoras da Ordem de Sant'Iago e que para tal precisou de autorização do Rei D. João II que era Grão-Mestre desta ordem religioso-militar, «e estaria a par de tudo«.

«Por outro lado - acrescentou - sabemos pelo seu filho Fernando, que Colombo "atendia missa regularmente em Santos-o-Velho" [em Lisboa], convento onde D. João II ia muitas vezes descansar».

«Colombo falava directamente com o Rei», enfatizou o autor de «O mistério de Colombo revelado». Segundo o investigador, «há uma muito importante razão para se ter encoberto a verdadeira linhagem de Colombo».

O debate «Cristóvão Colon, Portugal e a Cuba» é organizado pela Câmara Municipal e o Núcleo de Amigos da Cuba, participando também o edil Francisco Orelha, e Carlos Calado, dos Amigos de Cuba.

Lusa
Título:
Enviado por: Luso em Maio 22, 2008, 09:53:07 pm
Citar
Em declarações à Lusa, Manuel Rosa afirmou que «demonstrado que o testamento é falso - o documento em que assentam as teses da historiografia tradicional sobre a sua origem genovesa e até o recente livro do casal Manuel Luciano e Sílvia Jorge da Silva que aponta para a naturalidade na Cuba -, caem as respectivas teses».


Quando li isto fiquei pasmado, uma vez que o que Manuel Rosa afirma e é tido como revolucionário é também dito, em parte, por Luciano da Silva, portanto não sei como é que estar atoarda saíu. O próprio já veio esclarecer:

Fui alertado que num artigo no Jornal escreveu-se que:
Em declarações à Lusa, Manuel Rosa afirmou que "demonstrado que o testamento é falso - o documento em que assentam as teses da historiografia tradicional sobre a sua origem genovesa e até o recente livro do casal Manuel Luciano e Sílvia Jorge da Silva que aponta para a naturalidade na Cuba -, caem as respectivas teses".

Isto está mal esclarecido. O que fica provado é que qualquer tese baseada no Testamento fica sem suporte. Isso não prova que Colon não nasceu na Cuba. Pois ainda não sabemos quem ele foi de verdade.
Também o recente livro do casal Manuel Luciano e Sílvia Jorge da Silva não é somente apoiado no Testamento de 1498 e por isso tem muitas partes que têm o seu devido mérito e que não ficam inválidas.


http://colombo-o-novo.blogspot.com/ (http://colombo-o-novo.blogspot.com/)

Pessoalmente entendo ser uma falta de respeito por quem mais tem feito por divulgar a mensagem desde há muito tempo.

Como diz um comentador anónimo do blogue de Rosa,

Em Portugal os jornais disponibilizem direito de resposta.

Como admirador de Luciano da Silva, aguardo um esclarecimento público da parte de Manuel Rosa
Título:
Enviado por: papatango em Maio 22, 2008, 11:16:49 pm
Luso ->  Pelo que entendo, a tese de Manuel Rosa, aponta num sentido que parcialmente poderá já ter sido apontado até no livro do Rodrigues dos Santos.

O origem Genovesa do Colombo, para quem tiver visto a documentação e todos os dados que vão aparecendo é pouco mais que anedótica.

A questão que se levanta, é que com testamento ou não, o Colombo tinha acesso à família real portuguesa e isso não é a análise do testamento que o afirma, são as crónicas históricas que referem a passagem de Colombo por Lisboa quando veio da descoberta da América (que conveniente aliás).

Os próprios castelhanos que íam no navio ficaram indignados e acusaram colombo de ter ido a Lisboa para dizer primeiro ao rei de Portugal o que se passava, quando o normal era (como era normal na época, e mesmo hoje) manter secreta a descoberta até que os castelhanos decidissem o que fazer com ela.

Ainda pior: Vai falar com a própria rainha de Portugal, depois de ter falado com o rei, o que é visto como uma indicação de que poderia de facto ser um nobre.
Teremos que aguardar pela conferência...

Estou igualmente curioso com a questão do ADN, e da possibilidade de Colombo ser aparentado com a casa de Bragança.

Misteeeeerio ....  :shock:  :shock:
Título:
Enviado por: nestor em Maio 23, 2008, 02:41:44 am
Pero digo yo que si era portugues y ademas tenia tanta influencia sobre la casa real portuguesa ¿Por qué motivo no realizó el descubrimiento para Portugal y si para España?

¿Acaso los portugueses no tenian navios y tripulación para llevarlos a un lugar que, segun aqui se comenta, ya conocian?

¿Que motivó entregar esas tierra a España por parte de Colon?

Saludos.
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Maio 23, 2008, 11:22:03 am
Foi pela casa espanhola para distrair o Rei de Espanha com o novo continente descoberto enquanto nós iamos todos contentes para a India, simples de perceber...
Título:
Enviado por: P44 em Maio 23, 2008, 11:57:04 am
estou a ler o Codex 632, gostava de saber do grau de VERACIDADE dos muitos documentos mencionados na obra :?   ?
Título:
Enviado por: Luso em Maio 23, 2008, 10:48:44 pm
Citação de: "papatango"
Luso ->  Pelo que entendo, a tese de Manuel Rosa, aponta num sentido que parcialmente poderá já ter sido apontado até no livro do Rodrigues dos Santos.


Rodrigues dos Santos nada acrescenta, a meu ver.
Os argumentos utilizados são os de Luciano da Silva e Mascarenhas Barreto. O mérito de Rodrigues dos Santos foi divulgar a questão. Somente isto. E já não é mau.

Manoel de Oliveira também lá "fez" o filme, mas é tão MAU que chega a ser insultuoso para quem o vê. E é pena porque Oliveira é o único cineasta (se é que se lhe pode chamar isso) que aborda temáticas nacionais e não o esgoto, tão caro da "intelectualidade gauche".

O livro de Rodrigues dos Santos: é ligeiro como a maior parte dos livros de ficção. Tenho andado a ler umas tralhas de ficção e estou definitivamente convicto que o estilo é uma verdadeira perda de tempo.

Leiam o de Luciano da Silva. É abrangente. Não posso pronunciar-me sobre o Segredo Revelado mas tenciono comprá-lo agora que sei que não é ficção. Confesso-vos que distraidamente o tomei por tal.
Título:
Enviado por: papatango em Maio 25, 2008, 10:00:45 pm
Tanto quanto consegui perceber, todos os documentos referidos no livro do Rodrigues dos Santos são verídicos.
Os códigos que ele tenta decifrar, e que no fim explicam todo o segredo é que são ficção.

O Colombo realmente saiu de Espanha no dia em terminava o prazo para a expulsão dos judeus.

O Colombo realmente deu nomes portugueses às ilhas que descobriu

O Colombo realmente nunca escreveu uma letra em Italiano

O Colombo quando escrevia em castelhano cometia erros típicos de um portugues quando tenta escrever em espanhol.

O Colombo realmente passou pelos Açores antes de se dirigir para a Europa

O Colombo dirigiu-se a Lisboa depois dos Açores

Em Lisboa, o pobre tecelão, viaja dezenas de quilometros para falar com o rei de Portugal

Depois de falar com o rei de Portugal, o pobre tecelão italiano vai falar com a rainha em audiência privada.

O Colombo depois de Lisboa ainda foi visitar alguém no Algarve, sem que haja qualquer explicação para isso.

A tripulação castelhana acusou o Colombo de estar vendido ao rei de Portugal.

Só depois de todo o Portugal, o rei, os nobres (que o quiseram matar, mas que foram impedidos de o fazer pelo rei) a rainha e mais alguém desconhecido terem conhecido todos os detalhes da descoberta da América, é que Cristovão Colombo então vai para Sevilha para dar a boa nova aos castelhanos.

Não deixa de ser espantosamente intrigante.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Maio 25, 2008, 10:52:14 pm
"Eis aqui as novas partes do Oriente
Que vós outros agora ao mundo dais,
Abrindo a porta ao vasto mar patente,
Que com tão forte peito navegais.
Mas é também razão que, no Ponente,
Dum Lusitano um feito inda vejais,
Que, de seu Rei mostrando-se agravado,
Caminho há-de fazer nunca cuidado
."

Novas parte do Oriente --> Novas Índias --> Índias Ocidentais

Ponente --> Poente --> Ocidente

"Dum Lusitano um feito inda vejais" --> Que Lusitano será este? :wink:

"Caminho (...) nunca cuidado" --> Cuidado = previsto/calculado, portanto referimo-nos mesmo a um "descobridor", mas se o Álvares Cabral não foi injustiçado por D. Manuel I e Camões, dificilmente, referir-se-ia a Fernando de Aragão...algo aqui não bate certo :wink: .

"Do metal que a cor tem do louro Apolo" --> na altura não se conhecia as minas de ouro do Brasil, em Minas Gerais, mas sim o ouro do Incas, portanto mais uma referência à "América Espanhola" :wink:

"Mas cá onde mais se alarga, ali tereis
Parte também, co pau vermelho nota;
De Santa Cruz o nome lhe poreis;
Descobri-la-á a primeira vossa frota.
Ao longo desta costa, que tereis,
Irá buscando a parte mais remota
O Magalhães, no feito, com verdade,
Português, porém não na lealdade
."

"Onde mais se alarga", ora o Brasil é precisamente a parte mais ocidental da América.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.suapesquisa.com%2Fmapas%2Fmp-america.jpg&hash=97f850ee42b0f7ac5920833959f164ea)

"Pau vermelho", "Santa Cruz" --> Brasil. Não acham estranho Camões ter primeiro duas estrofes a falar da "América Espanhola" e com referências a um "misterioso" "Lusitano" e agora é que começa a falar do Descobrimento do Brasil? Bem sabemos que 1492 foi antes de 1500, mas daria Camões relevância a esse facto, nomeadamente referindo, brevemente, um "misterioso" "Lusitano"? :lol:

Fonte: CAMÕES, Luís Vaz de - "Os Lusíadas", Canto X, Estrofes 138, 139 e 140.
Título:
Enviado por: Luso em Maio 31, 2008, 03:17:54 pm
Leitura recomendada:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv249%2FLuso308%2Fbc.jpg&hash=0453e3112e432530899b97959f9130dc)
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Maio 31, 2008, 04:31:31 pm
Por acaso estou a ler este livro, mas na versão traduzida... Acho engraçado como é que um jornalista curioso consegue provar uma coisa e históriadores simplesmente desprezam essa possibilidade
Título:
Enviado por: papatango em Maio 31, 2008, 06:47:41 pm
O problema são sempre as provas claras que a História precisa para provar alguma coisa.

Um jornalista (aliás dezenas de jornalistas e editores de programas de TV) já demonstraram que provavelmente os primeiros europeus a chegar à América foram os Vikings.

Isso pode até ser óbvio e evidente. Mas a verdade, é que não há um documento claro que o comprove.

Os portugueses, por exemplo, começaram por erguer marcos. Os padrões dos descobrimentos. Eles podem até nem ter sido respeitados, mas são documentos.

Pelo que conheço desse livro - de que só conheço o resumo, pelo que não se pode excluir que esteja a dizer uma barbaridade - estamos perante o mesmo problema.

Tenho que esgravatar por aí para procurar o livro...
Título:
Enviado por: André em Maio 31, 2008, 07:18:53 pm
Citação de: "papatango"
O problema são sempre as provas claras que a História precisa para provar alguma coisa.

Um jornalista (aliás dezenas de jornalistas e editores de programas de TV) já demonstraram que provavelmente os primeiros europeus a chegar à América foram os Vikings.

Isso pode até ser óbvio e evidente. Mas a verdade, é que não há um documento claro que o comprove.

Os portugueses, por exemplo, começaram por erguer marcos. Os padrões dos descobrimentos. Eles podem até nem ter sido respeitados, mas são documentos.

Pelo que conheço desse livro - de que só conheço o resumo, pelo que não se pode excluir que esteja a dizer uma barbaridade - estamos perante o mesmo problema.

Tenho que esgravatar por aí para procurar o livro...


Quanto à descoberta da América é um facto aceite que foram os Vikings, desde o tempo do Lyndon Johnson e quando foram descobertas casas Vikings em L'Anse aux Meadows.

Estou a ler esse livro, e está muito interessante, se nós chegamos a Timor, muito provavelmente chegamos à Austrália. E o mapa de Vallard é como algodão não engana ...   c34x
Título:
Enviado por: Luso em Junho 03, 2008, 10:30:21 pm
Da leitura de "Beyond Capricorn", da obra de Luciano da Silva e de Rainer Daehnardt, com referencias a assuntos semelhantes mas ao mesmo tempo díspares, levam-me a conceber uma imagem dos monarcas da Idade de Ouro, nomeadamente de D. João II- certamente o artífice determinante - que seria monarca e estadista de uma grandeza perante a qual eu me curvo.
Que gente!

Não é à toa que uma certa "cultura", "ideologia" ou "fé" os queira banir da memória: a escória não suporta o brilho do ouro.

Dos três autores posso retirar uma leitura comum da acção de pelo menos 3 navegadores portugueses ao serviço de Espanha ou França.

Recomendo aos foristas interessados que investiguem o assunto para posterior discussão.

Por agora confesso-me esmagado pela grandeza dos nossos reis da dinastia de Avis, nomeadamente por D. João II.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Junho 03, 2008, 10:40:16 pm
Citar
O Pelicano foi o símbolo adoptado por D. João II. Segundo a lenda, o pelicano bicava o seu próprio peito de onde retirava alimentos para dar às crias. Dava a vida para alimentar os filhos.

Era assim que se apresentava o rei, como protector, pai dos súbditos.
D. João II não era um inocente. Para vencer usou maquiavelicamente os poderes que tinha e outros que veio a conseguir
. Morreu também em circunstâncias estranhas. Diz-se que envenenado.

Isabel, a Católica, o outro lado do espelho, a que conquistou Granada e mandou Cristóvão Colombo à América, chamava-lhe "El Hombre".

D. João II teve um projecto consistente. Foi no seu tempo que se descobriu a costa de Angola e se provou que o Índico não era um mar fechado e que se podia ir à Índia por mar. Bartolomeu Dias passou pelo "mostrengo que está no fim do mundo" e o Adamastor foi vencido e ultrapassado.

Hoje não precisamos de pelicanos nem desejamos Maquiavéis mas convinha que houvesse projectos consistentes, não para mudar o mundo mas que mudasse alguma coisa para melhor.

 :arrow: http://www.lis.ulusiada.pt/cursos/gradu ... xto_82.pdf (http://www.lis.ulusiada.pt/cursos/graduacao/licenciaturas/direito/documentos/texto_82.pdf)
Título:
Enviado por: Luso em Junho 03, 2008, 10:57:34 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Hoje não precisamos de pelicanos nem desejamos Maquiavéis mas convinha que houvesse projectos consistentes, não para mudar o mundo mas que mudasse alguma coisa para melhor.


Quem disse que não precisamos de pelicanos e maquiavéis?
Ñós não temos nada disso e olhem para o resultado...

Esse também deve ser um professor universitário: honra o feito e depois, para estar bem com Deus e o Diabo, nega o "mal" necessário. Essa gente, do alto da sua vaidade moral, recusa-se a aceitar o trabalho sujo.
Uns zeros.
Uns fracos.
Uns guterristas.
Umas mulheres.
Título:
Enviado por: Luso em Junho 05, 2008, 06:11:22 pm
Adivinhem com quem estive hoje pessoalmente à conversa... c34x
Título:
Enviado por: Lancero em Junho 05, 2008, 10:25:57 pm
Citação de: "Luso"
Adivinhem com quem estive hoje pessoalmente à conversa... c34x


O Colombo?
O Pinto da Costa?
Ah, esses estão mortos


O Rodrigues dos Santos?

PS - Ainda há 15 dias encontreio-o num almoço, ele foi colega de curso da minha madrinha de casamento.
Título:
Enviado por: Luso em Junho 05, 2008, 10:33:51 pm
Com o Dr. Luciano da Silva, com direito a amena cavaqueira. É um senhor impecável. :D
Título:
Enviado por: Lancero em Junho 05, 2008, 11:06:11 pm
Citar
sexta-feira, 30 de maio de 2008

Espanhol, genovês ou português? Há séculos que historiadores e curiosos discutem as origens de Cristóvão Colon, mas hoje são cada vez mais os indícios que apontam para a possibilidade de o descobridor do continente americano ter nascido na vila de Cuba

--------------------------------------------------------------------------------
 
O enigma de Colon(bo)


Carlos Pinto


 
A vida do navegador que descobriu, no ano de 1492, o continente americano é hoje um dos maiores mistérios da História universal. Da sua origem às reais motivações que o levaram a comandar a nau Santa Maria, a vida de Cristóvão Colombo aparece sempre envolta num manto de grandes segredos e enredada em constantes contradições. A começar pelo local do seu nascimento, passando pelo verdadeiro nome e terminando nas convicções religiosas.
Seria o navegador espanhol, genovês ou português? Talvez grego ou até francês... O seu nome seria mesmo Cristóvão Colombo ou tal não passaria de um pseudónimo? Praticaria o catolicismo ou o judaísmo? Seria ele um homem convicto no sucesso da sua viagem rumo à Índia pelo ocidente ou estaria apenas a desempenhar uma missão secreta em nome de D. João II?
Mais de cinco séculos depois, numa época em que a tecnologia encontra respostas para quase tudo, todas estas questões parecem redundar num imenso mar de dúvidas sem consensos à vista na comunidade científica que se dedica ao estudo da História. O que não deixa de ser curioso, sendo Colombo o segundo homem mais conhecido do mundo e aquele sobre quem mais se tem escrito livros, depois de Jesus Cristo.
Mas para um alargado número de historiadores e curiosos, assim como para muitos cubenses, a verdade é bem clara: Cristóvão Colon (e não Colombo) chamava-se realmente Salvador Fernandes Zarco, era descendente directo de D. Fernando, Duque de Beja, nascido na vila de Cuba e feito “espião” ao serviço de D. João II.
“Cristóvão Cólon é português até prova em contrário”, afirma convictamente Manuel Luciano da Silva, médico de 82 anos e um dos muitos participantes no colóquio “Cristóvão Colon, Portugal e a Cuba”, que no passado sábado, 24, encheu o Centro Cultural daquela vila.

História “oficial”. A tese de Manuel Luciano da Silva (e de muitos mais) contraria, por completo, aquilo que ao longo dos séculos os livros de História foram revelando sobre as origens de Cristóvão Colon, o comerciante de sedas de Génova, plebeu e ambicioso, que em meados do século XV rumou a Portugal, na altura a grande potência mundial (a par de Espanha).
Pequeno mas próspero, Portugal tinha na descoberta do caminho marítimo para a Índia das especiarias e tapeçarias a grande missão de um povo que, antes de todos, ousou aventurar-se “por mares nunca de antes navegados”. Contudo, o pedido de financiamento para uma viagem marítima até à Índia, mas pelo Ocidente, não convenceu D. João II, que acreditava que o destino sonhado só estaria ao alcance das naus lusitanas através da Rota do Cabo, dobrando o Cabo das Tormentas (depois, da Boa Esperança).
Inconformado, o mercador dito “genovês” rumou a Espanha, onde sob a protecção da rainha Isabel de Castela, a Católica, conseguiu convencer D. Fernando II de Aragão das possibilidades de sucesso da sua viagem. A 3 de Agosto de 1492, Cristóvão Colombo, ao comando da nau Santa Maria, saiu do porto de Palos de La Frontera rumo ao objectivo indiano. Dois meses depois, a 12 de Outubro, encontrou terra. Não era a Índia desejada por D. Fernando II de Aragão, mas uma das ilhas que compõe o actual arquipélago das Bahamas. Estava assim descoberto o continente americano. A História fez o resto!

Tese cubense. Num mundo hermético como é o da História, avesso a grandes mudanças, tentar alterar a verdade dos factos sobre uma figura como o homem que descobriu o continente americano é uma tarefa quase hercúlea.
Nos últimos anos, contudo, tem vindo a ganhar consistência a tese de que Colon é mesmo português e nascido na vila de Cuba, fruto de uma relação proibida entre o infante D. Fernando, Duque de Beja, e Isabel Gonçalves Zarco, uma das várias filhas de João Gonçalves Zarco, cavaleiro do reino e descobridor do Porto Santo e da Madeira.
Manuel Luciano da Silva, juntamente com a sua mulher, Sílvia Jorge da Silva, foi dos primeiros a defender a “portugalidade” do navegador, baseado nas investigações que fez através das bulas papais da época [N.d.r.: consultadas na Biblioteca do Vaticano] e da análise à sigla e ao monograma de Colon. Seguiu-se Mascarenhas Barreto (com os dois volumes de Colombo Português – Provas Documentais) e mais recentemente Manuel Rosa, que juntamente com Eric J. Steele sustenta em O Mistério Colombo Revelado que o testamento que torna Colon italiano – descoberto oito décadas após a sua morte – é “falso” e “sem fundamento”.
“Quando o testamento cair, cai também o único pilar que sustenta a fantasiosa tese da origem italiana de Cristóvão Colon e vai ser preciso encontrar outros documentos para afirmar a figura do tecelão genovês”, frisou em Cuba o investigador – radicado nos EUA – citado pela Agência Lusa.

Mistério por resolver. Quinhentos e dois anos após a sua morte [N.d.r.: a 20 de Maio de 1506], a história de Cristóvão Colon continua a ser um enigma de difícil resolução. Sobretudo pelo que o navegador representa para o mundo e pelo que uma mudança da História sobre a sua figura pode implicar.
As diversas teses existentes sobre o tema tiveram, contudo, o condão de mexer com os cânones instituídos e lançar “a semente para a discussão entre os académicos, que até aqui evitavam fazê-lo”, afirma Carlos Calado, presidente do Núcleo de Amigos da Cuba e da recém-criada Associação Cristóvão Colon, além de ser, também, um grande estudioso das ligações genealógicas do navegador a várias figuras proeminentes da sociedade de então.
Tudo porque “em causa está a verdade”, conforme remata o decano Manuel Luciano da Silva. E a verdade aparenta estar cada vez mais próxima da vila de Cuba…


O NAVEGADOR
AS ORIGENS > Português, espanhol ou genovês (para não falar de grego ou francês)? Nascido em 1447 ou 1451? Muitas são as incertezas sobre as verdadeiras origens de Cristóvão Colon, o homem que comandou a primeira expedição marítima até ao continente americano ao serviço da coroa espanhola. Em 1479 desposou Filipa Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo, um dos povoadores e capitão donatário da ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira. Da união nasceu, em 1480, Diogo Colombo, posteriormente nomeado segundo Almirante e Vice-rei das Índias pelo rei espanhol.

O PROJECTO > A grande missão de Colon ao longo da sua vida foi a descoberta do caminho marítimo para a Índia navegando pelo ocidente. Apoiado pela coroa espanhola depois da recusa de D. João II, foi essa a viagem que empreendeu a 3 de Agosto de 1492, numa jornada que redundou na descoberta, a 12 de Outubro do mesmo ano, do continente europeu. Há, contudo, teses – nomeadamente a que reclama a origem cubense de Colon – que defendem que o navegador não foi mais que um espião português a la 007, distraindo o rei de Espanha enquanto as naus ao serviço de D. João II tentavam chegar à Índia.

A MORTE > Depois da primeira viagem, em 1492, Cristóvão Colon voltou ao continente americano por mais três vezes (1493, 1498 e 1502). Acabaria por morrer a 20 de Maio de 1506 na cidade espanhola de Valladolid. Os seus restos mortais, tal como toda a sua vida, acabaram por ser tornar num pomo de discórdia. Inicialmente sepultado em Sevilha, daí foi trasladado para Santo Domingo (República Dominicana) e depois para Havana (Cuba), antes de “regressar” à Catedral de Sevilha, em 1898. Há, contudo, quem defenda que os restos mortais do navegador continuam na capital cubana.
fonte: wikipedia.org

Nova associação defende “portugalidade”
Defender a portugalidade e dinamizar actividades e iniciativas sobre a vida e obra do navegador que descobriu o continente americano é o grande objectivo da nova Associação Cristóvão Colon (ACC), criada em Cuba a 20 de Maio deste ano, no dia em que se celebraram 502 anos após a sua morte. Sedeada em Cuba, a nova associação teve origem no Núcleo de Amigos de Cuba e conta com 26 membros fundadores, entre os quais os autarcas Francisco Orelha (Cuba) e José Ernesto Oliveira (Évora).
Carlos Calado, presidente da nova ACC, explica ao “Correio Alentejo” que a associação terá como objecto social a defesa, “por todos os meios legítimos, a nível mundial, a portugalidade do navegador Cristóvão Colon, divulgando os respectivos factos históricos”.
“É altura de alargarmos o âmbito desta intervenção e não é só com as pessoas da Cuba que isso se pode fazer. Faz todo o sentido juntar numa associação as pessoas espalhadas pelo país e pelo mundo que se interessam pelo tema Cristóvão Colon e a sua portugalidade”, acrescenta este responsável, que tem em mente a edição de revistas e livros sobre o tema, além da dinamização de mais debates e colóquios.
Paralelamente, continua Carlos Calado, a ACC pretende igualmente criar na sua futura sede – num espaço que será cedido pela Câmara de Cuba – uma casa-museu dedicada ao navegador. “Começámos agora a dar os primeiros passos e ideias não nos faltam”, sublinha.


http://www.correioalentejo.com/?go=lista&lista=2 (http://www.correioalentejo.com/?go=lista&lista=2)
Título:
Enviado por: Lancero em Junho 05, 2008, 11:09:49 pm
Citar
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Entrevista. Manuel Luciano da Silva, médico e autor do livro Cristóvão Colon era Português!

--------------------------------------------------------------------------------
 
“Colon é português até prova em contrário”

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.correioalentejo.com%2Ffotos%2F20080529113240.jpg&hash=76897b137af422044787b030239c47ed)  

Médico de formação e historiador por paixão, Manuel Luciano da Silva foi dos primeiros a sustentar as raízes portuguesas de Cristóvão Colon, numa “epopeia” que, sempre acompanhado pela esposa Sílvia Jorge da Silva, natural de Santana de Cambas, deu origem ao último filme de Manoel de Oliveira, “Cristóvão Colombo – O Enigma”. Em entrevista ao “Correio Alentejo”, Manuel Luciano da Silva defende a sua tese e desafia os académicos portugueses a deixarem as suas “torres de marfim” e a estudarem o tema.

É médico de formação e não historiador. Porquê esta dedicação à verdadeira história de Cristóvão Colon?
Tive sempre na minha vida dois amores: de dia a medicina, de noite a história. E por identificação com o meu pai, que era marinheiro, apaixonei-me pelos Descobrimentos portugueses. Nos EUA, apaixonei-me por tudo o que se relacionasse com a história da emigração portuguesa. E interessei-me por Colon porque era parte dos Descobrimentos.

Está convicto de que Colon era mesmo português?
Cristóvão Colon é português até prova em contrário. Com aqueles dados todos, as bulas, o monograma, a sigla, a bênção, não há nação no mundo que possa dizer que esses documentos estão ligados a essa nação. Faço sempre os meus estudos com um método científico e é por isso que tenho sido capaz de descobrir coisas que os historiadores não descobrem. Porque eles não têm um método científico.

O Estado português devia interessar-se mais por esta questão?
Os professores catedráticos tinham a obrigação moral e patriótica de enfrentarem estes dados [que apontam Colon como genovês ou espanhol]. Para saberem se são, ou não, verdade. Mas eles ficam circundados nas suas torres de marfim e ganham o mesmo [de ordenado] sem fazer nada.

O que está em causa na questão da nacionalidade de Colon?
Em causa está a verdade. Acima de tudo. Um amador procura sempre a verdade. Os maiores historiadores da história de Portugal foram sempre amadores. Gago Coutinho, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Jaime Cortesão, Armando Cortesão, Oliveira Martins… Nunca ensinaram História nos liceus ou nas universidades e no entanto foram aqueles que descobriram coisas. Aqueles que têm por missão ensinar, nunca descobriram nada.

Sente que já cumpriu o seu papel em busca da verdade sobre Colon?
Fui dos indivíduos que primeiro fez a conferência em Cuba [sobre o tema]…

E está satisfeito com o impacto que a questão tem agora?
Temos de prestar atenção ao avanço que se tem feito. Programas de televisão, um filme internacional… Sinto-me satisfeitíssimo. Porque o Alentejo foi, há 500 anos, o epicentro dos Descobrimentos. Vasco da Gama era daqui. Pedro Nunes era daqui. Cristóvão de Mendonça era de Mourão e descobriu a Austrália. Foi em Évora que D. Manuel I disse a Vasco da Gama para ir à Índia. É uma coisa extraordinária. Quem é alentejano, deve sentir-se orgulhoso de o ser. Eu, por exemplo, com tantas mulheres que há nos EUA escolhi para casar uma alentejana natural de Santana de Cambas!


sexta-feira, 30 de maio de 2008


http://www.correioalentejo.com/index.ph ... 62&lista=2 (http://www.correioalentejo.com/index.php?go=lista&id=4162&lista=2)
Título:
Enviado por: André em Março 08, 2009, 06:10:09 pm
Cristóvão Colombo chamava-se Pedro Scotto, diz historiador espanhol


O navegador Cristóvão Colombo, conhecido como o descobridor da América e cujas origens são alvo de pesquisas, chamava-se, na realidade, «Pedro Scotto» e era genovês, afirma o historiador espanhol Alfonso Enseñat de Villalonga citado este domingo pelo jornal espanhol ABC.

A maioria dos especialistas acredita que Colombo, que teria descoberto a América em 1492, era filho de um tecelão genovês enquanto que outros dizem que era português, catalão, galego ou corso.

De facto, segundo o minucioso trabalho de Enseñat, parcialmente divulgado pelo ABC, Colombo era filho de um comerciante, foi baptizado como Pedro e nasceu em Génova (então uma república marítima independente e hoje uma cidade da Itália).

«Ele tinha olhos claros, cabelos louros, mas com fios brancos. Assim era descrito pelos seus contemporâneos. Nada a ver com as imagens tradicinais, totalmente inventadas», afirma Enseñat.

Esta hipótese apoia-se nos textos de um cronista dos reis católicos, Lucio Marineo Siculo, que referiu «Pedro Colombo» e não Cristóvão Colombo.

Villalonga diz ainda que, durante um tempo, Colombo trabalhou para o pirata Vincenzo Colombo, quando acabou por adoptar esse sobrenome para não prejudicar os seus familiares.

A complexa personalidade de Colombo (1451-1506) é descrita pelos seus biógrafos como a de um comerciante ávido de glória e riquezas e que não hesitou em vender os índios como escravos.

Lusa
Título:
Enviado por: Duarte em Março 08, 2009, 07:02:10 pm
Citar
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Entrevista. Manuel Luciano da Silva, médico e autor do livro Cristóvão Colon era Português!


O Dr. Luciano da Silva foi nosso médico de família durante muitos anos, até se reformar, e é um grande patriota, historiador e uma personalidade ímpar na lusofonia. Infelizmente, a comunidade italiana é maior nos EUA, e Colombo continua a ser Italiano..

 :roll:
Título:
Enviado por: Daniel em Março 08, 2009, 08:23:28 pm
Duarte
Citar
Infleizmente, a comunidade italiana é maior nos EUA, e Colombo continua a ser Italiano..



Pois mas é preciso factos, porque contra factos, não há argumentos, eu pessoalmente creio que hoje já pouco importa, se colombo era espanhol, português, italiano etc, pois não vai mudar a história. c34x
Título:
Enviado por: André em Março 08, 2009, 09:50:36 pm
Citação de: "Daniel"
Duarte
Citar
Infleizmente, a comunidade italiana é maior nos EUA, e Colombo continua a ser Italiano..


Pois mas é preciso factos, porque contra factos, não há argumentos, eu pessoalmente creio que hoje já pouco importa, se colombo era espanhol, português, italiano etc, pois não vai mudar a história. c34x  :P  :wink:
Título:
Enviado por: Duarte em Março 09, 2009, 12:56:10 am
Citação de: "André"
Citação de: "Daniel"
Duarte
Citar
Infleizmente, a comunidade italiana é maior nos EUA, e Colombo continua a ser Italiano..


Pois mas é preciso factos, porque contra factos, não há argumentos, eu pessoalmente creio que hoje já pouco importa, se colombo era espanhol, português, italiano etc, pois não vai mudar a história. c34x  :P  c34x
Título: "COLOMBO PORTUGUÊS - NOVAS REVELAÇÕES" - Manuel Ro
Enviado por: colombonovo em Maio 30, 2009, 03:18:49 pm
COLOMBO PORTUGUÊS - NOVAS REVELAÇÕES" Depois do êxito de O Mistério Colombo Revelado, Manuel da Silva Rosa oferece agora ao leitor uma síntese actualizada das suas investigações sobre a portugalidade de Cristóvão Colon (Colombo). ( www.esquilo.com/colomboportugues.html (http://www.esquilo.com/colomboportugues.html) )
 
"Entre os livros que não pude ainda preparar para o prelo, deixo uma obra com o título de 'Cristóvão Colombo de Portugal' de que pude reunir uma larga cópia de argumentos nos últimos 20 anos. Devo confessar que muito contribuíram para a minha investigação as oportunas pesquisas que Manuel da Silva Rosa teceu acerca do problema do Colombo português." - Joaquim Veríssimo Serrão

"Como portuguesa e historiadora, muito obrigada, Manuel Rosa. O trabalho que aqui demonstra devia ter sido feito pelas nossas universidades e por autores de  crédito oficial. Acontece que as nossas universidades..." - Fina d'Armada

"A investigação de Manuel Rosa vem confirmar que, qualquer que seja o seu verdadeiro nome, é a origem nobre portuguesa que melhor explica as enigmáticas contradições em torno da vida de Colon." - José Rodrigues dos Santos (www.CristovaoColon.com (http://www.CristovaoColon.com))
Título:
Enviado por: Luso em Junho 15, 2009, 11:35:54 am
Acabo de ler "COLOMBO PORTUGUÊS - NOVAS REVELAÇÕES" e para mim será a obra que melhor defende a teoria da nacionalidade portuguesa de Colombo, filho de uma portuguesa da família Zarcos e do Rei Ladislau III da Polónia, um D. Sebastião polaco, aqui exilado após a derrota numa batalha onde terá desaparecido, mas cuja presença era conhecida dos reinos ibéricos e acarinhada por D. Afonso V.
Os autores defendem - e utilizam quando possível e consentido - o uso de testes de ADN.
Obra espantosa que recomendo.
Título:
Enviado por: ZADOK em Junho 16, 2009, 01:58:59 pm
Lo importante no es dónde nació, sino en favor de qué país hizo su descubrimiento  :)
Título:
Enviado por: André em Junho 16, 2009, 02:04:53 pm
Citação de: "ZADOK"
Lo importante no es dónde nació, sino en favor de qué país hizo su descubrimiento  :roll:  :roll:
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: Hazores em Junho 08, 2010, 09:17:31 pm
Olá a todos.


Em relação a Cristóvão Colombo ser português , pois não me espanta nada, já que os melhores descobridores, mareantes e navegadores da época eram portugueses, daí os espanhóis virem constantemente a Portugal recrutar os nossos marinheiros. Até já li em Fóruns que eles até dizem que Fernão de Magalhães, Vasco da Gama e Cristóvão Colombo eram espanhóis... Depois disto, só um tolo iria acreditar na historiografia espanhola.
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: Hazores em Junho 08, 2010, 10:49:30 pm
Aqui vai um bom vídeo que exemplifica toda a verdade sobre Cristóvão Colombo e o verdadeiro descobrimento e conhecimento prévio das Américas pelos portugueses ;)


Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: VICTOR4810 em Junho 18, 2010, 09:48:56 pm
Fernão de Magalhães, Vasco da Gama e Cristóvão Colombo eram espanhóis.¡
Todos mis estudios los he realizado en España y en español y siempre me han dicho que Magallanes y Vasco de Gama eran portugueses, y Colón genovés.¡
Puede estar equivocada la última información (no lo discuto), pero las dos primeras en todos los libros de historia españoles son afirmativas, Magalhães y Vasco da Gama eran portugueses.¡
En Espana no se duda eso.¡
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: canardS em Junho 19, 2010, 05:37:51 pm
Hazores no mientas, eso no lo has oido en españa en tu  vida.Hay que ser  fronterizo (BORDER LINE) para decir semejante  sadéz
Título: Cristovão Colombo- Portugues?
Enviado por: cromwell em Julho 12, 2010, 09:27:03 pm
http://colombo.do.sapo.pt/indexPTColomboPort.html (http://colombo.do.sapo.pt/indexPTColomboPort.html)

Provas de Colombo português

Carregem em baixo nos vários temas numerados para verem todo o documento
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: Templário em Julho 13, 2010, 12:32:15 pm
Sim, mas há muitas duvidas que tenha sido por Espanha a primeira chegada à América de Colombo.

O Manuel Rosa demonstra que a viagem de Colombo em velas Portuguesas à Islândia e Gronelândia(que é um facto histórico) foi-o também ao Lavrador nessa viagem em 1477.

Mascarenhas Barreto demonstra também nos escritos e relatos e Colombo e não só aparência de moedas portuguesas e artefactos de troca que os nativos de San Salvador já pareciam conhecer - e que Colombo sabia (Agora não tão decisivas como a de 1492).

Viagens para  América do Norte(Terra Nova), desde João Vaz Corte Real(1472-1474 e com empresa colaborante de Dinamarqueses e Noruegueses), Teles Diogo de Teive; , Dulmo, João Afonso Estreito, Fernão Rodrigues do Arco, Martins(1452; 1462) - todos para azona da Terra Nova e Lavrador(Viagens a partir dos Açores sobretudo) Antonio do Leme(mais para sul, avistou ilhas do que se pensa ser o Caribe e disso testemunhou a D. João II, sem desembarcar aparentemente) etc. vistaram-na  e tentaram explorar - tudo isso está nas cartas de Doação desde o Mestre e Administrador da Ordem de Cristo Príncipe D. Henrique, Rei Afonso V e Rei D. João II - incluindo Doações de Terras e ordens de descobrimento.

A Descoberta do Mar do Sargasso(nome Português) que cobre a aárea do triângulo das Bermundas e não só é feito por navegadores Portugueses de D. Henrique em 1436 e é oficial.

A única diferença e decisiva é que ali não começou ainda então um processo sistemátido de exploração e colonização, como em 1492.

E outros Europeus, como Nórdicos antes.

Quanto à origem de Cristóvão Colombo de - e de que importante é por quem fez o feito ou só o feito em si - nada mais absurdo - sem conhecimento da origem, familia, formação, background, sonhos, e até possível psicologia(mesmo especulando) não há História do mundo, não averia nada, apenas pobre enunciados de factos ou pseudo-factos.

Muito interessantes as diversas teorias, incluindo a nova da origem Genovesa-Janua(origem) dos "Dons", dos Princeps, familias Terratenentes da Sardenha e por lá nascidos. Os "Pi-Colom-ini" revoltados contra Aragão e exilados, ligados ao familiarmente a Papas, a Toscanelli etc., daí emteoria a sua condição de italianos em guerr e conquistados - contacto que seria vago com um dialecto genovês da Sardenha(?) e e conhecimento do catalão(pela via do inimigo daquela familia italiana e seu conquistador, que se impôs na altura na Sardenha.

Como a genovesa tradicional - e se for italiano como é oficial, como português defenderei sempre a sua identidade, seja ela qual for; seja a italiana, galega, a portuguesa etc.
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: Templário em Julho 13, 2010, 01:06:10 pm
Daí segundo a teoria a condição de foragidos a Aragão e aos Monarcas de Aragão e o segredo que ele impôs na origem - e da exclusão de Aragão que Colombo foi "impondo" a à Rainha Isabel de Castela na conquista das Indias; o possessão dos descendentes de Colombo de uma "Ostende" na Jamaica(como na Sardenha) de uma Terra Rossa que também lá existe. O contacto genovês(do empórios de Janua)-sardenho com o catalão? Depois também a especulão la ligação e casamento com família Portuguesa de origem Italo-Portuguesa dos Prestrelo e dos Zarco portugueses; Salvador e Isabella seriam seus pais ou familiares etc, segundo esta teoria.

Mas também há a "Terra Ruiva" junta à Cuba Portuguesa, a São Salvador de Beja, a Fernandes(Ferens, Condutor de CRISTO e em segundo assinatura de Fernandes) e ao Principe D. Fernando - a extensa toponímica portuguesa nas Antilhas e no Caríbe feita por Cristóvão Colombo - as palavras e vocabulário também portugueses no seu castelhano etc; por nascimento ou por vida e passagem em Portugal? - um mistério.
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: carlos duran em Novembro 27, 2010, 08:04:05 pm
Hola a todos/as

Ben, e interesante ver todos os comentarios sobre iste tema tan dubidoso, ben e certo que podemos estarmos anos enteiros discutindo do tema que ata que non aparezan probas históricas indudaveis non saberemos onde nasceu. Como e habitual neste foro mesturanse as opinions históricas con as nacionalistas, ben portuguesas ben españolas, que para min non teñen o minimo interese, uns por intentar quitar mérito ao feito de seren barcos da coroa de Castela ( no ano 1492 non existía Espanha, o primeiro rei espanhol, e ainda así e dubidoso, foi Carlos I no ano 1516) os descubridores da América e outros por quereren acadar todo o merito para a Espanha sen recoñecer o papel importantísimo dos navegadores portugueses. Xa sei que antes foron os vikingos ou  outros navegadores portugueses ou doutro pais, mais iso non tivo importancia histórica mais si a conquista de 1492.
Todas as hipoteses merecen respeito, e eu que son da galega Pontevedra teño unha candidatura mais, dos milleiros que existen, porque entre outras moitas cousas, na nosa vila a finais do século XV tiñamos moita xente apelidada "Colón" especialmente no lugar de Portosanto no concello de Poio, sei que e unha hipotese fraca mais respetabel.
Entendo o orgulho portugués por seren nisa época os mellores navegadores mais pronto os castelans e tamen alguns galegos fixeron grandes descobrimentos, e curiosamente un gran navegador ao servizo de rei de Portugal foi Joao da Nova, por certo iste era galego da vila de Maceda en Ourense, así que tamen Portugal importaba navegadores. Enquanto aos comentarios nacionalistas tipo "na espanha din que Magalhaes e outros eran espanhois" e simplesmente mentira, tudos os libros do ensino oficial recoñeceran sempre a nacionalidade portuguesa de todos eles, mais tudo vale para atacar o  "inimigo".

Un saudo
Carlos Durán Cao
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: gaia em Novembro 28, 2010, 03:48:59 pm
João da Nova , sempre foi retratado , na história portuguesa como Galego, se consultares os livros de Saturnino Monteiro , ele relata a batalha de cananor, em que é utilizado pela primeira vez a formatura naval de coluna ou linha.
Durante a epopeia marítima, estiveram presentes muitos galegos , houve  historicamente sempre  uma ligação muito forte entre galegos e portugueses, e no passado recente fim do século XIX e princípios do XX , a emigração que havia em direcção a Lisboa, o meu sócio é descendente de um galego dessa época. Actualmente existem fortes laços de amizades entre o norte e a galiza.
O problema da Galiza , é que nunca teve dinamismo de outras províncias espanholas e esteve sempre subordinada ao centralismo de madrid, e nunca teve forças suficientes para ser independente, Portugal embora seja um território pequeno , conseguiu ser independente e manter as suas diferenças e estar fora da órbita centralista de madrid.
Acho que existe pela parte dos galegos uma frustração secular, e muitos galegos emigram , e até tem  alguma admiração por Portugal pelo facto de ser independente , muitos participam na expansão e misturam-se e confundem -se com os portugueses, e sentiram - se realizados  e portugueses. Acho que muitos galegos durante este séculos , nunca gostaram do centralismo de madrid e Portugal foi a sua segunda pátria ou a verdadeira pátria . Conheço muito bem a galiza, vou muitas vezes lá , e quando viajo no resto de Espanha sinto que algumas vezes, sou maltratado porque pensam que sou galego, e quando percebem que sou português , o atendimento é diferente, muito melhor. No país basco é gritante no tratamento. Acho que em Portugal os galegos se sentem em casa , principalmente no norte.
É curioso que estive em Cordoba , em Outubro, e um taxista disse-me que tem um cunhado galego , e na brincadeira diz-lhe muitas vezes que é português .
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: João Vaz em Novembro 28, 2010, 07:30:18 pm
Citação de: "Templário"
(...)

Quanto à origem de Cristóvão Colombo de - e de que importante é por quem fez o feito ou só o feito em si - nada mais absurdo - sem conhecimento da origem, familia, formação, background, sonhos, e até possível psicologia(mesmo especulando) não há História do mundo, não averia nada, apenas pobre enunciados de factos ou pseudo-factos.

(...)

Como a genovesa tradicional - e se for italiano como é oficial, como português defenderei sempre a sua identidade, seja ela qual for; seja a italiana, galega, a portuguesa etc.

Prudente e sabiamente falado...

Aqui ficam, porém, uns antídotos muito eficazes:

- Luís de Albuquerque, Dúvidas e Certezas na História dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa 1990

- Alfredo Pinheiro Marques, As Teorias Fantasiosas do Colombo "Português", Lisboa, 1991

- Vasco Graça Moura, Cristóvão Colombo e a Floresta das Asneiras, Lisboa, 1991

A realidade será sempre muito mais interessante do que qualquer ficção  :G-beer2:
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: PCartCast em Dezembro 18, 2010, 02:03:51 pm
Não sei se alguém viu esse documentário no Canal História.... Mas aqui vai o resumo.

Na altura, a Ilha da Sardenha era uma possessão genovesa, mas o Rei Fernando de Aragão, tinha interesses no local. A língua falada na Sardenha era o Catalão (ainda existem algumas localidades que o falam na Sardenha e na Sicília). Sendo descendente de uma das 3 famílias genovesas que governavam a Sardenha, famílias essas que foram banidas e destituídas de todas as regalias nobiliárquicas por Fernando de Aragão (esposo de Isabel de Castela). Diz-se em certa parte que Cristovão Colombo era filho de um Almirante genovês, e tendo sido banido vem para Portugal onde apresenta a sua ideia ao nosso Rei. Sendo esta recusada, apresenta-se perante os Reis Católicos e pede apoio apenas a Isabel de Castela (visto que a Sardenha era agora território Aragonês, e a sua família havia sido banida)... O resto da História já é sabida por todos.

Isto é apenas um resumo, o documentário apresentava provas factuais bastante verosímeis, incluindo provas de caligrafia que provavam que ele se exprimia essencialmente em Catalão, bem como o facto de ter sido sobrinho de 2 Papas (dois papas que exerceram um depois do outro, e que eram apresentados como seus tios), bem como o facto de pelo menos um desses tios lhe ter proporcionado educação e acesso posterior a mapas do mundo conhecido.
Título: Re: Onde Nasceu Cristóvão Colombo?
Enviado por: carlos duran em Dezembro 20, 2010, 07:31:52 pm
Saudos a Gaia e obrigado polas suas palabras; ben e certo que o termo "frustaçao histórica" dos galegos poda ser discutibel, mais e certo que a independencia portuguesa no seculo XII deixounos podiamos dicir "fora de xogo", aillados nun recuncho do noroeste, nembargantes ata o seculo XVI Galiza viviu culturalmente preto de Portugal e politicamente con moita autonomía, o problema foi que a nosa clase dirixente, a nobreza, non miraba por Galiza e tan só miraba polos seus intereses e pasaban o tempo en guerras entre eles, nos non tivemos un Afonso Henriques, iso foi unha desgraza para nos.
Agora e certo que fomos aldraxados polos outros pobos da Espanha, facían chacota de nos porque tiñamos excedente de poboación e os galegos iban traballaren a Castela a sega dos cereais, a nosa lingua diferente ao castelan e o aillamento e pobreza da nosa terra provocaron que nos tiveran desprezo, os outros paises da monarquía con lingua propia eran ricos, catalans, valencianos e vascos.
O noso dilema hoxe e conservar a nosa cultura e lingua fronte ao asoballamento da cultura "española" e tantos anos de "educación" conseguiran afastar moitos galegos da sua cultura e lingua.
Enquanto a Colón, que e o tema do debate, temo que van pasar moitos anos sen que se saiba cal foi a sua orixe, mais non concordo cos esforzos de quitaren o mérito a coroa de Castela ao invertir cartos e barcos nunha aventura que outros reis non quixeran apoiar; a cada un o seu, Isabel de Castela tivo a inspiración de ollar mais aló, e isto a meirande parte dos historiadores europeus o recoñecen.
Unha aperta a Gaia e aos portugueses (nos os galegos os queremos moito, somos irmaos) e benvidos  sempre a Galiza.