"Cluster" Tecnológico de Informática

  • 0 Respostas
  • 1954 Visualizações
*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
"Cluster" Tecnológico de Informática
« em: Julho 07, 2004, 03:45:44 pm »
Ponte de Lima Vai Acolher Cluster Tecnológico de Informática (com empresa brasileira)

--------------------------------------------------------------------------------

Por CARLA SOFIA MARTINS
Segunda-feira, 05 de Julho de 2004

A Câmara Municipal de Ponte de Lima e um grupo de 24 empresas lideradas pela brasileira Cobra Tecnologia assinam hoje um protocolo com vista à instalação de um cluster tecnológico no Pólo Empresarial e Industrial da Gemieira. O protocolo surge no âmbito do Projecto de Cooperação e Promoção Externa da Região Minho da Associação Industrial do Minho (AIMinho) e vai, numa primeira fase, permitir a instalação de várias empresas ligadas ao sector das novas tecnologias (software, hardware e máquinas de automação) com o objectivo de conquistar o mercado europeu, africano e asiático com o fabrico de microcumputadores e equipamentos de automação comercial e bancária.

Ao todo, as 24 empresas irão permitir a criação de 800 postos de trabalho na Gemieira mas, numa primeira fase em que serão instaladas sete empresas e investidos mais de 50 milhões de euros, o Cluster Tecnológico permitirá a criação de 300 novos postos de trabalho, sendo a sua maioria trabalho qualificado (quadros médios e superiores). Para a autarquia de Daniel Campelo, a escolha de Ponte de Lima pelo grupo de empresas fundamenta-se no interesse estratégico de localização em território nacional, reunindo as condições desejadas ao nível de acessibilidades, qualidade de infra-estruturas do pólo empresarial, na disponibilidade de área e proximidade de instituições de ensino com formação na área das novas tecnologias.

"O interesse estratégico e os benefícios sociais e económicos que daí irão advir, serão fundamentais e estruturantes para o concelho e para o país, pois trata-se de um projecto de investimento que implicará a instalação de empresas não danosas ao meio ambiente", aponta ainda a autarquia, num comunicado anteontem divulgado. Para a Cobra Tecnologia, a instalação das empresas, prevista para Outubro, fica a dever-se às vantagens oferecidas pela região, ao esforço da AIMinho na promoção da região como pólo de excelência na área das novas tecnologias de informação e comunicação e a existência de uma rede de universidades, institutos e escolas superiores com forte componente na área das tecnologias.

O Cluster Tecnológico surge como o resultado de um trabalho de divulgação realizado pela AIMinho no âmbito do Projecto de Cooperação e Promoção Externa da Região Minho, razão pela qual já em Outubro do ano passado os responsáveis máximos da Cobra Tecnologia tinham visitado a região e criado um projecto denominado Projecto CEU - Cobra Europa. A instalação do cluster foi apadrinhada, em Março passado, pela Agência Portuguesa de Investimento (API) que, na altura, assinou um protocolo de intenção com as empresas em causa para a concessão de um empréstimo de longo prazo de valores que oscilam entre os 25 milhões de euros e os cem milhões de euros.

A Cobra Tecnologia é a maior empresa de informática do Brasil (detida em 99 por cento pelo Estado brasileiro), contando com mais de quatro mil colaboradores e regista, no seu historial desde os anos 60, a concepção do primeiro computador inteiramente projectado, desenvolvido e industrializado no Brasil. Neste momento, a Cobra Tecnologia entra na era de "commodities" da informática com a criação de um novo sistema operativo para computadores que terá versões em mandarim, inglês e castelhano.

Insert

Ao todo, as 24 empresas irão permitir a criação de 800 postos de trabalho na Gemieira mas, numa primeira fase em que serão instaladas sete empresas e investidos mais de 50 milhões de euros, o Cluster Tecnológico permitirá a criação de 300 novos postos de trabalho, sendo a sua maioria trabalho qualificado (quadros médios e superiores).

O Cluster Tecnológico surge como o resultado de um trabalho de divulgação realizado pela AIMinho no âmbito do Projecto de Cooperação e Promoção Externa da Região Minho, razão pela qual já em Outubro do ano passado os responsáveis máximos da Cobra Tecnologia tinham visitado a região e criado um projecto denominado Projecto CEU - Cobra Europa.

CX

Formato do Cluster Tecnológico de Ponte de Lima:

- Cobra Europa - Controladora do Projecto

- Forumlogia - Desenvolvimento de programas com base no Linux

CPQD-I&D na área da informática

- New PC - fabricante de PC's menos sofisticados e mais baratos

- Euro ATM - fabricante de ATM

- SEMP Toshiba - fabricante de impressoras

- TBA/TATA - call center da Microsoft

- Sun Microsystem - call center da SUN
"Esta é a ditosa pátria minha amada."