Substituição dos Allouette III

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Leonidas

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #30 em: Junho 18, 2015, 12:38:28 am »
Saudações Guerreiras

Não especifiquei o modelo, porque sempre que me lembro destes hélis vejo sempre o modelo mais simples, o 300c. Para o efeito, acho que o mais simples da família pode ser suficiente. Pode haver é um senão e não sei se a malta da FAP e os outros ramos também levam este pormenor em conta: o motor não é turbina. Não sei se isso também é importante.

Referi os outros ramos porque na minha visão sobre os hélis é de que deverão serem repartidos entre os 3 ramos. Não os de instrução. Refiro-me aos outros.

Ganda boca ... sobre os ec635  :mrgreen:

Cump.
 

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #31 em: Junho 18, 2015, 10:33:28 am »
Para o Sikorsky Schweizer 300c, mais vale ir ao mercado civil que existem muitos helicópteros abaixo dos 300 000 USD (até Bell47 a 275 000 USD).  :wink:
Citar
http://www.trade-a-plane.com/search?s-type=aircraft&s-seq=2&s-lvl=2&s-sort_key=modify_date&s-sort_order=desc&make=Bell&s-page_size=25




Cumprimentos
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Leonidas

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #32 em: Julho 07, 2015, 12:35:32 am »
Saudações guerreiras

Caro Mafets,

julgo que o melhor é ser material novinho em folha, a não ser que para o efeito - instrução - quem de direito ache que pode ser como sugere.

Sobre esta materia, qual é a ideia da FAP. O que é que eles pensam? Qual/quais é/são a(s) preferência(s)? Também dos outros ramos não se ouve nada.   :(

Cump.
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #33 em: Julho 07, 2015, 10:27:25 am »
Citação de: "Leonidas"
Sobre esta materia, qual é a ideia da FAP. O que é que eles pensam? Qual/quais é/são a(s) preferência(s)? Também dos outros ramos não se ouve nada.   :(

Cump.

Se for para aprender a subir, descer, voar para a frente, trás e lado, o Alouette III também dá.

A FAP quer um helicoptero que já tenha muitos sistemas similares ao EH101, a ideia é que seja um helicoptero de instrução para futuros pilotos de EH101, não é para que eles praticamente tenham que aprender tudo do 0 quando transitam para o EH101.
 

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night_runner

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #34 em: Julho 07, 2015, 04:21:42 pm »
Citação de: "Lightning"
a ideia é que seja um helicoptero de instrução para futuros pilotos de EH101, não é para que eles praticamente tenham que aprender tudo do 0 quando transitam para o EH101.
Sobretudo para que a fase de adaptação de um novo piloto à nova aeronave consuma um menor número das precio$a$ horas de voo do EH...
 

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #35 em: Julho 07, 2015, 05:00:57 pm »
O Augusta AW119 parece uma máquina interessante. Além de ser da Augusta/Westland, apresenta sistemas modernos e um preço convidativo (3,90 Milhões USD), e os finlandeses usam a versão armada.
Citar
http://www.aircraftcompare.com/helicopter-airplane/Agusta-Westland-AW119-Ke/262



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dc

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #36 em: Agosto 18, 2015, 11:22:51 am »
Não percebo a ideia de quererem helis civis... A ideia é arranjar um helicóptero que sirva para treinar pilotos para os Merlin, que são "só" um dos helicópteros mais complexos do mundo, mas querem fazer esse treino em helicópteros Jet Ranger?
Depois temos de nos lembrar que a nós dá-nos jeito um helicóptero polivalente, e isto implica algumas características que os helis civis não apresentam, como é o caso de levar armamento, capacidade de sobrevivência em combate, sensores modernos (ou capacidade para os instalar), etc. Para nós, já que o dinheiro é escasso, convêm comprar o que é polivalente, não aquilo que simplesmente é barato! E é aqui que entram helicópteros ligeiros como o EC-635 e o AW-109, que podem ser mais caros que os seus equivalentes civis, mas respondem a muitos mais requisitos e têm capacidade de executar muitas mais missões. Queremos algo que faça tudo o que o Alouette fazia e muito mais, seja SAR, seja missões de combate... as forças armadas precisam do que é polivalente e do que possa complementar outros meios em algumas missões (neste caso o heli ligeiro complementar o Merlin nas missões SAR, ou UAV's de combate complementarem os F-16 em missões de ataque ao solo, por aí em diante).
 

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #37 em: Agosto 18, 2015, 01:09:42 pm »
Citação de: "dc"
Não percebo a ideia de quererem helis civis... A ideia é arranjar um helicóptero que sirva para treinar pilotos para os Merlin, que são "só" um dos helicópteros mais complexos do mundo, mas querem fazer esse treino em helicópteros Jet Ranger?
Depois temos de nos lembrar que a nós dá-nos jeito um helicóptero polivalente, e isto implica algumas características que os helis civis não apresentam, como é o caso de levar armamento, capacidade de sobrevivência em combate, sensores modernos (ou capacidade para os instalar), etc. Para nós, já que o dinheiro é escasso, convêm comprar o que é polivalente, não aquilo que simplesmente é barato! E é aqui que entram helicópteros ligeiros como o EC-635 e o AW-109, que podem ser mais caros que os seus equivalentes civis, mas respondem a muitos mais requisitos e têm capacidade de executar muitas mais missões. Queremos algo que faça tudo o que o Alouette fazia e muito mais, seja SAR, seja missões de combate... as forças armadas precisam do que é polivalente e do que possa complementar outros meios em algumas missões (neste caso o heli ligeiro complementar o Merlin nas missões SAR, ou UAV's de combate complementarem os F-16 em missões de ataque ao solo, por aí em diante).
Não é nada disso DC. Se ler o contexto percebe que essa situação vêm de uma ideia expressa por outro forista:
Citação de: "Leonidas"
Saudações guerreiras

20 Schweizer para instrução + 16 MD500 (alguns com NOTAR) scouts + 16 linces ou equivalentes +  4/6 EH101 .  Já não pedia mais nada.

Cump
Aliás, essa ideia de substituir os AlIII pelo Schweizer, já foi referida anteriormente neste forum e ao que parece é oriunda (sem confirmação) até da própria FAP/MDN.

O que foi dito posteriormente é que a confirmar-se essa situação mais valia um helicóptero como o Jet Ranger, que sempre fazia mais missões. Nada mais. É evidente que para a FAP, só um heli do  tipo do EC ou A109 interessava.  :wink:


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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #38 em: Agosto 18, 2015, 06:08:09 pm »
Citação de: "dc"
Não percebo a ideia de quererem helis civis...
Eu não quero nada. Bem, até que quero, mas o que estamos aqui a fazer é discutir rumores e alternativas, por mais estranhas que sejam, a estava novela toda dos Alouette III.

Citação de: "dc"
A ideia é arranjar um helicóptero que sirva para treinar pilotos para os Merlin, que são "só" um dos helicópteros mais complexos do mundo, mas querem fazer esse treino em helicópteros Jet Ranger?
Neste contexto, a substituição do Alouette III por um helicóptero pequeno do género dos Schweizer, Robinson, ou Jet Ranger nunca ficaria por aí e iria necessitar de outras alterações. E aqui iriam existir três opções:
  • Helicóptero pequeno c/ aviónicos avançados + uso extensivo de simuladores de voo para preparar os pilotos para o EH-101 ou Lynx
  • Helicóptero pequeno c/ aviónicos avançados + envio de pessoal para receber instrução no estrangeiro (p.e. Reino Unido)
  • Helicóptero pequeno + helicóptero [ligeiro ou médio] utilitário multi-usos

Citação de: "dc"
Depois temos de nos lembrar que a nós dá-nos jeito um helicóptero polivalente, e isto implica algumas características que os helis civis não apresentam, como é o caso de levar armamento, capacidade de sobrevivência em combate, sensores modernos (ou capacidade para os instalar), etc. Para nós, já que o dinheiro é escasso, convêm comprar o que é polivalente, não aquilo que simplesmente é barato! E é aqui que entram helicópteros ligeiros como o EC-635 e o AW-109, que podem ser mais caros que os seus equivalentes civis, mas respondem a muitos mais requisitos e têm capacidade de executar muitas mais missões. Queremos algo que faça tudo o que o Alouette fazia e muito mais, seja SAR, seja missões de combate... as forças armadas precisam do que é polivalente e do que possa complementar outros meios em algumas missões (neste caso o heli ligeiro complementar o Merlin nas missões SAR, ou UAV's de combate complementarem os F-16 em missões de ataque ao solo, por aí em diante).
Isso seria o ideal: num país como o nosso, pequeno e com bastantes restrições financeiras, existir um maior aproveitamento dos recursos pelo menos a nível de meios aéreos. Infelizmente, devido à nossa realidade política e falta de dinheiro continuamos a viver estas autênticas novelas quanto à substituição de material. Por isso lá surgem estas ideias de comprar algo barato, não só a nível de aquisição mas também operacional, para garantir pelo menos que se continue a efectuar a instrução em helicópteros.

Obviamente que existe sempre uma terceira alternativa/opção: retirada ao serviço do Alouette III sem um substituto. E aqui seria feito o outsourcing total da instrução de pilotagem em helicópteros para empresas privadas e/ou forças aéreas aliadas, SAR costeiro passava a ser feito por meios da Protecção Civil (sejam Kamov ou meios alugados), e missões de combate do tipo anti-carro, reconhecimento armado e escolta ficariam para um dia em que o Exército conseguisse adquirir helicópteros ligeiros (gargalhada).

Esta terceira opção seria até muito bem-vinda por muitas pessoas. As empresas privadas de meios aéreos não corriam o risco de perderem horas nos seus contratos; pois um helicóptero moderno poderia dar a oportunidade à FAP de fazer algumas missões a nível de combate a incêndios, transporte de doentes e apoio às forças de segurança. O Exército, onde alguns ainda sonham de vez em quando com helicópteros ligeiros, teria ainda alguma chance de no futuro vir a adquirir esses meios. A classe política iria-se livrar da batata quente, iria parar de sofrer pressão por parte de terceiros, e já não se teria de preocupar com o impacto de uma aquisição de material militar teria nas campanhas eleitorais.

Mas sim, concordo com o dc quanto à necessidade de um helicóptero polivalente para a Força Aérea/Forças Armadas (comando conjunto de helicópteros?). Entretanto, vamos entretendo-nos a discutir este assunto aqui e no tópico «Alouette III ainda estão ai para as curvas».

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #39 em: Fevereiro 18, 2016, 09:17:09 am »
Citar
Pilotos recebem instrução em aviões da Guerra Colonial (helicópteros)

Helicópteros Alouette já operavam na década de 1960.

http://www.dn.pt/portugal/interior/pilotos-recebem-instrucao-em-avioes-da-guerra-colonial-5035228.html
« Última modificação: Fevereiro 18, 2016, 09:19:46 am por Lightning »
 

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Aegir

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #40 em: Fevereiro 18, 2016, 05:23:21 pm »
 

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mafets

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #41 em: Abril 18, 2016, 04:49:48 pm »
46 milhões por 16 Kiowas mais 3 simuladores.  ;)
Citar
Croatia has approved the procurement of 16 surplus OH-58D Kiowa Warrior armed reconnaissance helicopters from the United States, the Ministry of Defence (MoD) announced on 25 February.

The plan to buy a squadron of OH-58D helicopters and three simulators is valued at HRK286 million (USD41 million), of which HRK100 million will be funded through US government support funds and the remainder by the Croatian government's 2016-20 budget.

Croatia had originally wanted to receive surplus Sikorsky UH-60 Black Hawk helicopters through the US Excess Defense Article (EDA) programme, whereby military equipment is gifted to allies for the cost of refurbishment, shipping, and support once in service. Talks were held in late 2014 and early 2015 between the Croatian MoD, the US military, and Sikorsky. The plan was that Croatia would receive the UH-60s and in turn donate its Mi-8/17s to Ukraine, though not much progress was made.

With the proposed UH-60 sale not going anywhere, Croatia instead decided to acquire the 16 OH-58Ds through the EDA system. This deal passed the US Congress in late summer 2015. Croatia already fields seven Bell 206B JetRanger helicopters, on which the OH-58D is based, and so already has much of the training and support infrastructure in place.

http://www.janes.com/article/58393/croatia-approves-oh-58d-buy


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dc

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #42 em: Abril 19, 2016, 11:31:08 pm »
A ideia é substituir o Al3 por helicópteros multifunções, que possam executar missões de treino, transporte, reconhecimento, apoio aéreo próximo, busca e salvamento e eventualmente combate a incêndios... Grande parte destas missões o Kiowa Warrior não permite executar.
 

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ACADO

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  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #43 em: Abril 20, 2016, 11:08:48 pm »
Ao que parece, um dos favoritos é:


Eu preferia um heli Americano com muitas provas dadas e logística fácil. Já fomos queimados que chegue!!!
Mas percebo a atração por este exemplar, já o vi a voar e é admirável!

"The H145M (previously known as the EC645 T2) is an economical and versatile military helicopter covering the entire spectrum of military missions, from light utility to light attack. The H145M delivers the reliability and low operating costs of Airbus Helicopters’ multi-role EC145, which is a rotorcraft of reference for law enforcement organizations and military services – including the U.S. Army, with its UH-72A Lakota version."
« Última modificação: Abril 20, 2016, 11:19:55 pm por ACADO »
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

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dc

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Re: Substituição dos Allouette III
« Responder #44 em: Abril 21, 2016, 12:49:51 pm »
Penso que os dois favoritos eram precisamente esse, na altura chamado de EC-635, e o AW-109 LUH.