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Substituiçao dos F-16's

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MATRA

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1515 em: Fevereiro 15, 2019, 04:01:47 pm »
Nem mais mafets, o custo por hora é realmente a grande incógnita neste caso, hoje é caríssimo.

Os stealth na sua encarnação actual, são caríssimos de operar, aquela RAM coating é um pesadelo de manter, se bem que penso que li algures que os F35 mais recentes são muito mais "resistentes" neste aspecto, acho que foi ditos por um oficial da RN, acho que eles receberam os 2 tipos e coating no primeiro lote a chegar ao RU.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1516 em: Fevereiro 15, 2019, 04:09:28 pm »
Andamos tão entretidos com o F35 que "esquecemos" de outro aspecto: O F35 não tem versão biplace e nós a jacto de treino nada temos (nem nada parecido a um Super Tucano ou Pilatus), ou seja: Uma aquisição teria de sempre de passar por adquirir ou alugar o tal jacto de treino (visto que mandar treinar em outra freguesia ou tem custos avultados ou temos a questão das vagas).  ;)

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1517 em: Fevereiro 15, 2019, 04:12:29 pm »
Andamos tão entretidos com o F35 que "esquecemos" de outro aspecto: O F35 não tem versão biplace e nós a jacto de treino nada temos (nem nada parecido a um Super Tucano ou Pilatus), ou seja: Uma aquisição teria de sempre de passar por adquirir ou alugar o tal jacto de treino (visto que mandar treinar em outra freguesia ou tem custos avultados ou temos a questão das vagas).  ;)

Cumprimentos
Ah :) aí é que entra a Bélgica e a Holanda  :mrgreen:
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1518 em: Fevereiro 15, 2019, 04:20:34 pm »
Andamos tão entretidos com o F35 que "esquecemos" de outro aspecto: O F35 não tem versão biplace e nós a jacto de treino nada temos (nem nada parecido a um Super Tucano ou Pilatus), ou seja: Uma aquisição teria de sempre de passar por adquirir ou alugar o tal jacto de treino (visto que mandar treinar em outra freguesia ou tem custos avultados ou temos a questão das vagas).  ;)

Cumprimentos
Ah :) aí é que entra a Bélgica e a Holanda  :mrgreen:

Vai tudo para Beja treinar do 346? Bem, mas para isso não é preciso vir o F35.  ;D ;D ;D ;D



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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1519 em: Fevereiro 15, 2019, 04:45:46 pm »



Não estou a ver o F35 ser cancelado, em quaisquer situações. Trata-se de um aparelho com um grande investimento e em que toda a política da LM e da USAF passa por vender de que forma for o aparelho. A versão B então é praticamente impossível quando o que resta do Harrier II já anda a pedir substituto à um bom par de anos. Agora, concordo que até lá a maioria dos problemas serão resolvidos, o preço talvez baixe para os 60 milhões, isto embora a previsão do custo por hora de voo aponte sempre para números entre is 31 000 e os 28 000 usd à hora. Daí que se for escolhido, vem de qualquer maneira (Ainda que eu não veja pilim para isso. A solução poderia passar como já foi dito por deixar uma vintena de F16 ou por termos um treinador armado como o 346 que pudesse assegurar algumas das missões ar-ar e ar superfície, mas sabemos que isso não vai acontecer)  :-P

Saudações

Acreditas mesmo que iremos ter uma aeronave na FAP cujo custo/hora será na ordem entre os €25.000/28.000 ????
Vamos ter uma dúzia de aeronaves só para constar ??
Qual a eficácia/Utilidade de um País ter uma frota de 12 caças, porque se o comprássemos, não seria de certeza em numero superior á dúzia??



Vejamos os casos da Bélgica que ficará com 34 aeronaves os custos irão rondar os €4.000 milhões, e da Holanda que ficará apenas com 37 aeronaves, depois da enorme redução do numero de unidades iniciais devido aos custos envolvidos, a parcela dos dois a pagar será semelhante.

Em ambos os casos estamos a falar de dois países que, economicamente falando, são bem superiores ao nosso, vá-se lá perceber bem o porquê da Bélgica, mas tudo bem, e por isso, vão conseguir constituir, esperemos que sim, frotas um todo nada maiores que a que possuímos de F16, e, que para mim, são o mínimo dos mínimos em termos numéricos para que possam ter alguma eficácia e durabilidade em combate.

Mas nós iremos comprar os F35 para termos mais um filme idêntico ao dos Leo2A6.
37 CC para quê, qual a utilidade de termos dois ECC ???
Nem tão pouco conseguimos adquirir um numero mínimo de viaturas para termos um GCC completo que ficaria por cerca de 100 milhões, e vamos ter 1500/1600 milhões para doze F35??
Acredita quem quer !

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 15, 2019, 04:58:54 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1520 em: Fevereiro 15, 2019, 04:49:02 pm »
Andamos tão entretidos com o F35 que "esquecemos" de outro aspecto: O F35 não tem versão biplace e nós a jacto de treino nada temos (nem nada parecido a um Super Tucano ou Pilatus), ou seja: Uma aquisição teria de sempre de passar por adquirir ou alugar o tal jacto de treino (visto que mandar treinar em outra freguesia ou tem custos avultados ou temos a questão das vagas).  ;)

Cumprimentos
Ah :) aí é que entra a Bélgica e a Holanda  :mrgreen:

À pois entram, até nos vão oferecer um F35 sempre que vierem para Beja, andamos sempre aos caídos dos restantes Países da EPAF, sempre na cauda da Europa !!!
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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1521 em: Fevereiro 15, 2019, 08:07:34 pm »
Quando é que saiu a notícia do possível interesse na modernização dos MLU para a versão Viper? Abril de 2017.
Quando é que saiu a notícia do possível interesse no F-35A Lightning II? Fevereiro de 2019.
Portanto lá para Junho de 2021 o próximo candidato deve ser o Eurofighter modernizado.  ::)

O Gomes Cravinho parece querer mandar passear a política do Sr. Azeredo "20M€" Lopes e possuir bolsos mais fundos. Acredito mesmo que assim é.

Andamos tão entretidos com o F35 que "esquecemos" de outro aspecto: O F35 não tem versão biplace e nós a jacto de treino nada temos (nem nada parecido a um Super Tucano ou Pilatus), ou seja: Uma aquisição teria de sempre de passar por adquirir ou alugar o tal jacto de treino (visto que mandar treinar em outra freguesia ou tem custos avultados ou temos a questão das vagas).  ;)

Grande verdade que era para ter escrito antes e me esqueci de referir: é que ao contrário da quase totalidade dos caças de 4ª e 4,5ª geração que possuem versões bilugares para conversão operacional ou missões especializadas, os caças de 5ª geração até agora concebidos são somente monolugares. O único aparelho que parece seriamente poder vir a ter uma versão de dois lugares será o Chengdu J-20.

Sem "Caracóis" ao dispor está montado o cenário para a SkyTech entrar em cena com os L-39NG ou M-346FT em Beja, e muito certamente que os nossos parceiros da EPAF preferirão poder treinar em território europeu do que enviar os seus pilotos para efectuarem as Fases 3 e 4 nos EUA.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2019, 08:00:06 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1522 em: Fevereiro 15, 2019, 09:21:57 pm »
Pelo que percebi do artigo, fiquei com a seguinte ideia, se os F-16 são para voar 40 anos, da década de 90 até à década de 30, o seu substituto será para voar outros 40 anos, até 2070, e aqui já estamos na âmbito Star Wars, não faço ideia, armas laser, etc, então a ideia seria ter a aeronave mais capaz de se adaptar ao que aparecer durante esses 40 anos, e os F-16, que são muito bons hoje, já não serão em 2070.

A parte de tentarmos a todo o custo continuar nos EPAF, é que além do treino conjunto, há outra coisa muito importante, os custos das modernizaçoes futuras são a dividir pelos países membros, é diferente de um país fazer a modernização as suas custas ou nem fazer modernização nenhuma e a aeronave fica como quando foi comprada o seu tempo de vida todo.
« Última modificação: Fevereiro 15, 2019, 09:24:45 pm por Lightning »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1523 em: Fevereiro 15, 2019, 11:33:17 pm »
Um artigo, com dicotomia "importance of EPAF to a small country" vs "strategically it goes against European interests"...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1524 em: Fevereiro 16, 2019, 10:12:25 am »



Não estou a ver o F35 ser cancelado, em quaisquer situações. Trata-se de um aparelho com um grande investimento e em que toda a política da LM e da USAF passa por vender de que forma for o aparelho. A versão B então é praticamente impossível quando o que resta do Harrier II já anda a pedir substituto à um bom par de anos. Agora, concordo que até lá a maioria dos problemas serão resolvidos, o preço talvez baixe para os 60 milhões, isto embora a previsão do custo por hora de voo aponte sempre para números entre is 31 000 e os 28 000 usd à hora. Daí que se for escolhido, vem de qualquer maneira (Ainda que eu não veja pilim para isso. A solução poderia passar como já foi dito por deixar uma vintena de F16 ou por termos um treinador armado como o 346 que pudesse assegurar algumas das missões ar-ar e ar superfície, mas sabemos que isso não vai acontecer)  :-P

Saudações

Acreditas mesmo que iremos ter uma aeronave na FAP cujo custo/hora será na ordem entre os €25.000/28.000 ????
Vamos ter uma dúzia de aeronaves só para constar ??
Qual a eficácia/Utilidade de um País ter uma frota de 12 caças, porque se o comprássemos, não seria de certeza em numero superior á dúzia??



Vejamos os casos da Bélgica que ficará com 34 aeronaves os custos irão rondar os €4.000 milhões, e da Holanda que ficará apenas com 37 aeronaves, depois da enorme redução do numero de unidades iniciais devido aos custos envolvidos, a parcela dos dois a pagar será semelhante.

Em ambos os casos estamos a falar de dois países que, economicamente falando, são bem superiores ao nosso, vá-se lá perceber bem o porquê da Bélgica, mas tudo bem, e por isso, vão conseguir constituir, esperemos que sim, frotas um todo nada maiores que a que possuímos de F16, e, que para mim, são o mínimo dos mínimos em termos numéricos para que possam ter alguma eficácia e durabilidade em combate.

Mas nós iremos comprar os F35 para termos mais um filme idêntico ao dos Leo2A6.
37 CC para quê, qual a utilidade de termos dois ECC ???
Nem tão pouco conseguimos adquirir um numero mínimo de viaturas para termos um GCC completo que ficaria por cerca de 100 milhões, e vamos ter 1500/1600 milhões para doze F35??
Acredita quem quer !

Abraços

Na teoria tanto não acredito como o escrevi por diversas vezes que não sei onde vão arranjar pilin para nem que seja 12 F35, quando até se gasta mais em navios para a Transtejo (90 milhões) do que em helicópteros para a FAP (22 milhões+60 milhões). O problema é que na prática nunca acreditei que viesse o Merlin, devido ao preço e o mesmo veio, com os problemas que lhe são conhecidos. Portanto, neste pais à beira mar plantado já nada me surpreende...  ;) :o

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1525 em: Fevereiro 16, 2019, 10:37:41 am »
Quem não tem dinheiro não tem vícios, ou não deveria ter!
Um Gripen tem um custo até 55 milhões e o F35 mais baratinho de 95 milhões, isto em dólares.
Acho que a escolha certa é uma frota de 30 Gripen e tentar um preço a rondar os 1350 milhões de Euros já está dentro das nossas posses.

https://militarymachine.com/most-expensive-military-jets/
« Última modificação: Fevereiro 16, 2019, 10:40:56 am por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1526 em: Fevereiro 16, 2019, 10:48:19 am »
Quem não tem dinheiro não tem vícios, ou não deveria ter!
Um Gripen tem um custo até 55 milhões e o F35 mais baratinho de 95 milhões, isto em dólares.
Acho que a escolha certa é uma frota de 30 Gripen e tentar um preço a rondar os 1350 milhões de Euros já está dentro das nossas posses.

https://militarymachine.com/most-expensive-military-jets/

EHEHE,

Depois fazemos EPAF com a Hungria e Rep Checa.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1527 em: Fevereiro 16, 2019, 11:03:35 am »
Quem não tem dinheiro não tem vícios, ou não deveria ter!
Um Gripen tem um custo até 55 milhões e o F35 mais baratinho de 95 milhões, isto em dólares.
Acho que a escolha certa é uma frota de 30 Gripen e tentar um preço a rondar os 1350 milhões de Euros já está dentro das nossas posses.

https://militarymachine.com/most-expensive-military-jets/

Mas algum dia se vai gastar mais em aeronaves que numa injecção de capital num Banco ?? ::)
Nem pensar !!!

Abraços
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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1528 em: Fevereiro 16, 2019, 11:42:37 am »
Ir para Gripen NG não faz sentido nenhum. Mais vale ir para F-16V, ja temos o know how de operar o aparelho, já temos a linha de logística montada, técnicos/mecânicos treinados e muito dinheiro investido em formação e documentos técnicos. Para alem de sermos players no mercado de manutenção/upgrades no F-16.

Faz sentido a Lockheed Martin querer manter uma relação com Portugal visto sermos parceiros de manutenção/upgrades(P-3,C130 e F16) mas resta saber o que eles tem a oferecer.
Um contrato para fazer alguns dos upgrades para F16V que eles tem feito pela europa eram bem vindos

Quando a F35, só depois do Block 4 é que vai ser um caça de verdade, mas por exemplo o F-16 só ficou bom depois do Block 10.

Quanto a números, nunca na vida vamos substituir logo os 30 aparelhos, vai ser uma mudança faseada. O F-16MLU ainda tem capacidade para fazer alguns tipos de missão por muitos anos.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1529 em: Fevereiro 16, 2019, 11:46:44 am »
Parece que politicamente a hipótese do F-16 Viper já foi descartada, do F-16 vamos ter o MLU até 2030 and beyond.
Lembro-me de quando se falava nisso que era uma boa hipótese pois era 10x mais barato que o F-35, pois era 500 milhões contra 5 mil milhões.

Mas para a FAP num mundo de aeronaves tecnologicamente de 5a geração, americanos, Russos, chineses, e futuros programas europeus, lá para 2050, os 4,5 vão passar a ser obsoletos, para 4,5 o MLU não fica mal visto.

Fiquei admirado no artigo sobre a EPAF em que dizia que o Eurofighter é mais caro que o F-35, e que os Belgas vão pagar até um valor inferior aos tais 5 mil milhões que parecia que custava os F-35, temos que dar mais uns anos.

Até imagino a termos dois tipos de aeronaves alguns anos, um bocado à imagem da passagem dos A7 para o F-16, mas não a comprarmos dois tipos de caças, F-35 + Viper, isso não, mas 12 F-35 e esticarmos os F-16 MLU até 2040, acredito, os A7 saíram do activo em 1999.

Em relação a compramos caças novos, 4,5a geração acho mal, se não há dinheiro para os de 5a geração, aceito alugar Gripens ou outro qualquer uns anos se o F-16 não aguentar o tempo todo, mas não se pode ficar nos 4,5 infinitamente, ou se evolui mais tarde ou mais cedo, ou então que se acabe com essa capacidade, senão é que é dinheiro deitado fora.
 
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