Portugal estuda a compra de Fragatas Karel Doorman à Holanda

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TOMKAT

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« Responder #75 em: Setembro 08, 2006, 03:10:22 am »
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Navios holandeses chegam em 2008

O processo de aquisição das duas fragatas holandesas da classe "Karel Doorman" ou "M" destinadas à Marinha de Guerra portuguesa, para substituir os dois navios da classe "João Belo", em negociação para venda com o Uruguai, deverá dar um passo decisivo ainda este mês, com a assinatura do contrato entre as autoridades holandesas e portuguesas, soube o JN. Os navios já foram inspeccionados por oficiais da Armada portuguesa, que se deslocaram para o efeito à Holanda, merecendo a aprovação e à partida a aquisição vai custar 240 milhões de euros.

O processo parece agora bem perto do fim e já está calendarizada a chegada dos navios a Portugal - o primeiro em 2008 e o segundo em 2009. A disparidade temporal entre a chegada dos dois navios está associada ao facto de estarem a navegar ao serviço da Marinha Real Holandesa e o contrato de aquisição está a ser negociado prevendo já um ciclo de manutenção para cada um dos navios, antes da entrega à Armada.

A Holanda está a proceder à venda de alguns dos navios para renovar a frota, num programa naval que prevê a aquisição de navios mais modernos que poderão importar em 200 milhões de contos por unidade.

No entanto, os "Karel Doorman" começaram a ser operados apenas a partir de 1984, o que constitui uma boa opção para a Marinha de Guerra portuguesa, tendo em conta as restrições financeiras. A opção está associada também ao facto de as "Karel Doorman" disporem de sensores da mesma família que os operados nas fragatas da classe "Vasco da Gama", o que vai facilitar a integração em termos de instrução, manutenção e operação, com redução de custos. O próprio armamento é similar, diferindo apenas na peça de artilharia principal e no sistema de defesa antimíssil. Os navios holandeses constituem, no entanto, um importante salto tecnológico em relação às "Vasco da Gama". Só como exemplo, o sistema motriz pode ser controlado totalmente a partir da ponte e já dispõe de um casco que em alguns pontos permite iludir os radares, graças à tecnologia "stealth". CV

http://jn.sapo.pt/2006/09/08/nacional/navios_holandeses_chegam_2008.html


Será desta???
2008 está já aí ao virar da esquina... mas ainda não vou encomendar o champanhe.
Desconhecia que as Karel Doorman tinham capacidades "stealth"... :?

E a confirmar-se a notícia a seguir, parece que as João Belo ainda têm mercado...

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Uruguai dá o sim à compra das fragatas portuguesas

A Marinha do Uruguai já deu o sim definitivo para a aquisição de duas fragatas portuguesas da classe "João Belo", estando agora a decorrer as negociações entre as autoridades dos dois países relativas à questão financeira, soube o JN. O processo acaba por estar associado à aquisição para a Armada portuguesa de duas fragatas à Holanda (ler texto em baixo), que irão substituir os navios lusos que estão a ser negociados com o Uruguai.

As venda das fragatas portuguesas insere-se num pacote de venda de material militar em serviço nas Forças Armadas, que fora anunciado pelo então ministro da Defesa Luís Amado, envolvendo verbas da ordem dos 290 milhões de euros. A venda das duas fragatas está prevista na Lei de Programação Militar, envolvendo verbas da ordem dos 30 milhões de euros, mas é, no entanto, a primeira vez que há a intenção firme de um Estado estrangeiro na compra de material português.

As informações sobre o processo de negociação para venda das "João Belo" foram confirmadas ao JN pelo embaixador daquele país sul-americano em Portugal, Gaston Lasart, que adiantou que as negociações "estão a decorrer em Montevideo (capital do Uruguai) entre oficiais do Estado-Maior da Marinha de Guerra do Uruguai e a embaixada portuguesa".

De acordo com o diplomata, as "negociações começaram no início desta semana" e seguem-se a uma visita de uma delegação de "oito oficiais da Marinha do Uruguai que estiveram em Julho em Portugal, durante uma semana, para verificar o estado das fragatas portuguesas".

O relatório foi positivo e as autoridades dos dois estados entraram agora na fase negocial de venda, assim como da cadeia logística para sustentação das fragatas. Os dois navios, as fragatas "João Belo" e a "Sacadura Cabral" têm cerca de 40 anos, mas a Marinha do Uruguai tem a navegar dois navios similares - com origem na classe francesa "Comandant Riviére" -, o que poderá conduzir a cinergias entre as quatro fragatas no campo de manutenção e da instrução.

Se o negócio se concretizar, o Uruguai pretende manter as duas fragatas portuguesas a navegar durante sete anos até poder dispor de novos meios.

 
http://jn.sapo.pt/2006/09/08/nacional/uruguai_o_a_compra_fragatas_portugue.html
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pedro

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« Responder #76 em: Setembro 08, 2006, 01:58:37 pm »
E essa de vender ao Uruguai esta boa.
Cumprimentos
 

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sierra002

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« Responder #77 em: Setembro 08, 2006, 02:08:39 pm »
Si comprais la fragata procurad que no os la pinten con tintas noruegas.
 

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Bravo Two Zero

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« Responder #78 em: Setembro 08, 2006, 02:15:17 pm »
Citação de: "sierra002"
Si comprais la fragata procurad que no os la pinten con tintas noruegas.


Podes estar descansado, se temos a Euronavy, fornecedora da "toda poderosa" US Navy, porque razão iríamos recorrer a fornecedores "estranjas" c34x

Nem quis entrar na questão dos concursos públicos......................
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Spectral

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« Responder #79 em: Setembro 08, 2006, 02:31:28 pm »
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Desconhecia que as Karel Doorman tinham capacidades "stealth"...


Desde os anos 80 que todos os projectos navais de alguma relevância empregam medidas de redução da assinatura radar, mesmo navios que a primeira vista não aparentam como as Type23 inglesas ou os Kirov russos. Incluindo aqui certamente as Meko 200.


Claro que isto está distante do que o povão costuma designar de "stealth", mas não se pode esperar muito da imprensa generalista.  :roll:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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Leonidas

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« Responder #80 em: Setembro 11, 2006, 10:45:34 pm »
Saudações guerreiras

Que mais hélis, para além dos Lince, estas fragatas podem transportar? Será que os NH-90 podem aterrar sem problemas?

Qual será o ciclo de manutenção destas? Será como as Vasco da Gama que de 3 em 3 anos "encostam ás boxes"?

Cumprimentos
 

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Get_It

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« Responder #81 em: Setembro 13, 2006, 03:11:49 pm »
Citação de: "Leonidas"
Que mais hélis, para além dos Lince, estas fragatas podem transportar? Será que os NH-90 podem aterrar sem problemas?


As Karel Doorman podem embarcar um NH-90 sem problemas, pois elas já foram desenhadas ou modificadas à algum tempo para esse efeito. Pois a RNN tem como objectivo substituir os seus helicópteros Lynx pelos NH-90 já desde os anos. É até por isso (segundo certas fontes) que a Royal Netherlands Navy queria oferecer/vender como contrapartida helicópteros Lynx a Portugal.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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papatango

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« Responder #82 em: Setembro 13, 2006, 06:27:34 pm »
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Podes estar descansado, se temos a Euronavy, fornecedora da "toda poderosa" US Navy, porque razão iríamos recorrer a fornecedores "estranjas"


O problema é que parece que as tintas da EURONAVY são muito caras.
Tão caras que a marinha portuguesa não as compra. :oops:  :oops:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Jorge Pereira

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« Responder #83 em: Setembro 13, 2006, 10:00:42 pm »
Citação de: "papatango"
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Podes estar descansado, se temos a Euronavy, fornecedora da "toda poderosa" US Navy, porque razão iríamos recorrer a fornecedores "estranjas"

O problema é que parece que as tintas da EURONAVY são muito caras.
Tão caras que a marinha portuguesa não as compra. :oops:  :arrow: www.hempel.pt

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É para a Hempel um grande orgulho ser o fornecedor da Marinha de Guerra Portuguesa, composta por uma grande diversidade de unidades - submarinos, fragatas, corvetas, lanchas hidrográficas, navios-patrulha e o navio-escola Sagres. É ainda de realçar o facto de a Hempel ser, há já mais de uma década, o fornecedor regular dos produtos para protecção de todas as carenas da frota da Marinha.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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Leonidas

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« Responder #84 em: Setembro 27, 2006, 01:13:11 am »
Saudações guerreiras

Sempre se confirmam a vinda dos  hélis com as fragatas ou utilizar-se-ão as quantidades (5 unidades) que existem atualmente? Será demasiado optimismo da minha parte em acreditar que os hélis vêm juntos com os barcos?

Proporcionalmente as quantidades (a existirem) serão de 8 hélis para 5 fragatas, tendo como base a relação nas VdG. Será isto possivel no atual cenário?  

Cumprimentos
 

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Get_It

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« Responder #85 em: Setembro 27, 2006, 01:17:18 am »
Já escreveram aqui no fórum que os holandeses bem que queriam inserior no pacote os helicópteros, a marinha é que não gostou da ideia visto que eles já têm uns anos.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Leonidas

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« Responder #86 em: Setembro 27, 2006, 01:40:35 am »
Saudações guerreiras

Os nosso também já têm uns anitos e 3 deles, se não me falha a memória, são ainda mais usados.

Como será? Comprar-se-á uma versão atualizada (Super Lynx) ou ficarão só os 5? Mas falar em compras para além daquilo que já está escrito em LPM, será impossivel, a não ser que aconteça um milagre. Provalvelmente ficaremos só com os 5 atuias. Se nos portármos bem talvez até uns quantozitos NH-90 versão marinha se arranjem no futuro. Até lá, só a sonhar é que conseguimos grandes proezas.

Cumprimentos
 

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Rui Elias

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« Responder #87 em: Setembro 27, 2006, 09:45:29 am »
Leónidas:

Tantio quanto julgo saber, é intenção da Marinha, através de verbas da LPM comprar um ou dois Linx, eventualmente usados, da geração dos 5 actuais, e com o mesmo tipo de capacidades e configuração.

Os Linx holandeses que numa primeira fase a Holanda se dispunha a vender juntamente com as KD são de uma geração mais antiga que a dos nosso actuais Linx, e daí que a nossa marinha não se tenha mostrado interessada em tal compra.

Provavelmente a Marinha vai esticar ao máximo a vida dos 5 Linx + 1 ou 2 a comprar, até que no futuro adopte os NH-90 naval para a suas fragatas.
 

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JLRC

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« Responder #88 em: Setembro 27, 2006, 01:30:18 pm »
Citação de: "Rui Elias"
 
Provavelmente a Marinha vai esticar ao máximo a vida dos 5 Linx + 1 ou 2 a comprar, até que no futuro adopte os NH-90 naval para a suas fragatas.


Ó Rui, até parece que tirei o dia para embirrar consigo mas você sabe que não é o caso. Porquê essa afirmação acerca dos NH-90? Eu até penso ser mais provável a substituição, num futuro longinquo, dos actuais helis pelo Future Lynx já encomendado pela Royal Navy.
 

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Get_It

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« Responder #89 em: Setembro 27, 2006, 04:31:22 pm »
A escolha pelo NH-90 NFH penso que só iria facilitar a cadeia de logística, visto que também já vamos também comprar NH-90 TTH para o exército. Além disso, alguns dos componentes do NH-90 são produzidos em Portugal. :wink:

Cumprimentos,
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