Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #240 em: Junho 03, 2019, 12:35:04 pm »
Uma duvida, já vi vários helis (estes em beja, o 101 em Leiria quando o papa veio cá,...) nos aeroportos terem que percorrer as taxis ways e descolar na horizontal como se fossem um avião.

A questão faz sentido sendo um meio com capacidade vertical? provavelmente deduzo que façam isso para uniformizar as operações dos aeroportos/bases, mas é estranho, as vezes levam tanto tempo de parece-me um gasto de combustivel e tempo desnecessário.

Os procedimentos impoêm que as operações descolagem/aterragem sejam efectuadas á vista da Torre, como tal os helis, ou aeronaves, que tem capacidade de efectuar as duas operações na vertical, não estão autorizados a descolar no local onde estão estacionados na placa, pois colocam em risco as restantes aeronaves e pessoal de terra, e mandatóriamente, tem de taxiar até á zona da área de manobra destinada á descolagem para a efectuar.

Os que possuem trem de triciclo, rodas, podem taxiar como os aviões, ou fazer como os helis que tem trem de skis/skids, taxiar a cerca de um metro, ou menos, do solo até á zona da descolagem.

Os tempos necessários a fazer estes procedimentos, são muito variáveis, devendo-se a vários factores, procedimentos de cockpit, restrições da torre/aeródromo, treino da tripulação, etc, etc.

A descolagem de um heli com corrida, e, não na vertical poupa muito combustível, pois os motores não são solicitados como na descolagem vertical, á potência máxima.
para que tal aconteça é necessário que o Heli tenha trem de triciclo/rodas e não skis/skids.

Abraços
« Última modificação: Junho 03, 2019, 12:44:39 pm por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #241 em: Junho 03, 2019, 06:17:20 pm »
Parece que a Leonardo anda a tentar vender o TH-119 como helicóptero de instrução ao canada.
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #242 em: Junho 03, 2019, 08:42:53 pm »
Parece que a Leonardo anda a tentar vender o TH-119 como helicóptero de instrução ao canada.

Já os Koalhões parece que é só mesmo ao tuga...  :mrgreen: :mrgreen:



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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #243 em: Junho 12, 2019, 12:18:40 pm »
Ontem pouco passava das 14h e passou um Koala fast and low sobre a zona de Almada, aparentemente a caminho de Sintra. Não tive tempo de fotografar, mas pareceu-me ser o "02".

Comparado com a "fauna" local (por fauna local entendam-se actualmente os AW109 e 139 do INEM que andam sempre de trás para a frente, e já que Super Lynx e Merlin só se vêem agora muito raramente, vá-se lá saber porquê... ::) :mrgreen:), o raio do Koala é mais barulhento. :mrgreen:



P.S. Voo de treino ou preparativos para a transferência da Esquadra para a BA1?

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #244 em: Junho 12, 2019, 01:46:01 pm »
Ontem pouco passava das 14h e passou um Koala fast and low sobre a zona de Almada, aparentemente a caminho de Sintra. Não tive tempo de fotografar, mas pareceu-me ser o "02".

Comparado com a "fauna" local (por fauna local entendam-se actualmente os AW109 e 139 do INEM que andam sempre de trás para a frente, e já que Super Lynx e Merlin só se vêem agora muito raramente, vá-se lá saber porquê... ::) :mrgreen:), o raio do Koala é mais barulhento. :mrgreen:



Não viria algum senhor General do almoço com pressa?  :mrgreen:



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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #245 em: Junho 12, 2019, 02:25:17 pm »
Não viria algum senhor General do almoço com pressa?  :mrgreen:

Penso que não, até porque o taxi aéreo era o Super Lynx para os senhores Almirantes, que nos primeiros anos não apareciam em comemorações de outra forma que não fosse de helicóptero. Essa e o paiol de vinho das VdG vão ficar para a história. ::)

Entretanto após ter colocado aqui a informação o referido Koala fez o sentido inverso, neste caso veio de Sintra e seguiu para os lados da BA6, o que significa que os pilotos poderão estar em voos de familiarização ou treino com vista à iminente transferência da Esq. 552 para a BA1 ou mesmo já se ter procedido a isso.
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #246 em: Junho 12, 2019, 07:36:53 pm »
Não viria algum senhor General do almoço com pressa?  :mrgreen:

Penso que não, até porque o taxi aéreo era o Super Lynx para os senhores Almirantes, que nos primeiros anos não apareciam em comemorações de outra forma que não fosse de helicóptero. Essa e o paiol de vinho das VdG vão ficar para a história. ::)

Entretanto após ter colocado aqui a informação o referido Koala fez o sentido inverso, neste caso veio de Sintra e seguiu para os lados da BA6, o que significa que os pilotos poderão estar em voos de familiarização ou treino com vista à iminente transferência da Esq. 552 para a BA1 ou mesmo já se ter procedido a isso.

Devem estar a efectuar voos para ver se conseguem aterrar na pista do futuro Apeadeiro do Montijo, ou então voos de calibragem da dita pista, a tal, a 01/19.  :mrgreen:

Abraços
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #247 em: Junho 14, 2019, 03:45:37 pm »
Só uma questão:

Não deviam ter sido ja entregues mais 2 Kualhões, de acordo com o plano de entregas acordado com o fabricante?
Ou estou a fazer confusão?
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #248 em: Junho 21, 2019, 10:17:44 am »
Eles já andam por aí a passear...

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #249 em: Julho 05, 2019, 10:53:18 pm »




Abraços
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #250 em: Julho 12, 2019, 02:03:10 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #251 em: Julho 18, 2019, 05:26:43 pm »
Leonardo gains IFR approval for TH-119 trainer

18 July, 2019 SOURCE: FlightGlobal.com BY: Dominic Perry London

Leonardo has obtained US approval for instrument flight rules (IFR) operations with its TH-119 light-single – securing a vital qualification for a US Navy contest for training helicopters.

Supplemental type certification was granted by the US Federal Aviation Administration on 18 July.


Leonardo

Based on the AW119, the TH-119 is Leonardo’s bid to replace the navy's fleet of ageing Bell TH-57 Sea Ranger trainers.

Originally referred to as the TH-XX programme, the navy's recapitalisation effort is now called the Advanced Helicopter Training System TH-73, under which it intends to acquire 130 aircraft.

If selected, Leonardo will build the TH-119s at its Philadelphia production plant, the current home of the AW119.

Competition for the requirement comes from the Airbus Helicopters H135 light-twin and single-engined Bell 407GXi, although the latter has yet to secure IFR certification.

The navy is expected to select its preferred bidder later this year.

http://www.thefifthcolumn.xyz/Forum/viewthread.php?tid=39&page=5

Abraços
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #252 em: Julho 19, 2019, 04:32:08 pm »
Koalhões?  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.helis.com/database/news/aw109-trekker-m/?fbclid=IwAR0rolStr1HDrKZ5CmPBLorhS4bt0cYSRnjBe2F_nUG6GMeTrD7oPq79jVM

Citar
Leonardo, July 19, 2019 - The AW109 TrekkerM, the military version of the AW109 Trekker, is the newest multipurpose light twin-engine helicopter designed to provide military operators with outstanding mission flexibility, high performance and speed. With its features, the platform enables operations in the most challenging environments.

The AW109 TrekkerM, characterised by state-of-the-art glass cockpit, excellent flying qualities, high controllability and manoeuvrability, robustness and high inherent safety is the ideal solution for multi-role and utility operations.

The spacious and rapidly reconfigurable cabin is the new cost and operationally effective choice for a variety of roles including: Utility, Aerial Scout, Surveillance and Reconnaissance, Armed Escort, Troop Transport, Search and Rescue and Medical Evacuation.

The AW109 TrekkerM offers a wide range of optional role equipment, including internal and external weapon systems.

Main Features

- Low workload single/dual-pilot VFR/IFR integrated glass cockpit with advanced avionics and systems providing excellent situational awareness and maximising mission effectiveness

- Synthetic Vision System (SVS), Highway In The Sky (HITS) depiction, Moving Map and embedded Helicopter Terrain Avoidance Warning System (HTAWS) all enhance safety

- Hot & High performance (Full Cat. A/Class 1 performance up to ISA+20°C) provided by Pratt & Whitney engines controlled by a Full Authority Digital Engine Control (FADEC) system

- Flexible cabin layout is rapidly reconfigurable to mission requirements, with wide doors for exceptional access, rappelling and fast roping and operation of internal weapons

- Wide range of mission equipment including multi-band radios, Electro-Optic / Infra-Red (EO/IR) device, searchlight, loudspeakers, FLIR, rescue hoist and cargo hook

- Internal Weapons include 12.7 mm machine gun or two pintle-mounted 7.62 mm machine guns

- External Weapons include 12.7 mm machine gun pod (250 or 400 rounds), combined 12.7 mm machine gun pod/3 tube 70 mm rocket launcher or 7 or 12 tube 70 mm rocket launchers



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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #253 em: Julho 19, 2019, 04:50:33 pm »
Koalhões?  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.helis.com/database/news/aw109-trekker-m/?fbclid=IwAR0rolStr1HDrKZ5CmPBLorhS4bt0cYSRnjBe2F_nUG6GMeTrD7oPq79jVM

Citar
Leonardo, July 19, 2019 - The AW109 TrekkerM, the military version of the AW109 Trekker, is the newest multipurpose light twin-engine helicopter designed to provide military operators with outstanding mission flexibility, high performance and speed. With its features, the platform enables operations in the most challenging environments.

The AW109 TrekkerM, characterised by state-of-the-art glass cockpit, excellent flying qualities, high controllability and manoeuvrability, robustness and high inherent safety is the ideal solution for multi-role and utility operations.

The spacious and rapidly reconfigurable cabin is the new cost and operationally effective choice for a variety of roles including: Utility, Aerial Scout, Surveillance and Reconnaissance, Armed Escort, Troop Transport, Search and Rescue and Medical Evacuation.

The AW109 TrekkerM offers a wide range of optional role equipment, including internal and external weapon systems.

Main Features

- Low workload single/dual-pilot VFR/IFR integrated glass cockpit with advanced avionics and systems providing excellent situational awareness and maximising mission effectiveness

- Synthetic Vision System (SVS), Highway In The Sky (HITS) depiction, Moving Map and embedded Helicopter Terrain Avoidance Warning System (HTAWS) all enhance safety

- Hot & High performance (Full Cat. A/Class 1 performance up to ISA+20°C) provided by Pratt & Whitney engines controlled by a Full Authority Digital Engine Control (FADEC) system

- Flexible cabin layout is rapidly reconfigurable to mission requirements, with wide doors for exceptional access, rappelling and fast roping and operation of internal weapons

- Wide range of mission equipment including multi-band radios, Electro-Optic / Infra-Red (EO/IR) device, searchlight, loudspeakers, FLIR, rescue hoist and cargo hook

- Internal Weapons include 12.7 mm machine gun or two pintle-mounted 7.62 mm machine guns

- External Weapons include 12.7 mm machine gun pod (250 or 400 rounds), combined 12.7 mm machine gun pod/3 tube 70 mm rocket launcher or 7 or 12 tube 70 mm rocket launchers



Saudações

Só podia ser este, o AW109 Trekker, o modelo para heli de Evakuação, a que o MDN se referia quando da entrega dos dois primeiros Kualitas, em Beja.
A principal e para mim única vantagem do Trekker, em relação ao Koala, é ser biturbina, e, deveria ter sido o modelo comprado para a instrução e restantes missões, em vez do Koala.

os 119KX das fotos abaixo bem poderiam ser TrekkerM, pois as diferenças externas á excepção do numero de janelas nas portas, são Nenhumas !




Agora os tais 53 milhões é que não batem certo nesta pseudo aquisição.

PS :  O 119 possui também uma versão M mas mantém apenas uma turbina, como somos poupadinhos ainda vai ser este que nos vai calhar na rifa !

https://www.leonardocompany.com/en/products/aw119m?f=/air/helicopters/military

Abraços
« Última modificação: Julho 19, 2019, 05:20:01 pm por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #254 em: Julho 19, 2019, 08:52:31 pm »
Mas o que é que estes helis vão evacuar? Isto são configurações de helis de reconhecimento. Helis desta categoria simplesmente não têm espaço suficiente para resgate de tropas em cenários de combate. Os ‘especialistas’ do MDN devem ter visto uns helis ambulância e acham que também podem ser empregues em cenários de combate.
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