Dúvidas sobre a Academia da Força Aérea

  • 27 Respostas
  • 18192 Visualizações
*

sylen

  • 15
  • +0/-0
Dúvidas sobre a Academia da Força Aérea
« em: Setembro 10, 2007, 04:23:14 pm »
Boas,
O meu nome é José, sou de Lisboa e sou relativamente aqui no fórum. Tenho andado por algum tempo a ler os fóruns e tenho descoberto muitas informações importantes de forma rápida. Por isso gostaria desde já de dar os parabéns e de agradecer a toda a gente que frequenta este site.

Gostaria no entanto de fazer algumas perguntas que ainda não vi respondidas e que me poderão ajudar assim como poderão ajudar talvez outras pessoas.
     Finalizo em 2008 o secundário, e considero desde há algum tempo a possibilidade de me candidatar à AFA na especialidade de Medicina. No entanto alguns factores podem-no impossibilitar:

- Tenho uma costela mais curta que o normal. Será isso motivo de eliminação na inspecção médica requerida para admissão?

- Caso não me adapte à vida militar (nos primeiros 1 ou 2 anos)quais as minhas possibilidades? Sei o quanto custa ao estado o suporte dos cadetes, mas gostaria de saber se há possibilidades de sair da FA e continuar os meus estudos como civil ou terei de me recandidatar novamente?

- A Medicina é para mim quase um negócio de família (o que não quer dizer que não a adore), e grande parte desse negócio está centrado fora do país (no Canadá mais especificamente). É possível que daqui a alguns anos sinta a necessidade de me mudar para lá para dar continuidade ao negócio. Mas o que acontecerá se essa necessidade ocorrer nos anos finais do curso? Quanto tempo terei de deixar o negócio à deriva após finalizar o curso? Será possível permanecer na FA no estrangeiro ou terei de desistir de 1 dos dois? Caso escolha desistir da FA quanto tempo tenho de permanecer antes de o poder fazer?

Sei que são muitas perguntas e por isso não vos posso sequer pedir para lerem tudo. Se puderem, agradeço sinceramente que me respondam. Nem que cada 1 responda a sua pergunta :).
 

*

TaGOs

  • Membro
  • *
  • 229
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 11, 2007, 02:07:07 pm »
Boa tarde.

Infelizmente não lhe sei responder ás suas perguntas com certezas portanto o concelho que lhe dou é que já que é de Lisboa passe no centro de recrutamento da força aérea para se informar, acho que é no Lumiar, será nessa base que fará os testes psicotécnicos e médicos. Ou tire as suas duvidas pelos emails ou números de telefone que a Força Aérea tem ao nosso dispor para tirar duvidas.

Aqui tem todos os contactos: http://www.emfa.pt/www/po/afa/index.php ... ng=pt&op=0

(Destes contactos aconselho que utilize os do centro de recrutamento que são breves a responder e mais virados para tirar duvidas)

Cumprimentos
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 11, 2007, 02:38:03 pm »
Obrigado pela resposta :) Realmente já tinha contactado o e-mail da Academia mas ainda não obtive resposta. Contactarei então o do Centro de Recrutamento.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 11, 2007, 11:23:22 pm »
Se lá puderes ir pessoalmente consegues uma resposta melhor e mais rápida :D
Mas se a intenção é desde já saltar fora do barco no inicio da viagem, porque é que te candidatas à AFA, as médias não são assim tão mais baixas, talvez meio valor, era preferível optares por fazer o curso a 100% como civil. O curso já de si é trabalhoso ao que na AFA podes acrescentar as cerimónias militares sempre presentes.
Actualmente podes escolher a especialidade, mas no futuro penso que com a ideia do fim dos médicos avençados nas forças armadas com a economia de custos, os médicos formados através das academias militares vão ter as opções limitadas às especialidades que fazem falta a cada ramo.
Para já os médicos militares devem na mesma os 8 anos de quadro permanente que os restantes militares, excepto os pilotos, a partir do próximo curso que terminar que passa para os 12 anos.
Tanto quanto sei não existe a opção de estares no Canadá e na FAP ao mesmo tempo, a única possibilidade é estares de licença registada sem vencimento após a autorização do CEMFA para esse efeito, mas não pode ser para sempre... O mais fácil é ires gerindo as coisas por cá durante oito anos e depois dás o salto para o estrangeiro, mas tens de te desvincular da Força Aérea.
Quanto ao problema fisico desde que não faças publicidade dele, não seja detectado nos médicos e consigas fazer as provas físicas que te exigem, nomeadamente pista de obstáculos e ginástica no tapete, além das inevitáveis elevações na barra, abdominais e corrida... tás safo.
Mas... vai ao CRM no Lumiar e informa-te com quem de direito!
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

GinTonic

  • Membro
  • *
  • 46
  • +0/-0
Re: Dúvidas sobre a Academia da Força Aérea
« Responder #4 em: Setembro 11, 2007, 11:37:53 pm »
Citação de: "sylen"
- A Medicina é para mim quase um negócio de família (o que não quer dizer que não a adore), e grande parte desse negócio está centrado fora do país (no Canadá mais especificamente). É possível que daqui a alguns anos sinta a necessidade de me mudar para lá para dar continuidade ao negócio. Mas o que acontecerá se essa necessidade ocorrer nos anos finais do curso? Quanto tempo terei de deixar o negócio à deriva após finalizar o curso? Será possível permanecer na FA no estrangeiro ou terei de desistir de 1 dos dois? Caso escolha desistir da FA quanto tempo tenho de permanecer antes de o poder fazer?


Depois do curso tens de ficar 8 anos na Força Aérea. Depois disso acho que és livre para fazeres o que bem entenderes. Parece-me muito dificil (para não dizer impossível) permaneceres na Força Aérea e residir no estrangeiro.

Permite-me um conselho: Eu também quero tirar medicina mas não tenho média, por isso quando acabar o secundário (podia já ter acabado, mas tive uns azares) vou fazer 2 anos em RC nos fuzileiros e tentar entrar pelo contingente militar numa universidade pública (com médias muita mais baixas). Desta forma faço duas coisas que sempre quis fazer: entro em medicina e torno-me fuzileiro. Se vais para a AFA por causa da média esta pode ser uma boa solução para ti.

Cumprimentos
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 12, 2007, 03:28:35 pm »
Agradeço desde já a resposta :wink:

Assim, resta-me perguntar como funciona esse RC nos fuzileiros? Dois anos como militar e depois poderei ingressar como civil? Porque se assim fôr parece-me uma opção atractiva :)  Vou considerar todas as opções. Felizmente ainda tenho algum tempo para me decidir.
 

*

GinTonic

  • Membro
  • *
  • 46
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 13, 2007, 03:03:59 pm »
Citação de: "sylen"
Assim, resta-me perguntar como funciona esse RC nos fuzileiros? Dois anos como militar e depois poderei ingressar como civil? Porque se assim fôr parece-me uma opção atractiva :)


Eu referi os fuzileiros, mas podes escolher qualquer unidade que queiras.

Funciona de maneira muito simples: cumpres os 2 anos em RC (começam a contar depois da instrução), e quando acabares o contracto tens direito a concorrer pelo contingente militar durante 2 anos (se tiveres cumprido 3 anos em RC tens direito a concorrer durante 3 anos e daí em diande). E sim, cumpres 2 anos (ou mais se quiseres) em RC e depois entras como civil.

Cumprimentos

EDIT: Quando á facilidade de entrar pelo contingente militar, só te digo que em 2006 não foram ocupadas nem metade das vagas de medicina para o contingente militar, com 185 de média não terás problemas em entrar.
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 13, 2007, 04:42:49 pm »
Okay. Agora tenho mais duas perguntas :lol:

Onde posso ver as unidades disponíveis?
Quanto tempo leva a instrução?

Agradeço respostas
 

*

GinTonic

  • Membro
  • *
  • 46
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 13, 2007, 05:14:46 pm »
Citação de: "sylen"
Onde posso ver as unidades disponíveis?
Exército
(página 3) (documento pdf)

Força Aérea

Não encontro uma listagem completa em www.marinha.pt , talvez seja melhor contactar a marinha directamente.

Acho que usei mal o termo "unidade", como vês o exército usa o termo "Áreas funcionais" enquanto que a Força Aérea usa o termo "Cursos"... mas também não é isso que é importante.

Citação de: "sylen"
Quanto tempo leva a instrução?


Posso estar enganado mas acho que tens uma espécie de formação inicial (não me ocorre a palavra certa) de 5 semanas e depois uma "formação especifica" cuja duração depende do curso/área funcional que escolheres.
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 13, 2007, 05:48:09 pm »
Obrigado  :)

No entanto não consegui descobrir a duração da formação específica a partir desses links. Se me pudesse fornecer a duração da formação específica de Fuzileiro eu já ficava como uma ideia.
Lembro-me de ter visto o plano de estudos na categoria de Fuzileiro, e demorava 4 anos. Infelizmente não tenho a certeza desta informação.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 13, 2007, 06:00:55 pm »
4 anos é para o curso da Escola Naval que atribui o Grau de Licenciado em Ciências Militares Navais, classe de Fuzileiros (http://www.escolanaval.pt )

Para Oficiais Fuzileiros do RC (12.º ano) a duração do curso é de 125 dias úteis na Escola de Fuzileiros (25 dias referentes ao Curso de Formação Básica de Oficiais (vulgo Recruta) + 100 dias referentes ao Curso de Formação de Oficiais Fuzileiros).

O que ainda não percebi é o que uma pessoa que quer acima de todo ser Médico, vai fazer para uma Força tão exigente do ponto de vista psíco-físico como os Fuzileiros...
 

*

sylen

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Setembro 13, 2007, 06:22:26 pm »
Obrigado  :)

Citação de: "PereiraMarques"
O que ainda não percebi é o que uma pessoa que quer acima de todo ser Médico, vai fazer para uma Força tão exigente do ponto de vista psíco-físico como os Fuzileiros...


Na realidade eu não pretendo ir para os Fuzileiros. Queria apenas ter uma ideia da duração de um curso em Regime de Contrato.

Gostava, sim, era de receber alguma formação militar antes de ingressar no curso de Medicina. Ao género da antiga tropa do tempo dos meus pais e avós. Infelizmente não consigo encontrar grandes informações acerca das possibilidades de receber uma formação do género. Agradeço por isso qualquer informação a esse respeito.
 

*

GinTonic

  • Membro
  • *
  • 46
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 13, 2007, 06:23:57 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
O que ainda não percebi é o que uma pessoa que quer acima de todo ser Médico, vai fazer para uma Força tão exigente do ponto de vista psíco-físico como os Fuzileiros...


Já várias pessoas me disseram o mesmo :D
Se que podia escolher algo mais fácil, mas digamos que é um sonho que tenho já há muito tempo.
 

*

GinTonic

  • Membro
  • *
  • 46
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Setembro 13, 2007, 06:27:38 pm »
Citação de: "sylen"
Obrigado  :)

Citação de: "PereiraMarques"
O que ainda não percebi é o que uma pessoa que quer acima de todo ser Médico, vai fazer para uma Força tão exigente do ponto de vista psíco-físico como os Fuzileiros...

Na realidade eu não pretendo ir para os Fuzileiros. Queria apenas ter uma ideia da duração de um curso em Regime de Contrato.

Gostava, sim, era de receber alguma formação militar antes de ingressar no curso de Medicina. Ao género da antiga tropa do tempo dos meus pais e avós. Infelizmente não consigo encontrar grandes informações acerca das possibilidades de receber uma formação do género. Agradeço por isso qualquer informação a esse respeito.


Também podes cumprir um ano em RV (tinhas alguma formação militar e só dura um ano). Não tens acesso ao contingente militar, mas com a tua média não deves precisar.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
(sem assunto)
« Responder #14 em: Setembro 13, 2007, 09:40:29 pm »
Citação de: "GinTonic"

Também podes cumprir um ano em RV (tinhas alguma formação militar e só dura um ano). Não tens acesso ao contingente militar, mas com a tua média não deves precisar.

Exacto, RV parece fazer mais sentido neste caso:

Citar
SECÇÃO III
Regime de voluntariado
Artigo 50.o
Regime legal
1 — O serviço efectivo em RV compreende a prestação
de serviço militar voluntário por um período de
12 meses
, com vista à satisfação das necessidades das
Forças Armadas, ao ingresso no regime de contrato ou
ao eventual recrutamento para os QP.
2 — Ao RV são aplicáveis as disposições do presente
Regulamento que regulam o RC, com as necessárias
adaptações.


Fonte: http://www.emfa.pt/www/conteudos/inform ... ntoLSM.pdf