Programa de substituição do C-130

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Tikuna

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #960 em: Outubro 24, 2017, 08:16:00 pm »
Primeiro incidente conhecido com o KC-390.

http://www.cavok.com.br/blog/incidente-com-aeronave-kc-390-durante-voo-de-certificacao/

Citar
(...) Apesar do Flight Radar 24 não ter a precisão necessária para analisar esse voo, uma fonte muito próxima da Embraer e que não quer se identificar, nos afirmou hoje que o avião militar voava a cerca de 20 mil pés quando sofreu a queda e desceu verticalmente em cerca de um minuto, chegando a pouco mais de 3 mil pés – sobre terreno com aproximadamente dois mil pés de altitude – e os altímetros a bordo travaram no máximo – a fonte afirmou que não é possível avaliar a velocidade máxima atingida pelo avião durante essa queda, que superou quatro G negativos – o suficiente para torcer sua estrutura a ponto de inutilizar o avião para novos voos. A fonte disse ainda que ele soltou pedaços, durante a queda.

https://caixapretadasolange.blogspot.pt/2017/10/plantao-caixas-preta.html

 :o

Go, KC-390... ::)

caixapretadasolange.blogspot.pt   ;D

Curioso... várias pessoas com quem falei disseram-me peremptoriamente que a aeronave declarou emergência. Isso também fazia parte do plano de voo do dia em questão?  ::)

É conhecido que aviões com cauda em "T" entram em perda de sustentação (stall) com maior facilidade, e caso se tenha tratado mesmo de um incidente desse género, e por conseguinte não planeado, não vejo porquê estar a escondê-lo. É uma aeronave nova, jovem, "verde", tem de ser obviamente levadas aos seus limites, e se houver coisas a corrigir o tempo é agora.

Claro amigo, concordo plenamente.

Os objetivos dos testes são exatamente esses, levar a aeronave de provas até seu ponto limite, conduzir os stalls para definir seu ponto máximo de operação. A partir dai configurar seus instrumentos. Ambas já totalizam 1300 horas de voo. Há muito ao que se somar as aeronaves de linha de produção. Inclusive a primeira de linha já foi modificada, onde foram retirados excessos estruturais principalmente envolvendo a asa e seção traseira.

Grande abraço
« Última modificação: Outubro 24, 2017, 08:31:24 pm por Tikuna »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #961 em: Janeiro 03, 2018, 03:27:06 pm »
Ainda acerca do recente interesse da Boeing em adquirir a divisão militar da Embraer, é interessante ler o que vem escrito neste site.

Citar
(...) É claro que os americanos têm condições de produzir um cargueiro militar igual, mas a possibilidade de ter um modelo já desenvolvido (acaba de receber o “certificado de operação“), com dinheiro alheio,  e um imenso mercado à vista (substituir o Hércules C-130, que voa, em versões modernizadas, desde os anos 50). Mas seu interesse nisso não é de hoje e quem tiver dúvida, que leia a reportagem de Assis Valente, publicada pelo Valor em abril de 2015, muito antes desta negociação ser proposta:

Os Estados Unidos entraram com força na competição com o Brasil para a venda de seis cargueiros militares para Portugal, num pacote de dezenas de milhões de dolares. A Embraer está na briga com seu KC390, da qual uma parte é inclusive produzida em sua usina de Évora, em Portugal. (…)Ocorre que Washington ofereceu ao governo português um pacote financeiro considerado extremamente interessante, que inclui não só a venda dos seis cargueiros em condições vantajosas, fabricados pela Boeing, como a reforma dos aparelhos Hércules da Força Aérea Portuguesa que estão em má situação e mesmo a reforma de base aérea no país. (...)

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/335073/Tijola%C3%A7o-entrega-da-Embraer-%C3%A9-retrato-do-papel-de-pol%C3%ADcia-a-que-relegam-os-militares.htm


E este excerto reporta a esta notícia que data, de facto, de Abril de 2015.

http://www.defesanet.com.br/kc390/noticia/18839/KC390-x-C130---Guerra-Iniciada/


Mas ou eu estou a precisar de Memofante, ou não me recordo de ter ouvido falar em 2015 neste pacote norte-americano de venda de 6 aparelhos novos (C-130J?) e da modernização da frota H/H-30. Mais uma do Passos Coelho/Maria Luís Albuquerque/Aguiar Branco ou fantasia vinda do outro lado do Atlântico onde também se fala Português?
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #962 em: Janeiro 03, 2018, 05:19:07 pm »
Aquando o esquecimento do programa do A400M por parte do Portas, houve uma oferta qualquer da modernização dos nossos C-130H e da venda C-130J. E depois também houve aquela história da venda de uns poucos C-17 e da modernização dos C-130H.

Mas isto foi já "milhares" de anos antes de 2015.

Nessa primeira citação esses «americanos» ao qual se refere deve ser é a Boeing. Pois não estou a ver a Lockheed Martin a preferir isso.

Agora, voltando a esse pacote vs 390. Olhando aos interesses (alegadamente!) todos que por aí andam não ficaria surpreso se alguém tivesse decidido ignorado qualquer tipo de oferta norte-americana para a venda de C-130J.

Cumprimentos,
« Última modificação: Janeiro 03, 2018, 05:24:40 pm por Get_It »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #963 em: Janeiro 03, 2018, 05:35:36 pm »
Só recordo-me da possível aquisição de C-17 e da modernização dos C-130 H à borla como contrapartida.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #964 em: Janeiro 03, 2018, 07:29:38 pm »
Mas que cargueiros novos dispõe a Boeing para venda? Já nem fabricam os C-17 e estes eram demasiada fruta para a FAP de qualquer maneira. Se, hipoteticamente, estivéssemos a falar de 2 C-17A usados, mais 4 C-46A novos e a modernização dos 4 ou 5 30/H-30 restantes, apesar da salganhada logística não deixaria de ser uma solução interessante. Mas duvido que ficasse por menos dos 500 milhões que os Ká-Cê vão custar (estimativa essa que também me deixa de pé atrás).
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #965 em: Janeiro 03, 2018, 08:14:11 pm »
Mas que cargueiros novos dispõe a Boeing para venda? Já nem fabricam os C-17 e estes eram demasiada fruta para a FAP de qualquer maneira. Se, hipoteticamente, estivéssemos a falar de 2 C-17A usados, mais 4 C-46A novos e a modernização dos 4 ou 5 30/H-30 restantes, apesar da salganhada logística não deixaria de ser uma solução interessante. Mas duvido que ficasse por menos dos 500 milhões que os Ká-Cê vão custar (estimativa essa que também me deixa de pé atrás).

Ó NVF, epá C46A, o pai do C47, tens a certeza, será ainda daqueles dos lendlease ????? ;) ;)
Dos que passaram por Lisboa em 1998 vindos da Nigéria de volta para os USA ??
Pena não ter tirado fotos pois perdiam tanto combustível que tivemos de colocar uns 1/2 bidons debaixo dos planos de asa.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Curtiss_C-46



Estavas a referir-te ao C390 ???

Abraços
« Última modificação: Janeiro 03, 2018, 08:17:01 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #966 em: Janeiro 03, 2018, 08:21:56 pm »
O NVF deverá estar a referir o KC-46A Pegasus.

Cumprimentos,
« Última modificação: Janeiro 03, 2018, 08:24:43 pm por Get_It »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #967 em: Janeiro 03, 2018, 09:03:17 pm »
O NVF deverá estar a referir o KC-46A Pegasus.

Cumprimentos,

eu sei, estava a meter-me com ele, mas 4 unidades reabastecedoras, para quê ??
Abraços
« Última modificação: Janeiro 03, 2018, 09:05:21 pm por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #968 em: Janeiro 03, 2018, 10:11:48 pm »
Também fazem transporte de carga e de pessoas (inclusive VIP) e, muito importante, são mais baratos de operar devido às suas origens comercias.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #969 em: Janeiro 03, 2018, 10:50:02 pm »
Ano de 2003, Boeing ofereceu 2 C-17, mais o MLU dos 6 C-130H !

https://www.publico.pt/2003/06/13/politica/noticia/novo-concorrente-aos-c130-da-lockheed-e-norteamericano-1152489


Está aqui o LINK.


 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #970 em: Janeiro 04, 2018, 06:44:25 am »
Também fazem transporte de carga e de pessoas (inclusive VIP) e, muito importante, são mais baratos de operar devido às suas origens comercias.

pois fazem mas.......

A) Necessitam de equipamento, de handling, mais complexo e em maior número para serem assistidos;
B) Não podem/devem ser utilizados em pistas sem preparação;
C)  Necessitam de distâncias maiores para aterrar/descolar;
D) Devido ás dimensões e posição da porta de carga do MD, não é possivel carregar e efectuar o transporte de viaturas de maiores dimensões como por exemplo pandur ou mesmo M11, aliás a estrutura do MD suporta, no máximo, cerca de 4.000kgs p/ posição e nem em todas, portanto excluem-se as viaturas de 8 tons para cima pois a porta não permite acesso a duas pallets juntas, nem os Highloaders suportam tal peso ;
E) O LD está dedicado ao transporte de Fuel e não pode ser convertido em Posições de carga limitando desse modo a capacidade de Payload da referida carga !

Concordo que poderiamos/deveriamos ter um ou mesmo até dois acfts destes, agora quatro, acho em demasia, é a minha opinião.



Abraços
« Última modificação: Janeiro 04, 2018, 06:58:22 am por tenente »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #971 em: Janeiro 04, 2018, 11:48:12 am »
Acho toda a notícia muito estranha, e "novidades" de 2003 então já há muito que passaram à história do "what-if".  ::)

Em relação à Boeing, a única coisa que se sabe é que a FAP pretendia aplicar o programa AMP na frota C-130, e tinha obtido a concordância da Lockheed Martin para tal. Quanto a uma hipotética oferta para a aquisição em condições vantajosas de aeronaves C-17 em 2015, só se se estivessem a referir àqueles 10 aparelhos denominados "white tail" que foram construídos pela Boeing sem que houvessem encomendas, mas que entretanto foram já todos vendidos, indo o último muito provavelmente para a Força Aérea Indiana.

Citar
(...) Boeing announced in September 2013 that it would complete C-17 production and close the Long Beach final assembly facility this year. The manufacturer produced 10 “white tail” aircraft that did not have prior customer commitments. Nine of those aircraft since have been claimed. Qatar’s air force ordered four new C-17s, adding to the four it acquired earlier; with two ordered by Australia, one by Canada and two by an unnamed country in the Middle East. The final unclaimed C-17 is stored at San Antonio, Boeing said. (...)

https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2015-11-30/last-c-17-produced-california-departs-boeings-plant
« Última modificação: Janeiro 04, 2018, 02:33:00 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #972 em: Janeiro 08, 2018, 11:45:03 am »
O que era suposto ter sido, pelo menos em parte, o programa de modernização da nossa frota C-130H.

Citar
(...) The H model C-130s are considered “legacy” airplanes in the Air National Guard, crafted about 30 years ago. Newer J model aircraft are still being manufactured, but cost taxpayers a pretty penny. By making three separate engine-related modifications to improve the performance of the legacy models, the military is able to make good use of its budget, improve the efficiency and effectiveness of its missions and better ensure the safety of men and women in uniform. (...)

(...) The upgrades include:

Installation of four Rolls-Royce T56 series 3.5 engines to improve aircraft performance, fuel efficiency and reliability through the use of redesigned air inlet housing, updated turbine and improved compressor blades and seals.

Implementing digitally-controlled Hamilton Sundstrand Corporation modular and composite eight-bladed propeller systems to replace four metal propellers and provide increased low-speed operational performance and decrease propeller maintenance time.

Replacing advanced electronic propeller control systems with hydraulic controls to increase propeller acceleration response while an in-flight propeller balancing system decreases maintenance down-time. (...)

https://www.wyomingnews.com/news/local_news/upgraded-c%E2%80%93h-legacy-aircraft-stops-in-cheyenne/article_c509cc14-f37d-11e7-add8-5396cdd35125.html

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #973 em: Janeiro 18, 2018, 12:43:41 pm »
Mais imagens do primeiro C-130H da USAF modernizado com hélices de 8 pás e motores mais possantes, tal como se pretendia também para a nossa frota Hércules.



http://alert5.com/2018/01/18/close-look-at-the-usafs-first-eight-blade-c-130h/
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #974 em: Março 01, 2018, 01:41:38 pm »
Só para puxar este tópico cá para cima de novo e fazer pirraça ao KC-390.  ;D

Citar
ANALYSIS: Why Super Hercules is a strong performer
01 MARCH, 2018 SOURCE: FLIGHTGLOBAL.COM BY: CRAIG HOYLE LONDON

https://www.flightglobal.com/news/articles/analysis-why-super-hercules-is-a-strong-performer-446175/
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