Programa de substituição do C-130

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raphael

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #870 em: Agosto 04, 2017, 11:38:17 am »
Ainda tenho fé num ataque dos americas com 2 c17 e 4 c130xj.  :G-bigun:

Cumprimentos

C-17? vou esperar sentado...até os deles frequentemente encostam ao estaleiro com problemas de motores e rampas...
Um abraço
Raphael
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #871 em: Agosto 04, 2017, 06:48:25 pm »
C-17 só em segunda mão e os aparelhos ianques são utilizados até ao tutano. Já para não falar dos custos operacionais — um voo de 10 horas num monstro daqueles e a FAP esgota o orçamento anual de gasosa  ;D

E depois vais utilizá-los em quê? Dois voos por ano para a RCA?

Eu continuo na minha: 6 Juliet (ou 4 A400M), 2 A330 MRTT e mais 4 ou 6 C-295W (mais upgrade aos actuais).
« Última modificação: Agosto 04, 2017, 06:51:39 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 

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mafets

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #872 em: Agosto 04, 2017, 10:52:57 pm »
C-17 só em segunda mão e os aparelhos ianques são utilizados até ao tutano. Já para não falar dos custos operacionais — um voo de 10 horas num monstro daqueles e a FAP esgota o orçamento anual de gasosa  ;D

E depois vais utilizá-los em quê? Dois voos por ano para a RCA?

Eu continuo na minha: 6 Juliet (ou 4 A400M), 2 A330 MRTT e mais 4 ou 6 C-295W (mais upgrade aos actuais).

Ora, ora. Com os 2% do pib gastos em defesa para breve, dará para operar o ano todo para o Afeganistão e ainda sobra verba.  Está tudo nos carris... ;D :P

Cumprimentos  :P ;)
« Última modificação: Agosto 04, 2017, 10:55:59 pm por mafets »
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Túlio

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #873 em: Agosto 05, 2017, 03:06:26 pm »
Mas credo, choveu ouro em Portugal desde a última vez que me loguei? A-400 no lugar dos Hércules, sério? Como se justificaria isso?

Sim, porque com o preço de UM Airbus se compra mais DOIS C-130H (na próxima década pode ser que tenhamos alguns para vender), se junta aos quatro existentes e se manda tudo para a OGMA, mandar reformar e modernizar, a FAP fica com 6 Cargos novinhos em folha, com glass cockpit e tudo. Lembrem, estamos falando de uns EUR 200 milhões!

E fica pior na hora de operar: com sua notória ojeriza ao conceito COTS, os consórcios europeus de aeronaves de combate (aqui incluo o Typhoon) fazem verdadeiras Ferraris voadoras, ou seja, de estupendo desempenho mas de logística exclusiva: vamos comparar a manutenção de uma turbina T-56 de Hércules, com mais de dezoito mil unidades produzidas, com a de uma TP-400, com umas duas centenas? Quanto para reformar uma dessas e quanto para uma do Hércules? Fora as outras peças, que para o A-400 devem ser necessariamente compradas novas (e de um só fornecedor), enquanto Hércules...bueno, vocês sabem, pois têm um só para retirar peças.

E nem falei no QAV: quatro turbinas de 11 mil hp por avião, será que vão consumir o mesmo ou até menos que as do Hércules, com uns 4500 hp cada? Quase duas vezes e meia a mesma potência para levar menos que o dobro da carga...

Mas tudo bem, a FAP é de vocês e, pelo que vejo, o repúdio ao 390 é quase unânime. Não vejo problemas nisso, até gostaria que o governo de Portugal voltasse atrás e disponibilizasse essa dinheirama toda para fazer o que falei no começo, meia dúzia de Hércules estalando de novos.

Já um avião que a maioria dos próprios membros do consórcio reduziram as encomendas (a Espanha quer ficar só com cerca de metade da frota encomendada, e aqui volto a lembrar do Typhoon, que a Itália está tentando vender) e outros usuários inicialmente comprometidos (como a África do Sul) voltaram atrás e retiraram as encomendas feitas não é o que eu chamaria de promissor. Como substituto do Hércules, então, nem pensar.

Como eu, Túlio, vejo a FAP, não há solução melhor que meia dúzia de Hércules reformados e com upgrade na OGMA. Nem mesmo o KC-390 bate isso.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #874 em: Agosto 05, 2017, 03:46:32 pm »
Mas credo, choveu ouro em Portugal desde a última vez que me loguei? A-400 no lugar dos Hércules, sério? Como se justificaria isso?

Como eu, Túlio, vejo a FAP, não há solução melhor que meia dúzia de Hércules reformados e com upgrade na OGMA. Nem mesmo o KC-390 bate isso.

Wishful thinking... o governo português desistiu do programa dos A400M em tempo de vacas gordas e agora iam adquiri-los? :rir:

A modernização dos C-130 foi sempre o que se falou depois disso e os Norte-Americanos até tinham oferecido um programa que incluía a aquisição de uns poucos C-17 em troca da modernização dos Hércules a custo zero.
« Última modificação: Agosto 05, 2017, 03:51:24 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #875 em: Agosto 05, 2017, 04:25:17 pm »

Wishful thinking... o governo português desistiu do programa dos A400M em tempo de vacas gordas e agora iam adquiri-los? :rir:

A modernização dos C-130 foi sempre o que se falou depois disso e os Norte-Americanos até tinham oferecido um programa que incluía a aquisição de uns poucos C-17 em troca da modernização dos Hércules a custo zero.

Mesmo isso seria outro exemplo do barato (gratuito, na verdade) que acaba saindo bem caro. A OGMA já sabe tudo de Hércules, inclusive os converte em C-130H-30 (alongados), por que se aventurar com aviões novos e trazidos do exterior se pode fazer o serviço em casa e aproveitar a infraestrutura de apoio, incluindo pessoal treinado e certificado para operar e manutenir as aeronaves, já existente? Notar, para quem não a tem (apenas a título de comparação), o preço unitário flyaway de um Juliet sai por uns EUR 20M a mais do que para quem já o opera. Um Hotel então ia ser barbada, muito menos que comprar 5 KC-390...
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #876 em: Agosto 05, 2017, 04:32:43 pm »
Mas isso é ser racional, poupar e tudo mais, MAS não esqueças-te que temos um inop e outro caiu no ano passado. Por isso não sei se o que temos seriam suficientes...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #877 em: Agosto 05, 2017, 04:46:37 pm »
Mas oras, HAMMERHEAD véio, um ou dois Hotel usados dificilmente iriam passar de uns EUR 20M. No momento o problema é encontrar quem queira vender mas, a deslanchar o KC-390 na próxima década, os 130H usados vão começar a aparecer no mercado; até lá a OGMA já fez o remodelamento e update dos 4 atuais, daí é só fazer o mesmo com os seguintes.

Repito, sai por menos que UM A-400M, bem menos que 5 ou 6 KC-390 e vai dar muito menos dor de cabeça do que qualquer um dos dois.

EDIT - Consta que a Espanha, aí do lado, ainda tem alguns C-130H. Como vão "substituí-los" por A-400 mesmo, bem que podia dar negócio...
« Última modificação: Agosto 05, 2017, 05:07:58 pm por Túlio »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #878 em: Agosto 07, 2017, 12:28:32 pm »
Mas oras, HAMMERHEAD véio, um ou dois Hotel usados dificilmente iriam passar de uns EUR 20M. No momento o problema é encontrar quem queira vender mas, a deslanchar o KC-390 na próxima década, os 130H usados vão começar a aparecer no mercado; até lá a OGMA já fez o remodelamento e update dos 4 atuais, daí é só fazer o mesmo com os seguintes.

Repito, sai por menos que UM A-400M, bem menos que 5 ou 6 KC-390 e vai dar muito menos dor de cabeça do que qualquer um dos dois.

EDIT - Consta que a Espanha, aí do lado, ainda tem alguns C-130H. Como vão "substituí-los" por A-400 mesmo, bem que podia dar negócio...

A Espanha encostou C-130 por causa do A-400M, o Brasil encostou C-130 por causa do KC-390 e os nossos 4 C-130H precisam de muito "amor€ € carinho" para ficarem em condições operar no longo prazo...
Mas mesmo que nos carreguemos de C-130H vamos ter sempre e só uma capacidade de transporte tático e quando quisermos transporte estratégico ou forçamos os C-130h a esse papel ou alugamos Antonov, meios marítimos ou usamos a nossa "cota miudinha" dos vôos na Europa e para outros teatros de operações dos C-17 da USAFE...
Um abraço
Raphael
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #879 em: Agosto 07, 2017, 05:01:29 pm »

A Espanha encostou C-130 por causa do A-400M, o Brasil encostou C-130 por causa do KC-390 e os nossos 4 C-130H precisam de muito "amor€ € carinho" para ficarem em condições operar no longo prazo...
Mas mesmo que nos carreguemos de C-130H vamos ter sempre e só uma capacidade de transporte tático e quando quisermos transporte estratégico ou forçamos os C-130h a esse papel ou alugamos Antonov, meios marítimos ou usamos a nossa "cota miudinha" dos vôos na Europa e para outros teatros de operações dos C-17 da USAFE...

Estranho, segundo o próprio Ejército del Aire, nenhum Hércules foi "encostado". Aliás:

"Recientemente finalizó un programa de modernización que permitirá prolongar su vida operativa, y que ha supuesto la renovación de los equipos de aviónica, comunicaciones, autoprotección, combustible y cisterna de reabastecimiento, piloto automático digital y GPS."

Fuente: http://www.ejercitodelaire.mde.es/ea/pag?idDoc=CFC6858F29E3CE56C12570D700463D8E&idRef=967CDC399568BDBDC1257450003287B4

E a FAB também não "encostou" seus C-130, muito menos por causa do KC-390, que nem operacionais estão ainda. E duvido que o faça algum dia por este motivo, são aeronaves úteis demais para serem simplesmente deixadas à ferrugem. Mas qualquer uma das duas, creio que na próxima década ou mesmo nesta (Espanha), possa ser convencida a vender uma ou duas aeronaves para Portugal.

Já essa história de transporte estratégico me foge à compreensão: Portugal precisa mais disso do que de aviões como o CL-415? Incrível, dado o horrendo episódio recentemente ocorrido, no qual mais de meia centena de portugueses sofreram o mais terrível dos suplícios. Poderia ter sido tu, poderia ter sido um familiar ou amigo teu, pode acontecer de novo e é sério que consideras mais estratégico ter capacidade de aerotransportar umas companhias de infantaria para irem combater lá onde o Judas perdeu as botas do que defender Portugal e os portugueses contra um inimigo implacável como o fogo? Eu, Túlio, cidadão brasileiro, considero imperdoável que a FAB não possua uma frota ao menos do tamanho da prevista para os -390 em aviões como o -415, azar se a Embraer é arqui-rival da Bombardier, ou desenvolve um equivalente - e não o fará - ou importamos e fim de charla! Tu não irás me ver, aqui ou no DB, advogando que uma frota de, sei lá, C-17 ou equivalente, é mais importante ou mesmo tão importante quanto uma de CL-415 e/ou AT-802F.

Porque Defesa não se faz apenas com armas. Pouco importa se viermos a ter centenas de Gripens e KCs, eis que em um incêndio como aquele que devastou o Paraná há pouco mais de meio século, matando mais de cem pessoas e causando bilhões em prejuízos, os caças seriam tão úteis quanto tetas em uma galinha e aviões como os Cargos têm um turn-around longo demais para quem está à mercê das chamas.

Meu ponto é: quando a Embraer apresentar a conta dos 5/6 KC-390, se estiver vivo eu vou estar aqui dizendo a mesma coisa que agora: com o mesmo valor Portugal recompleta e moderniza na OGMA a frota de C-130 e ainda adquire aviões de combate a fogo, um uso muito mais inteligente de vossos impostos do que Cargos a jato ou estratégicos.

Minhas desculpas pela franqueza mas é como penso.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #880 em: Agosto 07, 2017, 10:47:53 pm »
Túlio tens direito à tua opinião e é perfeitamente enquadrável atualmente dado os recentes acontecimentos.
Mas a minha linha de pensamento foi no seguimento de posts anteriores, o C-130 não é resposta para os fogos, não é a missão primária dele...é uma aeronave de transporte.
E nunca tivemos um meio de transporte estratégico, desenrascamo-nos sempre com o suspeito do costume.
Eu não disse que era mais estratégico apenas disse que não temos a capacidade de projeção de forças através de transporte estratégico (entre teatros de operações).

Combate a incêndios é noutro tópico e ainda não vi da parte do Governo vontade em ir nessa direcção. Já se fizeram vários estudos, do tempo que demorará a ter uma frota autónoma, mas o Estado Português avança sempre a conta-gotas na compra de material militar.
Já foi pensada a solução canadair que num prazo de pelo menos três anos conseguir-se-ia ter uma esquadra de combate a incêndios, comprando os aviões no primeiro ano as tripulações seriam maioritariamente espanholas e os portugueses iam tendo a adaptação e treino, no segundo ano seria a maioria da tripulação portuguesa com consultores espanhois e numa terceira fase completamente autónomos e com capacidade não de atuar em Portugal mas ir apoiar outros paises europeus quando necessário.

Enquanto firmas privadas tiverem o monopólio e a ajuda externa com frotas de aeronaves de combate a incêndios continuar a chegar o xadrez do combate a incêndios não vai mudar.

Um abraço
Raphael
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #881 em: Agosto 08, 2017, 07:55:44 am »
 Não existe repúdio nenhum sobre o kc390 mas sim naturais dúvidas sobre um aparelho que voam dois protótipos, faltam certificações e ainda está em testes, mas é apresentado por parte dos brasileiros e da sua imprensa, já como o melhor do mundo, inclusive face a aviões que nada têm a provar. E sim, o kc390 pode vir a ser um exelente aparelho, melhor que todos os outros na sua categoria, mas actualmente ainda não o é. Vamos dar tempo ao tempo e ver como evolui toda a situação, sendo que aqui não se trata de repúdio mas sim lógica, até porque vencedores antecipados é coisa que não existe.

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #882 em: Agosto 08, 2017, 11:21:36 am »
Não existe repúdio nenhum sobre o kc390 mas sim naturais dúvidas sobre um aparelho que voam dois protótipos, faltam certificações e ainda está em testes, mas é apresentado por parte dos brasileiros e da sua imprensa, já como o melhor do mundo, inclusive face a aviões que nada têm a provar. E sim, o kc390 pode vir a ser um exelente aparelho, melhor que todos os outros na sua categoria, mas actualmente ainda não o é. Vamos dar tempo ao tempo e ver como evolui toda a situação, sendo que aqui não se trata de repúdio mas sim lógica, até porque vencedores antecipados é coisa que não existe.

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É sem dúvida o melhor avião de transporte militar Brasileiro! Disso não há dúvidas!

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #883 em: Agosto 08, 2017, 11:40:54 am »
  faltam certificações e ainda está em testes, mas é apresentado por parte dos brasileiros e da sua imprensa, já como o melhor do mundo, inclusive face a aviões que nada têm a provar.

O grande problema é mesmo esse!!!!
É que ainda temos na memória o melhor caça do mundo...
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #884 em: Agosto 08, 2017, 02:12:42 pm »
Citar
faltam certificações e ainda está em testes, mas é apresentado por parte dos brasileiros e da sua imprensa, já como o melhor do mundo, inclusive face a aviões que nada têm a provar.

Na realidade o que nada tem a provar é a engenharia aeronáutica brasileira (leia-se, Embraer).

Citar
É sem dúvida o melhor avião de transporte militar Brasileiro! Disso não há dúvidas!

Não é não... Até o momento, nenhum outro avião brasileiro de transporte tem uma folha de serviços tão robusta quanto o C-95 Bandeirante:



 ;)
 
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