Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3383 Respostas
  • 634812 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1245 em: Abril 23, 2018, 11:13:15 am »
E lá vem o DN com a conversa que não se pode dizer policiamento aéreo porque é inconstitucional, tem que ser patrulhamento aéreo. É só uma questão da palavra, porque o que se faz é a mesma coisa.

Em Portugal se isso faz impressão a algumas pessoas, então que mudem para patrulhamento aéreo, mas até gostava de saber que autoridade tem a constituição portuguesa sobre o país da Lituânia, acho que eles não são nenhuma colónia nossa, tem a constituição deles, se a deles permitir que seja policiamento aéreo, isso é que interessa.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5378
  • Recebeu: 4016 vez(es)
  • Enviou: 9986 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1246 em: Abril 23, 2018, 05:37:00 pm »
O russo a mostrar os R-27´s armado em mau! Será que ele já ouviu falar do AIM 120 C7!?
 :Piloto: ys7x9

Já devem ter ouvido mas, oficialmente, a FAP só possui um reduzido inúmero de C5. A menos que tenham adquirido mais uma meia-dúzia de C7 em segredo como é apanágio nessa força (como se os nossos potenciais inimigos não conhecessem a realidade).
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5532 vez(es)
  • Enviou: 3631 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1247 em: Abril 23, 2018, 07:44:42 pm »
O russo a mostrar os R-27´s armado em mau! Será que ele já ouviu falar do AIM 120 C7!?
 :Piloto: ys7x9

Já devem ter ouvido mas, oficialmente, a FAP só possui um reduzido inúmero de C5. A menos que tenham adquirido mais uma meia-dúzia de C7 em segredo como é apanágio nessa força (como se os nossos potenciais inimigos não conhecessem a realidade).

Nem os C-6 e muito menos os C-7.  ::)

E como os AIM-120C-5 chegaram entre 2003 e 2004, começo a ficar apreensivo com o seu "shelf life" pois continua tudo tão absurdamente secreto que não se conhecem notícias de quaisquer intervenções efectuadas aos AMRAAM.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Stalker79

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5532 vez(es)
  • Enviou: 3631 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1248 em: Maio 03, 2018, 12:54:23 pm »

Citar
F-16 portugueses já aterraram na Lituânia para o BAP18
Participação no Baltic Air Policing 18 terá duração de quatro meses   
01.05.2018

Quatro F-16M da Força Aérea aterraram dia 30 de abril na Lituânia, para integrarem a Operação da NATO, Baltic Air Policing (BAP), Bloco 47. Esta Força Nacional Destacada irá realizar missões de patrulhamento aéreo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), com o objetivo de contribuir para a proteção da integridade do espaço aéreo destes países da NATO. O destacamento português é composto por 84 militares de diversas especialidades. Nesta operação, Portugal é a nação líder do Bloco 47 do BAP por um período de quatro meses.













http://www.emfa.pt/www/noticia-1714-f-16-portugueses-ja-aterraram-na-lituania-para-o-bap18
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1249 em: Maio 03, 2018, 03:40:14 pm »

Citar
F-16 portugueses já aterraram na Lituânia para o BAP18
Participação no Baltic Air Policing 18 terá duração de quatro meses   
01.05.2018

Quatro F-16M da Força Aérea aterraram dia 30 de abril na Lituânia, para integrarem a Operação da NATO, Baltic Air Policing (BAP), Bloco 47. Esta Força Nacional Destacada irá realizar missões de patrulhamento aéreo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), com o objetivo de contribuir para a proteção da integridade do espaço aéreo destes países da NATO. O destacamento português é composto por 84 militares de diversas especialidades. Nesta operação, Portugal é a nação líder do Bloco 47 do BAP por um período de quatro meses.

http://www.emfa.pt/www/noticia-1714-f-16-portugueses-ja-aterraram-na-lituania-para-o-bap18

Bem falta nos fazem mais seis aeronaves deste tipo !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1250 em: Maio 03, 2018, 04:08:12 pm »

Citar
F-16 portugueses já aterraram na Lituânia para o BAP18
Participação no Baltic Air Policing 18 terá duração de quatro meses   
01.05.2018

Quatro F-16M da Força Aérea aterraram dia 30 de abril na Lituânia, para integrarem a Operação da NATO, Baltic Air Policing (BAP), Bloco 47. Esta Força Nacional Destacada irá realizar missões de patrulhamento aéreo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), com o objetivo de contribuir para a proteção da integridade do espaço aéreo destes países da NATO. O destacamento português é composto por 84 militares de diversas especialidades. Nesta operação, Portugal é a nação líder do Bloco 47 do BAP por um período de quatro meses.

http://www.emfa.pt/www/noticia-1714-f-16-portugueses-ja-aterraram-na-lituania-para-o-bap18

Bem falta nos fazem mais seis aeronaves deste tipo !

Abraços

Que não as tivessem vendido á Roménia....  Já tínhamos muitas é por isso.....
 :-\
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20247
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1333/-3462
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1251 em: Maio 04, 2018, 12:50:34 pm »
Sim, nós precisamos de ter mais caças para eles ficarem encostados por falta de pilotos...

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Lightning, raphael, Clausewitz, jorgeshot1

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1252 em: Maio 05, 2018, 04:18:26 pm »
Então algo não está bem,

Não conseguimos pilotos para 40 caças, num país de quase 11 milhões de pessoas...

Israel tem 7 milhões e tem pilotos para mais de 300 caças...

Acho que está bem assim "para que nos preocupar " ?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20247
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1333/-3462
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1253 em: Maio 05, 2018, 04:34:10 pm »
Então algo não está bem,

Não conseguimos pilotos para 40 caças, num país de quase 11 milhões de pessoas...

Israel tem 7 milhões e tem pilotos para mais de 300 caças...

Acho que está bem assim "para que nos preocupar " ?

E? Quantos Pilotos nós tínhamos no tempo da Guerra do Ultramar, ou na Guerra Fria já no pós-25 de Abril? Eu lembro-me de ouvir em miúdo que a FAP até agradecia quando alguns pilotos pediam para sair, dado o excesso que havia no pós guerra. A questão é que não temos Pilotos e queremos ter caças? Começamos pelo fim?

Atenção, eu não estou a dizer que Portugal não pode e deve ter mais caças, estou a dizer que enquanto não temos os militares, não podemos esperar meios que não podemos operar.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1254 em: Maio 05, 2018, 06:06:54 pm »
Então algo não está bem,

Não conseguimos pilotos para 40 caças, num país de quase 11 milhões de pessoas...

Israel tem 7 milhões e tem pilotos para mais de 300 caças...

Acho que está bem assim "para que nos preocupar " ?

E? Quantos Pilotos nós tínhamos no tempo da Guerra do Ultramar, ou na Guerra Fria já no pós-25 de Abril? Eu lembro-me de ouvir em miúdo que a FAP até agradecia quando alguns pilotos pediam para sair, dado o excesso que havia no pós guerra. A questão é que não temos Pilotos e queremos ter caças? Começamos pelo fim?

Atenção, eu não estou a dizer que Portugal não pode e deve ter mais caças, estou a dizer que enquanto não temos os militares, não podemos esperar meios que não podemos operar.

Pescadinha de rabo na boca !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1255 em: Maio 05, 2018, 07:17:51 pm »
Então algo não está bem,

Não conseguimos pilotos para 40 caças, num país de quase 11 milhões de pessoas...

Israel tem 7 milhões e tem pilotos para mais de 300 caças...

Acho que está bem assim "para que nos preocupar " ?

E? Quantos Pilotos nós tínhamos no tempo da Guerra do Ultramar, ou na Guerra Fria já no pós-25 de Abril? Eu lembro-me de ouvir em miúdo que a FAP até agradecia quando alguns pilotos pediam para sair, dado o excesso que havia no pós guerra. A questão é que não temos Pilotos e queremos ter caças? Começamos pelo fim?

Atenção, eu não estou a dizer que Portugal não pode e deve ter mais caças, estou a dizer que enquanto não temos os militares, não podemos esperar meios que não podemos operar.

Ainda não há muito tempo tínhamos 40 F-16 MLU, de certeza que o quadro de pessoal compreendia os pilotos suficientes, mas também é sabido que isso andava tudo nos 50 ou 60%.

Israel também tem serviço militar obrigatório e está em estado permanente de guerra, nós é a defesa do espaço aéreo, algumas missões também de air policing na fronteira leste da NATO, o pessoal não se sente tanto "em perigo", o orçamento para treinos e talvez ordenados também deve ser diferente, pois os ordenados da aviação civil e o "glamour"cativam muita gente a não ficar na FAP a vida toda, e os que tem capacidade financeira, a ir directamente para esse mundo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8670
  • Recebeu: 3250 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4062/-6483
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1256 em: Maio 07, 2018, 10:41:23 am »
Pilotos para 40 caças? Então temos 12 Merlin, estão disponíveis 4 a 6 e reza a história que à pouco tempo não tínhamos tripulantes suficientes, quanto mais (e tenho dúvidas que agora seja muito diferente, mas...) ...  ::) :P

https://observador.pt/especiais/porque-e-que-saem-os-pilotos-da-forca-aerea/

Citar
Esquadra dos helicópteros de busca e salvamento só tem seis pilotos comandantes. Força Aérea queixa-se de cortes orçamentais. Morte de doente nos Açores põe a nu dificuldades.



http://expresso.sapo.pt/politica/2016-10-12-81-milhoes-para-reparar-helicopteros-da-Forca-Aerea-ate-2026#gs.DEOSkaE
Citar
Segundo Relatório de Gestão da Força Aérea relativo a 2015, dos 12 helicópteros comprados em 2001 à Agusta Westland, equipados com motores Rolls-Royce, apenas estiveram na “linha da frente”, isto é, prontos para descolar a qualquer instante, três a quatro aparelhos. Atualmente, dois estão destacados em permanência na Base das Lajes, nos Açores, um em Porto Santo, na Madeira, e um na Base do Montijo.



Aliás, segundo esta notícia do expresso de Março de 2018, já com 30 aparelhos...  ::) ???

http://expresso.sapo.pt/politica/2018-03-10-Pilotos-e-mecanicos-de-F-16-precisam-se#gs.I59aT9c



Saudações





« Última modificação: Maio 07, 2018, 10:43:03 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Clausewitz

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1257 em: Maio 07, 2018, 11:24:47 am »
Não me devo ter explicado bem, eu disse que quando a FAP tinha 40 F-16, que devia ter "no papel" o quadro orgânico de pilotos para esses aviões, mas nunca os deve ter atingido, por isso reduziu a frota para 30, que já deve ser um numero mais realista de aviões para o numero "real" de pilotos que tem.

Sim o EH101 teve uma altura muito apertada porque saíram muitos pilotos comandantes num curto espaço de tempo (o resto dos tripulantes acho que nunca teve problemas), e formar um piloto comandante demora tempo, mas actualmente parece que já possui o numero suficiente para guarnecer todos os destacamentos nas ilhas.

Voltando ao texto do Cabeça de Martelo, de certeza que as esquadras de voo da FAP não tem o seu efectivo de pilotos a 100%, por isso realmente para quê comprar mais aparelhos? Primeiro sim aumentar o efectivo de pilotos.

Estamos a melhorar esse racio mas é pela diminuição de aparelhos, primeiro a venda de 12 F-16 à Roménia, recentemente o fim da esquadra Alpha Jet... talvez agora a percentagem já esteja melhor, mas tem sido à custa de menos aviões, não de mais pilotos a entrar.
« Última modificação: Maio 07, 2018, 11:38:47 am por Lightning »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5554
  • Recebeu: 5532 vez(es)
  • Enviou: 3631 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1258 em: Maio 07, 2018, 03:32:18 pm »
Não me devo ter explicado bem, eu disse que quando a FAP tinha 40 F-16, que devia ter "no papel" o quadro orgânico de pilotos para esses aviões, mas nunca os deve ter atingido, por isso reduziu a frota para 30, que já deve ser um numero mais realista de aviões para o numero "real" de pilotos que tem.

O que é estranho/curioso é que nunca houve qualquer plano oficial para termos 2 Esquadras com 20 aparelhos cada, mas sim a 15 para dar um total de 30. Das várias vezes que estive em Monte Real nestes últimos anos foi aquilo que sempre me foi adiantado: que se iam "aquecendo" as dez células até se encontrar um comprador, e que se contava com as mesmas de modo oficioso e não oficial.

A captação e retenção de pilotos não é um problema exclusivo da FAP, a própria USAF, por exemplo, lida com questões idênticas (e que até são mais alarmantes neste caso dado o seu campo de acção global). Alargar os contratos de longa duração de 6 para 18 anos para voluntários e contratados como se falou em Março passado para engrossar fileiras, e assim colmatar a falta de efectivos e o investimento feito na sua formação, não penso que seja a solução. E embora o rácio de pilotos possa estar a aumentar dado haver menos sistemas de armas a operar, os 4 ou 5 que serão formados anualmente não irão todos parar às Esquadras da BA5 como é evidente, e assim o problema mantém-se.

Um dia destes os F-16 cumprem mais horas de voo no BAP que a nível nacional...  ::)
« Última modificação: Maio 07, 2018, 04:54:54 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1259 em: Maio 07, 2018, 04:55:16 pm »
O que é estranho/curioso é que nunca houve qualquer plano oficial para termos 2 Esquadras com 20 aparelhos cada, mas sim a 15 para dar um total de 30. Das várias vezes que estive em Monte Real nestes últimos anos foi aquilo que sempre me foi adiantado: que se iam "aquecendo" as dez células até se encontrar um comprador, e que se contava com as mesmas de modo oficioso e não oficial.

Percebo que pode sempre haver informação que não é divulgada publicamente. Mas então acho estranho o peace atlantis II, se à época tínhamos 19 F-16A/B OCU, compramos 25 aviões usados à USAF, se me recordo a intenção seria modernizar 21, então na época já pretendíamos vender aviões? Porque comprar tantos aviões e não apenas os necessários para modernizar e ficarmos logo com 30?

Agora divagando, seriam 2 esquadras com 15 aviões operacionais e os restantes 10 em manutenção? Ou 30 no total como actualmente e os 10 como uma espécie de "reserva" para quando se perdesse algum avião?
« Última modificação: Maio 07, 2018, 04:58:41 pm por Lightning »