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Substituiçao dos F-16's

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1275 em: Maio 19, 2017, 10:48:14 pm »
E se os transformarem em caças autónomos, como a USAF está a testar com grande sucesso os seus F-16, então acabam-se os problemas da falta de pilav's  ;D

Mesmo esses precisam de piloto :P.


Só que é um piloto numa sala ;D, sempre dá para contratar os viciados da playstation, e o problema de ter que arranjar pessoal fisicamente capaz, num Portugal que é dos países com maior taxa de obesidade infantil.

[darkmode on] A obesidade tem um ponto positivo para o governo, é maior a probabilidade de se morrer com um problema de saude antes da reforma :N-icon-Axe:[darkmode off]
 

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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1276 em: Maio 20, 2017, 03:02:03 am »
Camarada Lightning, tens que te actualizar. Eu não referi F-16 não tripulado (UAV), mas sim autónomo. Os primeiros testes foram com um F-16 autónomo a servir de wingman a um F-16 tripulado, mas parece que já estão a planear testes com o autónomo a voar solo.

Esta cena aos poucos está a tornar-se na Skynet  :D

https://techcrunch.com/2017/04/11/u-s-air-force-and-lockheed-demonstrate-autonomous-f-16-strike-capabilities/
Talent de ne rien faire
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1277 em: Junho 27, 2017, 12:31:59 pm »
Parece que notícia da recomendação pelo F-16V pelas várias razões adiantadas na altura não foi tida em conta neste artigo, ou não é do conhecimento dos autores, logo cita-se o óbvio no nosso caso concreto.

Citar
ANALYSIS: Why Europe's combat aircraft market is worth fighting for
27 June, 2017| SOURCE: Flightglobal.com| BY: Craig Hoyle| London

(...) Meanwhile, Lockheed appears to be well-placed in Belgium, although it may well face competition. A current F-16 user, Brussels has signalled a desire to cooperate more closely with the Netherlands, including by jointly providing quick reaction alert cover. One way of ensuring shared capability would be for Belgium to follow its neighbour in acquiring the Lightning II.

Fellow F-16 operator Portugal also could emerge as a potential future customer for the conventional take-off and landing F-35A, while any call from the Spanish navy to replace its Boeing AV-8B carrier-based fighters would attract a bid based on the short take-off and vertical landing F-35B. With such prospects on offer, the European combat aircraft market remains well worth fighting for.

https://www.flightglobal.com/news/articles/analysis-why-europes-combat-aircraft-market-is-wor-438188/
 
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1278 em: Junho 27, 2017, 11:33:26 pm »
Parece que notícia da recomendação pelo F-16V pelas várias razões adiantadas na altura não foi tida em conta neste artigo, ou não é do conhecimento dos autores, logo cita-se o óbvio no nosso caso concreto.

Citar
ANALYSIS: Why Europe's combat aircraft market is worth fighting for
27 June, 2017| SOURCE: Flightglobal.com| BY: Craig Hoyle| London

(...) Meanwhile, Lockheed appears to be well-placed in Belgium, although it may well face competition. A current F-16 user, Brussels has signalled a desire to cooperate more closely with the Netherlands, including by jointly providing quick reaction alert cover. One way of ensuring shared capability would be for Belgium to follow its neighbour in acquiring the Lightning II.

Fellow F-16 operator Portugal also could emerge as a potential future customer for the conventional take-off and landing F-35A, while any call from the Spanish navy to replace its Boeing AV-8B carrier-based fighters would attract a bid based on the short take-off and vertical landing F-35B. With such prospects on offer, the European combat aircraft market remains well worth fighting for.

https://www.flightglobal.com/news/articles/analysis-why-europes-combat-aircraft-market-is-wor-438188/
 

Nada que a FAP não queira, desde pelo menos 1999 ( Ver Revistas Mais Alto desse ano, nas comemorações dos 47 anos da FAP), tudo o que seja menos de F-35A, só se for por estrita opção orçamental ou política, ou então como eu defendo, dar-se um mix de F-35A e F-16V.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1279 em: Junho 28, 2017, 03:04:05 pm »
Parece que notícia da recomendação pelo F-16V pelas várias razões adiantadas na altura não foi tida em conta neste artigo, ou não é do conhecimento dos autores, logo cita-se o óbvio no nosso caso concreto.

Citar
ANALYSIS: Why Europe's combat aircraft market is worth fighting for
27 June, 2017| SOURCE: Flightglobal.com| BY: Craig Hoyle| London

(...) Meanwhile, Lockheed appears to be well-placed in Belgium, although it may well face competition. A current F-16 user, Brussels has signalled a desire to cooperate more closely with the Netherlands, including by jointly providing quick reaction alert cover. One way of ensuring shared capability would be for Belgium to follow its neighbour in acquiring the Lightning II.

Fellow F-16 operator Portugal also could emerge as a potential future customer for the conventional take-off and landing F-35A, while any call from the Spanish navy to replace its Boeing AV-8B carrier-based fighters would attract a bid based on the short take-off and vertical landing F-35B. With such prospects on offer, the European combat aircraft market remains well worth fighting for.

https://www.flightglobal.com/news/articles/analysis-why-europes-combat-aircraft-market-is-wor-438188/
 

Nada que a FAP não queira, desde pelo menos 1999 ( Ver Revistas Mais Alto desse ano, nas comemorações dos 47 anos da FAP), tudo o que seja menos de F-35A, só se for por estrita opção orçamental ou política, ou então como eu defendo, dar-se um mix de F-35A e F-16V.

Se fores por essa lógica de citar coisas com quase 20 anos, então também a Esquadra 301 deveria ter sido composta por helicópteros de combate Apache de acordo com a vontade do CEMFA da altura, Aleixo Corbal.

O que esta notícia quer dizer é que as recomendações do relatório entregue à comissão parlamentar de Defesa, claramente indicando como mais lógica e apropriada a escolha antes pela modernização da frota para F-16V, não são conhecidas lá fora, ou seja, está tudo ainda numa fase embrionária e é necessário começar a pensar em avançar isso o quanto antes.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1280 em: Junho 28, 2017, 09:58:46 pm »
Parece que notícia da recomendação pelo F-16V pelas várias razões adiantadas na altura não foi tida em conta neste artigo, ou não é do conhecimento dos autores, logo cita-se o óbvio no nosso caso concreto.

Citar
ANALYSIS: Why Europe's combat aircraft market is worth fighting for
27 June, 2017| SOURCE: Flightglobal.com| BY: Craig Hoyle| London

(...) Meanwhile, Lockheed appears to be well-placed in Belgium, although it may well face competition. A current F-16 user, Brussels has signalled a desire to cooperate more closely with the Netherlands, including by jointly providing quick reaction alert cover. One way of ensuring shared capability would be for Belgium to follow its neighbour in acquiring the Lightning II.

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https://www.flightglobal.com/news/articles/analysis-why-europes-combat-aircraft-market-is-wor-438188/
 

Nada que a FAP não queira, desde pelo menos 1999 ( Ver Revistas Mais Alto desse ano, nas comemorações dos 47 anos da FAP), tudo o que seja menos de F-35A, só se for por estrita opção orçamental ou política, ou então como eu defendo, dar-se um mix de F-35A e F-16V.

Se fores por essa lógica de citar coisas com quase 20 anos, então também a Esquadra 301 deveria ter sido composta por helicópteros de combate Apache de acordo com a vontade do CEMFA da altura, Aleixo Corbal.

O que esta notícia quer dizer é que as recomendações do relatório entregue à comissão parlamentar de Defesa, claramente indicando como mais lógica e apropriada a escolha antes pela modernização da frota para F-16V, não são conhecidas lá fora, ou seja, está tudo ainda numa fase embrionária e é necessário começar a pensar em avançar isso o quanto antes.

Apache nunca ouvi..Ouvi sempre helis de ataque, mas sem nunca especificar modelo...
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1281 em: Junho 28, 2017, 10:08:19 pm »
Nunca ouvi falar de Apache, só de Cobra.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1282 em: Junho 28, 2017, 10:41:36 pm »
Apache nunca ouvi..Ouvi sempre helis de ataque, mas sem nunca especificar modelo...

Nunca ouvi falar de Apache, só de Cobra.

Eu vou procurar o recorte de imprensa e quando o achar reproduzi-lo-ei aqui.

No entanto não percebo qual é o espanto... processos de intenções para a aquisição da aeronave X ou Y foram inúmeros sem que nunca elas tenham chegado a ter a Cruz de Cristo estampada. De Cobras a Hueys, de A109's a F-5A e E, de Embraer 110 e 111 a F-4E, de Mirage IIIE a VC10, etc, etc, tantos foram os aparelhos apontados que daria para fazer uma lista bem jeitosa.

Quando o antigo CEMFA General PILAV António Aleixo Corbal falou em Apaches no final da década de 90 foi no contexto dos Alpha-Jet A passarem a ser somente operados pela Esquadra 103, ficando os Jaguares com helicópteros de combate, algo que como depois viemos a ver não se concretizou como tantas outras coisas que eram para vir e não vieram.  ;)
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1283 em: Junho 28, 2017, 11:33:11 pm »
E logo Apaches!!!! Uns Cobra ainda vá lá...
Mas se viessem uns Gazelle ou Bo-105 usados já era uma sorte... 
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"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1284 em: Julho 12, 2017, 06:57:57 pm »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1285 em: Julho 12, 2017, 09:26:42 pm »
ora antes do mais viva, registei-me ainda hoje pouco tempo tive de ler este tópico em detalhe mas quero deixar a minha opinião, se me permitirem...
vamos por pontos e sejamos realistas nas capacidades financeiras do pais e depois passarei às possíveis opções que se poderiam ter em conta.
começando com o que li no inicio deste tópico , os f-35 e os f-22 raptor
1: os f-22 raptor dificilmente serao avioes que estarão disponíveis ou alguma vez serao vendidos a países aliados dos americanos mesmo que estejamos na nato, digo isto porque , ora que e de conhecimento comum sao caças que detém a ultima tecnologia de ponta em termos de ocultação e anti radar, nem mesmo os ingleses puseram as maos neles por alguma razao foi...
2: os f-35 ate a data tiveram um processo demoroso e o custo de desenvolvimento conseguiu ser mais caro que o f-22, provavelmente este seria 1 dos caças que poderia parar na força aerea portuguesa...
3: a capacidade financeira de portugal manter nem que fosse um esquadrilha de f-35 manutenção e actualização deixariam os avioes a um preço pouco proibitivo em termos de custo...

 as opções
1: o eurofighter typhoon
2: su flanker (porque nao, tem uma robustez incomparável e fora demasiadas vezes desapreciado em termos de combate para nao falar de puder operar ate num descampado) e ao falar do flanker podiamos falar de outros caças recentemente modernos russo, dai eu inclui-los neste ponto, sei do facto que avioes soviéticos em termos de manutenção e material nao e do mais fácil de arranjar mas dai nao pudermos desenvolver em portugal e construir algo nosso dentro deste parâmetros dos caças de 6 geraçao
3: o dassault rafale...
a outra possibilidade passa pelos uav`s ou drones se preferirem, teem um custo mais baixo de funcionamento e para defesa aérea poderia ser uma mais valia...
« Última modificação: Julho 12, 2017, 11:04:48 pm por Lightning »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1286 em: Julho 13, 2017, 11:11:59 am »
ora antes do mais viva, registei-me ainda hoje pouco tempo tive de ler este tópico em detalhe mas quero deixar a minha opinião, se me permitirem...
vamos por pontos e sejamos realistas nas capacidades financeiras do pais e depois passarei às possíveis opções que se poderiam ter em conta.
começando com o que li no inicio deste tópico , os f-35 e os f-22 raptor
1: os f-22 raptor dificilmente serao avioes que estarão disponíveis ou alguma vez serao vendidos a países aliados dos americanos mesmo que estejamos na nato, digo isto porque , ora que e de conhecimento comum sao caças que detém a ultima tecnologia de ponta em termos de ocultação e anti radar, nem mesmo os ingleses puseram as maos neles por alguma razao foi...

Os F-22 já não se fabricam à anos e recentemente ainda se falou na possibilidade de criar uma nova linha de montagem, mas depois viram que o custo era proibitivo.

Citar
2: os f-35 ate a data tiveram um processo demoroso e o custo de desenvolvimento conseguiu ser mais caro que o f-22, provavelmente este seria 1 dos caças que poderia parar na força aerea portuguesa...

Os F-35 têm tido muitos problemas, são caríssimos de adquirir e manter, mas quando nós finalmente substituirmos os F-16, já os mesmos serão mais acessíveis e os problemas colmatados.

Citar
3: a capacidade financeira de portugal manter nem que fosse um esquadrilha de f-35 manutenção e actualização deixariam os avioes a um preço pouco proibitivo em termos de custo...

 as opções
1: o eurofighter typhoon

Exactamente os mesmos problemas do F-35, ou seja, são caros de adquirir e manter. Se a Austria não consegue, Portugal muito menos.

Citar
2: su flanker (porque nao, tem uma robustez incomparável e fora demasiadas vezes desapreciado em termos de combate para nao falar de puder operar ate num descampado) e ao falar do flanker podiamos falar de outros caças recentemente modernos russo, dai eu inclui-los neste ponto, sei do facto que avioes soviéticos em termos de manutenção e material nao e do mais fácil de arranjar mas dai nao pudermos desenvolver em portugal e construir algo nosso dentro deste parâmetros dos caças de 6 geraçao

Uma país da OTAN a adquirir um caça Russo? Esquece!

Citar
3: o dassault rafale...

O Rafale não é tão problemático como o F-35 ou o Typhoon, mas mesmo assim tem custos inerentes muito superiores aos nossos F-16.

Citar
a outra possibilidade passa pelos uav`s ou drones se preferirem, teem um custo mais baixo de funcionamento e para defesa aérea poderia ser uma mais valia...

Têm a sua função, mas neste momento ainda não conseguem substituir um caça.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1287 em: Dezembro 09, 2017, 06:26:26 pm »
https://www.dn.pt/portugal/interior/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html

Como consequência da decisão do consórcio europeu dos F-16 em adquirir aviões de 5ª geração, as atualizações dos programas de voo operacional - desenvolvidos no âmbito do programa multinacional de caças (MNFP, sigla em inglês), que integra os EUA e visa garantir a interoperabilidade e configurações comuns aos caças desses seis países - estão "no fim da sua vida útil", indica o relatório da LPM.

Mais uma vez, os nossos aliados estão um passo a frente e vão de F-35...

Faz lembrar quando no inicio dos anos 80 eles já andavam de F-16A e nós na transição do F-86 para o A-7P..
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1288 em: Dezembro 10, 2017, 12:23:26 pm »
https://www.dn.pt/portugal/interior/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html

Como consequência da decisão do consórcio europeu dos F-16 em adquirir aviões de 5ª geração, as atualizações dos programas de voo operacional - desenvolvidos no âmbito do programa multinacional de caças (MNFP, sigla em inglês), que integra os EUA e visa garantir a interoperabilidade e configurações comuns aos caças desses seis países - estão "no fim da sua vida útil", indica o relatório da LPM.

Mais uma vez, os nossos aliados estão um passo a frente e vão de F-35...

Faz lembrar quando no inicio dos anos 80 eles já andavam de F-16A e nós na transição do F-86 para o A-7P..

Recuperar agora uma notícia de Abril para quê? Sinceramente não entendi.  :-\

O facto dos nossos parceiros da EPAF decidirem avançar para um caça de 5ª Geração, neste caso o F-35 embora a Bélgica ainda não se tenha decidido, não nos obriga a fazer o mesmo. É problema deles se querem avançar para o Lightning II, estão por sua conta e risco. Não irão nunca comprar frotas do tamanho das anteriores de F-104G Starfighter e depois F-16, resignando-se a adquirir apenas algumas dezenas cada um sobretudo devido ao seu preço exorbitante. Pode-se contra-argumentar que um F-35A faz o que 10 Starfighter nunca sonhariam poder fazer e 5 F-16MLU gostariam de fazer, porém o passo dos nossos congéneres a estes diz respeito.

Quando a EPAF original se formou, os F-16A Block 1, 5 e 10 eram bastante problemáticos por causa do motor F100-PW-200 que originou dezenas de despenhamentos, algo que se alterou radicamente quando a Pratt & Whitney o modificou para a versão 220/220E e aí as coisas serenaram.

Citar
The initial powerplant selected for the single-engined F-16 was the Pratt & Whitney F100-PW-200 afterburning turbofan, a modified version of the F-15's F100-PW-100, rated at 23,830 lbf (106.0 kN) thrust. During testing, the engine was found to be prone to compressor stalls and "rollbacks", wherein the engine's thrust would spontaneously reduce to idle. Until resolved, the Air Force ordered F-16s to be operated within "dead-stick landing" distance of its bases.[95] It was the standard F-16 engine through the Block 25, except for new-build Block 15s with the Operational Capability Upgrade (OCU). The OCU introduced the 23,770 lbf (105.7 kN) F100-PW-220, later installed on Block 32 and 42 aircraft: the main advance being a Digital Electronic Engine Control (DEEC) unit, which improved reliability and reduced stall occurrence. Beginning production in 1988, the "-220" also supplanted the F-15's "-100", for commonality. Many of the "-220" engines on Block 25 and later aircraft were upgraded from 1997 onwards to the "-220E" standard, which enhanced reliability and maintainability; unscheduled engine removals were reduced by 35%.[96][97]

Caso a FAP avance de facto para o F-16V, vamos ter um caça de 4,5 Geração com interoperabilidade comprovada com aparelhos de 5ª Geração, e teremos como parceiros pelo menos a Grécia, talvez a Polónia e sempre os EUA cuja modernização (e SLEP) de mais de 800 F-16C/D Block 40/42/50/52 será em tudo semelhante ao padrão Viper.  ;)

http://www.janes.com/article/71414/usaf-increases-scope-of-f-16-slep-to-include-more-aircraft-and-airframe-hours

Concluindo, o F-16V é uma excelente escolha para a FAP na minha singela opinião. Duas coisas apenas: sem querer referir de novo o que disse o PR há uns meses atrás, é de facto imperioso começar a colocar o processo em andamento o quanto antes para que não tenhamos a frota de 30 aparelhos totalmente modernizada só lá para finais da década de 2020; e apesar de algo que escrevi há uns posts atrás sobre a capacidade dos nossos PA 1 e 2 em "absorver" a modificação para a versão V, sentir-me-ia muito mais confortável se adquiríssemos antes 30 caças novos, o que será muito provavelmente proibitivo.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1289 em: Dezembro 10, 2017, 02:15:37 pm »
De um ponto de vista tecnico o F35 pode ser um caça todo xpto, mas a quantidade de problemas que ainda tem ,o seu elevado custo e falta de experiencia operacional faz com que seja muito arriscado estar a gastr uma batelada de dinheiro em mais um "prototipo", e Portugal já teve que chegue disso. De momento a melhor escolha é o upgrade para a versão V e mais tarde até poderão aparecer outras alternativas de 5ª geração e possivelmente a mais baixo custo devido ao amadurecimento das tecnologias.

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