Macau não sofreu ameaça por parte da china ?

  • 4 Respostas
  • 3203 Visualizações
*

superbuzzmetal

  • Membro
  • *
  • 115
  • +0/-0
Macau não sofreu ameaça por parte da china ?
« em: Janeiro 23, 2006, 09:34:06 pm »
Acabei à uns dias de ler a história desconhecida uma biografia de Mao Tse Tung e num dos capitulos do livro era referido que a china comunista sofria pressões por parte da União Soviética para que invadisse os territórios ainda sobre controlo de potências Europeias, Hong Kong e Macau.Sobre Hong Kong a autora explica que Mao decidiu não atacar pois era a unica porta de entrada e saida de produtos que a china não poderia adquirir doutra forma.
Quanto a Macau não é mencionado o porquê do seu salvo conduto, será que era mais uma região que possibilitava o acesso a produtos ocidentais ou teria outra razão ?
Peace through superior firepower.
 

*

superbuzzmetal

  • Membro
  • *
  • 115
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 27, 2006, 02:12:31 pm »
Então ninguém sabe nada  :!:  :?:
Peace through superior firepower.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7276
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 27, 2006, 02:46:26 pm »
Só sei que durante a Revolução Cultural as coisas azedaram e a situação esteve preta...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 30, 2006, 01:51:05 pm »
Citar
Quanto a Macau não é mencionado o porquê do seu salvo conduto, será que era mais uma região que possibilitava o acesso a produtos ocidentais ou teria outra razão ?


A meu ver houve varias razoes, além da que  voce mesmo apontou.O estudo, mesmo em sintese das relaçoes luso-chinesas até a (re)integraçao de Macau no 'Império do Meio', é como se imagina bem extenso e com pontos de vista por vezes divergentes.Existem varias obras no mercado respeitantes a este tema,  um dos  que li, mas  nao é recente foi o livro de JOSE PEDRO CASTANHEIRA - Os 58 dias que abalaram Macau - da D.Quixote-1999, embora  especificamente sobre a crise do " 1,2...3" de 1966.

 www.aps.pt/ivcong-actas/Acta031.PDF   talvez lhe possa ser util, embora limitado, contudo sei que o autor (Moisés S.Fernandes) tem outros textos sobre o tema,que talvez encontre se procurar um pouco mais no ICS da Un.Lisboa, para la evidentemente de um bom motor de busca.O EXPRESSO também ja dedicou espaço a esse assunto, mas de momento a pesquisa, mesmo para assinantes como eu, tem estado dificil.
Sobre o livro que leu, de Jung Chang presumo, li criticas positivas e estou tambem interessado em adquiri-lo, mesmo que nao em portugues.
Cumprimentos
 

*

superbuzzmetal

  • Membro
  • *
  • 115
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 31, 2006, 07:27:49 pm »
Muito obrigado JoséMFernandes, o ficheiro que facultou esclarece muitas das minhas dúvidas.
Quanto ao livro sim é da Jung Chang e pode encontra-lo facilmente, pelo menos em Portugal...
Na minha opinião é um excelente livro com uma linguagem acessivel e que nos fornece muita informação sobre a sociedade chinesa antes e depois da chegada ao poder de Mao. Tem como suporte centenas de testemunhos e relatos de pessoas ligadas directa e indirectamente a Mao pelo que penso que é uma obra fidedigna da vida deste ditador. Só é pena não falar muito do regime pós Mao mas enfim não se pode ter tudo   :)
Peace through superior firepower.