Ordem Unida e vozes de comando

  • 11 Respostas
  • 19704 Visualizações
*

santanna

  • 6
  • +0/-0
    • http://equalchance.blogspot.com
Ordem Unida e vozes de comando
« em: Março 25, 2008, 06:15:46 am »
Boa noite.

Estou á procura de informação de algum género (manual, livro,etc) em formato Word ou PDF sobre formação em Ordem Unida e vozes de comando.

Agradecia se algum elemento deste forum me ajuda-se nesta verdadeira "demanda", pois levo vários dias á procura na internet e não consigo encontrar nada.

Já tenho alguns manuais norte americanos do exercito, mas necessitava desta informação em Português, e para Portugueses.

Desde já o meu mais sincero agradecimento.

Ricardo Sant'Anna
Um dia vou por um rotativo azul no meu chaparro...
 

*

Subillaumbra

  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Março 25, 2008, 09:38:02 am »
Nos meus tempos de militar havia o "Regulamento de Ordem Unida Comum para as Forças Armadas", pelo menos penso que era assim que se chamava. Se tiver um amigo militar ele facultará-lhe-á fotocópias, não é nada que ponha em cheque a segurança nacional. Se não tiver ninguêm pode ser que se arranje.

Em termos de internet só conheço: http://www.pm.rn.gov.br/apm/docenteapostilas.asp

Apesar de ser um site brasileiro tem muitas semelhanças connosco, embora, por exemplo, ensine a fazer continência com a cabeça descoberta e em Portugal isso não se faça.

Mas se indicar qual é a actividade a que se destina, talvez eu possa dar uma ajuda.

Cumprimentos.
 

*

santanna

  • 6
  • +0/-0
    • http://equalchance.blogspot.com
(sem assunto)
« Responder #2 em: Março 25, 2008, 02:21:16 pm »
Bom dia.

Agradeço imenso a ajuda. Seria melhor em Português, mas como se costuma dizer, "quem não tem cão, caça com gato..."

Serve perfeitamente para os meus estudos. Muito obrigado pela paciência.
Um dia vou por um rotativo azul no meu chaparro...
 

*

santanna

  • 6
  • +0/-0
    • http://equalchance.blogspot.com
(sem assunto)
« Responder #3 em: Março 25, 2008, 02:40:25 pm »
Peço desculpas mas esquecí-me de responder á sua pergunta. Pertenço a uma Unidade de Socorro da Cruz Vermelha Portuguesa. Sou da "velha guarda", quando ainda estavamos integrados no Serviço de Saúde Militar. e estavamos baixo a tutela do Ministério da Defesa. Apesar de ainda estarmos baixo a alçada do mesmo Ministério, dexámos de ser "paramilitares", e passámos a ser uma força civil de protecção civil.

Podemos, no entanto, ser chamados e recolocados no Serviço de Saúde Militar em caso de conflito ou situações de excepção.

Por essa razão, nas nossas escolas de formação, ainda denominadas "Recrutas", Temos uma vertente 100% militar, que inclui Medicina e Trauma , Principios Básicos para Guerra NBQ, Princípios Básicos de Armamento (deveria ser Desarmamento, pois serve para dar as competências necessárias para "desactivar" armas de fogo encontradas no local), Paradas e Honras Militares, Patentes, e um pouco mais. Devido a sermos uma Organização mundial, que pode servir em teatros de guerra, conforme subimos de escalão, os nossos conhecimentos nesta área também se vão aprofundando. Como exemplo, eu já participei em várias acções de formação pelo Instituto de Altos Estudos Militares, simulacros, etc. Na nossa zona, somos chamados para dar apoio a exercícios militares, fazendo ainda formação e adaptação a Socorristas Militares.

Como é natural, temos Ordem Unida. As nossas cerimónias de Juramento de Bandeira ainda se regem pelo protocolo militar. Eu, sendo dos "antigos", gosto de preservar a tradição, e garantir que a formação é dada com o máximo respeito e que os futuros Voluntários estejam preparados.

Novamente o meu muito obrigado
Um dia vou por um rotativo azul no meu chaparro...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1224/-3447
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 25, 2008, 02:59:34 pm »
Eu já vi algumas situações menos dignas, já vi bombeiros a usar a ordem unida dos Pára-quedistas (meia-volta à Pára-quedista está sempre berra), já vi graduados do arremacho a comandarem um pelotão de bicos (dos Páras) e a fazerem a "nossa" ordem unida e a apanharem nas orelhas de outros graduados Pára-quedistas, já vi numa formatura Páras a verem-se à rasca porque tinham que fazer a ordem unida de acordo com o regulamento da dita instituição e a passarem um mal bocado. :oops:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

santanna

  • 6
  • +0/-0
    • http://equalchance.blogspot.com
(sem assunto)
« Responder #5 em: Março 25, 2008, 10:50:31 pm »
Boa noite

Obrigado a todos os que vão colocando aqui os seus comentários, pois são-me muito úteis.

Em relação aos bombeiros, como poderão imaginar não me vou pronunciar, pois não estou dentro da formação deles, e não conheço o suficiênte para escrever sobre este tema. Sei que na CVP temos também alguns problemas em relação a isto, pois temos Voluntários que pertenceram a vários ramos das Forças Armadas, e cada um tráz um pouco do que aprendeu durante a sua vida militar.

Essa é também uma preocupação para mim, pois não sei bem como uniformizar estas questões, sem prejudicar ou causar embaraço áqueles que deram muito do seu tempo á nação, e agora querem continuar a prestar outro tipo de serviço igualmente meritório.

Como é natural, a CVP já não é "Militar", se me perdoam a expressão, e temos muitas outras competências e áreas de intervenção. O meu grande objetivo é que, nas alturas necessárias (Juramentos de Bandeira, Cerimónias de Estado ou, funerais e outras ocasiões para as quais somos convidados a participar) os nossos elementos possam ter um comportamento exemplar.

E naturalmente, numa situação de excepção, saibam integrar-se plenamente, tendo um comportamento digno e que honre a Instituição a que pertencem.

Portanto, se me puderem dar mais dicas, principalmente aqueles que foram efectivos na antiga CVP, ou que tenha ideias, conheçam publicações, etc. ficarei eternamente grato.

Uma boa noite.
Um dia vou por um rotativo azul no meu chaparro...
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Março 25, 2008, 11:23:39 pm »
podes sempre pedir por vias oficiais (ou semi oficiais) pedir o regulamento de ordem unida do exército.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

santanna

  • 6
  • +0/-0
    • http://equalchance.blogspot.com
(sem assunto)
« Responder #7 em: Março 25, 2008, 11:40:11 pm »
Citação de: "tyr"
podes sempre pedir por vias oficiais (ou semi oficiais) pedir o regulamento de ordem unida do exército.


Olá. Por acaso já tentei aqui em Braga, mas devem temer que vá iniciar alguma revolução  :lol:

Se alguma alma generosa pude-se digitalizar... Já pensei ir a um alfarrabista. Em Lisboa não teria este problema, pois saberia onde dirigir-me, agora aqui em Braga, já não sei muito bem. Obrigado pela ideia.
Um dia vou por um rotativo azul no meu chaparro...
 

*

Subillaumbra

  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Março 26, 2008, 09:56:16 am »
Caro santanna,

Sem compromisso, pode ser que consiga arranjar o regulamento. Na próxima semana já lhe sei dizer.

O "tipo" de ordem unida que vocês deverão fazer, na minha modesta opinião, deverá ser o comum, se assim se poder dizer, é que existem forças que têm as suas especificidades ("páras", comandos, etc.), mas a Cruz Vermelha não é nenhuma dessas forças, é isso que tem de fazer ver ao pessoal sob o seu comando.

Assista a algumas cerimónias de infantaria, por exemplo, e as dúvidas serão esclarecidas.

Já me deparei com uma situação parecida e fui pelo mais simples, que é completamente diferente do que anteriormente se fazia, e resultou na perfeição. Tanto que já estamos a ser imitados. No meu caso era a mudança de porta-bandeiras.

Só um comentário em relação ao tipo de instrução que têm. Este tipo de instrução compreende-se perfeitamente, basta ver as circunstâncias em que surgiu a Cruz Vermelha e analisar alguns dos cenários em que têm de trabalhar.

Já agora uma opinião profissional. Qual a sua opinião em relação ao livro de primeiros socorros do Instituto Piaget? É que acabei de o comprar e parece-me bom, mas é uma opinião de pouco mais do que um leigo.

Cumprimentos
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1224/-3447
(sem assunto)
« Responder #9 em: Março 26, 2008, 10:08:11 am »
Santanna há um regulamento concreto de ordem unida dos bombeiros. Já tentou na ENB?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

santanna

  • 6
  • +0/-0
    • http://equalchance.blogspot.com
(sem assunto)
« Responder #10 em: Março 26, 2008, 09:36:48 pm »
Caros Subillaumbra e Cabeça de martelo:

Agradeço aos dois os comentários. Por acaso, na passada Sexta-feira Santa observei os elementos do Regimento de Cavalaria de Braga que participaram na procissão, e procurei observar o comportamento, marcha, etc.

No fim, deram-me a dica de ir ao Centro de Recrutamentó de Braga, que eles poderão ajudar-me. Realmente, não sei como não pensei nisso antes  :P
Um dia vou por um rotativo azul no meu chaparro...
 

*

Subillaumbra

  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Março 31, 2008, 02:21:09 pm »
Caro santanna,

Este fim-de-semana, falei com um amigo, que é da Força Aérea, e ele disse-me que tem o regulamento, só não sabia se o tinha em casa ou na esquadra. De qualquer maneira ficou de me emprestar e depois logo se vê como se pode fazer chegar-lhe uma cópia.

Em relação ás minhas necessidades em primeiros socorros elas são muito abrangentes: quedas, queimaduras, insolações, etc., etc. Tanto com grupos pequenos como com centenas ou milhares de pessoas. Tendo já tido, este ano, formação, a nível de suporte básico de vida, com o INEM, e, há cerca de 20 anos, tirei um curso de primeiros-socorros da CVP. Desleixei-me e agora estou a ver se apanho o comboio, coisas tipicas de português. Mas se precisar de ajuda já sabe que lhe "baterei à porta".

Quando tiver o regulamento enviar-lhe-ei uma MP.

Cumprimentos