Estado Maior ou Academia Militar ?

  • 6 Respostas
  • 3574 Visualizações
*

Zach

  • 8
  • +0/-0
Estado Maior ou Academia Militar ?
« em: Fevereiro 05, 2008, 03:13:19 pm »
Oi, sou novo nesta vida militar e o que acontece é o seguinte:

1. eu tenho a possibilidade de entrar tanto para o Estado maior do exercito como para a Academia Militar, mas nao sei qual escolher, sera que alguem me poderia dizer as principais diferenças ?

Talvez seja uma pergunta um pouco sem sentido, mas confesso que sou novo nesta matéria...

2. Para entrar para os quadros, qual deles é a melhor opção? Andei a pesquisar informação relativamente a entrar para os quadros, mas nao encontrei bem o que se calhar estava à procura, se alguem tiver informção que me possa ser util nesse campo, agradecia.

Obrigado e fico muito grato a qualquer resposta breve.

Cumprimentos, Zach.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 05, 2008, 08:57:42 pm »
Isso há ai uma grande confusão, a Academia Militar é uma escola, é lá que uma pessoa se torna oficial do quadro permanente.

O Estado-Maior não...

O Estado-Maior é uma unidade, é o Quartel-General digamos do Exército, lá há oficiais, sargentos e praças, já prontos.

Duvido muito que posso ir directo da vida civil para o Estado-Maior sem fazer recruta e tirar uma especialidade noutro local qualquer, exepto se for um civil que vá para um serviço de civis como por exemplo cozinheiro.
« Última modificação: Fevereiro 05, 2008, 08:58:51 pm por Lightning »
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 05, 2008, 08:58:32 pm »
Não estou a perceber a pergunta.
"Entrar" para o Estado Maior??
Qual é a sua situação militar e o que entende por "entrar"? :shock:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Zach

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 08, 2008, 01:08:30 pm »
Ok, peço desculpa pela confusão, mas passo a explicar:

Eu fiz a recruta, depois veio a especialidade e acabei em um quartel que não me dá geito e meti-me à procura de trocas directas para poder trocar de quartel....

Porque o meu objectivo é entrar para o quartel de Coimbra, para poder conciliar o exercito com os estudos...

E apareceram duas trocas directas, uma para o Estado Maior e outra para a Academia militar... Eu pretendo entrar tambem para os quadros... So que acontece que estou indeciso sobre qual dos dois optar, por isso vim aqui procurar informação e queria saber qual é o melhor e melhor tambem para entrar para os quadros....

Porque vi aqui pessoas que parecem estar bastante a par de info relativa sobre o exercito e gostaria que me pudessem dar uma luz...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 08, 2008, 05:32:06 pm »
Citação de: "Zach"
Ok, peço desculpa pela confusão, mas passo a explicar:

Eu fiz a recruta, depois veio a especialidade e acabei em um quartel que não me dá geito e meti-me à procura de trocas directas para poder trocar de quartel....

Porque o meu objectivo é entrar para o quartel de Coimbra, para poder conciliar o exercito com os estudos...

E apareceram duas trocas directas, uma para o Estado Maior e outra para a Academia militar... Eu pretendo entrar tambem para os quadros... So que acontece que estou indeciso sobre qual dos dois optar, por isso vim aqui procurar informação e queria saber qual é o melhor e melhor tambem para entrar para os quadros....

Porque vi aqui pessoas que parecem estar bastante a par de info relativa sobre o exercito e gostaria que me pudessem dar uma luz...


Porque é que não vai perguntar à Secretaria da sua unidade?

Mas teoricamente não há "melhores" unidades para entrar para os quadros, porque isso não é factor de selecção, a unidade em que o militar está.
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 08, 2008, 07:01:32 pm »
Agora já percebi.
Para engressar no quadro permanente do Exército pouco importa se vem da Academia Militar ou do Estado Maior (a não ser que já esteja a contar com algum factor cun*a, mas não siga por aí!).
O que interessa é que para entrar no quadro permanente precisa de estar em boa condição física para conseguir passar as provas de selecção e no Estado Maior não existem infraestruturas desportivas enquanto que na Academia tem todas as condiçoes para conseguir manter um bom nível físico e continuar a estudar à noite com muitas escolas na Amadora.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Zach

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 14, 2008, 10:31:13 pm »
Ja agora alguem poderia me disponibilizar informação relativa ao Estado Maior ?

Alguem que ja la tenha estado, condições, transportes até lá.. Como sao la as pessoas.... Se alguem souber, agradeço  :wink: