Substituição dos UMM

  • 68 Respostas
  • 20699 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #15 em: Junho 04, 2008, 05:50:09 pm »
Citação de: "major-alvega"

pouca fiabilidade???? aqueles hummers custam pa caramba, e depois têm pouca fiabilidade????explique lá. se faz favor

Citar
Portugal adquiriu algumas unidades deste veículo que foram enviadas para Timor, após o referendo naquele país e o envio de forças multi-nacionais de paz. A aquisição daqueles veículos demonstrou ter sido uma má opção. Um dos primeiros problemas detectados foi o extremo consumo de combustível. Habituados a um país onde o combustível é extremamente barato, os norte-americanos não se preocuparam exactamente com questões como o consumo, quando desenharam o veículo.

Posteriormente, foram detectados problemas ao nível do diferêncial, ( partia com elevada frequência), ou com motores quebrados. A resistência dos pneus, também deixou muito a desejar, tendo sido registados numeros elevados de furos.

Como se estas deficiências não fossem suficientes, o Humvee revelou-se um equipamento incapaz de atravessar pequenos rios ou charcos com mais de 30 cm de altura. Em muitas ocasiões,(normais em Timor-leste), os Humvee pura e simplesmente ficavam parados no meio da agua, sem possibilidade de saída que não fosse através de reboque.

Mais tarde foram mesmo detectados problemas de infiltração dentro da cabine, tendo-se finalmente chegado á conclusão de que o veículo era completamente inadequado ás condições tropicais de Timor, e decidido a sua "evacuação"

Os veículos foram substituidos pelos velhos e confiáveis UMM-Alter de fabrico português :lol: , que se mostraram muito mais capazes e adequados ás exigências operacionais em Timor.

Embora as questões técnicas tivessem sido colocadas ao fabricante, este desculpou-se com a condução e uso demasiado agressivo que os portugueses davam ao veículo, embora o treino tenha sido dado nos Estados Unidos.

No fim de 2005, no seguimento do envio de tropas portuguesas para o Afeganistão, os Hummer ao serviço do exército português foram convertidos para um novo padrão, tendo passado a dispor de blindagem contra armas ligeiras.

Desta forma, o veículo M-1025/A2, deixou de estar disponível no exército português tendo sido substituido pelo Hummer-M-PAV-2.

 :arrow: http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/T ... nn=25&p=77

Citação de: "major-alvega"

se começaram a ser substituidos, então porque é que o regimento de lanceiros 2 ainda tem umm???


Boa pergunta...mas aqui devemos considerar uma situaçao, o RL2 usa os seus UMM como veiculos de "patrulha policial" em meios urbanos, portanto nao necessitam tanto de um veiculo TT como, por exemplo, um Batalhao de Infantaria. Neste sentido, e provavel que seja das ultimas a ver os UMM a ser substituidos e que, a ser substituidos, possam ser, pelo menos parcialmente, por ligeiros de passageiros, a semelhanca dos WV Golf que ja usa.
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Junho 04, 2008, 05:50:32 pm »
Hummve ou Hummer =  :Ups:
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Junho 04, 2008, 05:52:55 pm »
e nunca fiquei atascado num UMM (exepto uma vez, mas foi por submersão e entrada de agua no filtro do ar, mas a reparação fez se no campo com muita facilidade, filtro do ar ao lado da lareira até secar, montar e esta a andar)
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Junho 04, 2008, 05:54:14 pm »
HMMV, foneticamente diz se HUMMVE, mas foi a muito alcunhado de HUMMER.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Junho 04, 2008, 06:09:30 pm »
de facto fiquei decenionado , mas ao mesmo tempo feliz por saber que os nossos UMM são melhores e mais fiaveis que os hummer!!!!


mas, os americas usam humvee´s como será a situação deles???

*

lexivia

  • Membro
  • *
  • 85
  • Recebeu: 8 vez(es)
  • Enviou: 20 vez(es)
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Junho 04, 2008, 06:15:23 pm »
Não estou a põr em causa qualquer das caracteristica do UMM mas a ideia com que fiquei das palavras de um familiar meu que esteve no Afeganistão e era o chefe da mecânica é que os humvee's aguentaram imenso naquelas condições e que era um bom veículo. Mas que eles já estão a precisar de uma reforma também é verdade.
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Junho 04, 2008, 06:16:28 pm »
vejam só isto, depois o exército português é isto e aquilo, os americas são um pouco totos, vejam bem esta noticia:


HUMVEE NO IRAQUE
UM CAIXÃO SOBRE QUATRO RODAS




 

          Com o agravamento dos combates em áreas urbanas no Iraque, os Estados Unidos estão sofrendo grandes perdas de soldados em veículos HUMVEE, conforme dados divulgados pela revista NEWSWEEK (April, 25, 2004).

          Até o mês de abril 789 soldados da coalizão foram mortos, destes 686 eram americanos, dos quais 142 vitimados por minas terrestres ou explosivos colocados de forma improvisada ao longo das estradas iraquianas e 48 morreram em razão de ataques com os agora temidos RPGs, existentes aos milhares na região.

          Outro dado curioso é o fato de um em cada quatro soldados vitimados em combate poderiam estar vivos se estivessem utilizando veículos blindados, isto sem falar nos milhares que foram vitimados por terríveis ferimentos por estarem em veículos totalmente desprovidos de blindagem o que tem acarretado um grande número de mutilados.


 
O dia dia no Iraque. Crédito da foto: AP/Muhammed Muheisen Humvee destruído e exibido como troféu. Crédito da foto: AP/Muhammed Muheisen

          Segundo a mesma publicação, faltam 1800 Humvees blindados para dar uma proteção mais adequada aos combatentes americanos na região.

          As táticas usadas pelos Iraquianos para imobilizar os Humvees é bastante simples, atiram sobre o motor que não possui qualquer proteção blindada, imobilizando o veículo, obrigando desta maneira aos soldados americanos a procederem sua destruição. Daí vermos pela televisão vários deles em chamas e completamente abandonados para serem depenados e exibidos como troféu pela população e combatentes locais. Outra tática também muito usada é a colocação de explosivos nas margens das estradas, que detonados destroem o veículo que passa do longo da via, matando ou ferindo os tripulantes.

          Os americanos já perceberam seu erro doutrinário no emprego de veículos sem blindagem e estão improvisando o máximo possível, na tentativa de blindar estes veículos, para uma maior sobrevida quando envolvidos neste tipo de combate. A médio prazo várias empresas estarão apresentando soluções para este problema, mas até lá o preço será alto.

          O curioso é que estão apelando para tudo, usam deste madeira, sacos de areia, espuma de poliuretano que absorve choque até chapas metálicas que são agregadas aos veículos nas mais variadas formas, chegando muita das vezes a descaracterizar todo estilo que envolveu a criação e fabricação do que seria o novo símbolo das forças armadas americanas, baseado no conceito do velho Jeep desenvolvido na segunda guerra mundial, lembrando muito mais a famosa série de cinema MAD MAX...


 
 
 
Diversos modelos improvisados para blindar um Hmvee. Crédito das fotos: http://community.webshots.com/album


          Vale ressaltar que não estão blindando apenas o Humvee, mas diversos modelos de caminhões, como forma de sobreviverem e garantirem os comboios de suprimentos que são atacados todos os dias pelos rebeldes e que são vitais para a manutenção da máquina de guerra norte-americana, pois para se ter uma idéia, um Humvee consome 3,8 litros de diesel por quilômetro rodado nesta situação.

 
Alguns modelos de improvisação para blindar caminhões. Crédito das fotos: http://community.webshots.com/album
 


          Isto deve servir de alerta para o Exército Brasileiro, carente em recursos e ainda mais em veículos blindados leves que possibilitem um enfrentamento contra tropas irregulares em futuras intervenções que se farão necessárias, num futuro próximo, nas grandes cidades brasileiras dominadas por “gangues armadas” comandadas pelo narcotráfico e que estão tomando uma dimensão preocupante na atualidade.

          Precisamos estimular a indústria nacional a desenvolver veículos blindados leves sobre rodas aptos a sobreviverem em combates de baixa intensidade, rever alguns conceitos, aprender e assimilar com a experiência alheia e adquirí-los em quantidade capaz de suprir a demanda, principalmente no Exército e também nas Forças Policiais, pois o que temos são apenas "brinquedos" diante da dura realidade que se vislumbra no horizonte...

          Mesmo possuindo veículos blindados mais poderosos sobre rodas como os 8x8 Stryker, os americanos estão evitando usá-los em combates urbanos, mesmo depois de ter aplicado as blindagens gaiolas, inspiradas nas necessidades russas e criadas por uma empresa Ucraniana como lições aprendidas com altas perdas na guerra da Chechenia, mas isto já é outro assunto...

 

FICHA TÉCNICA HUMVEE 1043 A2
TESTADO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2002

Fabricante: AM General LLC
País: Estados Unidos
Tripulação: 4 homens
Comprimento: 4,84m
Altura: 1,88m
Largura: 2,16m
Peso vazio: 3.295kg
Motor: GM Diesel V8, 6,5 litros, 160Cv, refrigerado a água
Transmissão: GM 4L80E, automática de quatro velocidades, sempre 4x4
Suspensão: Independente por molas helicoidais e amortecedores hidráulicos de efeito duplo
Pneus: Tipo Run-Falt 36x12,5-16,5
Velocidade máxima: 135km/h em estradas e 50km/h no campo
Aceleração: de 0 a 48km/h em 7 segundos; 0 a 80km/h em 20 segundos.
Sistema Elétrico: 24/12 volts, 200Amp
Autonomia: 563km.
Capacidade de combustível no tanque: 93 litros de Diesel
Rampa máxima: 60%
Lateral máxima: 40%
Vaus: sem preparação: 0,76m; com preparação: 1,52m

 
Humvee 1043 A2 em uma pausa nos testes realizados pelo Exército Brasileiro em 2002. Crédito da foto: autor




portugal nunca iria cometer este erro!!!!! tenho a certeza.

cumprimentos e digam o que acharam da noticia!!!!

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #22 em: Junho 04, 2008, 06:53:36 pm »
Citação de: "tyr"
os toyotas são muito sensiveis e pouco duraveis quando comparados com os UMM.


Já andei com Toyotas em locais muito complicados e nunca nenhum me deixou mal. Em África são mesmo preferidos aos Defender (e não é só pela diferença de preço).

O problema do UMM é a pouca potência para o peso.




"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #23 em: Junho 04, 2008, 08:34:25 pm »
Perdoem-me, mas algum dos caros foristas já conduziu um UMM, seja ele civil ou militar?

Todos os veículos pesados, ligeiros têm limitações e defeitos. Os UMM`s não fogem a essa regra.

Por isso não entendo a ma fama que criaram em torno de um veiculo que há 30 anos se mantém ao serviço.

Para além de tudo o que a politicas diz respeito, o UMM é um e uma excelente viatura.

De uma vez por todas, vamos valorizar o que é nosso!

Um Abraço,
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #24 em: Junho 04, 2008, 10:44:02 pm »
o meu pai é militar e ele afirma que os UMM são muito bons!!! e ele diz tambem que os humvee são bons, mas disse que algumas dessas avarias são normais pois os veiculos estão sujeitos a muitas condições metereologicas e terrenos muito irregulares!!!!

na minha opinião tanto os UMM como os HUMVEE`s são muito bons!!!

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4581/-871
(sem assunto)
« Responder #25 em: Junho 04, 2008, 11:00:23 pm »
O UMM-Cournil é um veículo que já deu o que tinha a dar.
Poderia ter sido interessante se tivesse sido adquirido em quantidade pelas forças armadas, mas isso não aconteceu.

Caso contrário poderia ter resultado numa família de veículos, mas nós não tinhamos industria automobilistica e era necessário importar os motores e parte da mecânica.
Esquecemo-nos de que hoje temos em Portugal uma fábrica de automóveis (a Autoeuropa) mas que antes só tinhamos montadoras de automoveis.
A incorporação dessas montadoras era a mão de obra nacional e pouco mais.

Qualquer veículo nacional precisa de um minimo de suporte nacional e a UMM não tinha, ou então não conseguiu demonstrar que tinha, capacidade para ser um parceiro de confiança para as Forças Armadas.

O caso do UMM faz-me lembrar o tanque brasileiro Osório.
Toda a gente critica o governo brasileiro por não ter comprado o tanque, esquecendo que quem afundou a Engesa foram os sonhos das arábias dos directores da empresa.

De qualquer jeito, o UMM era um veículo interessante por uma razão:
Facilidade de manutenção, pois podia ser remendado por pessoas sem grandes conhecimentos.

Ah... e é verdade, ele partia, mas era fácil de soldar.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
(sem assunto)
« Responder #26 em: Junho 04, 2008, 11:08:20 pm »
Legau..cara c34x

Tanto "brasileiro":
industria automobilistica
montadoras
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Junho 04, 2008, 11:10:00 pm »
Citação de: "lexivia"
Não estou a põr em causa qualquer das caracteristica do UMM mas a ideia com que fiquei das palavras de um familiar meu que esteve no Afeganistão e era o chefe da mecânica é que os humvee's aguentaram imenso naquelas condições e que era um bom veículo. Mas que eles já estão a precisar de uma reforma também é verdade.


os humvees a percisar de reforma??? mas há quanto tempo o nosso exercito tem os humvee´s???

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Junho 04, 2008, 11:13:32 pm »
mas porque não adquirir humvee´s novos???

*

lexivia

  • Membro
  • *
  • 85
  • Recebeu: 8 vez(es)
  • Enviou: 20 vez(es)
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #29 em: Junho 04, 2008, 11:33:40 pm »
Citação de: "major-alvega"
Citação de: "lexivia"
Não estou a põr em causa qualquer das caracteristica do UMM mas a ideia com que fiquei das palavras de um familiar meu que esteve no Afeganistão e era o chefe da mecânica é que os humvee's aguentaram imenso naquelas condições e que era um bom veículo. Mas que eles já estão a precisar de uma reforma também é verdade.

os humvees a percisar de reforma??? mas há quanto tempo o nosso exercito tem os humvee´s???

Sim a precisar de reforma! Timor, Afeganistão, balas, RPG's, avarias, acidentes, más condições metereológicas, caminhos de cabras, tem tendência a desgastar bastante as viaturas.

Citação de: "major-alvega"
mas porque não adquirir humvee´s novos???


Estavam a pensar nisso de forma a manter operacional a frota destacada no Afeganistão, o de reserva que ficou em Portugal já foi para o Afeganistão e a falta de dinheiro e/ou concurso para adquirir novo 4x4 blindado faz com que as coisas aparentemente estejam paradas e que nem se arranje os HUMVEE's gravemente danificados (devido a fogo inimigo).
Abraço!