Novo blindado 4x4

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1065 em: Outubro 10, 2018, 12:27:55 am »
Vais ao ebay e consegues uma chapa que para 7.62 NATO por 50 euros!

E dão garantia?
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1066 em: Outubro 17, 2018, 05:49:19 pm »
A economia portuguesa ainda é muito deprimida para um país europeu da nossa dimensão, mas é preciso não esquecer que os países do norte da Europa já eram ricos quando nós ainda estávamos praticamente na era pré-industrial. O crescimento do nosso PIB só começou a acelerar a partir dos anos 50.

Em 1960, o PIB da Dinamarca era o dobro do nosso e hoje é somente 50 % maior. Já a Bélgica, em 1960, tinha um PIB quatro vezes maior que o nosso e hoje é somente duas vezes e meia maior. Ou seja, nos últimos 60 anos a nossa economia cresceu mais que as economias desses países. Claro que poderia ter crescido mais se a opção política, desde 1986, não tivesse passado pela desindustrialização a que devemos acrescentar a emigração.

A Holanda é um caso mais curioso, porque teve um crescimento populacional elevado nas ultimas décadas, tem petróleo e gás natural e há muito tempo que tem uma economia muito forte (razões históricas), quando comparada com os países vizinhos da mesma dimensão. Daí a relação dos PIB's se ter mantido, nos últimos 60 anos, numa proporção de 4 para 1 a favor dos holandeses, i.e., relativamente aos holandeses mantivémos-nos tão pobres quanto há 60 anos atrás.

Tudo o que dizes é verdade, mas falta lembrar que a nossa economia só deu um salto quantitativo quando aderiu à EFTA e depois só teve outro salto quantitativo quando aderiu à UE.
O livre comércio permitiu reduzir distâncias, não foram as políticas económicas nacionais. Para suportar umas Forças Armadas dignas desse nome, tens de mudar a realidade da economia portuguesa, criando produtos de valor acrescentado, em vez de basear a economia em mão-de-obra barata. Tens de criar capacidade para as PMEs tecnológicas e inovadoras crescerem e não proteger os grandes grupos como acontece actualmente. Se fizeres isso podes sonhar com equipamento de qualidade para as Forças Armadas, senão já é uma sorte mantermos operacional aquilo que temos actualmente.
 
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« Última modificação: Outubro 22, 2018, 06:26:28 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1068 em: Outubro 23, 2018, 11:30:31 am »
A economia portuguesa ainda é muito deprimida para um país europeu da nossa dimensão, mas é preciso não esquecer que os países do norte da Europa já eram ricos quando nós ainda estávamos praticamente na era pré-industrial. O crescimento do nosso PIB só começou a acelerar a partir dos anos 50.

Em 1960, o PIB da Dinamarca era o dobro do nosso e hoje é somente 50 % maior. Já a Bélgica, em 1960, tinha um PIB quatro vezes maior que o nosso e hoje é somente duas vezes e meia maior. Ou seja, nos últimos 60 anos a nossa economia cresceu mais que as economias desses países. Claro que poderia ter crescido mais se a opção política, desde 1986, não tivesse passado pela desindustrialização a que devemos acrescentar a emigração.

A Holanda é um caso mais curioso, porque teve um crescimento populacional elevado nas ultimas décadas, tem petróleo e gás natural e há muito tempo que tem uma economia muito forte (razões históricas), quando comparada com os países vizinhos da mesma dimensão. Daí a relação dos PIB's se ter mantido, nos últimos 60 anos, numa proporção de 4 para 1 a favor dos holandeses, i.e., relativamente aos holandeses mantivémos-nos tão pobres quanto há 60 anos atrás.

Tudo o que dizes é verdade, mas falta lembrar que a nossa economia só deu um salto quantitativo quando aderiu à EFTA e depois só teve outro salto quantitativo quando aderiu à UE.
O livre comércio permitiu reduzir distâncias, não foram as políticas económicas nacionais. Para suportar umas Forças Armadas dignas desse nome, tens de mudar a realidade da economia portuguesa, criando produtos de valor acrescentado, em vez de basear a economia em mão-de-obra barata. Tens de criar capacidade para as PMEs tecnológicas e inovadoras crescerem e não proteger os grandes grupos como acontece actualmente. Se fizeres isso podes sonhar com equipamento de qualidade para as Forças Armadas, senão já é uma sorte mantermos operacional aquilo que temos actualmente.

E se fizermos isso vai deixar de existir corrupção, tráfico de influências e aquisições por ajuste directo? Ou despesismo de dinheiro público, por exemplo nos contratos rasgados ou na  falta de contratos associados de manutenção dos motores e da célula ao fabricante? Deixaremos de ter uma inversão na hierarquia militar, com mais oficias e sargentos do que soldados e cabos? A economia  é uma parte dos problemas, agora mesmo que seja resolvida sem que nada seja feito, na justiça ou ao nível das estruturas militares, não estou a ver umas forças com melhores equipamentos e mais funcionais, portanto continuaríamos a sonhar com mais...

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1069 em: Outubro 26, 2018, 10:47:52 pm »
Passado, presente e futuro do Exército na Cerimónia Militar em Guimarães



Cerimónia a realizar no domingo, às 12h00, no Campo de São Mamede, é aberta ao público e conta com a presença do Ministro da Defesa e do Chefe de Estado Maior do Exército.

O ponto alto das comemorações do Dia do Exército, que estão a decorrer em Guimarães, será este domingo, 28 de outubro, com a realização da Cerimónia Militar no Campo de São Mamede, a partir das 12h00. Esta iniciativa será aberta ao público e promete assinalar uma mensagem especial em relação à história, presente e também futuro do Exército Português.

Segundo o Chefe do Comando das Forças Terrestres, Coronel Rui Ferreira, “não há melhor sítio do que Guimarães para demonstrar a função do Exército, assente na sua história, presente e também na projeção do futuro”. A preparação da Cerimónia Militar já está no terreno, com a finalidade de evidenciar todas as Forças de Combate. “Serão demonstradas as capacidades do Exército Português, ao entrarem no Campo de S. Mamede pela ordem normal que é utilizada na sequência de uma Campanha”, frisou o Coronel Rui Ferreira.
A primeira Força de Combate a desfilar será das Informações e Reconhecimento, seguido das Forças dos Fogos de Preparação, Forças de Infantaria e Viaturas Blindadas, Tropas Especiais, Forças de Proteção, Forças de Apoio de Serviço, completando desta forma o Comando de Missão. Segue-se, entretanto, a Escola de Sargentos e a Academia Militar.

“Com a apresentação desta parada, pretende-se mostrar como todas estas Forças coordenam entre si, cooperam e complementam-se. Construímos esta parada militar por forma a que as pessoas percebam como é estruturada uma Campanha do Exército e conhecerem as nossas missões e como se interligam, salientou.

“No final vamos passar uma mensagem fundamental, com a entrada da Bandeira Nacional transportada por Militares que estarão com o fardamento das Guerras Peninsulares, da I Guerra Mundial, Guerra de África e ainda com o fardamento atual. A seguir, estará a nova Força do Exército, apresentando o novo fardamento que o Exército desenvolveu no âmbito das novas tecnologias. Esta nova Força irá para o Iraque em novembro já equipada com o novo fardamento apresentado em Guimarães”, acrescentou ainda o Chefe do Comando das Forças Terrestres. A projeção do futuro assentará ainda com a entrada da nova viatura adquirida pelo Exército e que será fornecida a partir do próximo ano – a Uro Vamtac ST5, uma viatura tática ligeira blindada.

A Cerimónia Militar contará com a presença do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o Chefe de Estado Maior do Exército, do General José Nunes da Fonseca, e ainda do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

http://appc.guimaraes.pt/pages/1418?news_id=3988

PS : Cá está um dos primeiros ST5 do Exército, mesmo sem matrícula.

Abraços
« Última modificação: Outubro 26, 2018, 11:08:42 pm por tenente »
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1070 em: Outubro 27, 2018, 04:07:14 pm »
Cá está ele com um pouco mais de pormenor !









Abraços
« Última modificação: Outubro 27, 2018, 04:15:34 pm por tenente »
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1071 em: Outubro 27, 2018, 05:49:56 pm »
Uma questão para quem me souber responder, sff (pergunta 'a sério', sem ironia ou malícia):

Em que é que o ST5 diferente assim tanto dos HMMV que temos em serviço, para além de um aspecto mais moderno??

Obrigado

 

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1072 em: Outubro 27, 2018, 06:16:39 pm »
Uma questão para quem me souber responder, sff (pergunta 'a sério', sem ironia ou malícia):

Em que é que o ST5 diferente assim tanto dos HMMV que temos em serviço, para além de um aspecto mais moderno??

Obrigado
Assim que me lembre é mais alto, mais pesado, casco em V e suponho que a blindagem devido ao facto de ser modelar permita ter um nivel de blindagem bem superior!
 

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mafets

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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1073 em: Outubro 27, 2018, 06:17:49 pm »
https://www.topgear.es/noticias/offroad/uro-vamtac-hummer-espanoles-101902

Citar
Aunque el parecido es evidente, lo cierto es que los Vamtac poco tienen que ver con los Hummer norteamericanos: a pesar de que por allí saben bastante de crear monstruos aptos para rodar por cualquier territorio -especialmente el enemigo, como el Jeep Willys-, lo cierto es que el modelo español fabricado en Santiago de Compostela tuvo un desarrollo independiente. Con su matriz fundada en 1981, no sería hasta 1996 cuando empezarían a aparecer los primeros prototipos serios del modelo, que dos años después le ganaría la batalla a la propuesta yanqui para entrar a formar parte del parque móvil de nuestras Fuerzas Armadas -y de las de vecinos como Portugal, Rumanía o Marruecos-.

Los primeros URO Vamtac -cuyo nombre viene del acrónimo de Vehículo de Alta Movilidad Táctico- estaban propulsados por un bloque turbodiésel de 165 CV y pesaban sólo 900 kg, por lo que podían presumir de una capacidad salvaje para cargar peso -de hasta tres veces su tara-... con un pésimo nivel de blindaje. A lo largo de los años fueron evolucionando y ahora, además de poder convertirse en prácticamente cualquier tipo de vehículo que se te ocurra -desde ambulancias a transporte de tropas, comunicaciones, unidades de rescate y plataformas lanza-misiles-, también pueden ser adquiridos como automóvil particular... con el mismo carnet con el que podrías conducir uno de los coches que puedes comprar por menos de 10.000 euros. Sí.

Actualmente los URO Vamtac que salen de la fábrica gallega están dotados de un bloque diésel de 3,2 litros y seis cilindros en línea capaz de desarrollar 188 CV y 410 Nm de par que, opcionalmente, pueden ampliarse hasta los 218 y los 500, respectivamente. Para gestionar el esfuerzo de su motor emplean una caja automática de cinco relaciones que transmite su giro a los dos ejes del vehículo, con un diferencial bloqueable al 100%. Las versiones más sencillas tienen un peso de unos 3.000 kg, aunque las variantes más preparadas pueden llegar a los 6.500... con una capacidad de arrastre de otros 3.500. ¿Te preocupa su consumo? Tendrás que acostumbrarte a las cifras de infarto: en ciclo mixto se bebe 17 litros de carburante cada 100 kilómetros... con una autonomía de más de 600 gracias a su generoso tanque con capacidad para 110 litros de gasóleo. ¿Demasiado? Siempre puedes probar a bajarlo usando los consejos más estúpidos para ahorrar combustible. Se me ocurren unos cuantos fáciles de llevar a cabo con él.

Quieres uno, ¿verdad? Es normal. En Top Gear estamos buscando gente tan zumbada entusiasta como nosotros para hacer un grupo de compra. ¿Te imaginas llegando con este coche al aparcamiento de tu centro comercial repleto de SUV? Por mucho éxito que tengan, no podrían hacer más que palidecer y empezar a temblar al verte aparecer a sus mandos. Oh, sí...




https://www.army-technology.com/projects/uro-vamtac-vehicle/

Citar
VAMTAC closely resembles the US Army High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV or Humvee) as it was built to similar specifications. The base variant features a rectangular shaped cabin with a slightly tilted down roof on the rear side. The forward cabin has a large two-piece wind shield. Two doors on either side of the vehicle allow the entry and exit of the crew and troops. Each door has a rectangular bullet-proof glass for observation. The modular design allows a number of configurations to suit the missions.

The vehicle has a length of 4.8m, width of 2.1m and height of 1.9m. The curb weight ranges from 3t to 3.5t. VAMTAC carries a maximum payload of 2t and can tow loads between 2t and 3.5t.



https://21stcenturyasianarmsrace.com/2016/10/28/armored-cars-uro-vamtac/

Citar
To begin with, the origin myth connecting the Vamtac with the Humvee is false. It appears neither URO nor AM General ever collaborated on a joint venture for a military truck. But perusing Spanish media, especially those outlets devoted to military affairs, reveals a startling coincidence.

Just as the HMMWV entered production in 1984 the Spanish army–the Ejercito del Tierra–began looking for their own multirole soldier-carrying truck and it was Urovesa who shouldered the program. Founded in 1981 Urovesa’s earliest venture was a limited production run for a 4×4 flatbed.

What became the Vamtac, however, didn’t materialize until 1995 when a competition was held for a next-generation tactical truck capable of supporting troops and weapons. The HMMWV was a natural candidate and there was even a local sales office in Spain to facilitate its importation.

Urovesa started rolling out prototypes of their contender in 1996 and by 1998 the Vamtac triumphed over the North American rival it looked indistinguishable from. (For the sake of a corporate bottom line, Urovesa released a civilianized Vamtac for the truck and off-road crowd.)

This didn’t mean the Vamtac had it easy–its job in Spain’s armed forces meant it had to be airlift-able by Chinook or C-130. Its climactic requirements were demanding as it was supposed to operate in sub-zero conditions and scorching deserts.


The original URO Vamtac I3 ran on a 163 horsepower Steyr M16-TCA turbo diesel engine and used Allison TC-275 automatic transmission. Since the emphasis was on its ability to transport almost thrice its weight–900 kilograms–armor protection was at a minimum. The first generation of Vamtac I3’s had three variants:

A basic transport for five soldiers with a roof hatch for mounting specific weapon systems, i.e. machine guns or ATGM launchers.
A pickup truck configuration leaving ample space behind the cab for hauling supplies or for a self-propelled mortar.
An ambulance.
To date the Spanish armed forces maintain 500 Uro Vamtacs in different roles.

In the ensuing 2000s it became apparent IEDs and mines posed the greatest threat to wheeled armored vehicles. As the market for larger and heavier armored trucks grew to monstrous proportions the Vamtac faced its own obsolescence. But once the 2010s got underway the Vamtac returned and divorced its heritage as an imitation Humvee.

Unveiled in 2012, the Vamtac S3 shared more commonalities with its European cousins the AMPV or the Sherpa. It had a larger engine and was recognizable for a redesigned grille. The rest of the improvements were to protect its crew. A v-hull was installed to deflect powerful blasts. The cab was turned into a modular “capsule” with spall lining. Windows and doors were replaced with reinforced material offering STANAG-level protection.

Urovesa isn’t done with the Vamtac yet. Its latest Vamtac ST5 enjoys regular appearances at various arms shows and an armored SUV variant called the Vamtac 3.5 was spotted in 2015. The ST5’s latest outing was at the Eurosatory 2016 arm show. This static Vamtac ST5 came armed with a Spike ATGM. But its obvious heft revealed Urovesa are still pushing the ballistic envelope, reinforcing the grille and the hood, with further layers in the cab.

The Vamtac’s customer pool continues to grow. Aside from Spain the armed forces of Belgium, the Dominican Republic, Indonesia, Iraq, Ireland, Romania, Saudi Arabia, Singapore, and Venezuela have purchased either the original Vamtac I3 or the newer Vamtac ST5. Malaysia’s DefTech is believed to have a licensed Vamtac I3 in its product catalog. By Urovesa’s own count it’s built 4,500 Vamtac’s in 40 variants.

It’s a long enough track record that makes the Vamtac seems poised to make a splash this late in the tactical 4×4 arms race. With an image hearkening to a distant American forebear its appeal could be strong enough to blunt upstarts like the Kia LTV or the Tawazun Group’s Nimr. A perfect marriage of compatibility and strong demand makes it a superb addition to wheeled vehicle fleets everywhere–except China and Russia.



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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1074 em: Outubro 29, 2018, 12:54:35 pm »
Mais algumas fotos do Vamtac ST5, tiradas por um Familiar meu no Domingo, em Guimarães, quando a viatura evoluia, no campo de São Mamede













Abraços


« Última modificação: Outubro 29, 2018, 12:56:11 pm por tenente »
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1075 em: Outubro 29, 2018, 02:30:14 pm »
Ai está uma versão de passeio porreira para umas tiradas no poligono militar de sta margarida.
E o resto?

Vão buscar as torres dos hummvee ou quê? Para as .50...
Antenas de Comunicações e os restantes acessórios.
Uma full gear tuga mode é que era de valor.
Um abraço
Raphael
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1076 em: Outubro 29, 2018, 03:43:31 pm »
Este deve ser a versão Vamtac Político Show-Off que a UROVESA tem para o período entre a assinatura do contrato e a entrega das primeiras unidades. Tem como principal funcionalidade, ser fotogénico para aparecer em cerimonias e exposições onde deputados e políticos da nação podem auto elogiar-se sobre o maior investimento depois de Cristo, e na inovação tecnológica ao nível e até superior do melhor que existe no mundo.

Enquanto andam os nossos tropas na RCA de G3 e pseudo blindados.
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1077 em: Outubro 29, 2018, 07:01:26 pm »


Só agora é que tive noção da diferença entre ambos!
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1078 em: Outubro 30, 2018, 12:33:15 am »
 Passei por aqui e vejo que estais radiantes com estas 139 viaturas, isto se não acontecer nada porque ainda pode descer o nº.  Até porque já o cortaram 2x.
 Estou curioso para ver o atirador sem nenhuma protecção com uma velha Browning. Vá lá tiveram o mínimo de bom senso de cancelar a versão anti-tanque, com uma viatura nova instalada com um lançador TOW ou Milan da passada década de 80. O que seria no mínimo ridículo.
 Agora 139 é um nº residual que corresponde a 1/3 das necessidades. Só a Lituânia tem um requerimento para 200 L-ATV e tem um exército com um 1/10 da nossa dimensão. Mas como é só para a fachada não há problema.
 
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Re: Novo blindado 4x4
« Responder #1079 em: Outubro 30, 2018, 09:44:36 am »
Este deve ser a versão Vamtac Político Show-Off que a UROVESA tem para o período entre a assinatura do contrato e a entrega das primeiras unidades. Tem como principal funcionalidade, ser fotogénico para aparecer em cerimonias e exposições onde deputados e políticos da nação podem auto elogiar-se sobre o maior investimento depois de Cristo, e na inovação tecnológica ao nível e até superior do melhor que existe no mundo.

Enquanto andam os nossos tropas na RCA de G3 e pseudo blindados.

Eu tive o prazer de estar dentro do bicho.

Pelo o que pude ver, o veículo é robusto é bastante alto e tem bastante proteção. Acredito que faça falta a torre, mas pelo que vi ele vem preparado para ser adicionada rapidamente a torre, basta o exercito querer. Ele também já vem preparado para ser adicionado o rws, por isso a qualquer momento é so comprar o equipamento e instalar.

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