Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)

  • 24 Respostas
  • 5407 Visualizações
*

J.Shank

  • Membro
  • *
  • 14
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« em: Abril 25, 2019, 12:58:09 pm »
Boas pessoal, 29 de Maio começam as incorporações para a recruta + tropas especiais, eu inscrevi-me em O.E e estou a iniciar este tópico para obter algumas respostas e dicas sobre o curso, etc...

1- Quanto à carta de incorporação, disseram-me que enviariam cerca de 15 dias antes da data. A minha questão é, se por algum engano (digamos do carteiro) eu não receber a carta, mas estiver na lista de incorporação, posso ir na mesma?

2- Ouvi dizer que durante a recruta (instrução básica), podemos levar comida, telemóvel, etc.. Mas que durante o curso de tropas especiais (neste caso OE) não, e eles controlam o que levamos. Mas quanto a artigos de higiene etc, podemos levar? Ou só mesmo o que eles nos derem?

3- Alguém me pode recomendar umas boas palmilhas? Já sei que devemos usar boas meias, e dois pares ao inicio para proteger o pé, mas se souberem também de um bom par de palmilhas indiquem sfv.

4- Para quem fez cursos de tropas especiais, alguma dica em especial para evitar lesões? Algo em específico a que devemos ter maior atenção? Já ouvi casos, por exemplo, de pessoal que partiu a perna a saltar de helicópteros, porque este levantou poeira, o que causou que a pessoa a não ver o chão e a aterrar mal com o pé.

5- Podemos levar medicamentos durante recruta/curso? Coisas básicas como ibuprofen, aspirina, voltaren..? Ou isso é lá com o posto médico?

6- Dizem que no geral há menos missões para os O.E, mas queria saber se no dia-a-dia continuam com treinos rigorosos, se vão mesmo treinar para diferentes terrenos e outros países regularmente? Suponho que o dia-a-dia de um soldado de uma tropa especial seja diferente de alguém digamos que está na especialidade de campanha ou serviços? Suponho também que na tropa especial os treinos são mais regulares, mesmo após o curso, correto?

7- Se tiverem alguma dica em especial para passar o curso e evitar lesões digam. Já sei o básico: Não dar muito nas vistas, não me armar em bom, não ser o último, dar o meu melhor, ajudar os camaradas quando poder.

Obrigado, se tiver mais perguntas venho aqui editar. Quem tiver mais perguntas sobre esta ou outra tropa especial pode também postar aqui. Cumprimentos.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #1 em: Abril 27, 2019, 11:30:50 am »

Em caso de atrasos, telefona para o Centro de recrutamento. Eu não tive qualquer problema e chegou tudo a tempo, mas isso já foram há várias décadas atrás.

Eu fui de outra Tropa Especial e na minha o tm ficava desligado no cacife e sim podíamos levar comida. Eles não achavam piada era quando o pessoal levava red bull e bebidas alcoólicas era proibido (apesar de uns quantos terem levado para o mato várias vezes…).

Artigos de higiene era obrigatório tu levares já que o Exército não dava nada.

Dois pares de meias sempre! O que eu fazia era levar meias de futebol/corrida e usava por cima as meias que o Exército nos fornecia, só tive bolhas uma única vez. Há palmilhas das boas, há palmilhas da treta, mas qualquer coisa é melhor que nada. Vejo que o pessoal à minha volta tem começado a usar em força palmilhas de gel, mas pode ser apenas uma moda.

Há teorias para tudo e mais alguma coisa, eu vi pessoal atleta a lesionar-se sem saber muito bem porquê e eu vi buchas que mal conseguiram passar nas PAF para a recruta a perder todo o peso extra e acabar o curso. Olhos bem abertos, não queiras dar nas vistas, faz a tua parte e nunca negues ajuda a ninguém.

Eu levei bem-u-ron e nunca disseram nada, mas atenção, se estás a tomar algum medicamento estilo antigripine, em caso de ires fazer o teste do copo informa quem o está a fazer, já que um medicamento tão “simples” como esse acusa no dito teste. Já agora, se estás a tomar suplementos, ou a fazer ciclos ou coisas do género, deixa já de tomar isso já que a quantidade de pessoal a ficar com problemas clínicos GRAVES é mais do que muito.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #2 em: Abril 27, 2019, 03:06:33 pm »
Boas pessoal, 29 de Maio começam as incorporações para a recruta + tropas especiais, eu inscrevi-me em O.E e estou a iniciar este tópico para obter algumas respostas e dicas sobre o curso, etc...

1- Quanto à carta de incorporação, disseram-me que enviariam cerca de 15 dias antes da data. A minha questão é, se por algum engano (digamos do carteiro) eu não receber a carta, mas estiver na lista de incorporação, posso ir na mesma?

Contactas o centro de recrutamento da tua zona, explicas a situação e eles irão ajudar-te.

Citar
2- Ouvi dizer que durante a recruta (instrução básica), podemos levar comida, telemóvel, etc.. Mas que durante o curso de tropas especiais (neste caso OE) não, e eles controlam o que levamos. Mas quanto a artigos de higiene etc, podemos levar? Ou só mesmo o que eles nos derem?

Podes levar comida e bens pessoais, investe num bom aloquete infelizmente os furtos também existem lá dentro. És responsável pela tua higiene pessoal, levas o que quiseres, não te dão nenhum desses artigos.

Citar
3- Alguém me pode recomendar umas boas palmilhas? Já sei que devemos usar boas meias, e dois pares ao inicio para proteger o pé, mas se souberem também de um bom par de palmilhas indiquem sfv.

Procura contactar o pessoal do running, maratonas e Ironman ou pesquisa sobre isso, são os que melhores dicas te poderão dar nesse aspecto. O que te posso dizer é que tanto meias como palminhas são sempre importantes. Nas provas usa sempre 2 pares de meias conforme foi dito, pões as tuas por baixo e as que te são dadas por cima. Garante que não deixas as meias cheias de rugas pois com o impacto isso vai promover as bolhas.

Citar
4- Para quem fez cursos de tropas especiais, alguma dica em especial para evitar lesões? Algo em específico a que devemos ter maior atenção? Já ouvi casos, por exemplo, de pessoal que partiu a perna a saltar de helicópteros, porque este levantou poeira, o que causou que a pessoa a não ver o chão e a aterrar mal com o pé.

Faz alongamentos todos os dias, baixas imenso o risco de lesões, investe em 20 min só para fazeres alongamentos, procura alguém que os saiba fazer correctamente e te explique como fazer de forma autónoma.
O risco só pode ser minimizado, no entanto não é impossível partir uma perna ou um braço, são coisas que acontecem.

Citar
5- Podemos levar medicamentos durante recruta/curso? Coisas básicas como ibuprofen, aspirina, voltaren..? Ou isso é lá com o posto médico?

Sim, recomendo ibuprofen 400 ou 600 e antidiarreico.
Começa a fazer o desmame de anabolizantes ou esteróides se for o caso. Se tomas medicação informa o médico.
Eu até diria para levares Whey Isolate mal não te fará para tomares no final das provas ou treinos, sempre ajuda a recuperar. É o que mais vais precisar: água, proteína e electrólitos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Shank

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #3 em: Abril 27, 2019, 05:16:55 pm »
Whey Isolate e outros suplementos para quem não descansa, não come nem bebe quando quer e nas quantidades que quer e precisa, é para esquecer.

Mais vale chegar a casa e comer uma boa feijoada/grão com mão de vaca/cozido à portuguesa, regado com um bom copo de vinho tinto e deixem-se de suplementos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FoxTroop, jorgeshot1, J.Shank

*

J.Shank

  • Membro
  • *
  • 14
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #4 em: Abril 27, 2019, 09:07:05 pm »
Obrigado pelas respostas pessoal.

Whey Isolate e outros suplementos para quem não descansa, não come nem bebe quando quer e nas quantidades que quer e precisa, é para esquecer.

Mais vale chegar a casa e comer uma boa feijoada/grão com mão de vaca/cozido à portuguesa, regado com um bom copo de vinho tinto e deixem-se de suplementos.

Era o que eu ia perguntar quanto aos suplementos, a única coisa que tomo é Whey, esta também tem um bocado de creatina. Achas que estes são suplementos que deva já parar de tomar ou posso continuar a tomar mas não levar para a recruta. Em vez de Whey na recruta, umas barras de cereais, latas de atum chegam?

Pensava que para O.E não se podia levar comida, ouvi dizer que certos dias só se come uma bolacha, visto que a resistencia à fome faz parte do treino e dos mandamentos Ranger. Então é só em certos dias/provas?
« Última modificação: Abril 27, 2019, 09:09:06 pm por J.Shank »
 

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #5 em: Abril 27, 2019, 09:56:44 pm »
"meias de encher" que são meias grossas em pano turco, que se usava antigamente com as botas de futebol para as tornar mais confortáveis e um segundo par normal por cima e uma boas palminhas de gel e não terás o mínimo problema...mesmo com muito calor o teu pé nunca aquece demais!...desde que não haja fricção não terás bolhas...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Shank

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #6 em: Abril 27, 2019, 10:15:18 pm »
Obrigado pelas respostas pessoal.

Era o que eu ia perguntar quanto aos suplementos, a única coisa que tomo é Whey, esta também tem um bocado de creatina. Achas que estes são suplementos que deva já parar de tomar ou posso continuar a tomar mas não levar para a recruta. Em vez de Whey na recruta, umas barras de cereais, latas de atum chegam?

Opta pela versão isolada, caga nas barras de cereais estão cheias de açúcar, queres o que te possa ajudar a construir músculo e recuperar. Vais comer pouco portanto nas pausas que tenhas queres nutrir com o melhor que possas ter, óbvio que se podes fazer uma refeição completa é o ideal, mas nem sempre isso estará à mão, por isso recorres às alternativas que existem.

Citar
Pensava que para O.E não se podia levar comida, ouvi dizer que certos dias só se come uma bolacha, visto que a resistencia à fome faz parte do treino e dos mandamentos Ranger. Então é só em certos dias/provas?

Sim vais passar forme, faz parte. As bolachas servem apenas para enganar e são usadas por serem baratas, pensa como um desportista, a ciência já avançou bastante.
« Última modificação: Abril 28, 2019, 02:01:26 pm por Camuflage »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #7 em: Abril 27, 2019, 10:22:41 pm »
Se fosse eu parava já!

Não tens que seguir os meus conselhos, pesquisa um pouco sobre as contraindicações desses produtos e depois toma uma decisão consciente.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FoxTroop, jorgeshot1, J.Shank

*

J.Shank

  • Membro
  • *
  • 14
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #8 em: Abril 27, 2019, 11:51:28 pm »
Whey como suplemento dá jeito para quem quer ganhar/manter o peso, que é o meu caso. São 400 calorias extra rápidas de consumir e pelo que li fáceis de absorver. Entre isso ou mais 2 latas de atum ou mais 4 ovos por dia (por exemplo), não sei o que fará menos mal...  Mas realmente numa situação como na recruta/curso, onde a água e comidas sólidas são limitadas, talvez seja mesmo melhor evitar, para quem quer diminuir o risco de lesão. Ainda não li sobre o Isolate.

Também me falaram da importância de carboidratos, em termos de ganho energético é melhor. Proteína é mais para construir músculo, etc... Mas em casos de alta atividade física carboidratos dão-nos bem mais energia.
Então nesse caso, visto que posso levar comida, levo pão, aquelas bolachas de arroz, fruta, feijão preto. Quanto às proteínas latas de atum, sardinhas, ovos (cozidos ou mesmo crus, será que dá pa levar?), e mais vou ver.


« Última modificação: Abril 27, 2019, 11:54:12 pm por J.Shank »
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6301
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #9 em: Abril 28, 2019, 08:49:36 am »
Compreendo as duvidas mas, estando eu tão desfasado da instrução actualmente ministrada……. Ainda bem que já autorizam que a malta leve comida e outras coisas.


Quanto a suplementos, wheys e afins. Com o corpo da malta nestes dias de hoje, habituado a doses industriais de calorias, proteínas, vitaminas e etc, que têm de ser tomadas com quantidades industriais de água, como é que as provas de mato e sobrevivência são feitas?
Como se condiciona o pessoal para situações de total escassez de água?

Condiciona o corpo para a escassez. É algo natural mas que está "esquecido" ou "adormecido" em nós. Como Humanidade, durante 99.9% da nossa existencia, vivemos em escassez, comendo uma vez por dia, isso com sorte.
Discipilina o teu corpo e o instinto de sobre-alimentação. Observa SAS ou Legionários ou VDV/Spetznaz, ou mesmo os atletas das Spartan ou do ninja warrior. Verificas que é malta extremamente seca sem um Kg. que seja de musculo a mais, porque 1 quilo de musculo ou gordura é mais, é 1 quilo que tens de acartar contigo e mais umas calorias que tens de meter dentro para manter. E com acesso a recursos limitados...... sofres mais.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, J.Shank

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #10 em: Abril 28, 2019, 09:58:00 am »
para lidar com o esforça não é a comida ou os aditivos que resolvem, mas apenas o treino que tem de ser variado e mais virado para a resistência...ou o corpo foi preparado ao longo do tempo para fazer exercício prolongado e a cabeça está habituada a lidar com as dificuldades ou nada feito...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Shank

*

J.Shank

  • Membro
  • *
  • 14
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #11 em: Abril 28, 2019, 12:22:37 pm »
Compreendo as duvidas mas, estando eu tão desfasado da instrução actualmente ministrada……. Ainda bem que já autorizam que a malta leve comida e outras coisas.


Quanto a suplementos, wheys e afins. Com o corpo da malta nestes dias de hoje, habituado a doses industriais de calorias, proteínas, vitaminas e etc, que têm de ser tomadas com quantidades industriais de água, como é que as provas de mato e sobrevivência são feitas?
Como se condiciona o pessoal para situações de total escassez de água?

Condiciona o corpo para a escassez. É algo natural mas que está "esquecido" ou "adormecido" em nós. Como Humanidade, durante 99.9% da nossa existencia, vivemos em escassez, comendo uma vez por dia, isso com sorte.
Discipilina o teu corpo e o instinto de sobre-alimentação. Observa SAS ou Legionários ou VDV/Spetznaz, ou mesmo os atletas das Spartan ou do ninja warrior. Verificas que é malta extremamente seca sem um Kg. que seja de musculo a mais, porque 1 quilo de musculo ou gordura é mais, é 1 quilo que tens de acartar contigo e mais umas calorias que tens de meter dentro para manter. E com acesso a recursos limitados...... sofres mais.

Pois, já tinha pensado nisso. Mas não tenho condicionado o corpo para a escassez de comida por várias razões: sou  seco por natureza, quando eu me inscrevi no ginásio à uns anos já era quase só músculo e osso, mas magrinho. Disseram-me que tinha tipo 6% ou menos de bodyfat (massa gorda), e disseram meio no gozo que morreria de frio se fosse para o Alaska. Na altura pesava 59kg e media 1,83m. Mas não treinava nem metade do que treino agora.

~3 Anos depois peso 73kg, que é o peso ideal para a minha altura. O que aumentou mais foi massa muscular, a massa gorda deve tar tipo em 12-15% ou até menos. Por isso o meu corpo continua mais para o seco e duro.
E visto que a recruta/curso é em Lamego e vamos rapar frio e fome, ter mais gordura e reservas não me parece má ideia. Por isso tenho até de fazer um esforço para comer. Mas o nosso corpo aguenta mais de 7 dias sem comida, e vai se alimentando da própria massa gorda e depois dos músculos para energia, por isso embora custe, o corpo aguenta.

Quanto à agua, reduzi bastante e reparei numa coisa. Na altura em que eu bebia muita agua (agua a mais até, diria), sentia-me muito mais desidratado, e a precisar de mais água. Saía à rua e rapidamente ficava seco e com sede, a treinar enchia 2+ cantis de água, e claro urinava tipo 20x por dia. Hoje que bebo menos, uso tipo meio cantil a treinar (depende do treino), consigo ir correr sem sequer levar água, e ainda assim sinto-me mais hidratado, com menos sede. E pelos vistos, depois de pesquisar vi que haviam vários estudos, meio "underground" a afirmar que a água por si só desidrata e sai quase toda pela urina, principalmente se for a mais. :o
« Última modificação: Abril 28, 2019, 12:26:28 pm por J.Shank »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #12 em: Abril 28, 2019, 03:14:48 pm »
Compreendo as duvidas mas, estando eu tão desfasado da instrução actualmente ministrada……. Ainda bem que já autorizam que a malta leve comida e outras coisas.


Quanto a suplementos, wheys e afins. Com o corpo da malta nestes dias de hoje, habituado a doses industriais de calorias, proteínas, vitaminas e etc, que têm de ser tomadas com quantidades industriais de água, como é que as provas de mato e sobrevivência são feitas?

 :G-beer2:

Pois, já tinha pensado nisso. Mas não tenho condicionado o corpo para a escassez de comida por várias razões: sou  seco por natureza, quando eu me inscrevi no ginásio à uns anos já era quase só músculo e osso, mas magrinho. Disseram-me que tinha tipo 6% ou menos de bodyfat (massa gorda), e disseram meio no gozo que morreria de frio se fosse para o Alaska. Na altura pesava 59kg e media 1,83m. Mas não treinava nem metade do que treino agora.

~3 Anos depois peso 73kg, que é o peso ideal para a minha altura. O que aumentou mais foi massa muscular, a massa gorda deve tar tipo em 12-15% ou até menos. Por isso o meu corpo continua mais para o seco e duro.
E visto que a recruta/curso é em Lamego e vamos rapar frio e fome, ter mais gordura e reservas não me parece má ideia. Por isso tenho até de fazer um esforço para comer. Mas o nosso corpo aguenta mais de 7 dias sem comida, e vai se alimentando da própria massa gorda e depois dos músculos para energia, por isso embora custe, o corpo aguenta.

Quanto à agua, reduzi bastante e reparei numa coisa. Na altura em que eu bebia muita agua (agua a mais até, diria), sentia-me muito mais desidratado, e a precisar de mais água. Saía à rua e rapidamente ficava seco e com sede, a treinar enchia 2+ cantis de água, e claro urinava tipo 20x por dia. Hoje que bebo menos, uso tipo meio cantil a treinar (depende do treino), consigo ir correr sem sequer levar água, e ainda assim sinto-me mais hidratado, com menos sede. E pelos vistos, depois de pesquisar vi que haviam vários estudos, meio "underground" a afirmar que a água por si só desidrata e sai quase toda pela urina, principalmente se for a mais. :o

Entrei como civil pela Porta de Armas da ETAT (actual Regimento Paraquedista com 59 kg para 1.76m), seis meses depois estava com 81 kg. Se olhasses para mim nunca dirias que tinha esse peso, já que a minha cara estava mais seca que nunca. Depois quando voltei para a vida civil baixei para os 73 kg e mantive esse peso durante anos. Hoje em dia estou com 90kg... engano porque como tenho as costas largas e por isso a pança não sobressai tanto. :-[

Vou contar-te um segredo, a maior parte da proteína que tu consomes sai toda pela urina, já que na alimentação que hoje temos, já consumimos em quantidades excessivas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

J.Shank

  • Membro
  • *
  • 14
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #13 em: Abril 28, 2019, 03:48:22 pm »

Entrei como civil pela Porta de Armas da ETAT (actual Regimento Paraquedista com 59 kg para 1.76m), seis meses depois estava com 81 kg. Se olhasses para mim nunca dirias que tinha esse peso, já que a minha cara estava mais seca que nunca. Depois quando voltei para a vida civil baixei para os 73 kg e mantive esse peso durante anos. Hoje em dia estou com 90kg... engano porque como tenho as costas largas e por isso a pança não sobressai tanto. :-[

Vou contar-te um segredo, a maior parte da proteína que tu consomes sai toda pela urina, já que na alimentação que hoje temos, já consumimos em quantidades excessivas.

81kg!?  :o Entraste com que idade?
O pessoal todo diz que na tropa (ainda mais numa tropa especial), perde-se muito peso porque se exercita muito e come-se muito mal, mas pelo que já ouvi há muita gente a ganhar peso. Perder durante a recruta e ganhar muito uns meses após até se percebe... Será que se ganha também densidade óssea, com todo o exercício, correr com carga, etc, durante tantos meses de seguida? Já ouvi várias pessoas a dizer "80kg mas não parecia"...
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Recruta + Tropa Especial (Dicas, dúvidas, etc...)
« Responder #14 em: Abril 29, 2019, 11:08:25 am »
Vou contar-te um segredo, a maior parte da proteína que tu consomes sai toda pela urina, já que na alimentação que hoje temos, já consumimos em quantidades excessivas.

 :mrgreen: :mrgreen:

Se assim for então é preciso hospitalizar o gajo, já os rins estão a funcionar mal.  ::)

@J.Shank procura ver como a malta do Iroman se nutre é a melhor opção.

Fala do que sabes, não deixes as tuas crenças afectar o raciocínio.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Shank