Helicópteros pesados - Uma proposta que vem tarde de mais

  • 28 Respostas
  • 16123 Visualizações
*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
Helicópteros pesados - Uma proposta que vem tarde de mais
« em: Junho 18, 2004, 12:16:39 pm »
Isto é apenas um pedido que faço a quem perceberá mais do que eu desta matéria, uma vez que tudo indica que os aparelhos que irão equipar a nossa FAP serão os EH 101, que parecem boas máquinas.

Mas o que me dizem destas que aqui vou pôr e que equipam Forças Aéreas de alguns países?

Gostaria de saber das vantagens e desvantagens destes Sikorsky's em relação aos previstos EH 101.

Obrigado

Para acções de combate e transporte (falta-nos a capacidade de reabastecimento no ar :cry:



Versão para combate aos incêndios: Porque não adquiir para o SNBPC 3 aparelhos destes?



Sugestão para a nossa Marinha, para complementar os Lynx:



Finalmente para transporte e resgate:





Como nota de rodapé, temos em Sintra um Sikorsky mais antigo, que esteve ao serviço da FAP e que foi utilizado nos Açores e finalmente no Montijo.
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 18, 2004, 12:25:47 pm »
Rui, não me parece que seja uma proposta que venha tarde de mais... :wink:  Mas de qualquer modo, isso não tem nada a ver com a compra dos EH-101.

O Ricardo talvez possa fazer uma análise mais detalhada, mas de um modo geral, acho que a escolha dos EH-101 foi a mais acertada...
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 18, 2004, 12:40:57 pm »
A foto que quis inserir e não saiu era a de um Sea Hawk.

Imaginem 12 máquinas dessas a bordo do Porta-Helicópteros que eu preconizo para a nossa Marinha para daqui a muitos e muitos anos...

Com uma força dessas, até o Sharon se encolhia



 :mrgreen:
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 18, 2004, 12:43:44 pm »
Citar
O Ricardo talvez possa fazer uma análise mais detalhada, mas de um modo geral, acho que a escolha dos EH-101 foi a mais acertada...


Sem dúvida João - o EH-101 foi a melhor escolha.
Na altura Rui, o EH-101 competiu com o S-92 e com o Cougar Mk2+ ( Eurocopter ). O Cougar revelou um desempenho bem abaixo dos seus concorrentes, enquanto que o EH-101 e o S-92 tiveram pontuações bastante semelhantes mas com o EH-101 a destacar-se pela positiva e com mais pontos. Logo foi essa a escolha, e ainda bem.

Quanto aos helis que refere, em termos de incêndios também não sou especialista mas penso que os Mi-8 utilizados pelo serviço nacional de bombeiros, são aqueles que possuem as horas de voo mais baratas, e basta instalar a manga de incêndio.

Em relação ao MH-53... é um bom helicópetro, porém tem várias desvantagens em relação ao EH-101. É bastante mais antigo, a plataforma é antiquada, é mais lento, tem capacidades diminuídas no que toca a electrónica, é mais barulhento e possui um custo de operação elevadíssimo. O EH-101 beneficia de todas as vantagens de ser um heli moderno de concepção recente.

O MH-53 nunca substituiria o EH-101, mas sim o contrário. De facto os Marines dos EUA começam a procurar um substituto para o MH-53 ( tal como a força aérea, que nunca recuperou a capacidade de CSAR e SAR a longas distâncias depois da retirada dos seus HH-53. O Pave Hawk deixa muito a desejar ). Um dos concorrentes é exactamente o EH-101, que é oferecido pela Lockeed Martin com o nome de US-101 sendo o outro o S-92.

PS:
O melhor para a marinha não seriam os Seahawks, mas sim o NH-90.  :wink:

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 18, 2004, 01:25:06 pm »
Ricardo:

Então este MH 53 está  a entrar em "fim de vida" nos EUA?

« Última modificação: Junho 18, 2004, 01:34:36 pm por Rui Elias »
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 18, 2004, 01:30:49 pm »
A EADS anda a projectar um heli pesado, mas tb estão à procura de uma colaboração com os Americanos:





E mais informação aqui:

http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=26010
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 18, 2004, 01:39:48 pm »
Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80, mas que são mais bonitos que esse protótipo, acho que são.

Reparem nesta beleza:

 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 18, 2004, 01:46:52 pm »
Citar
Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80


O CH-53 Stallion apareceu nos '60, e o Super Stallion nos '70. Acho que teve origem no Sea King.

Para esclarecer algumas dúvidas quanto às versões (MH, CH):

http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/h-53.htm
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 18, 2004, 01:48:55 pm »
Ricardo:

Pelo que me foi dado ver o S-92 pode ter competido com o EH 101 e perdido, mas o que eu coloquei na foto, apesar de poder ter uma plataforma semelhante, parece-me ter funções diferentes.

O MH 53 parece ter outras capacidades que não se aplicam aos nossos futuros EH 101, a menos que se adapte como este que se segue:




Mas você é que é o especialista :wink:
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 18, 2004, 01:50:28 pm »
Citação de: "Rui Elias"
Até admito que sejam antiquados, já que foram concebidos no início dos anos 80, mas que são mais bonitos que esse protótipo, acho que são.


Caro Rui, versões da série H-53 ( nomeadamente o HH-53 Super Jolly Green Giant ) combateram na guerra do Vietname - 1ª missão em 1967 . São bem mais antigos. :arrow: http://www.globalsecurity.org/military/ ... mh-53j.htm
 :arrow: http://www.aviation-central.com/helicopters/aha60.htm
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 18, 2004, 01:54:09 pm »
Oh Spectral, colocamos os mesmos links!  :lol:

Rui, o MH-53 ( versão de momento utilizada pelos Marines ) tem apenas como função o transporte pesado de tropas. Devido à sua potência é capaz de transportar peças de artilharia, humves ou pequenos blindados através de um sistema de cabos. Interiormente tem um enorme porão de carga ( maior do que o do Chinook ).
O que diferenciou o Mh-53 de outras plataformas do seu tempo foi o seu alcance que para a altura em que foi desenvolvido era enorme. Não existe nada que um MH-53 faça que um EH-101 não consiga fazer melhor.
Aliás, o EH-101 tem a vantagem de poder ser adaptado para outras funções - tanto a marinha britânica como a italiana ( aeronave na sua foto ) o usam como plataforma ASW.

1 abraço
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 18, 2004, 01:58:39 pm »
:lol:

Mas atenção que o MH-53 é usado pelas forças especiais, e o CH-53 pelos Marines. Este último era para ser substituído pelo V-22, mas como este projecto está prestes a ser cancelado, o US-101 (EH-101 fabricado na América) poderá muito bem substituílo.

Uma combinação de EH-101 + o HTH ( o bicho que pus acima) seria interessante para os Marines.
« Última modificação: Junho 18, 2004, 02:09:36 pm por Spectral »
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 18, 2004, 02:02:11 pm »
De que Sea King estão a falar?

deste:



Ou deste?

 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #13 em: Junho 18, 2004, 02:03:39 pm »
Rui esses 2 Sea King´s são "iguais".

O 2º é, salvo erro, uma versão AEW&C da marinha britânica.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 18, 2004, 02:13:34 pm »
Ricardo: :oops:  :oops:  :?