Arquipélago da Madeira: Notícias

  • 50 Respostas
  • 21675 Visualizações
*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #15 em: Novembro 30, 2007, 05:59:07 pm »
Operador TUI Nordic deixa a Madeira por "dificuldades em vender a região"

Citar
O operador turístico TUI Nordic vai abandonar as operações para a Madeira em Outubro de 2008 por estar com dificuldades em vender a Região no mercado escandinavo, disse hoje à Agência Lusa o presidente da TUI Portugal, Duarte Correia.

"Há já alguns anos que o mercado nórdico acusa alguma dificuldade em vender a Madeira devido a uma série de factores transversais como sejam as taxas aeroportuárias, os preços na hotelaria, falta de promoção e o serviço no destino", adianta o presidente da TUI Portugal.

"É o resultado de três anos a sofrer. O operador vinha alegando que estava a perder dinheiro com a Madeira, foi à procura de ajuda, sugeriu a redução de preços e taxas mas como não conseguiu, decidiu abandonar de forma irreversível o destino, transmitiu-me o administrador-delegado na última World Travel Market", acrescenta.

Face à situação, Duarte Correia defende a assumpção de uma atitude pró-activa juntando hoteleiros, agentes de viagens, promoção e os aeroportos da Madeira.

O abandono deste operador turístico charter, após 20 anos de operações, representará uma quebra de 20 mil visitantes por ano do mercado escandinavo (Noruega, Finlândia, Dinamarca e Suécia) para a Madeira.

A TUI Nordic representa 20 a 30 por cento dos escandinavos que visitam a Madeira e o seu abandono significará que a Região passará a estar limitada às operações da Solresor e da Aurinkomatkat relativamente àquele mercado.

"Esta é uma situação desagradável para o turismo da Madeira", refere Duarte Correia.

O presidente da TUI Portugal chama a atenção para a necessidade de "apoiar quem já cá está a operar sem que isso signifique qualquer desmerecimento aos novos operadores que chegam designadamente as low-cost".

"É preciso não criar desequilíbrios entre os operadores novos e os que já cá estão há décadas", realça.

Duarte Correia receia, por outro lado, que a decisão da TUI Nordic possa também arrastar a My Travel que com ele partilha as operações com a Madeira.

Em 2006, a Madeira foi visitada por 74.490 turistas da Escandinávia e, nos dez primeiros meses de 2007, por 60.181

O abandono deste operador foi hoje avançado pelo Diário de Notícias do Funchal.

Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #16 em: Dezembro 07, 2007, 06:31:08 pm »
Espectáculo de fogo do fim-de-ano no Funchal custará 1,2 milhões de euros

Citar
O Governo Regional da Madeira vai investir cerca de 1,2 milhões de euros no tradicional espectáculo de fogo-de-artifício na baía do Funchal, que assinala a passagem de ano e é considerado o principal cartaz turístico da Madeira.

"Noite de São Silvestre: do Mito à Realidade. Uma Viagem pelo tempo, da Atlântida perdida para a Madeira do futuro" é este ano tema do projecto da autoria da empresa "Macedos Pirotecnia", que venceu o concurso público para a realização que teve três concorrentes.

Este evento, integrado no programa de Natal e Fim-de-Ano, orçamentado num total de 5,2 milhões de euros pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes, é ponto de atracção para milhares de madeirenses e visitantes que enchem por completo as unidades hoteleiras da Madeira.

Segundo dados deste departamento governamental, o espectáculo terá a duração de oito minutos.

O fogo que encherá de luz e cor os céus do Funchal será disparado de 24 postos distribuídos pelo anfiteatro da cidade, sete na orla marítima e baixa citadina e outros seis colocados em plataformas no mar.

Nesta noite é também costume o porto do Funchal ficar cheio de navios de cruzeiro repletos de passageiros, para assistirem a este espectáculo.

São assim aguardados a 31 de Dezembro uma dúzia de paquetes, alguns ficarão no porto e outros ao largo na baía do Funchal, que transportarão cerca de 15 mil pessoas e milhares de tripulantes.

Entretanto, hoje arranca a animação da baixa funchalense no âmbito das Festas de Natal e fim-de-ano 2007, que passa pelo acender do resto das centenas de milhares de lâmpadas e quilómetros de mangueiras eléctricas que enchem de luz o Funchal do mar ao topo da montanha.

Nos arredores da Sé da cidade estão também agora demonstradas as mais importantes tradições natalícias da região, que vão desde a exposição "Menino Jesus do Mundo", a um presépio de Natal, uma retrospectiva fotográfica e uma aldeia etnográfica, onde não falta a gastronomia com a divulgação dos "sabores e aromas da ilha".

Nas placas da avenida Arriada está um "natal dos pequeninos", "um natal branco" e um "presépio barroco".

A partir de hoje a música ecoa igualmente pelos quatro cantos do Funchal, tocada por várias bandas filarmónicas e grupos folclóricos, orquestras e coros, tunas e grupos tradicionais, como é o caso do tradicional grupo dos "Borracheiros do Porto da Cruz" que tiram melodias de búzios.

Estão também previstos espectáculos de bailado, "A Cinderella" no Teatro Municipal do Funchal e concertos pela Orquestra Clássica da Madeira.

A secretária regional do Turismo madeirense, Conceição Estudante, salientou que o principal objectivo é "recuperar a tipicidade da Festa (nome que antigamente os madeirenses davam à quadra natalícia) na região".

Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #17 em: Dezembro 11, 2007, 03:31:40 pm »
Madeira e Canárias querem criar escola para apoiar agricultores na transformação da agricultura tradicional em biológica

Citar
Os arquipélagos da Madeira e das Canárias (Espanha) querem criar uma escola para apoiar os agricultores das regiões da Macaronésia (Madeira/Açores/Canárias) na transformação da agricultura tradicional em biológica.

Este foi um dos pontos analisados num encontro entre representantes do sector das duas regiões autónomas que decorreu hoje no Funchal, no âmbito da visita que uma delegação das Canárias efectua à Madeira e da qual fazem parte representantes dos institutos Canário de Qualidade Agro-alimentar e o de Investigações Agrárias.

No final da reunião, o director da Agricultura madeirense, Bernardo Araújo, salientou que a visita se integra no "esforço conjunto para consolidar a cooperação e desenvolvimento da agricultura e comércio entre as duas regiões".

"Há diversas situações que podem ser potenciadas e trabalhadas em conjunto, até como forma de podermos fazer pressão junto das instâncias comunitárias para diversos problemas que são de cariz estrutural", disse.

Bernardo Araújo referiu que o encontro serviu para "fazer um elenco das questões que gostariam de ver tratadas de forma uniformizada entre as regiões ultraperiféricas".

O responsável acrescentou que este tipo de reuniões será provavelmente ampliado a outros territórios para "poderem trabalhar e encontrar soluções que possam ser vantajosas a vários níveis, como a investigação agrária, comércio e assistência técnica aos produtores".

A possibilidade de juntar esforços na área da agricultura biológica foi outro aspecto avançado pelo responsável do governo madeirense.

Por seu turno, Guillermo Guerra, do Instituto Canário de Qualidade Agro-Alimentar, afirmou que "a Madeira é um bom exemplo de como conjugar a agricultura com a sustentabilidade".

Sobre a criação da escola, disse que "passaria por um assessoramento directo aos agricultores da zona da Macaronésia, ajudando e impulsionando a transformação da agricultura tradicional em biológica e pela certificação dos produtos para facilitar a comercialização".

Nesta visita à Madeira, a delegação canária teve a oportunidade de verificar "in loco" as potencialidades da Madeira e projectos desenvolvidos em matéria de investigação agrária, além de aspectos técnicos e científicos.

Em Fevereiro do próximo ano um grupo da Madeira efectua deslocar-se-á às Canárias com o mesmo objectivo.

Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #18 em: Dezembro 12, 2007, 07:35:54 pm »
Jornal da Madeira passa a ser gratuito em 2008

Citar
O Jornal da Madeira anunciou hoje que passará a ser distribuído gratuitamente a partir do próximo ano, até porque vai continuar a receber apoios do Governo Regional, segundo revelou hoje o secretário regional dos Recursos Humanos.

O jornal passa a ser, a partir de 1 de Janeiro de 2008, distribuído gratuitamente na Região após 75 anos de existência, avançou hoje a empresa num nota divulgada pelo conselho de administração.

O título, de que o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, já foi director, é o único jornal do país que recebe apoios estatais, tendo o secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, afirmado hoje que o Governo Regional «vai continuar a apostar no projecto Jornal da Madeira».

«Vamos desenvolver a sua reestruturação cuja calendarização aguarda um momento adequado», acrescentou na Assembleia Legislativa durante uma intervenção na discussão do Orçamento Regional para 2008.

O Jornal da Madeira tem sido objecto de críticas da oposição madeirense por ser «um sorvedouro de dinheiros públicos», já que recebe do orçamento regional cerca de 3,5 milhões de euros por ano, tendo inclusivamente o deputado socialista Carlos Pereira desafiado o secretário regional a fechar o matutino e a canalizar aquela verba para programas sociais.

Sob orientação editorial da diocese do Funchal, o Jornal da Madeira é detido, em cerca de 99 por cento, pelo Governo Regional e emprega cerca de 120 pessoas.

O Jornal da Madeira tem sido criticado pelos partidos da oposição por considerarem que o mesmo é controlado pelo Governo Regional e que serve para a propaganda oficial do executivo e do partido que o sustém, o PSD-M.

Diário Digital / Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #19 em: Dezembro 18, 2007, 07:01:23 pm »
Madeira foi região que cresceu mais rápido e pagou o preço do sucesso, diz responsável do QREN

Citar
A Madeira foi a região portuguesa que mais cresceu e um dos territórios comunitários que se desenvolveu de forma mais rápida, afirmou hoje no Funchal o responsável pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Nuno Vitorino falava no Funchal, no âmbito da sessão oficial de apresentação dos Programas Operacionais da Região Autónoma da Madeira para o período de 2007-2013, que representam a transferência de verbas na ordem dos 735 milhões de euros para este arquipélago, o que significa uma redução de 26 por cento em comparação com o quadro comunitário anterior.

"A Madeira distinguiu-se no âmbito das regiões portuguesas por ter sido, no período 2000-2006, aquela que mais cresceu, em que o PIB teve um crescimento mais significativo e mais rápido", disse.

Acrescentou que "mesmo em termos comunitários, para o conjunto da União Europeia, a Madeira foi uma das regiões que registou uma taxa de crescimento mais rápida".

Numa avaliação "externa e objectiva" à realidade madeirense, Nuno Vitorino destacou que a "Madeira teve um desempenho em termos de PIB e noutros domínios, como a coesão social, educação, saúde ou qualificação, fracamente positivo e inquestionável".

Referiu que há 20 anos, uma região como a Madeira, marcada pela insularidade e ultraperifericidade "confrontava-se com o problema crítico de natureza infra-estrutural e de equipamentos públicos".

"A Madeira nos últimos três quadros comunitários de apoio, entre 1989 e 2006, concentrou uma parte significativa dos recursos a esse tipo de finalidade, uma prioridade que considero justificável face aos condicionalismos da região", argumentou.

"Mas superada essa dificuldade, os desafios fundamentais que se colocam a uma economia e a uma sociedade como a madeirense já são de outra natureza, e têm a ver com a capacidade competitiva das empresas e recursos humanos qualificados", opinou.

Para Nuno Vitorino, "este novo ciclo de competitividade e qualificação é menos exigente em termos de recursos financeiros do que o das infra-estruturas", pelo que considera que "a penalização que a Madeira teve agora é compensado pelas realizações que foi capaz de fazer no passado e que neste momento não necessita".

"Em termos comparativos com o passado, a Madeira pagou o preço do seu sucesso", concluiu.

Lusa


...E vai receber fundos na ordem dos 735 M€ até 2013

Citar
A Madeira irá receber fundos comunitários na ordem dos 735 milhões de euros entre 2007-2013, o que representa uma redução de 26% em relação ao quadro comunitário anterior, disse o secretário regional das Finanças madeirense.

Ventura Garcês falava no Funchal, à margem da sessão pública de apresentação oficial dos Programas Operacionais da Região Autónoma da Madeira para os próximos anos, cuja organização é da responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Regional.
O governante enunciou que os apoios serão divididos por vários programas, o Fundo de Coesão (100 milhões de euros), Feder (320 milhões), Fundo Social Europeu (125 milhões), Feader (175 milhões), IFOP (10 milhões) e Cooperação Territorial (5 milhões).

«Conforme está previsto no Plano de Desenvolvimento Económico e Social da RAM, vamos apostar num novo ciclo económico para a Madeira e as verbas serão aplicadas na qualificação das pessoas, na modernização do tecido empresarial, na sociedade do conhecimento e na inovação», adiantou.

«Todas estas são áreas estratégicas para manter a região num patamar de desenvolvimento e crescimento económico e social de forma mais sustentável», realçou.

Ventura Garcês salientou que com base nos critérios da União Europeia, com base a média do PIB per capita, a Madeira já ultrapassou o patamar dos 2,75%, deixou de ser região de Objectivo 1 e «está sujeita às regras comunitárias», pelo que os fundos foram agora reduzidos.

«Esperemos que a UE continue a apoiar as regiões ultraperiféricas, se não for esta questão do PIB para determinar a atribuição de fundos, sejam outras, como por exemplo a dimensão, que representa custos acrescidos por ser um território mais pequeno e de mercado exíguo», defendeu.

O secretário regional das Finanças salientou ainda que a Madeira fica duplamente penalizada porque «vem também menos dinheiro do Estado português».

«O Governo da República prometeu à população que iria contemplar verbas para salvaguardar esta perda de fundos, só que tal não aconteceu e a Lei das Finanças Regionais implicou mais um corte de transferências paras as regiões autonónomas», destacou.

Ventura Garcês defendeu ainda a redução do IVA em todo o território nacional, visto que «muitas empresas e muito consumo em vez de ser feito em Portugal é feito em Espanha, que tem uma taxa muito mais baixa».

«É uma situação que Portugal deve rever», sustentou, acrescentando que se «simultaneamente a Madeira reduzir o valor para 35% irá ao encontro das reivindicações dos empresários da região no sentido de tornar o arquipélago mais competitivo», disse.

Para o governante, essa medida permitiria «aumentar o consumo e a região poderia arrecadar mais receita. Se a Madeira for competitiva a nível internacional, com a diminuição da taxa do IVA, naturalmente, será mais atractiva para empresas internacionais virem e desenvolverem as suas actividades neste território».

Diário Digital / Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #20 em: Dezembro 20, 2007, 07:33:16 pm »
Ocupação hoteleira a 100% no fim do ano

Citar
As unidades hoteleiras da Madeira vão registar uma ocupação na ordem dos 100% no fim do ano, facto confirmado pela agência Lusa em contactos feitos em diversos hotéis de 3 a 5 estrelas da Região.

Estas ocupações em pleno verificar-se-ão entre 28 de Dezembro e 01 de Janeiro de 2008 e terão a complementar as dezenas de milhares de turistas em trânsito a bordo de 12 paquetes que escalarão o porto do Funchal a 31 de Dezembro.

Os preços para a passagem de ano na Madeira dependem da categoria do hotel mas oscilam entre os 60 e os 3.470 euros, caso a opção seja na suite presidencial do Reid´s Palace Hotel.

Neste hotel, apesar de cobrar também 535 e 695 euros consoante a tipologia do quarto duplo, por noite e em regime de cama e pequeno-almoço, «temos clientes em lista de espera», disse, à Agência Lusa, uma fonte do sector de reservas.

A confirmar ainda a procura pelo destino Madeira nesta época do ano, figura, por exemplo, o caso da Albergaria Dias - a única unidade hoteleira portuguesa a integrar a lista dos 10 Tui Hollys (os dez melhores hotéis do mundo do operador alemão TUI) - que tem, desde Dezembro de 2006, um andar (13 quartos) completamente reservado.

Os quatro hotéis do Grupo Dorisol, os cinco do Éden Mar, os três do Savoy assim como os três da empresa detentora do Windsor, o CS -Madeira e o Tivoli são alguns dos exemplos de unidades que têm já a sua capacidade de alojamento esgotada.

Portugueses, ingleses, alemães, russos, escandinavos são algumas das nacionalidades de turistas que acorrem a esta Região para celebrar a passagem de ano, cujo programa da Secretaria Regional de Turismo e Transportes representa um investimento de 5,2 milhões de euros.

A «Festa», como é conhecido este período na Madeira, culmina com o tradicional espectáculo de fogo-de-artifício de oito minutos, que ilumina a baía do porto do Funchal à meia-noite do dia 31 de Dezembro a partir de quatro dezenas de postos de lançamento, alguns dos quais em plataformas marítimas.

Diário Digital / Lusa

 

(sem assunto)
« Responder #21 em: Dezembro 26, 2007, 09:21:31 am »
Madeira atrai investidores des peso!
Citar

Um dos maiores grupos indianos - Tata and Engineers India - vai adquirir
uma empresa com sede no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM). O negócio,divulgado no 'Economic Times', envolve a formação de uma 'jointventure' com a empresa italiana 'Tecnimont SPA' e tem em vista a
execução de projectos de engenharia, aquisição de materiais e trabalhos
de construção nos Emirados Árabes Unidos.
Esta parceria poderá estender-se a outros países do mundo e à Índia, na área da consultoria de engenharia e de construção, tendo esta 'joint venture' como capital social inicial 200 milhões de euros, sendo que 100 milhões serão subscritos imediatamente.
Os indianos pretendem, assim, crescer com o 'know how' e com a dimensão da 'Tecnimont SPA', uma empresa líder de mercado com forte presença nos sectores do petróleo, gás, petroquímico e químico e que ficará com 70% da quota de acções na 'joint venture' enquanto 'Engineers India' caberá
os restantes 30%.
Segundo é noticiado, o consórcio adquiriu a Lihatonbur-Consultores e
Serviços, Lda, uma sociedade licenciada pela Sociedade de Desenvolvimento da Madeira e a operar no Centro Internacional de Negócios da Madeira no âmbito dos serviços internacionais, nomeadamente na prestação de serviços na áreas da contabilidade, economia, informática e engenharia civil e arquitectura.
Esta opção foi considerada pelos italianos como vantajosa, já que os serviços internacionais oferecidos pela Madeira são considerados competitivos, sendo a Região Autónoma da Madeira apontada como um bom local para registar a empresa do ponto de vista legal, pelo seu regime fiscal,
operacionalidade, bem como pela possibilidade de recrutamento de pessoas habilitadas a trabalhar em serviços internacionais.
De acordo com o que se pode ler no 'Economic Times', a 'joint venture' terá projectos que poderão exceder os 347,2 milhões de euros, sendo propósito da Tecnimont SPA transferir 10% da sua quota a um parceiro local que será definido caso a caso.
Curioso é o facto de a notícia referir-se às dúvidas do Ministro das Finanças do Governo da União Indiana, que terá de autorizar a 'joint venture', mas não apoiou a compra da Lihatonbur-Consultores e Serviços, Lda.
Refira-se, ainda, que de acordo com o 'Economic Times', a Engineers India anunciou uma remuneração accionista de dividendos no valor de 40% no período entre 2007 e o final do próximo ano, o que atesta o crescimento deste país.

PARCERIA LOCAL
São os italianos que o assumem, ou seja, a prestação de serviços internacionais, na área da gestão, consultadoria e prestação de diversos serviços, tem vantagem se envolver um parceiro local. Um repto interessante não só aos operadores do CINM, como a outros investidores
e 'players' que pretendam ganhar dimensão no mercado internacional.

in Diário de Notícias
http://deepestsolitude.blogspot.com/
Exceptis excipiendis.
Est autem fides credere quod nondum vides; cuius fidei merces est videre quod credis.
Mea mihi conscientia pluris est quam omnium sermo.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #22 em: Janeiro 10, 2008, 08:11:31 pm »
Governo Regional da Madeira contra a agricultura geneticamente modificada

Citar
O Conselho de Governo da Região Autónoma da Madeira aprovou hoje uma proposta de decreto legislativo regional que declara a Região zona livre de cultivo de variedades de organismos geneticamente modificadas (OGM).

De acordo com uma nota de imprensa saída da habitual reunião de quinta-feira, a proposta legislativa, a ser enviada à Assembleia Regional, «decorre das especificidades do território, da agricultura e da biodiversidade da Região que, numa lógica preventiva, aconselham à presente iniciativa, que defende a agricultura madeirense e reforça também a atractividade ambiental da Região».

O Governo regional considera que a Madeira «constitui uma zona muito específica no contexto nacional e europeu em termos de actividade agrícola e da paisagem, cuja extrema riqueza genética vegetal aconselha à não introdução de material com OGM».

Desta forma, o executivo pretende estimular os agricultores «a continuarem a prática da agricultura convencional e da agricultura biológica (em crescente expansão), assegurando-se a protecção do riquíssimo património genético».

Na mesma reunião, o Conselho de Governo resolveu adjudicar a obra de redimensionamento da Escola Básica do 1º Ciclo da Lombada, São Martinho, cujo custo ascende a cerca de 1,3 milhões de euros.

Diário Digital / Lusa

 

(sem assunto)
« Responder #23 em: Janeiro 10, 2008, 08:34:44 pm »
Citação de: "Diário de Notícias da Madeira"
Aumento dosalário mínimo regional para o valor de 434,52 euros. Esta é a proposta aprovada pelo Governo Regional, reunido em sessão plenária, a remeter à Assembleia Legislativa Regional que estabelece o salário mínimo a
vigorar na Madeira, em 2008.
Este valor corresponde a "um aumento na ordem dos 2% acima do
valor nacional estabelecido para vigorar em 2008, que está fixado em
426 euros", refere o comunicado do Gabinete da Presidência.
"Contribuir para a melhoria geral dos níveis remuneratórios, pelo
efeito dinamizador que caracteriza a retribuição mínima no contexto
geral dos salários e sobretudo possibilitar a elevação das condições
salariais do conjunto dos trabalhadores que auferem esta retribuição,
no cumprimento da política social e de rendimentos do Governo
Regional", são os objectivos segundo o documento emitido pelo Executivo
madeirense.
Depois de aprovado pela Assembleia Legislativa da Madeira e publicado
no Diário da República e no Jornal Oficial da Região Autónoma da
Madeira, este aumento entra em vigor com efeitos reportados a 1 de
Janeiro de 2008.
http://deepestsolitude.blogspot.com/
Exceptis excipiendis.
Est autem fides credere quod nondum vides; cuius fidei merces est videre quod credis.
Mea mihi conscientia pluris est quam omnium sermo.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #24 em: Janeiro 12, 2008, 05:10:45 pm »
Madeira investe 350 mil euros no cartaz turístico do Carnaval

Citar
A secretaria regional do Turismo madeirense vai investir este ano cerca de 350 mil euros no cartaz de Carnaval cujo programa se desenvolve entre 2 e 5 de Fevereiro no Funchal.

Grande parte deste montante, aproximadamente 273 mil euros, destina-se ao cortejo alegórico que percorrerá as principais artérias da capital madeirense a 2 de Fevereiro, subordinado ao tema «Carnavais do Mundo».

Sete grupos diferentes, compostos por cerca de 1500 figurantes, começaram já a preparar os diferentes projectos que vão fazer alusão a Carnavais na Índia, Veneza, Estados Unidos da América, Espanha, França, e como não podia deixar de ser, Brasil.

A trupe da Caneca Furada com cerca de duzentos foliões vai apostar no Carnaval indiano, enquanto que a Associação de Animação Geringonça composta por 120 elementos escolheu o tema «fantasias do Egipto» e vai apresentar um carro alegórico destacando a esfinge, sem esquecer figuras características daquela civilização, como é o caso de Cleópatra.

«Mardi Grace» é o projecto do grupo Fábrica dos Sonhos, que com cerca de 150 figurantes, apostou no Carnaval norte-americano e desfilará com música e elementos centrados em Nova Orleães.

O calor do Carnaval brasileiro estará representado no corso funchalense pela escola de samba Os Cariocas.

As máscaras e indumentárias do Carnaval de Veneza surgirão com os Fura Samba e os Veteranos da Folia decidiram divulgar sobretudo a noite do Lido, baseando-se em tradições parisienses.

Como vem sendo habitual nesta altura, milhares de residentes e visitantes vão assim encher as ruas do Funchal, onde não faltará a música, cor e animação.

O Carnaval funchalense termina com o denominado Cortejo Trapalhão, uma iniciativa organizada também pela direcção regional do Turismo, na terça-feira (05 Fevereiro) onde muitas centenas de foliões desfilam dando asas à imaginação, aproveitando para caricaturar e satirizar aspectos da sociedade e política.

Mas fora da capital também se brinca ao Carnaval, começando já no final deste mês com a Festa dos Compadres em Santana.

Também em Câmara de Lobos, a Turma do Funil vai desfilar pelas ruas desta cidade com cerca de duas centenas de figurantes cujos fatos e música se relacionam com Carnaval em Espanha.

Diário Digital / Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #25 em: Janeiro 15, 2008, 07:46:00 pm »
Novos hotéis na Madeira vão disponibilizar mais 3.207 camas em 2008

Citar
A construção de quatro hotéis e a remodelação de outras três unidades permitirá à Região Autónoma da Madeira disponibilizar 3.207 novas camas em 2008, a maioria das quais na ilha de Porto Santo.

Numa conferência de imprensa realizada hoje em Lisboa, em vésperas da abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa, a secretária regional do Turismo, Conceição Estudante, adiantou que o próximo ano vai representar uma "nova fase" para o Porto Santo, onde dois novos hotéis serão responsáveis pelo aumento das actuais 1.500 camas para 3.352.

"O objectivo é fazer com que a ilha deixe de ser um destino só durante o período de Verão. Com estes novos empreendimentos, dará um salto em frente, sobretudo na área do bem-estar e dos 'spas'", afirmou a responsável.

No total, a região passará a ter 32.869 camas (contra as 29.662 disponíveis em 2007), que a Secretaria Regional pretende ocupar sobretudo com estadias mais prolongadas do que as habituais, motivadas pela associação da imagem da Madeira com "natureza, clima, beleza, cultura, segurança e hospitalidade".

"Apesar do grande número de portugueses que visitam a Madeira, ainda há um número excessivo ou muito grande dos que a desconhecem. Temos plena consciência que ir para a Madeira tem um custo elevado para uma família do continente, mas queremos que a componente 'férias' aumente e que os profissionais que lá estão dois ou três dias voltem para uma semana com a família", referiu Conceição Estudante.

Por isso, além de uma forte aposta nos principais produtos turísticos locais - actividades ao ar livre e culturais, 'spa', cruzeiros, quintas da Madeira e congressos -, o governo de João Jardim irá concluir, a "muito curto prazo", a liberalização do tráfego aéreo iniciada em Outubro, com a abertura de rotas para o Reino Unido à operadora EasyJet.

O objectivo é agora abrir o espaço aéreo a outras "low-cost", para que os continentais possam gastar menos com a viagem e investir na estada.

Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #26 em: Janeiro 27, 2008, 03:27:13 pm »
Agricultura biológica é 5% da área cultivável

Citar
A agricultura biológica, que não utiliza produtos químicos, representa 5 por cento da área cultivável da Madeira, mas a sua tendência é de crescimento, impulsionada pelo aumento da procura e pelas exportações, disse à Lusa um responsável pelo sector.

O crescimento da agricultura que não recorre a produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados - a agricultura biológica - é uma realidade «a nível mundial e a Madeira acompanha essa tendência», disse à Lusa o director de Serviços do Desenvolvimento da Agricultura Biológica, José Carlos Marques.

Entre 2000 e 2007, segundo o levantamento realizado pela Secretaria Regional do Ambiente dos Recursos Naturais (SRARN), a agricultura biológica na Madeira cresceu de 22 para 240 hectares e o número de agricultores passou de 17 para 78 (359%).

Este crescimento significa, segundo a SRARN, que 5 por cento da área de cultivo da Região, ou seja, 250 dos seus 5.000 hectares, está convertida à agricultura biológica.

Pastagens, plantas aromáticas, pousio, frutos frescos e horticulturas são as áreas de culturas em produção biológica na Madeira cuja produção e produtos congregam já interesses de empresas do sector agro-alimentar e da comercialização e a procura por parte da indústria hoteleira.

«Há hotéis em que alguns dos segmentos dos seus clientes exigem alimentação à base exclusivamente de produtos derivados da agricultura biológica», revelou o responsável.

A banana, a vinha e a anona são algumas das principais produções da variedade de produtos que a Madeira já produz em matéria de agricultura orgânica.

José Carlos Marques destacou que a agricultura que «recorre muito à informação do passado, mas que aplica uma base científica actual», é muito mais exigente quer do ponto de vista ambiental, quer no da segurança alimentar.

No entanto, «se os custos de poluição na agricultura convencional fossem contabilizados, concluiríamos que a agricultura biológica seria muito mais barata», acrescentou.

«Há terrenos de vinha no Estreito de Câmara de Lobos que não são revolvidos há oito anos devido à fertilidade que as técnicas da agricultura biológica possibilitaram e que excluem produtos químicos e sintéticos como os pesticidas», apresenta como exemplo.

As ajudas da União Europeia, que poderão atingir os 65% a fundo perdido no novo quadro comunitário de apoio, os apoios dos serviços técnicos e científicos da SRARN, as parcerias internacionais como as das regiões da Macaronésia (Madeira, Açores, Cabo Verde e Canárias), nomeadamente na criação de uma escola de agricultura biológica, e a proposta de decreto legislativo regional, já aprovada na Assembleia Legislativa, que declara a Madeira zona livre de cultivo de variedades de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e que incentiva a agricultura convencional e biológica são algumas das medidas potenciadoras do crescimento desta área da agronomia na Região.

«A agricultura biológica faz parte da medida de barómetro de qualidade na Região o que significa um estímulo à produção e uma aposta no futuro», realçou o director regional da Agricultura, Bernardo Araújo, adiantando que os projectos de conversão têm crescido de ano para ano, tendo registado um crescimento médio nos últimos cinco anos de 30%.

Diário Digital / Lusa

 

Perservar a tradição
« Responder #27 em: Janeiro 28, 2008, 08:51:25 pm »
Citar
São doze as bordadeiras que começam hoje a receber formação em técnicas de Bordado Madeira.
O curso organizado pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato
da Madeira (IVBAM) representa um custo total de 31. 500 euros, sendo
co-financiado a 75% pelo Programa PRIME e 25% através do orçamento
regional.
Durante 36 dias, a formação, que terá a duração de 273 horas,
vai preparar as bordadeiras para ministrarem futuras formações em
técnicas de Bordado Madeira.
A ideia consiste em promover o aperfeiçoamento dos vários pontos do
Bordado Madeira, possibilitando às formandas ficarem habilitadas com o
Certificado de Aptidão Profissional (CAP).
Intitulado 'Formação de Formadores em Técnicas de Bordado Madeira', o
curso decorre, pelas 9h30, no edifício sede do IVBAM, situado à Rua
Visconde Anadia.
http://deepestsolitude.blogspot.com/
Exceptis excipiendis.
Est autem fides credere quod nondum vides; cuius fidei merces est videre quod credis.
Mea mihi conscientia pluris est quam omnium sermo.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #28 em: Janeiro 30, 2008, 09:06:50 pm »
Funchal/500 Anos: Comemorações ao longo de todo o ano

Citar
Cerca de quatro milhões de euros deverão ser investidos nas comemorações dos 500 anos da elevação do Funchal a cidade, que durante todo o ano vão oferecer espectáculos, exposições, provas náuticas e uma atenção especial ao património.

O programa, hoje apresentado em Lisboa, termina a 31 de Dezembro e terá o auge a 21 de Agosto, no Dia da Cidade, data do aniversário, assinalado com o concerto "500 Anos, 500 Vozes".

Ao todo, são 120 iniciativas ao longo do ano.

Para o efeito foi constituída uma empresa municipal, na qual a Câmara do Funchal participa com 2,5 milhões de euros, mas os festejos e as diversas iniciativas que lhes estão associadas contam também com um apoio do Governo Regional superior a um milhão de euros, e de patrocinadores privados, explicou o presidente da câmara, Miguel Albuquerque.

"Gostava de chegar aos quatro milhões de euros", indicou.

A empresa, constituída em 2006 para preparar o acontecimento, cessa a actividade no próximo ano, depois de cumprida a missão, afirmou o seu presidente, Pedro Calado.

Todos os meses haverá uma grande iniciativa e muitas outras ao longo de todo o ano.

O objectivo, segundo os responsáveis, foi juntar todas as instituições oficiais e privadas num grande projecto.

Será divulgado e valorizado o património monumental, museológico e natural e editadas publicações sobre o espólio e história da Madeira, fazendo-se ao mesmo tempo um inventário que permita que este trabalho perdure.

No âmbito das artes, haverá vários espectáculos de música, com destaque para o 9º Festival de Jazz, teatro - incluindo a representação de "Os Miseráveis" - e exposições.

O património natural é também uma forte aposta da região, em termos de qualidade de vida e promoção turística.

A ciência não será esquecida, com a realização de congressos e conferências.

Na área da Acção Social estão previstas actividades para idosos, sobretudo, mas também crianças, que terão igualmente nas escolas acções associadas a estas comemorações ligadas à História do Funchal.

Sob o lema "Funchal uma Ponte para o Mundo", o programa inclui ainda provas náuticas de relevo internacional.

Miguel Albuquerque revelou ainda que este ano o Dia da Marinha será comemorado no Funchal.

A nível institucional, passarão pelo Funchal o Presidente da República, Cavaco Silva, um representante do Vaticano, entre outras individualidades, avançou Miguel Albuquerque.

A História do Funchal enquanto cidade atlântica será contada através de guias e outras publicações a editar, algumas delas sem reedição há muitos anos, como "Saudades da Terra", de Gaspar Frutuoso.

Para dar um carisma especial às comemorações foi criada uma mascote pela estilista Fátima Lopes, que se inspirou no sol e no mar.

"É um boneco fofinho. É assim que vejo a Madeira. A Madeira é simpática e gosta de receber", disse a embaixadora das comemorações, responsável também pelo desenvolvimento do "merchandising".

"Criámos uma loja com vários produtos, que serão todos os meses substituídos por novos produtos", adiantou Fátima Lopes.

O Funchal recebe um milhão de turistas por ano, além de milhares de visitantes dos navios de cruzeiro, números que com estas iniciativas deverão aumentar.

Lusa

 

Representante vai ter passaporte diplomático
« Responder #29 em: Fevereiro 01, 2008, 09:52:24 am »
Citação de: "Diário de Notícias"
Os representantes da República nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores vão passar a ter passaporte diplomático, segundo um decreto-lei aprovado ontem em Conselho de Ministros.
O decreto visa integrar os Representantes da República para as Regiões Autónomas no elenco dos titulares de passaporte diplomático. O Governo justificou a atribuição dizendo que "se tratam de cargos de representação da soberania da República nas regiões autónomas". O decreto que estabelece o regime jurídico de concessão e atribuição do passaporte diplomático português foi publicado o ano passado.


P.S.: Depois os madeirenses é que querem a independência!
http://deepestsolitude.blogspot.com/
Exceptis excipiendis.
Est autem fides credere quod nondum vides; cuius fidei merces est videre quod credis.
Mea mihi conscientia pluris est quam omnium sermo.