ForumDefesa.com

Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Chicken_Bone em Setembro 27, 2008, 07:48:33 pm

Título: Embraer em Portugal
Enviado por: Chicken_Bone em Setembro 27, 2008, 07:48:33 pm
Olá.

Decidi criar o topico para n colocarmos td no topico do Skylander.

Encontrei agora mais 1 noticia sobre o investimento da Embraer em Evora:

http://www.compositesworld.com/news/emb ... tugal.aspx (http://www.compositesworld.com/news/embraer-to-create-composites-center-of-excellence-in-portugal.aspx)

Para o pessoal q n conheça mais ou menos a empresa, esta é, supostamente o 3º maior fabricante de aeronaves, dpois da Boeing e Airbus.


Citar
Embraer to create composites center of excellence in Portugal

News Item from: High Performance Composites
Article Date: 9/15/2008

Click Image to Enlarge

Plane

Source: Embraer
Embraer (São José dos Campos, Brazil) announced in late July plans to implement two new industrial units dedicated to manufacturing complex airframe structures, one focused on metallic assemblies and the other on composites. Both will be located in the city of Évora, Portugal.

The event was attended by Portugal's Prime Minister José Sócrates Carvalho Pinto de Souza; the president of Brazil, Luiz Inácio Lula da Silva; and Embraer's president/CEO Frederico Fleury Curado as well as government and press officials from both countries.

"We are pleased to announce new investments in Portugal, which represent another important strategic step towards improving Embraer's productivity and competitiveness, while also supporting the company's growth and its global presence," said Curado. "We firmly believe that these technological state-of-the-art operations will represent an important contribution to the region of Évora, as well as to Portugal and to the European Union, one of our largest and most important markets, both for our supplies and aircraft sales and services."

The selection of the city of Évora was based on several factors, including potential access to qualified labor, logistics and an existing aeronautical technological center. According to the company, the new center will incorporate automation, consistent with Embraer's lean manufacturing initiatives. The composites facility represents an estimated investment of €48 million ($71.6 million USD) over the next six years. A July 29 Bloomberg news service report suggested that Toray Industries Inc. (Tokyo, Japan) is in talks with both Embraer and Bombardier Inc. (Montreal, Quebec, Canada) to develop carbon fiber for use in composite components for each company's regional jets.


Babes, queremos babes.
Título:
Enviado por: Chicken_Bone em Fevereiro 19, 2009, 09:13:22 pm
Crise: Brasileira Embraer vai despedir 20 por cento dos seus trabalhadores, mais de 4.000 pessoas

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interio ... id=1149758 (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1149758)

Citar
Rio de Janeiro, 19 Fev (Lusa) - A empresa de aeronáutica brasileira Embraer anunciou hoje em comunicado que vai reduzir em 20 por cento dos seus efectivos, mais de 4.000 trabalhadores, devido "à crise sem precedentes que afecta a economia mundial".

A Embraer dispõe actualmente de uma força de trabalho total de 21.362 efectivos.

A empresa brasileira tem prevista a construção de duas fábricas em Évora, uma de estruturas metálicas para a produção de aeronaves e outra para materiais compósitos, mais leves e mais resistentes, cuja construção deverá arrancar até ao Verão deste ano.

Os contratos de investimento com a Embraer, aprovados pelo Governo Português em Setembro de 2008, estão avaliados em 170 milhões de euros e projectam a criação de 570 postos de trabalho.

NM.

Lusa/fim
Título:
Enviado por: André em Março 24, 2009, 04:32:31 pm
Embraer garante que «vai manter investimento» em Évora


O presidente da Embraer Aviation, Luiz Fernando Fuchs, garantiu hoje em Lisboa que a construtora aeronáutica brasileira «vai manter o investimento» em Évora apesar da difícil conjuntura económica internacional.

Luiz Fernando Fuchs, que hoje esteve em Lisboa para assistir a apresentação do Plano de Qualificação para o Sector Aeronáutico, garantiu que a empresa aeronáutica «vai manter o investimento» em Évora apesar da difícil conjuntura económica, que já levou aquele grupo anunciar despedimentos noutros países.

Os contratos de investimento em Portugal, «por enquanto, ainda não serão afectados pela crise», salientou o presidente da segunda maior empresa exportadora do Brasil, com participação na OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal.

Na sua intervenção, Luiz Fernando Fuchs falou sobre a presença da empresa em Portugal no quadro da sua estratégia europeia, salientando o «interesse de trabalhar com o Governo português para reforçar o interesse no sector em Portugal».

Lembrando que o «mercado predominante em termos de concentração de vendas situa-se nos Estados Unidos e só depois na Europa», Luiz Fernando Fuchs salientou que o investimento em Portugal, estimado em 170 milhões de euros, «poderá acelerar o processo» em território europeu.
A construtora Embraer pretende instalar duas fábricas no futuro parque aeronáutico de Évora, uma delas para a produção de aeronaves e a outra para fabricar materiais compósitos, criando cerca de 570 postos de trabalho.

Por sua vez, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta, salientou que a criação e consolidação de um cluster de empresas nacionais que operem no ramo aeronáutico é «possível», referindo que em Portugal a «competitividade neste sector já está demonstrada». «Este é o primeiro passo para que, a médio prazo, entre três a cinco anos, um grupo de empresas nacionais qualificadas trabalhem como fornecedoras da indústria aeronáutica mundial e para que, em Portugal, seja criado um cluster significativo neste sector», afirmou.

O responsável salientou que, apesar de uma «presença ainda reduzida» no país, existe em Portugal «know-how de engenharia técnica, motivação e disponibilidade das empresas para apostarem no sector e um elevado número de empresas qualificadas». Basílio Horta também lembrou que, actualmente, há «uma visão e óptica que recomendam um melhor envolvimento da indústria aeronáutica» por ser «um sector em crescimento», que é reconhecido pelo seu «elevado investimento no desenvolvimento tecnológico» e «significativo efeito de criação de postos de trabalho directos e indirectos altamente qualificados».

«Há, contudo, um conjunto de características que têm de ser melhoradas, designadamente o melhoramento da qualificação das empresas portuguesas do sector», frisou.

A opinião foi partilhada por Joaquim Menezes, vice-presidente da Direcção da Associação Pool.Net, que, no encontro, apresentou a «Estratégia de Sensibilização e Qualificação para o Sector Aeronáutico na área de Engineering and Tooling», que integrará oito workshops nos próximos meses.

Segundo o responsável, esta estratégia visa «dotar os gestores de conhecimentos mais profundos da industria aeronáutica e, numa segunda fase, de competências específicas que lhes permitam o alinhamento das suas estratégias internas com a estratégia de criação de um cluster em Portugal, fornecedor do sector aeronáutico mundial».

«É preciso potenciar capacidades existentes nas empresas e no sector, bem como criar ferramentas que nos permitam ser um valor acrescentado», sublinhou, ressalvando que o interesse em apostar no sector aeronáutico «não deriva da crise», foi «identificado antes numa lógica de oportunidades e inovação».

Lusa
Título:
Enviado por: André em Julho 25, 2009, 01:07:31 pm
Novo centro de excelência da Embraer arranca domingo


A primeira pedra do novo centro de excelência que a construtora aeronáutica brasileira Embraer pretende instalar em Évora será lançada domingo, prevendo um investimento inicial de 148 milhões de euros e a criação de 570 postos de trabalho directos.

«É uma nova página que se abre na cidade e na região do Alentejo», considerou hoje o presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, em declarações à agência Lusa.

A cerimónia, marcada para domingo, às 11:30, vai decorrer junto ao aeródromo municipal de Évora, contando com a presença do Primeiro-Ministro português José Sócrates, do presidente executivo da Embraer, Frederico Fleury Curado, do autarca José Ernesto Oliveira e de membros do Governo.

Lusa
Título:
Enviado por: Chicken_Bone em Julho 26, 2009, 06:11:21 pm
oxente, tanto tempo, né?

Citar
Aeronáutica: Fábrica da Embraer em Évora começa a laborar no primeiro semestre de 2012
16h35m

Évora, 26 Jul (Lusa) - O presidente executivo da Embraer, Frederico Fleury Curado, revelou hoje que a primeira fábrica da empresa em Évora deverá começar a laborar no primeiro semestre de 2012 e anunciou a abertura de uma escola para formação de trabalhadores.

"A construção civil deverá demorar 18 meses, depois segue-se toda a parte industrial. Devemos começar a ter produção no primeiro semestre de 2012", indicou o responsável pela construtora aeronáutica brasileira.

Frederico Fleury Curado falava aos jornalistas no final da cerimónia de lançamento da primeira pedra da primeira de duas fábricas que a Embraer pretende instalar na cidade alentejana.


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interio ... id=1318139 (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=1318139)
Título:
Enviado por: Chicken_Bone em Julho 26, 2009, 08:18:22 pm
Citar
Mais três fábricas subsidiárias da Embraer em Évora
Empresas do sector da aviação já manifestaram intenção de se instalar no parque industrial aeronáutico da cidade

O autarca de Évora, José Ernesto Oliveira, revelou este domingo que três novas empresas do sector da aviação já manifestaram intenção de se instalar no parque industrial aeronáutico da cidade, onde a brasileira Embraer vai investir 148 milhões de euros.

Trata-se, segundo o autarca, de duas empresas estrangeiras e uma portuguesa, que serão subsidiárias das fábricas da construtora aeronáutica brasileira.

«É o efeito de arrastamento dos grandes projectos», disse José Ernesto Oliveira, salientando que os novos investimentos permitem a criação de um «cluster» aeronáutico em Évora.


http://diario.iol.pt/economia/embraer-e ... -4058.html (http://diario.iol.pt/economia/embraer-evora-avioes-aeronautica-portugal/1078146-4058.html)
Título:
Enviado por: Chicken_Bone em Julho 26, 2009, 08:24:28 pm
Ver notícia acima.

O jornalista da notícia seguinte é otário. No título mete o Sócrates a dizer "A partir de agora", mas no corpo já cita "a partir daqui". Duvido que o Sócrates tenha usado ambos; ainda por cima, se dissesse "a partir de agora" o Sócrates estaria a enterrar-se.

Citar
«A partir de agora, Portugal fabrica aviões»
País passa da manutenção para fabrico de aeronaves, sublinha Sócrates no lançamento da primeira pedra de centro da Embraer

O primeiro-ministro sublinhou este domingo que o novo centro de excelência da construtora brasileira Embraer em Évora inaugura uma nova fase da indústria aeronáutica em Portugal, evoluindo o país da manutenção para o fabrico de aviões.

«É um investimento da maior importância para Portugal, porque inaugura uma nova fase da indústria aeronáutica no nosso país. Significa que Portugal passa da manutenção para o fabrico de aviões», disse José Sócrates.

O primeiro-ministro falava durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra de uma de duas fábricas que a construtora aeronáutica brasileira Embraer pretende instalar na cidade alentejana.

José Sócrates considerou que o investimento da Embraer significa «intensidade tecnológica de know-how e inserção de Portugal no contexto da economia global, num dos sectores de maior investigação e desenvolvimento».

Destacando o «pulo tecnológico» que Portugal dá, o primeiro-ministro considerou que o investimento permite a criação de um «cluster» aeronáutico no Alentejo.

«Quero sublinhar a dimensão nacional que este investimento tem, não apenas pela dimensão do investimento, não apenas pelo emprego que gera, não apenas porque se destina à exportação, mas pelo que ele significa de um salto tecnológico no nosso país. A partir daqui, Portugal fabrica aviões».


http://diario.iol.pt/economia/socrates- ... -4058.html (http://diario.iol.pt/economia/socrates-governo-avioes-embraer-evora-portugal/1078144-4058.html)
Título:
Enviado por: Get_It em Julho 27, 2009, 03:24:35 am
Epá, se eu fosse o gajo que viesse substituir o Sócrates depois do mandato dele voltava a fazer outra cerimónia. Podia ser por exemplo a cerimónia para colocar a primeira telha no telhado da fábrica.

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Heraklion em Agosto 13, 2009, 12:24:36 am
Na fábrica de Évora vão ser produzidos aviões ou apenas peças???
Alguém sabe?
Título:
Enviado por: Chicken_Bone em Agosto 13, 2009, 12:29:06 am
Lê o primeiro "post" para teres a resposta directa à tua pergunta. Nos restantes "posts", tens a resposta implícita à tua pergunta; pista: nº de trabalhadores.
Título:
Enviado por: Instrutor em Agosto 19, 2009, 11:16:28 am
Citação de: "Heraklion"
Na fábrica de Évora vão ser produzidos aviões ou apenas peças???
Alguém sabe?


O Polo aronautico de Évora, vai ser constituído por 2 pavilhões/fabricas, numa primeira fase vai somente fabricar peças/componentes para aviões, mais tarde provavelmente aviões de pequeno porte da familia Legacy vamos aguardar.
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Maio 19, 2010, 03:06:04 pm
Embraer tem "luz verde" da UE para investir em Évora

A Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia deu luz verde ao avanço dos projectos de investimento da Embraer na construção de duas fábricas na área da aeronáutica em Évora, disseram hoje à Lusa fontes do Governo português.

A comunicação por parte da Direção-Geral da Concorrência europeia, que levantou dúvidas sobre a legalidade das ajudas a conceder pelo Estado português ao projecto de investimento da multinacional brasileira em Portugal, acontece no dia em que se inicia em Lisboa a 11º cimeira Luso-brasileira com a presença do chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva.

Com esta resposta da Direção-Geral da Concorrência europeia, o Governo português considera que o projecto da Embraer em Évora "está muito bem encaminhado".

O projecto da Embraer em Évora, anunciado em 2008, prevê a instalação de duas fábricas no parque industrial aeronáutico de Évora, uma delas de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas), sendo que as unidades serão dedicadas inicialmente ao suporte logístico de jactos executivos.

O investimento está orçado em 400 milhões de euros.

Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Maio 19, 2010, 08:10:17 pm
Brasil admite escolher empresas lusas para fornecer Embraer


O ministro brasileiro do Comércio e da Indústria Miguel Jorge disse hoje que Brasília poderá escolher empresas portuguesas para fornecer peças para o novo avião de transporte militar da Embraer se o Governo português optar por comprar este aparelho.

"Vou fazer aqui um lobby: a eventual compra de aparelhos KC-390 pelo Governo português - sem ser condição [essencial] - ajuda bastante a tornar este projecto mais interessante em termos comerciais, o que pode ajudar também a escolher Portugal a participar mais nessa aeronave", disse Miguel Jorge num encontro empresarial à margem da 10ª cimeira luso-brasileira.

De acordo com o ministro, existem já 16 fornecedores portugueses a discutir com a Embraer a participação no fornecimento de peças para este avião.

O KC-390 é um avião de transporte militar que a Embraer está a desenvolver para substituir os C-130 actualmente usados pela força aérea portuguesa e pela brasileira.

É também um concorrente directo do A-400 desenvolvido pela Airbus, um projecto em que Portugal chegou a estar envolvido.

O ministro brasileiro revelou ainda que a força aérea brasileira já encomendou entre 35 e 50 deste aparelhos, decisão que foi essencial para que o projecto avançasse.

Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 16, 2010, 06:38:32 pm
Câmara de Évora isenta Embraer de taxas urbanísticas


A Câmara de Évora decidiu isentar de taxas urbanísticas a empresa aeronáutica brasileira Embraer, que pretende construir duas fábricas na cidade, por ser considerado um projecto «estruturante para o desenvolvimento económico e social do concelho».

O projecto da Embraer «é, claramente, estruturante para o desenvolvimento económico e social do concelho, por isso recebe estes apoios, fruto de uma política de incentivo e apoio à fixação de empresas», disse hoje à Agência Lusa o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira.

A decisão do município alentejano de isentar de taxas urbanísticas as fábricas da construtora aeronáutica brasileira, num valor de cerca de 63 mil euros, foi aprovada, por unanimidade, na última reunião pública de câmara.

As obras das duas fábricas vão arrancar no próximo mês de novembro, anunciou, em julho último, o presidente da Embraer Europa, Luiz Fuchs, à margem da feira internacional de aviação de Farnborough, perto de Londres.

Na altura, o responsável adiantou que as obras estariam concluídas no final de 2011 e a produção começaria a partir de 2012. Hoje, o autarca alentejano explicou que, «pelo conhecimento que a Câmara Municipal tem, os prazos mantêm-se».

«Como estamos na fase de definição de taxas, é porque o projeto está completamente concluído na sua apreciação. Da parte da câmara, tudo aquilo que havia a fazer, está feito», afirmou José Ernesto Oliveira.

 O projecto da Embraer em Évora, anunciado em 2008, prevê a instalação de duas fábricas no parque industrial aeronáutico da cidade, uma delas de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas), sendo que as unidades serão dedicadas inicialmente ao suporte logístico de jactos executivos.

A empresa brasileira prevê um investimento inicial de 148 milhões de euros e a criação de 600 postos de trabalho diretos.

Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Abril 27, 2011, 08:50:18 pm
Embraer espera exportar a partir de Évora em agosto de 2012


As fábricas de Évora da construtora aeronáutica brasileira Embraer deverão começar a exportar em «agosto de 2012», podendo estar a funcionar em velocidade de cruzeiro «cerca de um ano depois», estimou hoje um responsável da empresa.

«A previsão é termos as primeiras produções exportáveis em agosto de 2012, no verão do ano que vem, e termos, cerca de um ano depois, a produção, já em 'cruzeiro', das fábricas», garantiu João Taborda, diretor de Relações Externas da Embraer Europe.

O responsável falava aos jornalistas em Évora, à margem de um encontro entre empresas portuguesas e da região espanhola da Andaluzia que operam no setor aeronáutico, promovido pela PEMAS e pela Agência Andaluza de Promoção Externa (EXTENDA).


Lusa




Embraer de Évora poderá fomentar parcerias com Andaluzia


O investimento da Embraer em Évora, com a construção de duas fábricas, vai desenvolver o setor aeronáutico em Portugal e abrir oportunidades para parcerias neste setor entre empresas portuguesas e da Andaluzia (Espanha), garantiu hoje um responsável espanhol.

«Este setor está a crescer em Espanha, mas vai crescer também em Portugal», afiançou à Agência Lusa Manuel Cruz Ballesteros, diretor da Fundação Hélice, que representa o «cluster» aeronáutico da Andaluzia.

À margem de um encontro em Évora, que juntou empresas daquela região espanhola e de Portugal ligadas ao setor aeronáutico, o responsável realçou a importância do projeto da construtora brasileira Embraer na cidade alentejana.

Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Thiago Barbosa em Abril 29, 2011, 06:34:05 am
''Para o pessoal q n conheça mais ou menos a empresa, esta é, supostamente o 3º maior fabricante de aeronaves, dpois da Boeing e Airbus.''

''Supostamente'' porque é brasileira, se fosse americana, estariam exaltando e dando credibilidade.
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Cabeça de Martelo em Abril 29, 2011, 11:33:24 am
Thiago, até podiam ser Chineses a construirem fábricas de peças no Alentejo, desde que criem trabalho, o resto são tretas.

Não sei se sabes mas a Embraer para além destas fábricas é sócia maioritária juntamente com a EADS da OGMA.

 :arrow: http://www.ogma.pt/news_pt.asp?id=324 (http://www.ogma.pt/news_pt.asp?id=324)

E um video onde mostra o passado, o presente e o futuro da empresa:

http://www.ogma.pt/video_pt.html (http://www.ogma.pt/video_pt.html)

ps: Se a EMBRAER não tivesse reputação, o governo não teria vendido a OGMA à dita empresa, nem embarcado no KC-390, nem as companhias de aviação civil comprariam os seus aviões, certo?! :wink:
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 24, 2011, 11:40:52 pm
Arranque de fábricas da Embraer pode atrasar até final de 2012


O início da produção das fábricas da Embraer em Évora poderá derrapar para o final de 2012, em vez de arrancar no primeiro semestre do próximo ano, como estava previsto.

Em causa está a necessidade de instalar a maquinaria necessária para a construção de componentes de aviões nas duas fábricas da construtora aeronáutica brasileira. "Os equipamentos já estão comprados, a empresas dos Estados Unidos, do Japão e do Canadá, e a montagem dessa parte será feita ao longo de 2012", explicou Ernesto de Oliveira, presidente da câmara de Évora, ao Diário Económico. "Durante 2012, provavelmente no final do ano, a fábrica estará em condições de começar a produzir", admite o autarca.

O Diário Económico fez vários contactos com a Embraer no sentido de obter um esclarecimento, mas não obteve resposta até à hora de fecho da edição. O calendário para início de actividade previa que as fábricas entrassem em laboração no primeiro semestre de 2012, como anunciou Frederico Fleury Curado, presidente executivo da fabricante, quando foi lançada a primeira pedra para a construção das duas unidades.

Diário Económico
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Outubro 02, 2011, 06:05:41 pm
Alguém comprou a ediçao impressa do expresso e tenha mais informaçao sobre esta notícia?

Portugal vai produzir 'cérebro' do KC390

Além da construção de componentes, há empresas portuguesas que se preparam para criar os sistemas de software do jato da Embraer. Governo português aguarda assinatura do acordo com o fabricante brasileiro.

Critical Software e grupo Empordef deverão fazer parte do consórcio português que produzirá os sistemas de software do novo avião.

http://aeiou.expresso.pt/portugal-vai-p ... 90=f677413 (http://aeiou.expresso.pt/portugal-vai-produzir-cerebro-do-kc390=f677413)
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Outubro 14, 2011, 10:40:59 am
Embraer procura empresas nacionais

Brasileira já tem fornecedores portugueses para as fábricas de Évora, mas continua em contactos.

A Embraer continua à procura de fornecedores portugueses qualificados para as fábricas de aviões que estão a ser construídas em Évora, revelou Luiz Fuchs, presidente da Embraer para a Europa e Médio Oriente, ao Diário Económico. "O projecto está em expansão e ainda há muito trabalho a fazer. Já temos empresas portuguesas qualificadas a trabalhar connosco e continuamos em contactos com outras empresas portuguesas", explicou o responsável, à margem de uma conferência sobre logística. "O objectivo é termos o maior número de fornecedores portugueses", garantiu, não adiantando, porém, com quem mantêm contactos.

A Embraer está a construir duas fábricas de componentes para aviões em Évora, num investimento que atinge 148 milhões de euros e deverá criar 570 postos de trabalho. Luiz Fuchs garantiu que a construção está a correr "dentro do calendário previsto", com a produção a arrancar em Agosto de 2012 e a produção total a partir do primeiro semestre de 2013. Contudo, o gestor mostrou-se preocupado com o transporte das peças aeronáuticas para os portos nacionais e, seguidamente, para o Brasil, devido às acessibilidades rodoviárias, admitindo que, se houvesse a possibilidade de utilização de ferrovia, esta seria a ideal.

http://economico.sapo.pt/noticias/embra ... 28978.html (http://economico.sapo.pt/noticias/embraer-procura-empresas-nacionais_128978.html)
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Novembro 10, 2011, 09:40:42 am
Governo português assegura 30 milhões para avião da Embraer

A participação portuguesa deverá contribuir com 57 milhões para projecto do avião militar brasileiro.

O Estado português poderá investir até a um máximo de 30 milhões de euros no avião militar da Embraer que está em desenvolvimento. Ainda sem ter assinado o acordo com a fabricante brasileira, o Executivo compromete-se a financiar quase metade do previsto na participação portuguesa no projecto, caso esta não seja financiada, na totalidade, pelo Quadro Referência Estratégica Nacional (QREN). Portugal é um dos seis países com quem a Embraer está a fazer acordos para a construção desta aeronave militar. "Já temos acordos com a Argentina e República Checa e continuamos as negociações com os outros países", afirmou João Alfredo Paiva, gestor de estratégia da Embraer.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 18265&pn=1 (http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=518265&pn=1)
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Novembro 22, 2011, 08:47:50 am
Ese negócio da Embraer, já começa a cheirar mal.

Embraer sem meios para transportar produção de Évora

Processo de certificação das empresas continua. Projecto arranca até Junho de 2012.

A brasileira Embraer está a procurar soluções para transportar para o Brasil os componentes de aviões que serão produzidos em Évora. A fabricante aeronáutica está a construir duas unidades de componentes de aviões em Évora mas depara-se com dificuldades de logística no transporte destas peças para os portos nacionais.

"Estão em andamento várias reuniões, incluindo encontros na Alfândega, Porto de Sines, de Lisboa, de Leixões e outros. Também estão a ser feitas visitas periódicas pelo departamento de logística da Embraer", garante o presidente da Embraer Europa, Luíz Fuchs, em entrevista por ‘email' ao Diário Económico. Em causa estão, por exemplo, os condicionamentos rodoviários entre Évora e Sines.

A construtora brasileira, que em Portugal criará 570 postos de trabalho directos, admite que os componentes poderão ser levados para Bilbau, Espanha, onde a empresa já tem uma plataforma logística montada, para depois serem transportados para o Brasil. "Não é uma prioridade mas, como em tudo, temos sempre de ter um plano B", admite Luíz Fuchs.

http://economico.sapo.pt/noticias/embra ... 31926.html (http://economico.sapo.pt/noticias/embraer-sem-meios-para-transportar-producao-de-evora_131926.html)
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Abril 27, 2012, 09:25:26 pm
Embraer instala 1.ºs equipamentos nas fábricas de Évora


A construtora aeronáutica brasileira Embraer já começou a instalar os primeiros equipamentos nas duas fábricas em Évora, cuja produção está prevista arrancar "no verão" e vai destinar-se à exportação para o Brasil, foi hoje revelado.

"Está tudo a correr como se tem falado", ou seja, "no verão, em agosto ou setembro", pelo que "não há alterações" ao cronograma, frisou hoje um representante da Embraer, João Pedro Taborda, num encontro transfronteiriço em Évora.

O mesmo representante da empresa adiantou que, atualmente, "estão a entrar os primeiros equipamentos" nas fábricas, que têm estado a ser construídas na cidade alentejana.

"No verão ou final do verão queremos ter as primeiras exportações" a partir das fábricas de Évora, traçou João Pedro Taborda, explicando que, "praticamente, a totalidade" dos equipamentos fabricados na cidade alentejana vai ser exportada "para as linhas finais" de montagem no Brasil.

João Pedro Taborda falava durante um almoço transfronteiriço entre responsáveis do Alentejo e autoridades e empresários da Estremadura espanhola, que incluiu uma apresentação sobre o projeto da Embraer.

O encontro foi promovido pela Associação Comercial do Distrito de Évora e pela Casa de Espanha, visando consolidar a cooperação e estimular novos contactos entre empresas portuguesas e espanholas.

A Embraer está a construir, desde novembro de 2010, duas fábricas em Évora, uma dedicada a estruturas metálicas (asas) e outra a materiais compósitos (caudas), num investimento inicial superior a 150 milhões de euros.

O projeto, que poderá criar 600 postos de trabalho diretos e 1.200 indiretos, prevê que as fábricas iniciem a produção efetiva no segundo semestre deste ano.

"A presença aqui em Évora é importante para termos uma operação industrial na Europa reforçada", argumentou João Pedro Taborda, destacando que estas duas novas fábricas vão ser "centros de excelência nas suas áreas".

Em teoria, acrescentou, "todos os novos produtos da Embraer serão candidatos a ter conjuntos fabricados em Évora, assim a tecnologia e as opções de construção dos aviões e a própria competitividade das fábricas o permitam".

O responsável revelou que estão em curso um programa de certificação de fornecedores e processos de recrutamento, independentes, para cada uma das fábricas, os quais deverão prolongar-se para além deste ano, estando já a "ser formados em Portugal e no Brasil" vários candidatos.

Já o presidente do município de Évora, José Ernesto Oliveira, que também discursou no encontro, garantiu aos jornalistas que outros quatro investimentos "estão em carteira" para a cidade, ligados à indústria aeronáutica.

O autarca, sem querer revelar pormenores, mas admitindo tratar-se de "investimentos significativos", no global, adiantou apenas que, "durante o mês de junho", poderão já vir a ser assinados "alguns contratos de concessão".

Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Maio 29, 2012, 10:28:57 pm
As fábricas da EMBRAER vão iniciar a produção no início de Julho e, passados 60 dias, espera-se que estejam concluídas as primeiras peças em materiais compósitos. O anúncio foi feito pelo presidente da Embraer Europa, Luiz Fuchs, durante uma visita recente ao Centro de Formação Profissional do IEFP de Évora, onde estão a ser formados 160 futuros técnicos.

Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Junho 11, 2012, 07:40:11 pm
A maquinaria está a chegar.

Citar
Os terminais multiusos do porto de Setúbal receberam dois navios com equipamento destinado à futura unidade de fabrico de estruturas e componentes em materiais compósitos da Embraer Aviation Europe, que está a ser construída em Évora.

Fonte: Transportesemrevista
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Junho 12, 2012, 07:59:59 pm
Citar
Fábricas da Embraer em Évora «garantem futuro»

As duas novas fábricas de Évora vão «suportar a Embraer para o futuro», garantiu esta terça-feira o responsável da construtora aeronáutica na Europa, Luiz Fuchs, frisando que os componentes a produzir e a tecnologia instalada demonstram a sua importância.

O objetivo, disse o responsável citado pela Lusa, é proporcionar ao grupo brasileiro - o terceiro maior construtor aeronáutico mundial - «duas empresas competitivas que vão suportar a Embraer para o futuro», acrescentando que as fábricas de Évora vão ser «o futuro» da empresa brasileira.

A Embraer está a construir, desde novembro de 2010, as fábricas na cidade alentejana, uma dedicada a estruturas metálicas (partes de asas) e outra a materiais compósitos (componentes para caudas).

«Obviamente, que [o complexo em Évora] tem que ser uma unidade produtiva competitiva», sublinhou Fuchs, realçando que a importância das duas fábricas está patente nos equipamentos e na tecnologia atualmente a ser instalados.

Elogiando o apoio a «100 por cento» do atual Governo, Luiz Fuchs referiu ainda que as fábricas de Évora se destacam por estarem ligadas a «três aviões novos», ainda «em fase de protótipos».

Duas das aeronaves que vão receber componentes fabricados na cidade alentejana pertencem à aviação executiva, os Legacy 450 e 500 e a terceira é o avião militar KC-390, projeto desenvolvido em colaboração com Portugal.

O avião militar deverá «entrar em operação em 2016», ano dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, pelo que, Évora vai produzir «uma série de partes do KC-390», confirmou.

A Embraer prevê ter cerca de 100 trabalhadores nestas fábricas, até final do ano, mas as estimativas apontam para perto de 400 trabalhadores em 2015, ano de «velocidade de cruzeiro».

Contudo, Luiz Fuchs garantiu que, como estão previstas «expansões» do complexo alentejano, esse número pode chegar aos 600, a que se poderão juntar cerca de 1.200 postos de trabalho indiretos.

Os componentes produzidos em Évora, com materiais oriundos sobretudo de Espanha e do Japão, destinam-se a linhas de montagem no Brasil, para onde seguirão «preferencialmente por transporte marítimo», conforme foi revelado.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/embraer-postos-de-trabalho-fabricas-evora-agencia-financeira/1354731-1728.html)

O link tem um vídeo
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Malagueta em Junho 19, 2012, 09:35:39 am
Embraer estuda construção de terceira fábrica em Portugal
A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) está a ponderar investir numa terceira unidade industrial em Portugal, segundo confirmou o presidente da Embraer Europa, Luiz Fuchs, ao Diário Económico.

A fabricante de aeronaves brasileira já avançou para a construção de duas fábricas de componentes para aviões em Évora, num investimento de 170 milhões de euros.

As unidades de Évora já receberam uma equipa do Brasil e deverão ter 100 pessoas em atividade até ao final do ano, sendo os primeiros componentes a ser produzidos os “estabilizadores traseiros, para as caudas” dos jactos Legacy 450 e também para o cargueiro militar KC-390.

Além dos investimentos em Évora, a Embraer tem em Portugal o controlo da OGMA, empresa de reparação e manutenção de aeronaves instalada em Alverca, perto de Lisboa.

A Embraer detém 65% da OGMA, estando os restantes 35% nas mãos da estatal Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef).
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Julho 10, 2012, 09:01:26 am
IEFP e EMBRAER entregaram diplomas a 15 formandos
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... GSDGbddB4w (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pGSDGbddB4w)
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Julho 15, 2012, 02:48:56 pm
Fábricas de Évora da Embraer "aquecem motores" com testes de produção e equipamentos

As duas novas fábricas de Évora da construtora aeronáutica brasileira Embraer já estão a "aquecer os motores", tendo em curso a fase de testes dos equipamentos e da produção, revelou hoje o responsável da empresa em Portugal.

"O que está a decorrer é a fase de acertos, para os funcionários se habituarem aos equipamentos. Estamos a fazer os testes da nossa produção e dos equipamentos para, depois, começarmos a fazer efetivamente o que vamos vender", adiantou hoje Paulo Marchioto, em entrevista à Agência Lusa.

O responsável pela Embraer Portugal e diretor das fábricas construídas na cidade alentejana, designadas como "centros de excelência", prometeu que, até à inauguração, em setembro, "vão decorrer os ajustes" necessários.

"O início de produção, em termos experimentais, é o que estamos a fazer neste momento. Já há atividade nas fábricas, os funcionários estão a treinar e estamos a começar a simular montagens de componentes", disse.

Segundo Paulo Marchioto, as primeiras entregas oriundas de Évora para a Embraer no Brasil deverão acontecer "no final do ano", consistindo em componentes para o Legacy 500, um dos aviões executivos da empresa.

"Estamos muito próximos de iniciar as montagens dos primeiros conjuntos que vão ser enviados para o Brasil", avançou, embora sem revelar pormenores, nem datas concretas.

Há cerca de um mês -- no dia 12 de junho -, a Embraer promoveu uma visita às unidades industriais no parque aeronáutico de Évora, anunciando a data de 21 de setembro para inaugurar oficialmente as fábricas.

As unidades, uma de estruturas metálicas (partes de asas) e outra de materiais compósitos (componentes para caudas), iniciaram a construção em novembro de 2010, envolvendo um investimento inicial na ordem dos 180 milhões de euros.

Até final deste ano, a empresa brasileira, a terceira maior construtora aeronáutica mundial, prevê ter cerca de 100 trabalhadores em Évora e estima que esse número chegue aos 400 em 2015, ano de "velocidade de cruzeiro", embora ainda possa aumentar até aos 600, com as "expansões" previstas para o complexo.

Neste momento, precisou à Lusa Paulo Marchioto, os "centros de excelência" de Évora já têm "80 funcionários", apenas três deles brasileiros, como o próprio diretor, e os restantes portugueses.

"Os funcionários que contratámos passaram pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e 56 deles já estiveram em treino três meses no Brasil, na Embraer, acompanhados por um `padrinho`, um tutor que desempenha as mesmas funções e os orientou e avaliou", disse.

Outro grupo está, presentemente, no Brasil, acrescentou o responsável da Embraer Portugal, que está entusiasmado com o desafio das fábricas em Évora e "bastante feliz com o conhecimento" dos trabalhadores.

"Algumas pessoas tinham uma base, outras não, mas a capacitação teve um resultado acima do esperado e, por isso, temos uma confiança muito grande de que os resultados, a partir de Évora, vão surgir", afiançou.

@ Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Setembro 17, 2012, 12:15:00 pm
Inauguraçao das 2 fábricas esta 6a-feira dia 21.
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Setembro 25, 2012, 10:30:15 pm
Citar

Embraer testa asas do seu novo avião em Castelo Branco


Os laboratórios do Instituto de Soldadura e Qualidade, onde decorrem testes de peças para o primeiro foguetão europeu, ganharam concurso da empresa brasileira de aeronáutica

NA ZONA Industrial de Castelo Branco vai iniciar-se em breve a criação de componentes para os aviões que a fabricante mundial Embraer vai construir nas suas fábricas em Évora.

O LABET – Laboratório de Ensaios Termodinâmicos do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) ficou em primeiro lugar num concurso internacional para o desenvolvimento da nova peça que a Embraer, terceiro produtor mundial a seguir à Airbus e à Boeing, quer introduzir no mercado da aviação. Trata-se de uma asa de avião em fibra de carbono. A introdução desta matéria prima em peças de avião faz reduzir o seu peso, diminuem os gastos de combustível, ou seja, reduz-se o custo de exploração.

O ISQ e a cidade albicastrense mostrou ter condições vantajosas para receber este projeto avaliado em quatro milhões de euros e que conta com apoios comunitários.

in Jornal do Fundão
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 26, 2012, 12:04:13 pm
Citação de: "mauri"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi378.photobucket.com%2Falbums%2Foo230%2Feborense_2009%2F003-32.jpg&hash=2bcd6c6a7230e8b96847808a7c041380)
A Embraer inaugura hoje suas duas primeiras fábricas na Europa, num investimento de  € 177 milhoes e fornecerá partes para a produção final no Brasil.

As duas unidades estão instaladas em Évora, a 130 quilômetros de Lisboa. Vão fabricar estruturas de fuselagem e componentes complexos em suas áreas de capacidade específicas: materiais metálicos e materiais compósitos. A Embraer Metálicas representa um investimento de € 100 milhões e a Embraer Compósitos, de € 77 milhões, segundo a empresa.

Para o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, trata-se de um passo decisivo na estratégia industrial da companhia. Segundo ele, os dois centros reúnem as mais avançadas tecnologias e processos de produção em estruturas metálicas e materiais compósitos. A inauguração terá a presença do presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, e do embaixador brasileiro em Lisboa, Mário Villalva.

A Embraer informou que a Comissão Europeia apoia os dois projetos, através do programa Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Os portugueses estão entusiasmados com a presença brasileira no Alentejo. As duas fábricas devem alcançar plena capacidade de produção no segundo semestre de 2013. Elas vão criar 600 empregos diretos e 1.200 indiretos, segundo os portugueses.

Em dezembro do ano passado a Embraer Defesa e Segurança e a Ogma e a EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica assinaram contratos de parceria para o programa KC-390. Por meio do acordo, Portugal desenvolverá na EEA o projecto de engenharia de componentes do jacto e reabastecedor militar KC-390, que serão fabricados na Ogma.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi378.photobucket.com%2Falbums%2Foo230%2Feborense_2009%2F001-40.jpg&hash=9aa5a923e8d4ceb2487a327ce099d333)
O presidente da Embraer, Frederico Curado, revelou hoje que os primeiros conjuntos de peças fabricados nas unidades industriais de Évora devem seguir para as linhas de montagem no Brasil, por via marítima, já no mês de outubro.

"Devemos embarcar os primeiros conjuntos para o Brasil já no mês que vem", disse o responsável, numa conferência de impressa, realizada após a cerimónia de inauguração das duas fábricas de Évora da construtora aeronáutica brasileira.

Uma das unidades é especializada em estruturas metálicas (partes de asas) e a outra em materiais compósitos (componentes para caudas), tendo a construção envolvido, no seu conjunto, 177 milhões de euros de investimento.

Os materiais fabricados em Évora, a aplicar em três novos aviões da empresa (Legacy 450 e 500 e avião militar KC390), destinam-se às linhas de montagem no Brasil, tendo a Embraer já divulgado que vai privilegiar o transporte marítimo devido à grande dimensão dos componentes.

Na conferência de imprensa, o responsável máximo da construtora brasileira abordou ainda a questão dos postos de trabalho, explicando que as duas fábricas já empregam cerca de 100 pessoas, mas que esse número vai aumentar.

"Esse número vai crescer para um patamar de até 400 e, depois, 600, nos próximos anos. Vai depender da carga [volume] de trabalho", afiançou.

Frederico Curado precisou aos jornalistas que a "maioria" dos trabalhadores das unidades fabris de Évora são portugueses, embora, nesta fase de "arranque das fábricas", várias equipas vindas do Brasil estejam na cidade alentejana "para fazer a transição" dos processos de trabalho.

Fonte: Dinheiro vivo
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 26, 2012, 11:17:38 pm
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Edu em Novembro 01, 2012, 12:25:04 pm
Primeiro andou-se a destruir a industria em Portugal, pela mão principalmente do Cavaco e outros que tais.

Agora fala-se em re-industrialização, realmente percebe-se que ele não sabem o que querem para o país. Mas eu acho bem, era bom que de facto se re-industrializasse o país, para mim a industria principalmente quando aliada à inovação é algo essencial a qualquer país, mas é importante não só apostar em industrias novas como também manter e renovar as antigas.

A aeronáutica é uma excelente aposta nova, muito importante mesmo. Mas as industrias navais, metalurgicas e quimicas nunca deveriam ter sido esquecidas.
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Janeiro 08, 2013, 05:41:44 pm
A Embraer vai produzir em Évora componentes para um novo avião de transporte militar. O aparelho deve realizar a primeira descolagem já no próximo ano, destinando-se a transporte logístico e reabastecimento em voo.

http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2013/01 ... te-militar (http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2013/01/08/embraer-vai-produzir-componentes-para-novo-aviao-de-transporte-militar)
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: miguelbud em Junho 24, 2013, 09:42:20 am
Citar
Embraer negoceia mais seis projetos para Évora e está a recrutar

"Existem seis novas frentes de trabalho em negociação com a Embraer para fabricarmos em Évora, entre as quais algumas peças do Embraer 190, do Embraer 170 e algumas atividades do Legacy 650.

São peças que ainda dependem de desenvolvimento e devem entrar em produção no início do próximo ano. E há três outros projetos que poderão vir a ser fabricados em Évora", revela Paulo Marchioto, presidente da Embraer em Portugal.

Para acompanhar esta aceleração na produção, a empresa está a recrutar mais 80 pessoas, sobretudo através do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional (em Setúbal e Évora), prevendo chegar a um total de 180 trabalhadores até ao final do ano.

Lei mais na edição de 22 de junho do Expresso

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/embraer-negocei ... z2X7a5lzZ5 (http://expresso.sapo.pt/embraer-negoceia-mais-seis-projetos-para-evora-e-esta-a-recrutar=f815336#ixzz2X7a5lzZ5)
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 21, 2014, 04:07:56 pm
Embraer cria centro de engenharia e tecnologia em Évora


A construtora aeronáutica brasileira Embraer vai criar um centro de engenharia e tecnologia, nas suas instalações em Évora, para o desenvolvimento de peças e estruturas em materiais compósitos, prevendo a contratação de cerca de 20 engenheiros. O protocolo para a criação do centro foi assinado hoje, em Évora, entre a empresa, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), na presença do ministro da Economia, António Pires de Lima.

O novo centro da Embraer "vai, inicialmente, dedicar-se a projectar peças em materiais compósitos", explicou o vice-presidente da empresa para a Tecnologia e Engenharia, Mauro Kern.

"O projecto de peças em materiais compósitos é muito ligado às tecnologias produtivas, então faz todo o sentido que nós tenhamos um núcleo de engenharia, de alta competência, instalado muito próximo da nossa operação industrial", disse.

O responsável indicou que o centro de engenharia e tecnologia da empresa deve abrir "ainda este ano" e que o processo para a contratação de engenheiros vai arrancar "por volta da metade do ano ou até antes".

"A nossa intenção é contratar o máximo possível de pessoas da região", tal como já acontece no centro do mesmo género nos Estados Unidos, disse.

As fábricas de Évora da Embraer, a terceira maior construtora aeronáutica do mundo, começaram a laborar em Julho de 2012 e foram inauguradas a 21 de Setembro do mesmo ano pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

As unidades, uma de estruturas metálicas (partes de asas) e outra de materiais compósitos (componentes para caudas), representaram um investimento de quase 180 milhões de euros.

Nas duas unidades fabris, são construídas peças para o novo avião executivo Legacy 500 e para aeronave militar KC-390.

Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Junho 19, 2014, 12:32:55 am
Embraer quer "nova geração de aviões comerciais" em Évora


O vice-presidente da Embraer para a Engenharia e Tecnologia, Mauro Kern, admitiu novos investimentos para Portugal, entre eles "levar" para Évora a nova geração de aviões comerciais, os E2, que deverão estar no mercado em 2018.

"Temos intenção de levar estruturas significativas da nova geração de aviões comerciais - o E2 (segunda geração dos E-JETS) - lá para Évora. É um movimento no futuro, mas que faz todo o sentido, pois são aviões grandes, de estruturas complexas, mas onde Évora com a sua especialidade e tecnologia é perfeitamente adequada", disse à Lusa Mauro Kern.

O vice-presidente da Embraer falava depois de ter mostrado a fábrica daquela que é uma das maiores construtoras aeronáuticas do mundo ao ministro da Economia português, António Pires de Lima, em missão oficial no Brasil.

Estes aviões, avançou Mauro Kern, estão em fase de projecto, representam "algo muito importante para a Embraer" e "vão representar um fortalecimento da empresa no mercado da aviação comercial ao longo de muitos anos".

"Naturalmente, sendo Évora o nosso centro de excelência em estruturas, estamos a considerar fabricar lá partes importantes destes aviões", frisou.

Em Alverca, a Embraer tem a OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal), privatizada em 2005, e em Évora criou duas fábricas em 2012, que representaram um investimento de quase 180 milhões de euros e onde são construídas peças para o novo avião executivo Legacy 500 e para a aeronave militar KC-390.

"Portugal é um dos principais parceiros deste avião [KC-390] e queremos vê-lo voando pelos céus da Europa também", disse.

A construtora aeronáutica brasileira inaugurou, em Março, um centro de engenharia e tecnologia, nas suas instalações em Évora, e hoje Mauro Kern avançou à Lusa que este vai começar a operar no segundo semestre deste ano.

O centro de tecnologia vai desenvolver peças e estruturas em materiais compósitos.

Sobre a OGMA, o responsável destacou os resultados "muito positivos". Mauro Kern não tem dúvidas: "Portugal é um grande parceiro, um parceiro estratégico hoje para a Embraer".

"Nós estamos muito satisfeitos com o nível de parceria que temos", frisou.  Por isso, acrescentou, a Embraer "vai depender cada vez mais no futuro destes centros de excelência em Portugal". "As grandes estruturas dos aviões passam a ser produzidas em Portugal e a empresa está a começar também com iniciativas de pesquisa e desenvolvimento no país", concluiu Mauro Kern.

Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 29, 2014, 06:36:00 pm
Fábrica de Évora da Embraer participa nos aviões E-Jets E2 e amplia área coberta


A construtora aeronáutica brasileira Embraer vai envolver a sua fábrica de Évora, especializada em estruturas metálicas, no novo programa de aviação comercial da empresa, os aviões E-Jets E2, e ampliar a área coberta da unidade alentejana.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Embraer revelou hoje que a Embraer Portugal Estruturas Metálicas iniciou, nos “últimos dias” deste mês, os trabalhos de construção civil para aumentar a “área industrial coberta”, a qual vai passar de 37.100 para 38.700 metros quadrados.

“A necessidade destes trabalhos advém da conclusão do acordo entre a Embraer Metálicas e a casa-mãe no Brasil para participação da empresa de Évora no novo programa de aviação comercial da Embraer, o “Embraer E-Jets E2”, explicou a empresa.

A Embraer Estruturas Metálicas já está envolvida na construção do Embraer Legacy 450/500 e do KC-390, passando agora a juntar um novo tipo de avião ao seu portefólio.

Trata-se de uma “nova oportunidade de diversificação da atividade” desta fábrica de Évora, “mais uma vez integrada na estratégia de desenvolvimento de novos produtos da Embraer”, sublinhou a empresa.

Já a 18 junho, esta parceria tinha sido admitida por responsáveis da Embraer, aquando de uma visita do ministro da Economia português, António Pires de Lima, à sede da empresa em São José dos Campos, no Brasil.

Na altura, o vice-presidente da Embraer para a Engenharia e Tecnologia, Mauro Kern, admitiu novos investimentos para Portugal, nomeadamente "levar" para Évora a nova geração de aviões comerciais, os E2, previstos estarem no mercado em 2018.

"Temos intenção de levar estruturas significativas da nova geração de aviões comerciais - o E2 (segunda geração dos E-JETS) - lá para Évora. É um movimento no futuro, mas que faz todo o sentido, pois são aviões grandes, de estruturas complexas, mas onde Évora com a sua especialidade e tecnologia é perfeitamente adequada", disse à Lusa Mauro Kern.

A Embraer possui duas fábricas em Évora, pois, além da que é especializada em estruturas metálicas, funciona no mesmo complexo outra vocacionada para materiais compósitos (componentes para caudas).

As unidades foram inauguradas a 21 de setembro 2012, após um investimento de quase 180 milhões de euros.

A juntar a estes projetos, a construtora aeronáutica brasileira inaugurou, em março, um centro de engenharia e tecnologia, nas suas instalações em Évora.

O vice-presidente Mauro Kern avançou à Lusa que este centro, para desenvolver peças e estruturas em materiais compósitos, vai começar a operar ainda no segundo semestre deste ano.

Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 16, 2015, 03:20:06 pm
Embraer prevê aumentar o número de trabalhadores em 30%


As fábricas da Embraer em Évora já empregam "quase 300 funcionários" e, este ano, a construtora aeronáutica prevê aumentar o número de trabalhadores em cerca de 30%, revelou à agência Lusa o presidente da empresa em Portugal.

No ano passado, "praticamente, duplicámos o nosso efectivo e chegámos ao final de 2014 com quase 300 funcionários, a maior parte oriunda de Évora ou da região", adiantou Paulo Marchioto, presidente da Embraer Portugal.

Em entrevista à agência Lusa, o responsável disse também que "a maior parte" dos trabalhadores foi formada através da colaboração estabelecida com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP): "Esta parceria tem-se mostrado muito boa".

"Tem sido muito gratificante a velocidade de aprendizagem que os nossos colaboradores têm demonstrado", elogiou, revelando que, para este ano, a empresa tem "um planeamento do crescimento da força de trabalho em cerca de 30%".

Inauguradas em 2012, após um investimento de quase 180 milhões de euros, as duas fábricas de Évora da construtora aeronáutica brasileira -- uma de estruturas metálicas e outra de materiais compósitos - estão a cumprir "rigorosamente" o cronograma planeado.

A previsão é a de que, "dentro de dois anos", as unidades estejam "a voar em voo de cruzeiro", ou seja, atinjam a capacidade plena, mas, para já, o responsável da empresa em Portugal escusou-se a abordar uma eventual expansão.

"Primeiro precisamos de ter a capacidade plena. A partir daí pensamos em aumentar. Um passo firme de cada vez", argumentou.

Quanto ao centro de engenharia e tecnologia criado no ano passado, igualmente em Évora, para o desenvolvimento de peças e estruturas em materiais compósitos, já "começou a trabalhar" e tem em curso "o processo de contratação de colaboradores".

A empresa prevê que a estrutura, dirigida por Sérgio Carvalho, conte com "pelo menos 20 colaboradores", este ano.

Segundo Paulo Marchioto, em 2014, as fábricas da cidade alentejana tiveram "um ano muito desafiante" e um dos factos a realçar foi o de se terem tornado fornecedoras das "três unidades de negócio [da Embraer] no Brasil".

"Procurámos diversificar a actuação, inserindo os produtos de Évora nos mais diversos produtos da Embraer e trabalhando para a unidade comercial, a unidade executiva e a de defesa e segurança", resumiu.

Nas fábricas alentejanas, são produzidos componentes para o avião executivo Legacy 500 (asa, empenagens vertical e horizontal e, como novidade conseguida em 2014, o cone traseiro), para o comercial E1 (revestimentos de asa) e para a nova aeronave militar KC-390 (revestimentos de asa e empenagens).

Outro dos destaques de 2014, segundo Paulo Marchioto, foi o de conseguir envolver a fábrica de estruturas metálicas no novo programa de aviação comercial da empresa, os aviões E-Jets E2, o que levou à ampliação da área coberta da unidade, cujas obras estão quase terminadas.

"Estamos a trabalhar nos protótipos deste novo produto, que é o mais avançado da Embraer", disse, precisando que a fábrica produz "os revestimentos da asa" do E2 e que, agora, no início deste ano, devem seguir "as primeiras remessas para o Brasil".

Além disso, revelou, também a fábrica de materiais compósitos vai passar a estar envolvida no processo ligado aos protótipos do E2, com o fabrico do "estabilizador horizontal" da aeronave.

Lusa
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Abril 06, 2015, 06:55:07 pm
Embraer quer investir 150 milhões em Évora


O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, revelou esta segunda-feira que, até final deste mês, a construtora aeronáutica brasileira Embraer deve candidatar a fundos comunitários novos investimentos em Évora, na ordem dos 150 milhões de euros, que vão ser analisados "com celeridade".

A Embraer, disse, "está a estudar com o Governo português a apresentação de candidaturas a novos investimentos" na região de Évora, ligados aos "novos jactos comerciais" da empresa, "o E2 e o 175".

Estes investimentos, continuou Paulo Portas, "devem ascender a cerca de 150 milhões de euros" e "alargam a base industrial na região de Évora", tendo "suporte em projectos de emprego bastante qualificado".

Segundo o vice-primeiro-ministro, que falava em Évora, nas instalações da Embraer, esses projectos de investimento serão apresentados até ao final deste mês".

"A AICEP e o programa operacional do Alentejo, uma vez recebidas as candidaturas, têm 60 dias para fazer a análise e nós queremos que, com a maior celeridade possível, as decisões sejam tomadas" para estes projectos tenham "um impacto na economia e no emprego", frisou.

O vice-primeiro-ministro anunciou que a Embraer “se prepara para investir mais e decisivamente em Portugal”, reforçando a sua capacidade de “fabricar e construir” e aumentando o número de postos de trabalho, encomendas e exportações.

Lembrando que a empresa, que já possui duas fábricas em Évora (uma de estruturas metálicas e outra de materiais compósitos), assim como um centro de engenharia e tecnologia, é "um gigante da aviação" mundial, o vice-primeiro-ministro insistiu que as intenções de investimento da empresa vão ser analisadas "sem atrasos nem demoras pela AICEP e pelo programa operacional do Alentejo".

O vice-primeiro-ministro considerou que a "parceria" com a construtora aeronáutica brasileira "é um dos sinais mais vivos da relação entre Portugal e o Brasil no século XXI".

Questionado pela Lusa sobre se o Governo já tomou alguma decisão sobre a eventual aquisição do avião militar KC-390, da Embraer, Portas limitou-se a afirmar: "Cada coisa a seu momento".

As duas fábricas de Évora da Embraer foram inauguradas em 2012, após um investimento de quase 180 milhões de euros, enquanto o centro de engenharia e tecnologia abriu no ano passado.

Na cidade alentejana, a empresa produz componentes e peças para o avião executivo Legacy 500, o comercial E1, a aeronave militar KC-390 e também para os protótipos dos aviões comerciais E-Jets E2.

Renascença
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 09, 2016, 01:40:19 pm
Investimentos da Embraer em Portugal estão assegurados


A Embraer prepara-se para reduzir 200 milhões de dólares (mais de 180 milhões de euros) em custos por ano, para fazer face aos prejuízos e à desaceleração por que o mercado da aviação está a passar. Os cortes vão abranger sucursais por todo o mundo, mas, para já, os investimentos em Portugal assegurados, apurou o Dinheiro Vivo. O programa de reestruturação agora conhecido resulta de “um mercado global que já apresentava desaceleração em 2015”, refere fonte oficial da fabricante aeronáutica ao Dinheiro Vivo. “O mercado, como um todo, tem vindo a fazer ajustes, tanto no volume de produção como no número de trabalhadores, e os 330 milhões de dólares de prejuízos que a Embraer apresentou no segundo trimestre levaram a empresa a decidir reduzir custos”, detalha.


Esta redução de custos passa por um programa de rescisões voluntárias no Brasil, bem como “otimização de custos nas sucursais em todo o mundo”. Isto inclui “redução global de orçamentos de despesas, otimização dos níveis de estoque e revisão de outros itens de custos recorrentes, como, por exemplo, análise de contratos com fornecedores e consultores, otimização de recursos e medidas para aumento de produtividade”, especifica a mesma fonte. Seja como for, garante, “o futuro da empresa depende dos investimentos que faz”, pelo que esses “serão mantidos” e isso inclui Portugal. Atualmente, a Embraer conta com dois projetos em Portugal, nas fábricas que detém em Évora, que representam, em conjunto, um investimento de 93,6 milhões de euros (parte deste montante vem de apoios comunitários). A construtora aeronáutica brasileira está a adquirir novas máquinas e a ampliar as fábricas, para alargar as estruturas metálicas em oito mil metros quadrados. Esta expansão das fábricas vai também servir para que as unidades estejam prontas para a produção em série dos E2, a nova geração de aviões comerciais E-Jets da Embraer.



>>>>   https://www.dinheirovivo.pt/empresas/investimentos-da-embraer-em-portugal-estao-assegurados

Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Abril 12, 2018, 04:34:30 pm
Construtora aeronáutica brasileira Embraer já tem 450 trabalhadores diretos em Évora


A construtora aeronáutica brasileira Embraer tem já 450 trabalhadores diretos em Évora, assegurando também outros “120 postos de trabalho de profissionais” ligados a prestadores de serviços, revelou hoje o presidente da empresa em Portugal.

“Temos, neste momento, 450 empregados no total das duas fábricas e do nosso Centro de Engenharia”, unidades que funcionam no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora (PIAE), disse à agência Lusa Paulo Marchioto.

O presidente da Embraer Portugal frisou que, a estes, somam-se os “cerca de 120 postos de trabalho de profissionais ligados aos fornecedores de serviços” das duas fábricas (uma de estruturas metálicas e outra em materiais compósitos) e que trabalham em Évora.

Inauguradas em 2012, a Embraer Metálicas e a Embraer Compósitos envolveram um investimento inicial a rondar os 180 milhões de euros e, dois anos depois, a empresa criou também um centro de engenharia e tecnologia na cidade alentejana.

As duas unidades fabris, explicou Paulo Marchioto, “continuam a fornecer produtos da Embraer nos três segmentos em que o grupo compete”.

Na aviação comercial, são fabricadas peças “para os quatro modelos” da primeira geração dos E-Jets (E1) e para “os três modelos” dos novos aviões da segunda geração de jatos da empresa (E2), indicou o presidente da empresa em Portugal.

Paulo Marchioto falava à Lusa a propósito do primeiro voo no espaço aéreo norueguês realizado hoje pelo primeiro E190-E2 produzido no mundo pela empresa brasileira, operado pela companhia aérea Widerøe.

Em termos de aviação executiva, continuou, saem de Évora componentes para “os modelos Phenom 100, Legacy 450, 500 e 650”, enquanto, na área da defesa e segurança, as fábricas alentejanas produzem peças para o novo KC-390.

Portugal, referiu o responsável, “mantém-se como um dos principais parceiros estratégicos no exterior” para a construtora aeronáutica brasileira, tal como foi “definido há 10 anos, quando a presença em Évora foi estruturada”.

E é o país, destacou, onde a empresa “continua a desenvolver uma base tecnológica assente em competências avançadas e únicas dentro do grupo”.

A Lusa questionou a Embraer a propósito do KC-390 e sobre o ponto de situação das negociações com o Estado português para a compra de cinco destas aeronaves, mas a empresa limitou-se a dizer que, “por regra”, não cometa “detalhes neste tipo de processos negociais”.

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer foi fundada em 1969 e, até hoje, já entregou mais de oito mil aeronaves.

Líder no fabrico de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil, a empresa possui unidades industriais, escritórios e centros de serviços na América, África, Ásia e Europa.


>>>>>>>>>  https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/construtora-aeronautica-brasileira-embraer-ja-tem-450-trabalhadores-diretos-em-evora
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: Lusitano89 em Julho 08, 2019, 12:07:49 pm
(https://funkyimg.com/i/2Vkbz.png)


 :arrow: http://www.cavok.com.br/blog/boeing-quer-mais-500-engenheiros-nas-fabricas-da-embraer-em-evora/?fbclid=IwAR0vJM16XyLM9kxYElHYJJfcS_sdq2mL4Dep_hBBXaOEahXzImmtoObJI7o
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: tenente em Abril 26, 2020, 07:44:42 am
https://newsavia.com/boeing-desiste-da-compra-de-ativos-da-embraer-abortou-negocio-bilionario

Abraço
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: tenente em Abril 26, 2020, 06:17:28 pm

https://newsavia.com/boeing-culpa-a-embraer-pelo-insucesso-do-acordo-e-diz-ter-exercido-direito-de-rescindir/

abraços
Título: Re: Embraer em Portugal
Enviado por: HSMW em Abril 26, 2020, 06:33:24 pm
Vamos tentar concentrar este assunto aqui:

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=4162.msg330417#new