Para aumentar os lucros da CP é preciso que se desenvolva o interior do país. Aumente-se o fluxo económico entre litoral e o interior, e a CP vai começar a ganhar dinheiro.
Quem diz o interior diz o país como um todo também...tanta coisa que se deveria melhorar...fazer uma lista é uma óptima maneira para fazer uma "directa"...
Passa por não centralizar o país em Lisboa, mas sim apostar no crescimento e desenvolvimento do resto do país/cidades. Não façam como a Grécia, com 5 milhões a viver na capital.....e eles só tem mais uns..200mil que nós +/-
Eu acho que Lisboa puderia, e deveria, ser uma cidade de 5 milhões ou mais de habitantes, porque não? No entanto, também acho que se deveria desenvolver mais umas cidades que atuassem como pólos regionaís de pujança económica no interior, litoral, e norte e sul de Portugal. Todas elas conectadas por uma rede ferroviária de alta-velocidade, todas elas competitivas entre si próprias, e todas elas competitivas a nivel global.
Discordo completamente. Voce vive em Lisboa? É que tal afirmação não pode vir de um Lisboeta. Somos 2.5 e já temos muitos problemas. E posso-lhe dizer também que Atenas é um pequeno inferno...é muita gente numa grande cidade. E como final digo-lhe que aqui na Alemanha vivem uns 82 milhões de pessoas...mas cidades com mais que um milhão de habitantes são raras..
Prefiro que as outras cidades aumentem...assim aumentando o nível de actividade económica dessas e aumentando também o trafego inter-cidades.
Sim, sou de Lisboa, aliás cresci em Lisboa. E não, não vejo problema em fazer de Lisboa uma cidade de 5 milhões de habitantes. Lisboa deve crescer verticalmente, começar a deitar abaixo os prédios velhos que abundam pela cidade, e construir novos edifícios. O país tem que andar p'ra frente, não pode ficar parado no passado.
Na Alemanha existem várias cidades grandes, Frankfurt, Munique, Dusseldorf, Cologne, Estugarda, etc...
Acho que em Portugal puderia-se ter mais umas duas ou trés, ou mais, cidades quase do tamanho do Porto, como por exemplo, Castelo Branco, Évora, Bragança, Faro, Setubal.
Mas para isto acontecer era preciso ter uma política de crescimento demográfico, acompanhada por políticas económicas que visam o rápido crescimento económico.
O problema de Portugal é esse : têm um eixo litoral e o resto do país está
ao abandono ... Para criar desenvolvimento regional tinham que algumas
cidades do interior atingirem pelo o menos os 100 mil habitantes, de maneira
a criar novos postos de trabalho, travar a desertificação, bons acessos a
estes cidades, aumento do negocio e por isso, aumento da riqueza ... Mas
actualmente a realidade é outra : o interior continua a desertificar-se, em
beneficio da partida para o estrangeiro, para a cidade mais perto ou para
o litoral ...
Sendo eu de Bragança, sei do que falo, a cidade está a desenvolver-se,
mas não atinge os 30 ou 40 mil habitantes ... As aldeias estam a ficar
cada vez mais desertas e o litoral cada vez mais saturado ...
De salientar que o districto de Bragança é o único do país sem 1
quilómetro
de auto estrada ... Em falando disso, onde se poderia encontrar um site
com a população de cada cidade de Portugal ?
Uma coisa importante para tornar a ferrovia portuguesa mais rentável:
http://socgeografia-lisboa.planetaclix. ... vemud3.pdf
Interessante. Como sempre, Portugal só se lixa por causa de estar ao lado de Espanha.
Só não concordo com os argumentos que valorizam a conexão Lisboa-Madrid. Não acredito que haja volume que justifique um grande investimento nessa ligação.
Acho que ao se valorizar em demasia a ligação Lisboa-Madrid vai-se continuar a votar o interior de Portugal ao sub-desenvolvimento. Seria mais importante criar uma rede ferroviária que permite aos Portugueses viajarem rapidamente de uma cidade para a outra dentro do país.
Temos mais a ganhar como país em desenvolver as cidades do interior de Portugal para que estas se tornem "motores" regionaís de pujança económica, do que deixar ser os Espanhoís a fazer o mesmo às cidades deles que estão do outro lado da fronteira. Da forma que é hoje dia, o mais certo é que gradualmente as cidades Portuguesas acabaram por se tornar satélites das cidades fronteiriças Espanholas.
Para ter uma ideia do que tu dizes, basta ver o transito na A6 ...
Sim, na verdade do artigo o que acho mais importante é mesmo o plano de transição para bitola europeia. Quanto às redes de alta velocidade, sozinhas não servem para grande coisa, seria preciso que o resto da rede ferroviária estivesse em condições de "alimentar" a alta velocidade.
Tal e qual como a rede viária : auto estradas razoáveis e rede de estradas
nacionais lastimáveis ...