“PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?

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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #15 em: Julho 09, 2012, 08:49:55 pm »
Citação de: "miguelbud"
Esta notícia está incorrecta, certo?  Este nao foi o primeiro UAV portugues.
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pôde hoje assistir ao bem-sucedido desempenho em pista do primeiro ‘avião de voo autónomo’ (UAV) concebido e fabricado em Portugal pela TEKEVER, uma empresa nacional de alta tecnologia
No contexto em que eles referem até acho que têm o direito de dizer que é o primeiro, especialmente visto que não é apenas um projecto de investigação.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Lightning

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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #16 em: Julho 30, 2012, 09:31:07 pm »
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Participação do PITVANT no exercício REP 12

UAV testaram capacidades ao largo de Tróia e Sesimbra


A Força Aérea Portuguesa (FAP), através da Academia da Força Aérea (AFA), participou no exercício "Rapid Environmental Picture 2012" (REP12), organizado pela Marinha, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), utilizando veículos aéreos não-tripulados (UAV), desenvolvidos no âmbito do PITVANT - Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados, da AFA e FEUP.

O REP12 teve em vista a avaliação, em ambiente real, das novas capacidades proporcionadas pelos veículos autónomos - submarinos, de superfície e aéreos - bem como das tecnologias que lhe estão associadas, no âmbito de operações aeronavais.

O REP12 decorreu nas semanas de 9 a 13 de julho e de 16 a 20 de julho e desenrolou-se em dois cenários distintos, nomeadamente: ao largo de Troia e ao largo de Sesimbra, em que tiveram lugar operações com veículos autónomos, quer submarinos quer de superfície e ao largo de Santa-Cruz, em que tiveram lugar operações com UAV.

Os voos efetuados pela equipa PITVANT, neste exercício, constituem um passo significativo no sentido de se estudar a viabilidade relativamente à integração de sistemas UAV no dispositivo da FAP, que executa missões de Busca e Salvamento e de Vigilância Marítima e, simultaneamente, dar satisfação aos compromissos assumidos pela Força Aérea no âmbito do projeto PERSEUS - Protection of European borders and SEas through the intelligent Use of Surveillance, financiado pelo 7º Programa Quadro Comunitário de Apoio (FP7).

http://www.emfa.pt/www/noticia-111-part ... cio-rep-12
 
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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #18 em: Agosto 03, 2012, 07:10:27 pm »
Vou seguir as pisadas do Cabeça de Martelo e colocar um artigo do operacional.pt, permitam-me a ousadia  :D .

SOBRE TERRA E SOBRE O MAR, OS UAV DA FORÇA AÉREA

O Projecto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não Tripulados da Força Aérea Portuguesa (PITVANT) continua a evoluir, a desenvolver capacidades e a testar, sobre a terra e sobre o mar, aquilo que os investigadores, militares e civis, vão criando em laboratório.

http://www.operacional.pt/sobre-terra-e ... rca-aerea/

 

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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #19 em: Setembro 25, 2012, 01:00:52 am »
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Primeiros voos UAV da plataforma Antex

Projeto desenvolvido pela AFA em parceira com a FEUP


No âmbito do projeto PITVANT, a Academia da Força Aérea (AFA) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) concentraram, em agosto de 2012, o esforço das suas atividades no sentido de converter uma das plataformas Antex de 150 kg de peso máximo à descolagem, em veículo aéreo não-tripulado (UAV).

Tendo em conta a experiência entretanto acumulada no âmbito do desenvolvimento, implementação e operação de sistemas de controlo em UAV de pequena dimensão (10-20 Kg de peso máximo à descolagem), foi possível realizar aquela conversão num curto período de tempo (cerca de duas semanas), tendo o primeiro voo autónomo deste sistema tido lugar em 21 de agosto, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota. Até ao presente realizaram-se mais seis voos autónomos desta plataforma, em que um dos voos teve a duração de quase uma hora, tendo-se acumulado um total de cerca de quatro horas de voo.

O sucesso (no que concerne a facilidade de execução, rapidez e segurança) com que se realizou a conversão e a operação da plataforma Antex como sistema UAV, só foi possível em resultado da experiência entretanto acumulada, ao longo dos três primeiros anos do projeto PITVANT, com a operação de plataformas UAV de menor dimensão, experiência esta que é única a nível Nacional, e comprovadamente reconhecida a nível internacional.

O projeto PITVANT utrapassou, recentemente, a realização de 700 voos autónomos, com um total acumulado de mais de 300 horas de voo, sendo considerado o projeto de investigação europeu, na área dos UAV, com maior atividade neste domínio.

http://www.emfa.pt/www/noticia-139-prim ... orma-antex
 

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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #22 em: Julho 19, 2013, 05:13:36 pm »
Um aviãozito da Fidelidade? Será que é para substituir as avionetas que passam sobre as praias da Costa de um lado para o outro durante o dia com faixas publicitárias?  :mrgreen:
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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #23 em: Julho 27, 2013, 05:16:44 pm »
Espero ansiosamente pela produção em série destes aparelhos e inicio de operação numa esquadra aérea dedicada a UAV's.

Penso que já deram boas prova do que conseguem fazer e esta na altura de se dar o passo em frente.
 

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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #24 em: Outubro 12, 2013, 03:58:13 pm »
"Os drones da Força Aérea Portuguesa", pequena reportagem vídeo da revista Exame Informática.  :arrow: http://exameinformatica.sapo.pt/videos/ ... portuguesa
Saudações Aeronáuticas,
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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #26 em: Novembro 26, 2013, 03:37:59 am »
Ainda se lembram do Império desenvolvido pela PAIC/PEMA como contrapartida pela modernização dos P-3? (PAIC presents Imperio SP1 at Farnborough) Pois bem, o projecto acabou em Dezembro do ano passado e o site da PEMA diz que o projecto custou cerca de 98 milhões de euros. :shock: (Deve ser erro, espero eu.)
Entretanto, a X Aerosystem, que foi criada para gerir o projecto já conseguiu um financiamento do QREN (#24563) para o «DESENVOLVIMENTO DE AEROESTRUTURAS DE UAV PARA APLICAÇÃO CIVIL».

Relativamente a estes programas todos (PITVANT, ANTEX-M, e companhia), tão cedo não vamos ver a FAP com UAVs 100% operacionais. Estes programas não passam de boas intenções. Sim, a FAP ganha know-how a operar UAVs e na investigação de sistemas e a indústria ganha experiência e financiamento. Mas ao final do dia o que é realmente ganho? Continuamos sem um UAV operacional e muito atrasados em comparação a outros países.

Grande parte das empresas portuguesas envolvidas acabam é por serem subcontratadas para trabalhar em produtos de outras empresas estrangeiras e os investigadores das universidades e dos institutos ou vão trabalhar para essas empresas, ou para outras empresas fora do país, ou simplesmente ficam a dar aulas nas universidades e nunca acabam por fazer um produto final. Sem falar que os israelitas e as outras empresas já têm grande parte do mercado sobre o controlo deles. Alguém acha mesmo que uma empresa portuguesa vai conseguir criar um UAV estilo Heron ou Predator que consiga competir com aqueles gajos?

O know-how que a FAP precisa para operar aeronaves não tripuladas podia ser também "facilmente" ganho ao adquirir-se uma vez por todas um sistema off-the-shelf que também incluí-se o treino dos operadores.

A ver o que vai acontecer com o fim do PITVANT em 2015...

Entretanto, deixo aqui um artigo de 2011: Unmanned Aircraft Systems: contibutos para uma visão estratégica.

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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #27 em: Novembro 26, 2013, 09:53:44 am »
Citação de: "Get_It"
Ainda se lembram do Império desenvolvido pela PAIC/PEMA como contrapartida pela modernização dos P-3? (PAIC presents Imperio SP1 at Farnborough) Pois bem, o projecto acabou em Dezembro do ano passado e o site da PEMA diz que o projecto custou cerca de 98 milhões de euros. :shock: (Deve ser erro, espero eu.)
Entretanto, a X Aerosystem, que foi criada para gerir o projecto já conseguiu um financiamento do QREN (#24563) para o «DESENVOLVIMENTO DE AEROESTRUTURAS DE UAV PARA APLICAÇÃO CIVIL».


Eu participei no projecto de desenvolvimento do primeiro Império e os valores apresentados penso que estão correctos. Estes 98 milhões de euros serviram para:

-Pagar os softwares tipo abaqus entre outros em várias instituições;
- Compra de vários equipamentos para fabricar as estruturas ( os Epóxidos e as fibras de carbono não são nada baratos)
-Pagamento da vinda por longos períodos de técnicos da Lockheed martin. Muita das vezes estavam cá em Portugal por mais do que 1 mês.
- Pagamento da informação que esses técnicos ensinavam aos engenheiros Portugueses.
- e entre outras coisas.
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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #28 em: Novembro 26, 2013, 12:18:06 pm »
E a relação custo beneficio desse projecto?
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Re: “PITVANT”: PRIMEIRO PASSO PARA UM UAV PORTUGUÊS?
« Responder #29 em: Novembro 26, 2013, 01:49:37 pm »
Citação de: "HSMW"
E a relação custo beneficio desse projecto?

Apesar de se ter adquirido bastante conhecimento ao nível mecânico, electrónico e aeronáutico fiquei com a ideia de que o projecto tinha uma grande falha , ou seja, estar a dependente de compras estatais. O que num mercado dominado pelos israelitas e americanos e sem legislação que permita o voo deste tipo de veículos levará à morte deste tipo de produtos.
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