E depois da recruta?

  • 72 Respostas
  • 25322 Visualizações
*

triton

  • 361
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Agosto 19, 2008, 10:37:03 pm »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "triton"
Citação de: "Lancero"
Cruzes. Respirem fundo...

triton, aceite os conselhos do jmg. É que ele está num quartel.

para quê?

ele é só primeiro sargento, o meu pai é sargento mor da cavalaria já teve na bósnia em trabalho, já teve no afeganistão.
Olha agora! Querem lá ver!  :domador:


o que se passa?
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Agosto 19, 2008, 10:37:40 pm »
Triton, podes conhecer as historias dos teus familiares, mas eu, como o jmg ou o HSMW, somos militares no activo que conhecemos o real funcionamento da cadeia hierarquica.
eu por ser neto de um GNR não implica que perceba como funciona a GNR (foi preciso tornar me militar para perceber como as coisas funcionam em instituições militares).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Agosto 19, 2008, 10:45:02 pm »
Citação de: "triton"
Citação de: "HSMW"
Citação de: "triton"
Citação de: "Lancero"
Cruzes. Respirem fundo...

triton, aceite os conselhos do jmg. É que ele está num quartel.

para quê?

ele é só primeiro sargento, o meu pai é sargento mor da cavalaria já teve na bósnia em trabalho, já teve no afeganistão.
Olha agora! Querem lá ver!  :roll:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Laruschuie

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Agosto 19, 2008, 10:46:23 pm »
Epah, nunca pensei que aquela frase despoletasse tamanha "discussão". Quando disse que os sargentos mandam nos praças e obedecem aos oficiais, não era para ser levado literalmente, estava a falar a nível de organograma de hierarquia militar. Talvez se tivesse dito que os oficiais estão acima dos sargentos, que por sua vez estão acima dos praças, não haveria tanto alarido. Uma simples divisão em categorias, assim, até pode levar alguém a pensar que um furriel é igual a um 1º sargento, e que as divisas/insígnias apenas servem para distinguir há quanto tempo se está a cumprir serviço militar.

A minha participação neste tópico não era para saber quem está acima de quem num quartel, era simplesmente para ter uma noção das funções/actividades de um 2º furriel (e consequente evolução dos mesmos) na PE, que é a especialidade que gostaria de representar.

E não estou à espera de uma lista exaustiva, que dê mais azos a discussões do género "Isso é segredo militar, não é para divulgar!". Apenas gostaria de saber umas coisitas ligeiras sobre isso, diferentes do palavreado oficial e legislativo que se vê nos sites.

Volto a insistir, nada de muito complexo ou exaustivo, quando lá estiver (se conseguir lá chegar) logo verei. Apenas queria algo para apimentar a curiosidade. Se tal não for possível, tudo bem, não é isso que me vai deixar intranquilo  :wink:
Cumprimentos,

Laruschuie
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Agosto 19, 2008, 10:53:41 pm »
Triton, vou te só dizer uma coisa, a inteligencia e a experiencia não estão nos ombros.
conheço alguns oficiais superiores pouco inteligentes e com pouca experiencia de coisas praticas e conheço praças geniais ja muito batidos.

um comentario do tipo "só é 1º sargento", demonstra arrogancia, elitismo e falta de capacidade de descernimento (mentalidade de quem manda, não a mentalidade de quem comanda e é comandado).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #35 em: Agosto 19, 2008, 11:43:33 pm »
Citação de: "triton"
para quê?

ele é só primeiro sargento, o meu pai é sargento mor da cavalaria já teve na bósnia em trabalho, já teve no afeganistão.


Pois tem que concordar que esse comentário lhe fica muito mal, e demonstra realmente o pouco que você sabe.

Ir almoçar ao refeitório ou ir tomar café ao clube de sargentos com o pai não lhe confere sabedoria nenhuma sobre o funcionamento das forças armadas.

Eu trabalhei com um jovem como você, que sempre viveu com os pais em unidades militares e conheceu várias unidades, pensava que sabia tudo sobre o funcionamento das forças armadas mas admitiu-me que só quando se tornou militar é que percebeu a realidade, e que era bem diferente da visão que ele tinha enquanto filho de um militar QP.
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Agosto 20, 2008, 10:14:12 am »
Principalmente que aquele que só é 1º Sargento está por acaso (ou não)no último ano do curso de ciências militares na Escola Superior Politecnica do Exercito. Ou seja falta me um ano para iniciar a minha carreira de oficial do QP.
Por isso um pouco de calma nas suas declarações TRITON.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Agosto 20, 2008, 01:15:17 pm »
e depois ha outra, ha quem seja sargento porque não quer ser oficial (eu adoro ter as mãos na massa, e para mim a carreira de oficial morre em capitão, enquanto que como sargento, se estiver no local certo, ainda consigo estar operacional como ajudante. E sabendo disso quando foi altura de concorrer, concorri a ESE e nunca me passou pela cabeça concorrer à AM).

JMG, menos um na classe, espero que ganhemos um bom oficial  :D
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Agosto 20, 2008, 02:30:53 pm »
Citação de: "tyr"
e depois ha outra, ha quem seja sargento porque não quer ser oficial (eu adoro ter as mãos na massa, e para mim a carreira de oficial morre em capitão, enquanto que como sargento, se estiver no local certo, ainda consigo estar operacional como ajudante. E sabendo disso quando foi altura de concorrer, concorri a ESE e nunca me passou pela cabeça concorrer à AM).


Mas, então, depois de capitão, a vida de oficial é de secretária?
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Agosto 20, 2008, 04:00:06 pm »
Citação de: "abatista"
Citação de: "tyr"
e depois ha outra, ha quem seja sargento porque não quer ser oficial (eu adoro ter as mãos na massa, e para mim a carreira de oficial morre em capitão, enquanto que como sargento, se estiver no local certo, ainda consigo estar operacional como ajudante. E sabendo disso quando foi altura de concorrer, concorri a ESE e nunca me passou pela cabeça concorrer à AM).

Mas, então, depois de capitão, a vida de oficial é de secretária?


Sim a 95%.
E mesmo quando os oficiais superiores (de Major para cima) vão para o campo (outros 5%) por exemplo, é para estarem no PC do Batalhão a analisarem cartas, mensagens e decidirem quais as Modalidades de acção a adoptar.
Não pode ser olhado com desdenho porque é uma tarefa de extrema importancia na qual também participam subalternos e sargentos (estado maior, EM coordenador e tecnico).
Para este desempenho é que se tira o curso de promoção a oficial superior (CPOS).
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #40 em: Agosto 20, 2008, 04:25:55 pm »
Citar
não vêm Oficiais mecânicos ou Oficias técnicos de electrónica.

Pois não. Isso é da area tecnico-profissional, da esfera dos sargentos.

Mas num patamar mais acima já vemos. Há oficiais licenciados em engenharia mecânica e electrotecnia.
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #41 em: Agosto 20, 2008, 04:33:58 pm »
Citar
Mas, então, depois de capitão, a vida de oficial é de secretária?

E se nao fosse secretaria onde os colocarias?
Por acaso tens uma ideia de quantos eles são e de quantos batalhoes e regimentos existem para eles comandarem?
A desproporção deve ser enormíssima...

Existem todavia muitas tarefas adequadas à categoria de oficial superior, por exemplo: professores da academia e instituto politecnico; chefes da mais variadas e muitas repartições dos estados maior, das direcções de arma (estas acabaram, nao foi?); direcções de ensino e administração das variadas unidades, etc... a GNR tb absorve uma centena deles, etc...

E tem que assim ser, especialmente num pais onde a hierarquia nao é piramidal, quem sai da academia acaba pelo menos em coronel. Dizem que nalguns casos até se verifica a inversão da piramide.
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #42 em: Agosto 20, 2008, 06:42:57 pm »
Citar
Principalmente que aquele que só é 1º Sargento está por acaso (ou não)no último ano do curso de ciências militares na Escola Superior Politecnica do Exercito. Ou seja falta me um ano para iniciar a minha carreira de oficial do QP.

No meu tempo creio que nao eram oficiais do QP mas sim SG. É a evolução.
::..Trafaria..::
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Agosto 20, 2008, 07:01:08 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citar
Principalmente que aquele que só é 1º Sargento está por acaso (ou não)no último ano do curso de ciências militares na Escola Superior Politecnica do Exercito. Ou seja falta me um ano para iniciar a minha carreira de oficial do QP.

No meu tempo creio que nao eram oficiais do QP mas sim SG. É a evolução.


Os Oficiais do Serviço Geral eram por assim dizer do Quadro Permanente quanto ao tipo de vinculo que os ligava ao Exército. Agora não eram de INF, ART ou afins. Eram do serviço geral, mais como um serviço. Claro que no EMFAR tem parte própria que os diferencia do pessoal da AM.
Agora o curso que estou a frequentar de ciências Militares vai me fazer ingressar no quadro de Pessoal e Secretariado, mas serei Oficial do QP.
Também eu com regras próprias previstas no EMFAR para os Oficias Técnicos.
Ou seja espera me a GUERRA.....DO PAPEL :wink:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Agosto 20, 2008, 07:06:13 pm »
Só é pena estar a ingressar num quadro já em extinção.... :cry:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ