BOPE - Rio de Janeiro

  • 48 Respostas
  • 26295 Visualizações
*

Sniper BR

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Dezembro 22, 2004, 11:37:14 pm »
Citação de: "Paisano"
BNDES financia a urbanização da maior favela de Belo Horizonte


· Aglomerado da Serra já tem mais de 46 mil habitantes
· Cerca de 3,2 mil famílias da favela serão remanejadas
· Obras irão do saneamento à recuperação ambiental
· Projeto premiado de Nazareno também ganha recursos


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento à Prefeitura de Belo Horizonte, para aplicação na primeira etapa do projeto multissetorial integrado que vai beneficiar os moradores do Aglomerado da Serra, a maior favela da capital mineira, formada por seis comunidades.

O investimento total da primeira fase do projeto é de R$ 114 milhões, dos quais o BNDES financia 75% (R$ 85,5 milhões), com a Prefeitura participando com 24,4% (R$ 27,8 milhões) e a Copasa, concessionária de serviços de abastecimento de água, completando os 0,6% restantes (R$ 740 mil).

Saneamento – De início, será implantado o sistema de saneamento básico, com interceptores a serem ligados aos serviços de esgotamento das comunidades. Somente após a instalação dos esgotos é que o abastecimento de água será regularizado, possibilitando o atendimento integral dos moradores, através da rede instalada pela concessionária Copasa.

Será feita também a reforma do sistema viário, que permitirá o acesso de caminhões de lixo e a coleta porta a porta nas vielas, com os garis utilizando carrinhos de mão. Haverá também coleta seletiva e programas especiais para retirada de entulho e de grandes volumes.

Meio ambiente – Serão feitas drenagens de águas pluviais e recuperação da cobertura vegetal nas margens dos córregos existentes na favela. Além disso, haverá desocupação das áreas do topo da Serra do Curral, para proteger as cabeceiras e as nascentes da bacia do Córrego Arrudas, com remoção dos moradores também em áreas ao longo do Córrego das Mangueiras e nas encostas a serem protegidas e reflorestadas.

O projeto, que prevê regularização fundiária, com a titulação efetuada preferencialmente em nome da mulher, permitirá ainda o remanejamento de aproximadamente 3,2 mil famílias, que representam cerca de 24% dos moradores do Aglomerado da Serra. As novas habitações estarão localizadas em três conjuntos habitacionais construídos em outras áreas da própria favela – dois conjuntos na Vila Nossa Senhora de Fátima e o outro na Vila Aparecida.

Nazareno – Ainda em Minas Gerais, o BNDES está destinando cerca de R$ 1,5 milhão ao município de Nazareno, que fica a cerca de 230 km ao sul de Belo Horizonte, para construção do Centro Regional Integrado de Desenvolvimento Sustentado e também para capacitação das comunidades em temas ambientais e sociais, com destaque para estabilização de voçorocas (desmoronamentos e buracos causados por erosão subterrânea).

O projeto, denominado Maria de Barro, está inserido no programa Nazareno Verde, que foi premiado num concurso de Gestão Pública e Cidadania, uma iniciativa da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Ford, com apoio do BNDES.

Fonte: BNDES (http://www.finame.com.br/noticias/not826.asp)


Amigos e é com prazer que eu venho lhes comunicar que a obra na Serra ta ficando uma beleza! :D

  Abraços!
"Eu não tenho que lhes dizer. Quem ganhou a Guerra os senhores sabem: foi a Artilharia"
(PATTON - sobre a 2ª GM)
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #46 em: Outubro 25, 2005, 09:07:26 pm »
Citação de: "Guilherme"
Citação de: "TazMonster"
Se fosse eu que manda-se, dava-lhes outra coisa para temer e respeitar.
Chama-se NAPALM.

Seria um desperdício. Bastariam projéteis de 7.62 x 51 mm, do tipo que se fragmenta dentro do corpo humano, disparado por atiradores do topo dos prédios próximos aos "soldados do tráfico".

Sempre que se avistasse um traficante com uma arma ilegal, como um fuzil ou metralhadora, esses atiradores deveriam ter autorização para atirar para matar.


É por essas e por outras que esse BOPE não anda muito longe dos famigerados esquadrões da morte da PM. Aliás um comandante do BOPE no Rio de Janeiro foi demitido em 2002 na sequência de mais um "raid" daquela força polícial na comuna de Vigário Geral
 

*

Sniper BR

  • Membro
  • *
  • 54
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #47 em: Agosto 13, 2006, 12:40:46 am »
Olá amigos!

Vídeo sobre a rotina da Plícia do Rio de Janeiro:http://www.flurl.com/uploaded/brazil_10258.html

Cenas Fortes... :shock:

  Abraços!
"Eu não tenho que lhes dizer. Quem ganhou a Guerra os senhores sabem: foi a Artilharia"
(PATTON - sobre a 2ª GM)
 

*

Jorge Freire

  • 1
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Setembro 13, 2006, 02:47:34 am »
Citação de: "Paisano"
Citação de: "FinkenHeinle"
Citação de: "Paisano"
Reinstalá-los onde? O que acontecerá é a transferencia dos problemas (miséria, traficantes, etc.) para esse novo local.

A solução tem que ser no próprio local onde estão as favelas, a começar (eu disse: a começar) transformando-as em bairros com toda infra-estrutura necessária.

Tu não me compreendeu, Paisano.

Reinstalá-los EM BAIRROS COM TODA A INFRA-ESTRUTURA. Não seria simplesmente reinstalar a favela em outros lugares e jogá-los ao relento.

Ok FinkenHeinle, concordo com você.

No entanto, não é infinitamente mais fácil transformar as próprias favelas em bairros do que reinstalar toda uma população favelada?

Só para lembrar: A Rocinha tem quase 200.000 habitantes. Como se reinstala 200.000 pessoas?


Sou arquiteto, nasci e me formei no Rio de Janeiro. Meu PG (Projeto de Graduação) era sobre este tema.
Existe a possibilidade. Com dinheiro, muito dinheiro, um sistema social que levante toda a situação, sistemas contrutivos modernos e um planejamento adequado, poderemos fazer.
Mas o maior problema, é manter a mesma densidade demográfica existente nestas áreas. É muito difícil. Talvez se fosse combinada com a transferência e relocação de parte da população, fosse possível.
O filme "Cidade de Deus", mostra um conjunto habitacional, conruído para a relocação de favelados e que foi dominado pelo crime.
O Maluf em São Paulo, começou a fazer alguma coisa no sentido de reurbanizar e transformar fabelas em bairros. Em Minas Gerais e em Vitória se faz alguma coisa. Mas não existe uma favela igual a outra.
Quanto ao uso de forças militares no combate ao crime organizado e a açãoes de polícia em áreas de alta densidade,  é uma apelação política-eleitoreira.
Os soldados não foram treinados para isto, não fariam como os policiais  cuja missãoé prender o elemento e leva-lo para a justiça; eles são treinados para cumprir a missão de derrotar o inimigo e reconhecem uma dose de dano colaterar indispensável, eles não iriam conversar, se confrontados, iriam usar os meios que dispusessem para cumprir a missão.
Temos que lembrar que as favelas são áreas residenciais,lá moram famílias, crianças e trabalhadores, os marginais são minoria, e napalm faz ótimas fotos de crianças correndo queimadas na rua e que por causa de ações como esta, o exército dos EUA perderam o apoio interno na época da Guerra do Vietnan e a guerra.