Pessoalmente ainda estou um bocado na dúvida do que os NH-90 virão a fazer no Exército além de missões de transporte táctico dentro do nosso território nacional. Será que no futuro serão enviados para teatros de operações,
O futuro é uma incógnita mas, por exemplo tivemos um destacamento de Alouette III em Timor, no futuro essas missões poderiam ser feitas com helicopteros do Exército.
ou até mesmo poderão a vir a fazer parte do dispositivo de busca e salvamento da costa portuguesa, como o Alouette III da FAP faz actualmente?
Eu pessoalmente acho que não devia, isso iria por em causa uma possivel deslocação desses helicopteros para teatros de operações para apoiar forças terrestres, ficavam a fazer o mesmo que faz o EH101 e que o Puma fazia quando operava do Montijo, participava em exercicios de transporte com o Exército mas como eram/são necessários cá para as missões de busca e salvamento, muito dificilmente serão enviados para missões externas.
Acho que devíamos analisar bem as missões esperadas das aeronaves e as necessidades das mesmas para depois podermos ver as capacidades dos helicópteros em relação aos seus custos.
As missões dos helicopteros do Exército deverão ser apoiar as Forças do Exército, tal como os Lynx apoiam as Forças da Marinha.
Do que me lembro acho que a ideia do Comando Conjunto de Helicopteros não era uma imitação cega do conceito britânico, isto é, não era um comando operacional conjunto, cada ramo continuava a mandar no que era seu mas, era sim, um comando conjunto logistico, de forma a poupar na manutenção dessas aeronaves, e isso ainda não está implementado.
A Força Aérea tem necessidade do alcance e autonomia do EH101 devido ao enorme espaço de responsabilidade SAR, por isso seria um erro ter o NH90 a fazer as missões SAR, mas por exemplo paises como a Alemanha, Bélgica, etc já é um helicoptero suficiente para isso pois são paises sem ilhas, com costas pequenas, etc.
O Exército não tem necessidade de um aeronave tão grande e a Marinha de certeza que também não vai substituir o Lynx pelo EH101 Naval.
Para mim, o futuro das frotas de helicopteros militares em Portugal vai ser:
EH101 Merlin na Força Aérea (necessidade do grande alcance como já referi)
EC635/A109 no Exército e na Força Aérea
NH90 TTH no Exército
Super Lynx na Marinha (daqui a uns 15 anos a ser substituido por NH90 NFH, será mais ou menos a altura de também substituirmos as Fragatas)
Ficamos assim no futuro com 3 tipos de helicopteros.