Substituição dos Falcon 50

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #75 em: Dezembro 04, 2018, 12:32:58 pm »
Em conversa com um membro dos Linces há uns tempos foi-me dito que se se optasse por adquirir um ou dois Embraer ERJ-135/145 para transporte VIP, libertando dessa forma os Falcon 50 modernizados para o transporte rápido de orgãos e/ou doentes críticos, seria perfeitamente viável a sua manutenção [dos Falcon] por mais uns tempos. A questão é que a aquisição, ou melhor leasing por 5 anos ::), de um ou dois aparelhos ERJ-145 ex-Portugália continua em águas de bacalhau e sem grandes desenvolvimentos em perspectiva.

A propósito de transporte de orgãos, antes da chegada dos Falcon 20 e 50 a Portugal as coisas processavam-se por vezes de forma pouco usual e improvisada; por exemplo, uma história ainda hoje contada pelo próprio interveniente, o ex-CEMFA Gen. PILAV José Pinheiro (à altura Capitão) e passada nos finais da década de 80 foi a de um TA-7P que, depois de colocado em alerta, foi recolher um coração ao Porto, tendo a equipa médica colocado o contentor com o mesmo ao colo de um Sargento-Ajudante que seguia no lugar traseiro do bilugar, e o Corsair rapidamente descolado do aeroporto Sá Carneiro em direcção ao da Portela onde o esperavam os técnicos que o haveriam de levar para transplante. Nesse dia o TF30 não deu complicações e a viagem foi feita em 12 minutos. Outros tempos.  :)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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raphael

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #76 em: Dezembro 04, 2018, 02:22:48 pm »
Quem não tem cão caça com gato...CharlieJaguar se necessário também temos F-16 bilugar para imitar esse TA-7P de outros tempos, mas em vez de ir ao colo do SAJ pode ir em contentor próprio num dos pilons da asas...
Um abraço
Raphael
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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #77 em: Dezembro 04, 2018, 03:08:56 pm »
Quem não tem cão caça com gato...CharlieJaguar se necessário também temos F-16 bilugar para imitar esse TA-7P de outros tempos, mas em vez de ir ao colo do SAJ pode ir em contentor próprio num dos pilons da asas...

Bem sei Rafael, bem sei. E não há missão mais sagrada do que salvar uma vida, por isso todos os recursos à disposição são válidos.  ;)

Nos EUA, durante a década de 80 e princípio da de 90, quando era necessário o transporte rápido de orgãos de costa a costa a USAF usou muitas vezes o F-111 ou FB-111 naquelas que passaram a ser conhecidas como missões "Organ Run". Era das poucas vezes que se permitia ao 111 ultrapassar a barreira do som sobre áreas populacionais nos EUA continentais. Estudou-se a viabilidade do SR-71 para essa missão, mas obviamente os custos associados levaram rapidamente a que se optasse pelo Aardvark, com o contentor refrigerado com os orgãos a viajar seguramente ao colo do WSO da aeronave.  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #78 em: Dezembro 04, 2018, 04:37:36 pm »
 

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mafets

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #79 em: Dezembro 05, 2018, 10:26:47 am »
Já aconteceu um pouco por todo o mundo. Neste caso na Índia: https://www.huffingtonpost.in/2015/07/31/indian-air-force-organ-de_n_7908872.html?guccounter=1&guce_referrer_us=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_cs=AtAGNMEIT7ovj07g3lKJNg



Um das mais curiosas aconteceu no 11 de Setembro, onde todo o tráfego estava no chão (embora aí os caças actuassem como escolta).

https://www.businessinsider.com/only-one-place-was-allowed-to-take-off-after-flights-were-grounded-on-sept-11-2011-2011-9

Citar
The chances of getting clearance for a plane to take off from New York were unlikely, so they tried San Diego. The FAA in Washington granted permission for the flight, although it had to be escorted by two fighter jets. Within 45 minutes of landing, the antivenin was being administered.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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LM

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #80 em: Outubro 29, 2019, 10:40:52 pm »
AEROMEC WAS AWARDED BY THE PORTUGUESE AIR FORCE (PTAF) TO PERFORM THE FULL GLASS COCKPIT MODERNIZATION OF THE DASSAULT FALCON 50



AEROMEC will perform the avionics upgrade on the three Dassault Falcon 50 aircraft from the PTAF.

The chosen solution based on Universal Avionics equipment (an Elbit Systems Company) will meet the latest SESAR requirements, offering the most advanced industry technologies, including: EGNOS (SBAS), Required Navigation Performance (RNP), Precision-Area Navigation (P-RNAV), LPV capabilities, Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B), the Future Air Navigation System (FANS) and the Link 2000+ Programme.

The full glass cockpit package solution will comprise:

Four EFI-1040 Advanced Flight Displays
o  the latest technology LCD flat panel displays, which offers superior sunlight readability, higher resolution and wider viewing angles;

Dual UNS-1Fw SBAS-Flight Management System
o   with its integral GPS/SBAS receiver, provides increased satellite availability, reliability and integrity for GPS and SBAS navigation, being compatible with Europe (EGNOS), USA (WAAS) and Japan (MSAS);

UniLink UL-801 Communications Management System
o   digital communications between the pilot and Air Traffic Controller in the exceedingly complex Communication, Navigation, Surveillance (CNS) and Air Traffic Management (ATM) environment, full compliance with DO-178B Level C guidelines and FANS 1/A+ standards, UniLink will accommodate the expansion of datalink services into CPDLC;

Iridium Satellite Data Unit
o   satellite connectivity for the Future Air Navigation Systems (FANS 1/A+) and supporting CPDLC;

Cockpit Voice and Flight Data Record (CVFDR), TCAS II Upgrade, ADS-B Out, Solid-State Data Transfer Unit (SSDTU), Electronic Flight Bags (EFB), Entertainment System.
The President of AEROMEC, Mr. Rui de Almeida, stated: “this is a very important achievement for AEROMEC, preparing the Company to be Certified EASA Part 21 Subpart J in 2020.  Other Programs are already scheduled such as the modernization of OMNI Aviation Falcon 900B and the Learjet fleet but also ADS-B Out modifications for other Customers.”
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #81 em: Outubro 29, 2019, 11:41:32 pm »
 Por isto se constata que isto é um país de tontos. Então agora que o avião com 30 anos está a entrar em fadiga estrutural e no limite máximo de ciclos. É que vão modernizar a instrumentação do cockpit?
Quando a tendência é os operadores (muitos poucos) estarem a abater. Até já há FA's que estão abater o Falcon 900, modelo posterior.
 É a mesma coisa de pegar num Peugeot 405 de 1988 e mandar instalar um cockpit do 508.

 Quando já há Falcon's 7X ou até mesmo Legacys 650 a preços da uva mijona. O A319 CEO (motorização anterior ao NEO) maiorzinhos, estão em saldos. Há aos pontapés para vender. A Hungria comprou 2 e outros 2 7X novos. E estes idiotas põem-se a gastar dinheiro a "modernizar" chaços?
 
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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #82 em: Outubro 30, 2019, 12:06:37 am »
A UE ajuda a pagar a modernização de "chaços", mas o caso já muda de figura quanto a ajudar a comprar material novo...

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #83 em: Outubro 30, 2019, 12:36:51 am »
Resta-me perguntar em quanto vai ficar este upgrade, quais os critérios por trás deste investimento, se a empresa é de algum amigo, a la golas inflamáveis...

Isto a mim parece mais um MLU como o das fragatas, só para inglês ver, até porque daqui a 10 anos ou até menos, terá de se substituir as aeronaves.
 

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #84 em: Outubro 30, 2019, 12:55:15 am »
Se a UE paga, então que se aproveite! Vão ficar mais catitas, e o contribuinte português agradece. Agora gostava de saber os pormenores da "ajuda" e dos valores envolvidos.
Tudo o que for acima dos 3 milhões a sair dos cofres do estado, já é demais.
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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #85 em: Outubro 30, 2019, 01:01:42 am »
Se a modernização de 5 C-130 fica por 2 milhões, 3 Falcon 50 deve ser menos que isso.
« Última modificação: Outubro 30, 2019, 01:02:11 am por Lightning »
 

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #86 em: Outubro 30, 2019, 01:23:06 am »
Se a modernização de 5 C-130 fica por 2 milhões, 3 Falcon 50 deve ser menos que isso.

Esta não sabia, julgava ter lido algures que era 5 milhões. Então 300 mil Euros e não se fala mais disso, a UE que pague o resto. 😂
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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #87 em: Outubro 30, 2019, 01:27:04 am »
Se a modernização de 5 C-130 fica por 2 milhões, 3 Falcon 50 deve ser menos que isso.

Esta não sabia, julgava ter lido algures que era 5 milhões. Então 300 mil Euros e não se fala mais disso, a UE que pague o resto. 😂

Fui pesquisar e aqui fala em 15,5 milhões, onde foste buscar essa dos 2 milhões?
https://www.aereo.jor.br/2019/02/01/cargueiros-c-130-hercules-portugueses-vao-receber-novos-avionicos/
« Última modificação: Outubro 30, 2019, 01:27:55 am por Lusitaniae »
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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #88 em: Outubro 30, 2019, 03:12:19 am »
Vi num jornal qualquer mas nem me lembro qual. Amanhã confirmo.

Ou vi mal e falta ali um 0 junto ao 2 :mrgreen:.
« Última modificação: Outubro 30, 2019, 03:12:57 am por Lightning »
 

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #89 em: Outubro 30, 2019, 09:29:59 am »
Mais um caso de longevidade à portuguesa...  :mrgreen: ::)
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