Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 713840 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5401
  • Recebeu: 5338 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: O que irá substituir os F-16
« Responder #1335 em: Fevereiro 04, 2018, 08:52:00 pm »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
Re: O que irá substituir os F-16
« Responder #1336 em: Fevereiro 05, 2018, 10:16:53 am »
Portugal devera operar ums 12/15 F35

 

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: O que irá substituir os F-16
« Responder #1337 em: Fevereiro 05, 2018, 10:33:27 am »
Portugal devera operar ums 12/15 F35

a ser assim, convirá guardar uns quantos F-16 operacionais - uns 20 pelo menos...
e os F-35 voam para as missões internacionais...
para não gastar!...
porque não faz qualquer sentido fazer levantar 2 F-35 para controlar uma avionete, ou um avião comercial ou até um bombardeiro russo que venha aí fazer umas provocações!...o F-16 chega e sobra e muito para esses casos...
pelo que o avião deve ser conservado e utilizado como principal arma da Força Aréra...
os poucos F-35 que se venham a comprar devem ser para treinar e usar em missões internacionais mais exigentes...
se assim for os F-16 não devem desaparecer de Portugal tão cedo!...
nem pouco mais ou menos!...
ou seja, modernização Viper para a frente!...
até porque até haver dinheiro para os F-35 ainda vai faltar muito!...
« Última modificação: Fevereiro 05, 2018, 10:56:06 pm por jpthiran »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5401
  • Recebeu: 5338 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: O que irá substituir os F-16
« Responder #1338 em: Fevereiro 05, 2018, 02:13:53 pm »
Com todo o respeito, e pese embora um fórum seja por excelência o espaço para discussão, duplicar um tópico como é este o caso não faz sentido. Até porque quando houverem novidades a respeito do futuro da nossa frota de caças (e esperemos que sejam para breve), essas serão partilhadas neste ou no outro tópico? Just my two cents...  ;)




P.S. Na minha opinião era muito mais interessante abrir um tópico sobre o que será expectável que seja a Força Aérea Portuguesa a partir de 2025/2030, agora que se vive um período de alguma incerteza como com a indefinição quanto à modernização do F-16, do substituto dos Falcon 50 e dos Epsilon, as modernizações ou não do EH-101 Merlin, C-295M e C-130, as ambições para o KC-390 e AW119 Koala, a actualização dos sistemas do P-3C CUP+ ou então a opção pela compra de alguns P-8A Poseidon e, por exemplo, se chegaremos a ver de novo a Esq. 103 reactivada com aparelhos próprios ou, porventura, a abertura de uma escola internacional de formação avançada de pilotagem de combate em Beja.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1339 em: Fevereiro 05, 2018, 08:45:30 pm »
Tópicos fundidos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1340 em: Fevereiro 08, 2018, 10:12:55 pm »
Só acho que deveria haver uma opção de "futuro caça 5ª geração" porque há programas em vários países que ainda estão em desenvolvimento e até poderão ter interesse no futuro.
 :2gunsfiring:
 

*

diogo13350

  • Membro
  • *
  • 178
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +8/-1
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1341 em: Fevereiro 20, 2018, 02:33:53 pm »
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1342 em: Fevereiro 24, 2018, 03:54:30 pm »
Só acho que na sondagem deveria ter aparecido a opção "futuro sistema de 5ª geração".
Afinal de contas na altura em que formos substituir os F16 já irão existir mais opções de 5ª geração do que só o F35.
 :moca:
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1343 em: Fevereiro 24, 2018, 07:05:30 pm »
A ideia e criação desta sondagem e tópico foi em 2007!!
Passados dez a única  coisa a substituir será mesmo o titulo...  ;D
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1344 em: Fevereiro 25, 2018, 10:46:37 am »
Boas caros Amigos,

Vejo com alguma satisfação, que algumas opiniões aqui expressadas mais recentemente, vão de encontro aquela que escrevi aqui á uns meses atrás, e que agora vou repetir mais uma vez.

 Em 1º lugar, esta questão da substituição dos F-16 vai ser uma decisão maioritariamente politica, quem pensar o contrário está a ser um mero sonhador, e nesse contexto vi com agrado a preocupação do nosso presidente da Republica com o estado das nossas forças armadas(pode  vir a ser uma "cunha" importante).

Sendo assim, e expressando a minha opinião, considero que deveríamos optar pela aquela máxima do custo/beneficio acrescentando a necessidade de estarmos na vanguarda da tecnologia, e para isso sugiro uma solução F16 + F-35 numa 1ª fase.... Contamos com 30 aparelhos, 19 do PA 1  e 11 do PA 2 , acho um erro fazer modernização Viper aos  F-16 do PA  2 estas células, como todos sabem, já contam com mais de 30 anos e por isso era muito melhor tentar arranjar comprador para estas aeronaves, ajudando a financiar o upgrade viper nos restantes 19 F-16, aos quais eu juntaria a compra de mais 1 e aqui podia ser um bloco 60/70 novo ou um bloco 50/52 usado e fazer o upgrade Viper e assim ficariamos com 20 F-16 v para fazer essencialmente defesa aérea, patrulhamento, interceção,etc....

Paralelamente, começaríamos a entrar no programa F-35.... Aqui obviamente, que teríamos que ser muito criteriosos e não esquecendo que Portugal não é um pais de 1ª linha na Nato  e que por isso ter um esquadrão de ataque muito grande não faz sentido, por isso defendo a compra de 10/12 F-35 á razão de 2 por ano, tendo em conta que o preço do avião deverá rondar os 75/80 milhões + sobresselentes, formação, etc.... ou seja +/-100 milhões por avião, 200 milhões por ano, penso que não é utópico nem impossível para as finanças Portuguesas, até porque  a Nato continua a pressionar os países com os 2% do PIB gasto nas forças armadas e segundo sei andamos a gastar muito abaixo disso, 0.9% a 1.10% são os números dos últimos anos. Penso que esta opção daria tempo para depois, lá para 2035/40 pensarmos em substituir os restantes F-16 pelo F-35 ou outra opção que surja entretanto, porque estou como alguns aqui escreveram, doa a quem doer vamos ter F-35, resta saber quando.....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jpthiran

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5401
  • Recebeu: 5338 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1345 em: Fevereiro 25, 2018, 03:18:14 pm »
Vejo com alguma satisfação, que algumas opiniões aqui expressadas mais recentemente, vão de encontro aquela que escrevi aqui á uns meses atrás, e que agora vou repetir mais uma vez.

Caro colega forista, qual seria o problema se a maioria das opiniões fossem contrárias àquilo que sonha/pretende/deseja? Agora fiquei curioso... :conf:

Um fórum é um espaço de discussão, muitas vezes com natureza informativa e esclarecedora, e por isso cada indivíduo tem direito a estar contra, a favor ou neutral face a qualquer opinião emitida. Não são os "+" e "-" de aprovação e os likes que impelem a pessoa a escrever ou a debater, creio eu na minha santa ignorância.  ::)

Quanto à sua opinião julgo ter ficado bem patente da última vez.


Em 1º lugar, esta questão da substituição dos F-16 vai ser uma decisão maioritariamente politica, quem pensar o contrário está a ser um mero sonhador, e nesse contexto vi com agrado a preocupação do nosso presidente da Republica com o estado das nossas forças armadas(pode  vir a ser uma "cunha" importante).

A isso dá-se o nome de "verdade de La Palice". Cavaco Silva também proferia discursos inflamados no 10 de Junho sobre a pátria e os militares, e contabilizemos no que isso deu em termos práticos.  ::)


Sendo assim, e expressando a minha opinião, considero que deveríamos optar pela aquela máxima do custo/beneficio acrescentando a necessidade de estarmos na vanguarda da tecnologia, e para isso sugiro uma solução F16 + F-35 numa 1ª fase.... Contamos com 30 aparelhos, 19 do PA 1  e 11 do PA 2 , acho um erro fazer modernização Viper aos  F-16 do PA  2 estas células, como todos sabem, já contam com mais de 30 anos e por isso era muito melhor tentar arranjar comprador para estas aeronaves, ajudando a financiar o upgrade viper nos restantes 19 F-16, aos quais eu juntaria a compra de mais 1 e aqui podia ser um bloco 60/70 novo ou um bloco 50/52 usado e fazer o upgrade Viper e assim ficariamos com 20 F-16 v para fazer essencialmente defesa aérea, patrulhamento, interceção,etc....

Fazer o upgrade para o F-16V Viper só para Defesa Aérea? Compreendo, afinal o F-35 para ser minimamente credível em combate ar-ar precisa utilizar estações externas, pelo menos para o AIM-9X/AIM-132 mas, na minha opinião, tal seria deitar dinheiro à rua pois a versatilidade/polivalência do sistema de armas F-16 está mais do que comprovada enquanto a do Lightning II ainda anda a ser averiguada. Se o novo pacote de software Block 3F só há pouco tempo começou a ser instalado, e mesmo assim tem levantado problemas de vária ordem devido às diferentes versões desse mesmo pacote em utilização, é aconselhável optar já ou em breve pelo F-35? Acho que não. E já agora, por alguma razão a USAF decidiu recentemente manter em serviço o F-16 até 2048...

https://breakingdefense.com/2018/01/f-35-problems-late-iote-f-35a-gun-inaccurate-f-35b-tires-threat-data-cyber/
https://www.theregister.co.uk/2018/01/30/f35_dote_report_software_snafus/
http://www.thedrive.com/the-war-zone/9247/usaf-to-keep-upgraded-f-16s-till-2048-as-fate-of-f-15c-in-doubt


Paralelamente, começaríamos a entrar no programa F-35.... Aqui obviamente, que teríamos que ser muito criteriosos e não esquecendo que Portugal não é um pais de 1ª linha na Nato  e que por isso ter um esquadrão de ataque muito grande não faz sentido, por isso defendo a compra de 10/12 F-35 á razão de 2 por ano, tendo em conta que o preço do avião deverá rondar os 75/80 milhões + sobresselentes, formação, etc.... ou seja +/-100 milhões por avião, 200 milhões por ano, penso que não é utópico nem impossível para as finanças Portuguesas, até porque  a Nato continua a pressionar os países com os 2% do PIB gasto nas forças armadas e segundo sei andamos a gastar muito abaixo disso, 0.9% a 1.10% são os números dos últimos anos. Penso que esta opção daria tempo para depois, lá para 2035/40 pensarmos em substituir os restantes F-16 pelo F-35 ou outra opção que surja entretanto, porque estou como alguns aqui escreveram, doa a quem doer vamos ter F-35, resta saber quando.....

Se não estou em erro, bem apuradas as contas o preço unitário de um F-35A está nos 150 milhões de euros neste momento (fora sobressalentes, manutenção e formação)... ora, por exemplo, se para se arranjar a verba de 20 milhões (+ IVA) para helicópteros ligeiros parece que foi arrancada a ferros, onde obteria e como justificaria o gasto de 300 milhões/ano perante uma classe política que não se podia estar mais nas tintas para as Forças Armadas e opinião pública que, de inculta que é no aspecto da temática da Defesa (e não só), "come na mão" desses mesmos detractores e destruidores da instituição castrense portuguesa?

Quanto aos 2% do PIB até 2024, relembro que o nosso Ministro da Defesa é um dos mais acérrimos críticos e opositores a essa medida, classificando-a mesmo de absurda e apresentando antes o conceito inovador de se ver uma "avaliação mais rica" daquilo que cada Estado despende de facto nas Forças Armadas.  :jok:

http://observador.pt/2017/06/07/ministro-da-defesa-contra-absurdo-da-logica-do-pib/


Por fim, o seu "doa a quem doer vamos ter F-35, resta saber quando..." Já no ano passado lhe tinha lançado o repto de, se souber algo que nós comuns mortais não saibamos, que o partilhasse connosco. Não o fez até agora, por isso essa sua afirmação é baseada em quê? Realidade, sonho ou desejo?

Também me vou repetir agora: se a FAP é fortemente orientada pela doutrina da USAF, decerto que pós-F-16V a maior parte da sua cúpula desejará o F-35A. No entanto, há pelo menos realisticamente outra aeronave que poderia entrar em jogo, até com um pouco de samba ;), que é o mais acessível e até agora (bem) menos problemático JAS-39E/F Gripen. Ou, quem sabe, um qualquer negócio de ocasião com Eurofighters, Rafales? Tudo isto é futurologia, e a realidade teimosamente continua a mostrar-nos que aquilo que idealizamos nem sempre é o que acontece.

F-35A na FAP? De acordo. Quando? Quando estiverem aferidas factualmente todas as suas capacidades, quando o acne tiver desaparecido e dado lugar a barba rija, e quando o preço a pagar por cada unidade não for proibitivo ao ponto de ser inclusivamente impeditivo de se avançar em simultâneo com outros projectos tão ou mais importantes que a aviação de caça.

« Última modificação: Fevereiro 26, 2018, 12:51:58 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, mafets

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2333 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1346 em: Fevereiro 25, 2018, 07:57:55 pm »
Eu também acredito que a vontade das chefias é ir para o F-35, por causa da doutrina USAF, mas também os parceiros EPAF estão a  ir nesse sentido, só não sabemos quando é que isso será, porque o preço tem que ser politicamente aceitável.

Até lá tem que se manter os F-16 a voar, e actualizados, isso nunca parou, ainda em 2014 passou-se para a tape M6.5.
http://www.emfa.pt/www/noticia-740-f-16-operational-test-and-evaluation

 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1347 em: Fevereiro 25, 2018, 10:46:46 pm »
Para ajudar à festa (se em F16 já é um pincel  os  upgrades e manter os  pilotos dentro dos mínimos activos então de F35).  ;) ::)





https://www.flightglobal.com/news/articles/f-35a-cost-and-readiness-data-improves-in-2015-as-fl-421499/

http://www.migflug.com/jetflights/f-35-biggest-aviation-project-ever.html

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5401
  • Recebeu: 5338 vez(es)
  • Enviou: 3523 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1348 em: Abril 05, 2018, 11:35:25 am »
Possível venda do F-16V para a Eslováquia.

http://alert5.com/2018/04/05/slovakia-cleared-to-buy-f-16v-block-7072/


Enquanto isso, por cá...

« Última modificação: Abril 05, 2018, 12:51:49 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1349 em: Abril 05, 2018, 06:18:00 pm »
Vão ser logo F-16V novos / newly built para substituir os MiG-29?

Entretanto os croatas vão comprar F-16 usados aos israelitas.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque: