Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #315 em: Julho 12, 2018, 12:12:33 pm »
Boa noite.

Os companheiros aqui do forum já desistiram de lutar por 10 NPO para fiscalização?
Já são 8, sendo 4 para outras funções!
Assim não se faz a substituição das corvetas e lanchas de fiscalização - ficamos é com menos navios!
Ou será que estou a ver mal as coisas?..

Cumprimentos.

Jpthiran tú estás a ver bem as coisas mas podes esquecer a substituição das corvetas casco por casco quando muito se a classe Viana do Castelo chegar ás seis unidades já não é nada mau !
O que eu acho é que em simultâneo com a construção de dois NPO's se deveria proceder á aquisição de um AOR que para mim é só o navio mais importante da Frota e, o actual está como todos nós sabemos num estado que não inspira muita confiança para não dizer mais.
Quanto ás lanchas de fiscalização e, por este andar, as da Classe Tejo, ainda vão durar mais vinte anos para compensar os custos dos dois novos NPO's, a acontecer, e umas quantas prestações de vinte milhões para um AOR .  :G-Ok:

Abraços
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #316 em: Julho 12, 2018, 04:48:35 pm »
Boa noite.

Os companheiros aqui do forum já desistiram de lutar por 10 NPO para fiscalização?
Já são 8, sendo 4 para outras funções!
Assim não se faz a substituição das corvetas e lanchas de fiscalização - ficamos é com menos navios!
Ou será que estou a ver mal as coisas?..

Cumprimentos.

São as chamadas baixas expectativas. No entanto se considerarmos o pessoal navegante actual na marinha, e partindo do principio que nos restantes 5000/6000 não existe ninguém ansioso para embarcar, as três corvetas disponíveis só irão fornecer tripulações suficientes para um total de cinco patrulhas oceânicos, dos quais duas já estão cativas dos NPO Sines e Setúbal.

Pode-se ir buscar a outros navios mas noutro ponto do fórum ainda se acabava a discutir se a marinha portuguesa agora não passava de uma guarda costeira e então as fragatas e os submarinos e...?

Teoricamente com 6 embarcações  a navegarem à volta de 250 dias por ano, pode-se fazer o mesmo trabalho de 9/10 a navegarem 180/200 dias, mas para isso costuma-se necessitar de duas tripulações por navio e esperar uma vida útil de 20 anos por embarcação enquanto que em Portugal espera-se que durem 30/40 anos.

Falando das lanchas não deixa de ser anedótico que todo o processo da construção dos dois novos NPO se tenha mostrado mais rápido que a entrada ao serviço da classe Tejo.

Cumprimentos,
 

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asalves

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #317 em: Julho 12, 2018, 05:06:46 pm »

Falando das lanchas não deixa de ser anedótico que todo o processo da construção dos dois novos NPO se tenha mostrado mais rápido que a entrada ao serviço da classe Tejo.

Mas ai acho que a "culpa" já é dos estaleiros WS Viana, pois agora já não deve haver favores entre amigos e os contratos são para cumprir, por isso assim que o contrato esta bem feito e assinado eles fizeram a parte deles deixando ao estado o resto. E pelo que sei os novos NPO só não foram entregues mais rápido por causa do estado (equipamento), porque ao nível do casco foi sempre a despachar.

Em relação aos TEJO, as coisas já foram feitas no Alfeite onde os prazos são sempre flexíveis e andam conforme a maré do dinheiro e da burocracia.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #318 em: Julho 13, 2018, 12:44:06 pm »
Esse sistema da Safram é mais indicado para instalação em lanchas de pequeno porte e não tem FLIR.

Ou seja o "infrared sensor" que tem não é mesma coisa que FLIR...?
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #319 em: Julho 13, 2018, 02:23:35 pm »

Falando das lanchas não deixa de ser anedótico que todo o processo da construção dos dois novos NPO se tenha mostrado mais rápido que a entrada ao serviço da classe Tejo.

Mas ai acho que a "culpa" já é dos estaleiros WS Viana, pois agora já não deve haver favores entre amigos e os contratos são para cumprir, por isso assim que o contrato esta bem feito e assinado eles fizeram a parte deles deixando ao estado o resto. E pelo que sei os novos NPO só não foram entregues mais rápido por causa do estado (equipamento), porque ao nível do casco foi sempre a despachar.

Em relação aos TEJO, as coisas já foram feitas no Alfeite onde os prazos são sempre flexíveis e andam conforme a maré do dinheiro e da burocracia.

Apenas uma correção:
Os dois estaleiros,  west Sea e Alfeite seguem o cronograma de construção/ modrenização acordada no contrato.

Mesmo que a West Sea podesse construir em 6 ou 9 meses não o ia fazer. Estava planeado  no contrato  2 anos.
 
Os NPO’s foram das primeiras encomendas da west Sea no entanto já foram  entregues 6 navios e mais 3 estão em vias disso.
O world Explorer um navio que requer muitas mais horas de trabalho  vai demorar um ano a ficar pronto.
O dinheiro entra, a obra avança, o mesmo se aplica  ao Alfeite.
Não avançam com as lanchas classe Tejo, mesmo que os trabalhadores não tenhamos nada que fazer, se as verbas não forem entrando.

Nada a haver com a capacidade dos dois estaleiros, tudo com a disponibilização de verbas e vontade política.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #320 em: Agosto 07, 2018, 10:27:52 am »
Uma das melhorias que se podia aplicar, no que diz respeito ao armamento embarcado, nos futuros NPO's, o NRP Sines tem essa alteração mas, segundo parece, a titulo provisório, era a colocação definitiva, de duas 12,7mm nas asas da Ponte, a de bombordo bem visivel na foto que incluo, em substituição das duas possiveis 7,62mm.



https://www.academia.edu/11619336/NPO_Classe_Viana_do_Castelo_O_Navio_Patrulha_do_s%C3%A9c_XXI,

Abraços
« Última modificação: Agosto 07, 2018, 10:48:09 am por tenente »
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #321 em: Setembro 26, 2018, 07:27:54 pm »
Viana do Castelo Serie II  ;)


https://www.austal.com/opv

Abraços
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #322 em: Setembro 26, 2018, 07:53:05 pm »
Viana do Castelo Serie II  ;)


https://www.austal.com/opv

Abraços
Nao foi a marinha Filipina que construiu um opv em materiais compositios que ardeu totalmente antes de ser estreado?
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #323 em: Setembro 26, 2018, 08:02:01 pm »
Viana do Castelo Serie II  ;)


https://www.austal.com/opv

Abraços
Nao foi a marinha Filipina que construiu um opv em materiais compositios que ardeu totalmente antes de ser estreado?

Não estará a referir-se a este? Aconteceu num país mesmo ao lado em 2012

http://www.navyrecognition.com/index.php/news/defence-news/year-2012-news/september/631-fire-destroys-brand-new-north-sea-boats-63m-stealth-fast-missile-patrol-vessel.html

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #324 em: Setembro 26, 2018, 09:42:58 pm »
Sim é esse, afinal foi na Indonesia. Obrigado.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #325 em: Setembro 27, 2018, 10:09:27 am »
Só por curiosidade, volta e meia falam-se nas lanchas de fiscalização. Ora as Vigilante para a Marinha são feitas no Alfeite e a empresa tem com base neste casco várias opções. Ou seja, em vez de andar a financiar os Estaleiros com o dinheiro dos Tejo...  ;)  :P





Saudações

http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=160

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #326 em: Setembro 27, 2018, 11:16:24 pm »
Só por curiosidade, volta e meia falam-se nas lanchas de fiscalização. Ora as Vigilante para a Marinha são feitas no Alfeite e a empresa tem com base neste casco várias opções. Ou seja, em vez de andar a financiar os Estaleiros com o dinheiro dos Tejo...  ;)  :P





Saudações

http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=160

E será que o estaleiro tem capacidade real para isso?

É que segundo o ultimo relatório de gestão (2017) por volta da pág 63, aparece a informação que foi necessário a subcontratação de serviços e passo a citar "associados à capacitação para construção das Lanchas Salva Vidas - L150 em materiais compósitos utilizando tecnologias avançadas".
Provavelmente os serviços mencionados resumem-se ao contrato(s) de alguém/empresa com conhecimentos na área dos moldes e que ajudasse na sua concepção/construção.

http://www.arsenal-alfeite.pt/downloads/file202_pt.pdf


Numa nota mais positiva segundo eles temos o NRP Guadiana pronto até o final do ano assim como a 1º lancha salva-vidas. Caindo no delírio, se a lancha salva-vidas cumprir as suas provas de mar com distinção seria lógico a contratação da construção de oito embarcações adicionais para substituição das GCAP Rainha D. Amélia(*) mas como vivemos em Portugal...

Cumprimentos,

(*) Suponho  que o contracto das duas lanchas será para substituir as Wavenay.

Pdf com o dispositivo marítimo de 2015, mas não deve ter mudado desde essa altura.
https://www.amn.pt/ISN/Documents/Dispositivo_2015.pdf

nota:(modificado pelas 23:37): para evitar criar mais um post  fica aqui um link dum trabalho de estágio da escola náutica Infante D. Henrique para quem tiver curiosidade sobre os Vigilante:

http://www.academia.edu/33657511/A_Nova_Gera%C3%A7%C3%A3o_de_Salva-Vidas
« Última modificação: Setembro 27, 2018, 11:42:50 pm por perdadetempo »
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #327 em: Outubro 02, 2018, 11:00:18 pm »
Só por curiosidade, volta e meia falam-se nas lanchas de fiscalização. Ora as Vigilante para a Marinha são feitas no Alfeite e a empresa tem com base neste casco várias opções. Ou seja, em vez de andar a financiar os Estaleiros com o dinheiro dos Tejo...  ;)  :P





Saudações

http://www.arsenal-alfeite.pt/index.php?id=160

E será que o estaleiro tem capacidade real para isso?

É que segundo o ultimo relatório de gestão (2017) por volta da pág 63, aparece a informação que foi necessário a subcontratação de serviços e passo a citar "associados à capacitação para construção das Lanchas Salva Vidas - L150 em materiais compósitos utilizando tecnologias avançadas".
Provavelmente os serviços mencionados resumem-se ao contrato(s) de alguém/empresa com conhecimentos na área dos moldes e que ajudasse na sua concepção/construção.

http://www.arsenal-alfeite.pt/downloads/file202_pt.pdf


Numa nota mais positiva segundo eles temos o NRP Guadiana pronto até o final do ano assim como a 1º lancha salva-vidas. Caindo no delírio, se a lancha salva-vidas cumprir as suas provas de mar com distinção seria lógico a contratação da construção de oito embarcações adicionais para substituição das GCAP Rainha D. Amélia(*) mas como vivemos em Portugal...

Cumprimentos,

(*) Suponho  que o contracto das duas lanchas será para substituir as Wavenay.

Pdf com o dispositivo marítimo de 2015, mas não deve ter mudado desde essa altura.
https://www.amn.pt/ISN/Documents/Dispositivo_2015.pdf

nota:(modificado pelas 23:37): para evitar criar mais um post  fica aqui um link dum trabalho de estágio da escola náutica Infante D. Henrique para quem tiver curiosidade sobre os Vigilante:

http://www.academia.edu/33657511/A_Nova_Gera%C3%A7%C3%A3o_de_Salva-Vidas

A Autoridade Marítima Nacional está a receber estas lanças da Searib’
Construídas em Viana do Castelo na Navalethes


Entregaram duas em junho e está previsto entregar mais duas até ao final do ano.

Para além disso a Searib’s tem contrato com o Ministério da Defesa de Marrocos para o fornecimento de mais 4 lanchas iguais a esta.

Coloco aqui a encomenda de Marrocos , com o pretexto, para dizer que as lanchas para Marrocos vão preparadas para a colocação da mesma arma que “Portugal” colocou nos Classe Tejo”
É o retrato perfeito  daquilo que temos atualmente
Eles colocam uma 12mm numa lancha de 3 toneladas nós num patrulha de 600.
E por aí fora.........
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« Última modificação: Outubro 02, 2018, 11:12:51 pm por ICE 1A+ »
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #328 em: Outubro 03, 2018, 02:58:09 pm »
De volta aos sensores... estava eu a falar em "tertúlia" com amigos ainda com menos conhecimentos que eu  e queixei-me, como de costume, do projecto que podia ter um "efeito multiplicador" muito superior se houvesse sensores dignos de um navio militar... não sou, como já repeti muitas vezes, nada favorável a corvetas para a nossa realidade e não estou muito preocupado por apenas termos instalado uma peça de 30mm; mas... os sensores!

A questão que me colocaram foi qual o custo adicional para haver melhores sensores - alguém tem ideia do adicional para termos algo tipo SCANTER 4XXX, Altesse / Vigile instalado...?
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #329 em: Outubro 04, 2018, 10:39:07 am »
De volta aos sensores... estava eu a falar em "tertúlia" com amigos ainda com menos conhecimentos que eu  e queixei-me, como de costume, do projecto que podia ter um "efeito multiplicador" muito superior se houvesse sensores dignos de um navio militar... não sou, como já repeti muitas vezes, nada favorável a corvetas para a nossa realidade e não estou muito preocupado por apenas termos instalado uma peça de 30mm; mas... os sensores!

A questão que me colocaram foi qual o custo adicional para haver melhores sensores - alguém tem ideia do adicional para termos algo tipo SCANTER 4XXX, Altesse / Vigile instalado...?

Tendo em conta os valores neste artigo temos desde o  Thales’ GroundMaster-400 S-band a $19 USD a unidade, passando pelos 3,8 milhões aos 2,1 milhões de USD, para os BEL X-band (8.5-10.68 gigahertz/GHz), similares aos citados. Mas nestes dois últimos casos estamos a falar de sensores de vigilância de costa encomendados em grande número (38 e 46 respectivamente).

https://asianmilitaryreview.com/2017/06/coastal-surveillance-radars/


Citar
Terma provides a number of coastal surveillance radars in its portfolio, such as the SCANTER-4000 and SCANTER-5000 products. (Terma)


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Blighter provides a number of coastal surveillance radars in both its B400 and C400 radar families. (Blighter)

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