Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por tenente em Hoje às 05:49:56 am »
e ainda, a procissão vai no adro.
3
« Última mensagem por HSMW em Hoje às 03:54:08 am »
4
« Última mensagem por BARCO À VISTA em Hoje às 03:15:09 am »
Cucu!, ola! voltei! Quantos sao!? quantos sao!? venham todos, eu nao tenho medo de ninguem! :mrgreen:
Confessem la? ja tinham saudades minhas e ate so acedem constantemente ao FD mortinhos por ler as minhas respostas, nao e, pois claro! sois um espectaculo! espectaculo! tao previsiveis. :bang:
Sim senhor «gandes camaradas» :G-beer2:, nada como acordar neste pais e vir aqui para comecar a manha a rir bem disposto, obrigadinho. yu23x1
Isso e que e camaradagem e bem mandados, vejam la que ate ja vos fiz estudar Direito! como me fazem sentir realizado e inspirado c56x1, so e pena nao terem entendido que ficaram-se pela interpretacao literal do termo, nao deram o salto, nao conseguem sair do quadrado, tanta iliteracia, meus amiguinhos assim nao chegam a «sotor», nao havia necessidade. :mrgreen:
Vicente de Lisboa «Quem pouco «posta» muito acerta!...», os meus parabens! bravo de verdade cax23, nem mais: «Ameaca» per si como palavra singular e como muito bem afirma «obviamente uma figura no Direito Penal», o remanescente «denota» netflix em estado cronico na cabeca. ::)
Vicente, mais uma vez Bem-Haja e acredite que o nosso pequeno expedicionario MPD tem muitos padrinhos e seu alto patrocinio!

Bom, por onde devo comecar. :conf: Ja sei! :n.idea: um, do, li, ta, siga dar «baile» para aqui la, la, la, Ole! :nice:

- Estimado Stalker79, de momento fico-me so por si (oh! va la nao fiquem tristes!, eu dia destes eu volto e ate prometo certifica-los com 20 em competencia para serem fruidos e passamos logo ao Tango, sim? ;-), agora estou a trabalhar numa coisita e como e o contribuinte [voces] que paga e nao bufa, nem sabe, nem sonha, ha que nao abusar... pelo menos muito, ne!).
Eu tentei acabar e apoiei-o na sua correcta e acertada mensagem, mas eles estao a gostar da «racao» e olhe! e mais forte de que eu e ha que aproveitar quando se esta a ter «sucesso», nao e verdade?...
Nao me podem acusar de nao fazer algo em prol do FD, vejam la como sempre aumentei as participacoes e visualizaçoes, ate consegui o inedito de o nosso querido moderador global servir-me de chamariz bem mandado para me aumentar tambem no blogue, obrigadinho mais uma vez, sim!?
Com todo o respeito e consideracao que bem me merece! :Bajular: foi o unico que teve o discernimento suficiente de fazer o papel de Moderador, ja que o nosso «desceu» do seu arauto e pseudo-estatuto que tanto o incha e juntou-se aqui a malta com os seus «moderados» contributos com um fabuloso, relevante e impar pesquisa..., ate se deu ao trabalhito de reeditar as suas mensagens recentes :bang: para «ficar bem na fotografia» e a condizer com a sua auto ideia garbosa julgando que descobriu da roda... (busted) :G-deal:

Inicialmente fiquei a pensar ser so uma paixoneta pela minha pessoa e que com um autografo e umas selfies comigo a coisa passava...sabe como e!, mas depois desfrutei tao sensibilizado e maravilhado com a sua asinina obsessao noite dentro, dias a fio, em detrimento de dormir descansado em paz e em familia, que estou seriamente a ponderar indicar o seu nome para ser recrutado para a Ameixoeira, quem sabe, ainda nos vamos rir como amigos disto e recordar como «bons tempos», tal e qual como sucedeu com o Jorge Sotto-Mayor, so tem que fazer umas tres coisitas, sim?:
- Deixe de demonstrar que esta a enfiar repetidamente a carapuca, olhe que de tanto puxar para baixo, isso ja lhe esta a rocar e deixar em carne viva a moleirinha, a fazer ferida feia, daquelas que deixam marca e nao saram.
Nao precisa de ser um homem bem parecido, alto e espadaudo, mas nao venha com aspecto leproso circunscrito a volumosa carapuca...:gren:
- Tem que fazer um esforco e largar o vicio de tanto «postar»... e comecar a passar pomadita na ponta dos dedos, que de tanto matraquear as teclas por aqui no FD, devem ter ca um calo que mete medo ao proprio susto e, isso vai incomodar as maozinhas de terceiros nas suas infinitas sessoes de cumprimentos. lo3x4
- Por fim, meu caro, espero que caso tenha uma mulher, ela lhe seja muito compreensivel e nada ciumenta, caso contrario ja foste....
No entanto observando a sua vida dedicada desde jovem ao FD e o tao elevado n.º de mensagens e respectivas horas redigidas, inclina-me que seja um adepto ferrenho da Palma Maria e seus 5 irmaos!  :toto:, em caso afirmativo, o homem voce nao me deixe ficar mal quando o apresentar e aparece mais musculado de so um braco, olhe que tem ja pouco tempo para equlibrar isso, ok!?

Agora mais a serio: Mantenho o meu apoio a que o Stalker79 seja elevado a Moderador! estou certo que o Moderador HSMW e o Administrador concordam que ele demonstrou sentido de oportunidade e reune as condicoes.
Adeus e ate o meu regresso :Obrigado:
E siga a debater os nossos bravos submarinos.
5
Conheça o Boeing B-52J, Novo Padrão para Bombardeiros Estratégicos

6
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por typhonman em Janeiro 18, 2019, 11:57:33 pm »
Parece que passou despercebido à maioria das pessoas. Mas aquele estarola do Nuno Rogeiro no outro dia num canal de cabo disse que tinha uma sugestão para dar ao Estado sobre uma grande oportunidade de negócio para Portugal.
 E então lá foi explicando que a história do cancelamento da aquisição de caças a Israel por parte da Croácia devido ao veto dos EUA.
 E que agora seria uma grande oportunidade para Portugal entrar em campo porque tínhamos 24 F-16's e podíamos vendê-los à Croácia (fim de citação).

Onde isto já chegou! Quando comentadores de TV já dão bitaites sobre os F-16s. Mas o gajo é tão ignorante que até faz impressão.
 Mesmo que isso fosse exequível, para que é que os croatas queriam F-16MLU's?  Quando os portugueses ao lado daqueles que os israelitas acordaram com os croatas são quase obsoletos. Daí um dos motivos dos EUA não aprovarem o negócio. Então por isso optariam pelo Gripen C ou mesmo pelo F-16V.

Uma vez há muitos anos, quando eu ainda trabalhava num departamento de uma certa disciplina na minha universidade, convidámos o figurão (Nuno Rogeiro) para uma palestra sobre questões estratégicas. Depois da mesma, nos comes e bebes, aproveitei para participar numa conversa onde este estava presente a afirmar a alunos do curso de Relações Internacionais que Portugal possuía F-14 Tomcat (!!!) e que a breve trecho a Armada ia ter ao serviço várias fragatas de fabrico norte-americano porque Donald Rumsfeld estava muito interessado em estreitar os laços transatlânticos. Também adiantou que, mais tarde ou mais cedo, os EUA iriam ceder a Portugal várias baterias de mísseis terra-ar Patriot e que o Exército poderia vir a receber o M1A1 Abrams para substituir os M60A3 (sic). Não sei se era delírio ou o facto de haver open bar disponível, mas sei que nesse dia tirei as minhas próprias ilações sobre essa personagem que, segundo afirma, até pode numas férias em família ter estado perto da Maddie McCann...  ::)

Realmente, pelo andar da carruagem, parece que vontade não falta para que a capacidade de combate na FAP (e não só) desapareça progressivamente, deixando o ramo em tudo semelhante à RNZAF e como únicos jactos ao serviço os Falcon 50. Também qualquer dia a Armada passa a Guarda Costeira, faltando saber o que fazer ao Exército.

Exército é para limpar as matas e combate a incêndios !

Duplo uso meus caros.
7
Força Aérea Portuguesa / Re: Substituição dos Allouette III
« Última mensagem por typhonman em Janeiro 18, 2019, 11:48:14 pm »
Aparentemente os 3 Allouette's da FAP ainda vão voar, se tudo correr bem, até ao final de 2019 (eventualmente até ao 1º semestre de 2020).

Os dois primeiros AW-119 estão previstos chegar no dia 14 de Fevereiro.

Relativamente aos helis armados, que já se falou recentemente, devido à situação na RCA há a expectativa de que possam ser adquiridos antes do previsto. Já se fala inclusive na aquisição de aparelhos usados para acelerar o processo.

Espero que seja algo utilitário e com capacidade de apoio fogo, tipo Gunship B-214 ou UH-60L armados.

pelo que sei serão aw169 .

Abraços

E usados, há alguma opção ?

Abraço
8
Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por typhonman em Janeiro 18, 2019, 11:46:01 pm »
Voltando ao assunto na ordem do dia: se a Alemanha vai pagar cerca de 970M€ por um pacote que inclui 3 C-130J-30 + 3 KC-130J equipados com um sistema completo de autoprotecção, equipamentos de vária ordem mais sobressalentes, motores, suporte técnico e logístico, treino e formação de tripulações de voo e de terra e contrato de manutenção por 3 anos (até os germânicos, em conjunto com os franceses terem capacidade eles próprios de tratarem da manutenção das aeronaves ou fazê-lo algures na Europa), não era melhor a FAP despachar já este assunto de uma vez por todas?

Tomando em linha de conta o que afirmou ontem o CEMFA, a Embraer começou por pedir 950M€ (830 + 120) pelo pacote de 5 aparelhos equipados com sistema completo de autoprotecção, treino e simulador; agora terá baixado para os 927M€, 100 milhões a mais do que o Estado havia alocado ao programa. Mesmo se comprarmos as 5 aeronaves comprando a suite de autoprotecção directamente ao fabricante e contractualizarmos a aquisição e manutenção dos motores V2500 à sua fabricante, a IAE, o preço ainda fica nos 877M€, 50M€ acima do previsto, de acordo com as afirmações do CEMFA.

Então se para a Alemanha um preço similar contempla um pacote completo com seis aeronaves e tudo o que para elas é necessário e está associado (inclusivé o equipamento para os reabastecedores), para nós não dá porquê? Se o preço base do C-130J em Dezembro de 2018 estava entre os 60 e 70M€, a que preço unitário estará agora um KC-390?

Pelo que sei cada KC-390 teria um custo unitario por volta dos 80/90 ME se nos querem vender ele ao preço do C-2 japones não tem sentido algum.
Para mim esse C-10 J - 30 chegaria para nossas necessidades imediatas umas 4 unidades depois se faltase algo veriamos com a LM algo mais potente,Se temos a manutenão dessa aeronave com provas mais que dadas para quê inventar,temos recursos muito escassos para andar a dar tiros no desconhecido.

Andamos a inventar é o que é, e é o que dá, quando se mete a politica ao barulho nestas andanças!!
O caminho mais lógico e BARATO a seguir é, concerteza comprar o C130J, por todas as razões já aqui referidas, MNT, tripulações, articulação com as FA dos países NATO, etc, etc !!!

Mas também, como dizes e bem, e eu também assim penso, quatro aeronaves numa primeira fase seriam suficientes para as nossas necessidades, e, depois, caso fosse necessário maior capacidade de transporte, até se ponderaria uma quinta e/ou até sexta aeronave ou mesmo adquirir outro modelo de maiores dimensões, mas isto sou eu que nada percebo a pensar alto.

Já se pensou nisso em 2004, em comprar 6 C-130J, no entanto passaram 15 anos e nada ... Os atuais estão velhos e a precisar de ser modernizados, e não temos encomenda de substituto.

O plano de 2001 era o A-400M + C-295, o que me pareceu ajustado, na altura.

Agora tendo comprado o C-295M, o lógico seria comprar 3 a 4 A-400M, ou em alternativa, outra hipótese seria 2 A-400M e modernizar os 4 C-130H para o padrão "J", juntamente com os P-3C por exemplo.

Mas em desespero de causa que venham 3 C-130J e 3 C-130J-30 que já era muito bom !
9
Mundo / Re: Sector Automóvel
« Última mensagem por Lusitano89 em Janeiro 18, 2019, 09:18:51 pm »
Carlos Ghosn afunda-se em ilegalidades

10
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Espaço
« Última mensagem por HSMW em Janeiro 18, 2019, 08:43:52 pm »

2019 is the most important year for SpaceX BFR, here is why!
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10