Escolher ser polícia nos dias de hoje

  • 4 Respostas
  • 3872 Visualizações
*

cosmo

  • 7
  • +0/-0
Escolher ser polícia nos dias de hoje
« em: Julho 17, 2015, 08:23:03 pm »
Boa noite,decidi abrir este tópico para ver se me podem esclarecer sobre alguns assuntos relacionados com a Polícia de Segurança Pública e com o facto de se tomar a decisão de ser polícia.

Acontece que eu tenho andado a pensar em concorrer para a P.S.P e se fosse possivel gostava que alguem me pudesse elucidar acerca do que é mais ou menos o dia-a-dia de um agente,eu ainda pouco sei sobre as especificidades desta força de segurança,apenas que realizam fiscalizaçoes,controlo das estradas,patrulhamentos e isso de certa forma sempre me cativou apesar de nao ter conhecimento aprofundado.

Eu estou neste momento a concluir o 12 ano (termino em Outubro de 2016) e tenho 24 anos.

Gostava de saber se me aconselham a envergar por este caminho,se as condiçoes de trabalho sao boas e como funcionam mais ou menos os horaios,turnos,etc.

Muita coisa se ouve dizer aqui e ali sobre excessos de carga horaria e falta de tempo para ter uma vida familiar minimamente presente. Eu penso que não seja este o quadro que pintam pois existem as folgas e as férias etc...

Se puder obter informaçao com alguem que realmente saiba de perto como tudo funciona,penso que ficarei melhor esclarecido.

Eu estou decidido a seguir o caminho das forças de segurança,apenas fiquei um pouco reticente relativamente a algumas situaçoes que se falam e conto convosco para me elucidarem sobre estas questoes,se assim for possivel.

Obrigado desde ja  :)
 

*

cosmo

  • 7
  • +0/-0
Re: Escolher ser polícia nos dias de hoje
« Responder #1 em: Julho 18, 2015, 09:28:33 pm »
Alguém que dê um contributo? :)
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Escolher ser polícia nos dias de hoje
« Responder #2 em: Julho 19, 2015, 12:17:38 am »
Aqui no fórum só tens um membro que serve na PSP e que publica regularmente ...tens de esperar que ele se pronuncie...ou não!
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Escolher ser polícia nos dias de hoje
« Responder #3 em: Julho 20, 2015, 08:07:20 pm »
Já vi... mas nas mais das vezes passo aqui só com tempo para uma leitura na diagonal. Quando tiver uns minutos para articular uma resposta minimamente estruturada não deixarei de o fazer.
Ó Cosmo, tambem não era preciso entrar logo a matar, com uma pergunta do tipo de "quantas estrelas há no céu?"  :D
::..Trafaria..::
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 498 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: Escolher ser polícia nos dias de hoje
« Responder #4 em: Agosto 04, 2015, 01:45:08 am »
Como agente na Polícia de Segurança Pública posso te dizer que ser polícia nos dias de hoje é cada vez mais exigente. Claro que tens folgas, férias, até compensações por horas extra (com redução no ordenado quando usadas mas isso é uma história para outro dia) e recebes sempre no dia 21. Tens também um vinculo definitivo após o período probatório.

O lado negativo é o trabalho por turnos, que mais tarde ou mais cedo vai afetar a tua saúde a menos que peças colocação num serviço com horário 08H30 - 17H30 mas já sabes que nesse caso tens uma redução no ordenado. As transferências entre Comandos são um pesadelo, com algumas listas de espera nas três décadas, o permanente risco que existe sobre a tua integridade físicavida e o facto de o turno de serviço terminar mas os teus deveres e direitos de polícia se manterem.

Há mais, muito mais mas penso que isto já é o suficiente para saberes o que é ser Polícia no nosso Portugal.