Petróleo em Portugal

  • 131 Respostas
  • 61605 Visualizações
*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1008
  • Recebeu: 171 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +49/-18
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #90 em: Dezembro 07, 2010, 02:52:59 pm »
Citação de: "Crypter"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Porque? :?

Se calhar, tal como eu, tem a sensação que se de facto se encontrass petróleo em PT apenas serviria para encher, ainda mais, os bolsos a alguns boys! Sendo que o país pouco ou NADA ganharia com isso.. Não seriamos uma Noruega para muita tristeza minha.
Boys? Boys já não era nada mau - mantinha-se o esquema actual com mais guito.

O meu medo é que Petróleo + Estado Fraco geralmente dá em Estado Falhado, por via das tensões internas e interferências externas. Viva a falta de petróleo em Portugal!
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #91 em: Dezembro 07, 2010, 04:39:57 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Porque? :?

Realmente, como já o Crypter disse, os lucros não iam nem para mim, nem para si, nem para ninguém, apenas para uns ministros, uns amigos e uns fraudulentos.
E a marinha (e já agora, nem exercito nem força aérea) seriam reequipada. E o emprego gerado, não seria compensatório dos riscos e perigos. Ainda mais numa altura em que Portugal se destaca nas energias renováveis, com estas ilusões de grandeza, sairia o tiro pela culatra, o governo iria descansar à sombra do repuxo de petróleo, e quando este acabasse, lá se voltava à pobreza. Para mim, regredir não é opção. Se se apostou nas energias renováveis, não se pode parar agora, se não lá se ia o lucro. E como sabemos, Portugal não é o melhor exemplo de gestão, muito menos de investimento ou de assegurar o futuro...
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3459
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #92 em: Dezembro 07, 2010, 05:36:08 pm »
Em caso de dúvida de que estou num fórum Português...basta ler os últimos textos...à faduncho. :twisted:

Ó rapaziada da minha terra, mas vocês já cortaram os pulsos, estão a abrir as bilhas de gás, ou quê?! Mas que bando de deprimidos...aiiiiiiiiiiiiiiiiiii a minha vida é tão máaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

É pá, se eu não tivesse um pouco de esperança (nem que seja réstias), eu já tinha emigrado. É verdade, temos uns belos montes de caca no governo e na oposição, e? Acham que a qualidade dos políticos nos outros países da UE é melhor? Alguém preveniu a bancarrota da Grécia, ou a bolha especulativa imobiliária na Irlanda, ou seja o que for em qualquer país da UE? Sim, nós somos "famosos", mas olhem que há muito país que anda para aí a cantar de galo que se estivesse na mesma situação que Portugal já tinha ido à vida à muito tempo.

Temos uma Galp que é uma das empresas mais robustas no país, temos essa mesma empresa em sociedade em inúmeros projectos com uma das mais poderosas gasolineiras do mundo (Petrobras), empresa essa que perfura a profundidades inacreditáveis e ainda estão para aí cabisbaixos a lamentar-se...

Sim, sempre haverá ministros e secretários de estado a saírem do governo e a entrar para empresas públicas e privadas graças às cunhas, como haverá sempre tráfico de influências...estamos em Portugal! Mas será que isso é o fim de tudo?

Se fosse assim já os Espanhóis/Alemães/Comunas/Marcianos/o raios parta já tinha tomado conta disto!

Vocês se fossem para Tancos eram logo os primeiros a levantarem a mão...  :evil:

Como nos diziam em Tancos:

-ALEGRIA NO TRABALHO PESSOAL!!! (enquanto nos fornicavam sem vaselina)... :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #93 em: Dezembro 07, 2010, 06:02:48 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
-ALEGRIA NO TRABALHO PESSOAL!!! (enquanto nos fornicavam sem vaselina)... :lol:
:rir:
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20928
  • Recebeu: 2486 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #94 em: Fevereiro 23, 2011, 06:00:39 pm »
Possibilidade de encontrar petróleo divide população


As expectativas dos moradores de Aljubarrota, Alcobaça, dividem-se quanto à possibilidade de ser extraído petróleo do subsolo, mas esperam que qualquer descoberta beneficie a população.

Na freguesia, mistura-se a descrença de que algum dia "venha a jorrar daqui alguma coisa" e a expectativa de que, se existir petróleo, "traga alguns benefícios para a freguesia, ao nível do desenvolvimento turístico e da criação de novos acesso", admite Amílcar Raimundo, presidente da Junta de Freguesia.

Aquela zona tem sido um palco recorrente dos trabalhos de prospecção da empresa Mohave Gas and Oil que tem a concessão da exploração de toda a zona oeste. Agora, os trabalhos desenrolam-se mais perto do centro da cidade e do Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade.

"As máquinas fazem barulho ao passar, mas ninguém se incomoda porque a empresa fez um trabalho muito perfeito e de muita qualidade, explicando o procedimento às pessoas e nenhuma recusou a entrada nos seus terrenos" disse à Lusa Amilcar Raimundo, presidente da junta freguesia S.Vicente de Aljubarrota.

As análises geológicas realizadas nos campos de Aljubarrota pela empresa Mohave e visam detectar reservas de petróleo, que terão de ser posteriormente comprovadas através de furos. A autarquia estipulou um perímetro de segurança de 500 metros de protecção ao Mosteiro e, entre os populares, parece pacífico que as prospecções não terão riscos para o monumento.

"Já fizeram tantos furos em frente ao Mosteiro, para construir um parque de estacionamento subterrâneo, que se houvesse perigo já tinha caído" disse à Lusa, Fernando Adrião, o proprietário de um café próximo do monumento. A opinião é partilhada por comerciantes vizinhos e por quem atravessa a praça de esplanadas.

"Eles são técnicos e certamente sabem o que estão a fazer" afirma João Loureiro, sem duvidar das capacidades da empresa que, recorda "também contactou a minha avó para poderem fazer testes num terreno dela".

Com 73 anos, e reformada, Maria Fernanda, não acredita muito que o petróleo venha a brotar, mas, se assim for, espera que "a câmara acautele o futuro dos jovens e exija que sejam criados mais empregos".

Se o petróleo "nos trouxer mais riqueza e desenvolvimento, ainda vai ser uma fonte de atracção turística maior e o Mosteiro pode muito bem conviver com isso" reforça Ana Cristina, funcionária de uma loja de artesanato.

Carlos Mendonça, presidente da Associação de Defesa do Património de Alcobaça, disse à Lusa acreditar que "estarão garantidas todas as condições para o património não seja lesado" mas a associação "não deixará acompanhar todo o processo para que isso seja acautelado".

A jazida de hidrocarbonetos na zona é considerada uma das mais importantes da Europa mas, até agora, não foi possível encontrar um local de perfuração onde compense a sua exploração comercial.

Lusa
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #95 em: Março 03, 2011, 11:13:14 pm »
Por mim podiam encontrar petróleo no Jardim do José Sócrates,! assim vendiamos a exploração  à Petrobras com o Socrates incluido no pacote!
 

*

Lusitanian

  • Membro
  • *
  • 281
  • +0/-0
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #96 em: Março 04, 2011, 12:33:23 am »
LOOOL voces fazem de tudo para baixar o homem pá lool.
Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce.
Por Portugal, e mais nada!
Tudo pela Nação, nada contra a nação!
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20928
  • Recebeu: 2486 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #97 em: Agosto 10, 2011, 02:55:24 pm »
Empresa canadiana "está a dar o máximo" para descobrir petróleo na costa portuguesa


 
O director-geral da Mohave Oil & Gas, Arlindo Alves, disse hoje que a empresa de prospecção petrolífera "está a dar o máximo" para descobrir petróleo no mar da costa portuguesa.

"Estamos a tentar dar o máximo para descobrir. Estamos à procura dos melhores dados, a aplicar a melhor tecnologia que existe, mas ninguém pode garantir se vamos descobrir ou não", disse aos jornalistas Arlindo Alves.

A Mohave Oil & Gas, de capitais canadianos, opera em Portugal há 18 anos e dispõe atualmente de cinco concessões de prospecção, três 'onshore' (em terra), em Aljubarrota, Rio Maior e Torres Vedras e duas 'offshore' (no mar), estas designadas São Pedro de Muel e Cabo Mondego.

Arlindo Alves diz que a costa portuguesa "é similar à costa do Canadá, onde houve descobertas", mas também à costa norte de África, onde existe produção de gás.

O responsável considerou que a chamada Bacia Lusitânica "ainda não foi explorada na sua totalidade" e que, nos últimos anos, as operações da Mohave Oil & Gas em Portugal envolveram investimentos de 60 milhões de dólares (42 milhões de euros).

"Só nos últimos dois anos foram 23 milhões de dólares [16 milhões de euros]", disse. A operação que está a decorrer no mar (São Pedro de Muel e Cabo Mondego) até meados de Setembro envolve uma embarcação que reboca dez cabos submergidos com seis quilómetros de comprimento e cem metros de distância entre cada um deles (um quilómetro de largura total).

Os cabos integram sensores responsáveis pela leitura do choque de ondas sonoras com a superfície do oceano, previamente "enviadas" com recurso a canhões de ar, tecnologia conhecida como prospecção sísmica a três dimensões (3D).

Os dados recolhidos permitem perceber quais as formações rochosas no subsolo do leito marítimo e são depois interpretados por geólogos e geofísicos "que dizem onde [futuramente] perfurar", explicou.

"A hipótese de acertar é de 10%", estimou.

Para a sondagem obter resultados o navio tem de navegar a uma velocidade constante -- não pode parar -- e há que contar com impedimentos vários que decorrem do vento ou problemas com ruídos exteriores, como, por exemplo, motores de outras embarcações nas proximidades.

Lusa
 

*

afonsinho

  • 53
  • +0/-0
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #98 em: Agosto 30, 2011, 03:19:26 pm »
Opa temos é de vender o petróleo em dólares senão somos o próximo pais a ser invadido pela NATO!!
Ate gostava de saber qual seria a desculpa? O João jardim é um ditador, será que era esta? XD
Viva ao petrodolar e a OPEP obrigada a vender em dólares...... A serio este mundo pertence apenas a uns......
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #99 em: Setembro 03, 2011, 06:35:50 pm »
Se for explorado petroleo em Portugal,  O estado terá apenas 7% do preço de cada barril produzido, um aluguer pelo espaço ocupado, e o IRC pelos lucros das empresas que efectuarem a exploração

Num cenário hipotético imaginemos que portugal conseguia produzir 500 mil de barris por dia, 1/4 do que produz o brasil neste momento, vamos ser optimistas!!!! :P

Ao preço médio de 100 dolares por barril o Estado "apenas" ganharia 3.5 milhões de dolares por dia  

Daria qualquer coisa como 1200 milhões de dolares anuais  na taxa de 7% no preço do barril !

Nao é mau, mas no actual estado das coisas. nao e nenhuma varinha magica que resolva os problemas economicos do Pais!
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #100 em: Setembro 03, 2011, 10:04:32 pm »
Citação de: "chaimites"
Daria qualquer coisa como 1200 milhões de dolares anuais  na taxa de 7% no preço do barril !

E quantos desses chegavam aos cofres?
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #101 em: Setembro 04, 2011, 12:24:15 am »
E porquê 7%? Tem é de levar é com 23% como tudo o resto!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #102 em: Setembro 04, 2011, 05:50:15 am »
Citação de: "HSMW"
E porquê 7%? Tem é de levar é com 23% como tudo o resto!

Desculpa se me expliquei mal!

 Os 7%  em cada barril é a comissão que eles tem que pagar  ao Estado por explorarem petróleo no nosso território,  a isso depois acresce todos os outros impostos normais cobrados a todas as  empresas: renda sobre a ocupaçao do espaço, IRC sobre os lucros, IVA, Taxas municipais, etc, etc
Vou ver se encontro o link que contem esses dados, bem como as normas de exploração do subsolo Nacional

Esta taxa de 7% em cada barril tambem aguça o apetite das grandes petroliferas uma vez que paises onde há petróleo e que são quase todos governados por ditaduras, exigem muito mais ás compamhias, quando não são mesmo nacionalizadas.  Li algures, o representante de uma dessas companhias que está a fazer prosteção em Portugal, que um barril de petróleo poduzido em Portugal equivaleria em termos de lucro a 4 barris explorados na libia, por exemplo

Esta possibilidade poderia trazer alguns aspetos positivos para alem do dinheiro, só um exemplo:
vão ser as grandes companhias petroliferas que exploram petróleo no Golfo da Guiné que vao pagar todo o reequipamento na Marinha da Nigéria!
Estavam constantemete a ser alvo de piratas, e como a Nigeria nao tinha meios,  resolveram pagar eles a factura do reequipamento, fala-se em 20 OPV´s
 

*

afonsinho

  • 53
  • +0/-0
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #103 em: Setembro 04, 2011, 06:23:02 pm »
Citar
Esta taxa de 7% em cada barril tambem aguça o apetite das grandes petroliferas uma vez que paises onde há petróleo e que são quase todos governados por ditaduras, exigem muito mais ás compamhias, quando não são mesmo nacionalizadas. Li algures, o representante de uma dessas companhias que está a fazer prosteção em Portugal, que um barril de petróleo poduzido em Portugal equivaleria em termos de lucro a 4 barris explorados na libia, por exemplo

Esta possibilidade poderia trazer alguns aspetos positivos para alem do dinheiro, só um exemplo:
vão ser as grandes companhias petroliferas que exploram petróleo no Golfo da Guiné que vao pagar todo o reequipamento na Marinha da Nigéria!
Estavam constantemete a ser alvo de piratas, e como a Nigeria nao tinha meios, resolveram pagar eles a factura do reequipamento, fala-se em 20 OPV´s

 c34x
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: Petróleo em Portugal
« Responder #104 em: Setembro 04, 2011, 11:10:59 pm »
Citação de: "afonsinho"
Ou deixados dois aninhos a 7% e depois nacionalizar  :)