Força Aérea 5.0

  • 19 Respostas
  • 741 Visualizações
*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1820
  • Recebeu: 1727 vez(es)
  • Enviou: 2573 vez(es)
  • +5507/-2927
Re: Força Aérea 5.0
« Responder #15 em: Maio 10, 2024, 11:36:07 pm »
Agora quanto ao A-29N;

Antecipadamente peço a dc e CharlieJaguar que se moderem na resposta que me vão dar.
Isto para não começarmos logo a estragar este tópico novo que o Subsea7 nos proporciona...

Nos dias de hoje, um sistema com este "desenho" não pode fugir do conceito, muito na moda, de Sensor Fusion.

Para ter algo para fundir, é necessário recolher dados.
O que está mais avançado nessa área (por aquilo que sabemos...) é o F-35.
Mas dados são dados e podem ser recolhidos de diversas formas.
No ar, no mar e em terra.

E não tendo as FFAA portuguesas muitos cães (AWACS, fragatas com o sistema AEGIS mais avançado, o dito F-35...), terá, a curto e médio prazo que usar alguns gatos para recolher estes dados.

Um dos censores do F-35 que fornecem dados (geradores de "tracks") para os motores de Data Fusion é o sistema IRST. A mesma coisa com sensores IR "distribuidos" pela superfíce do aparelho e o Radar AESA.
Tudo isto gera multiplos "tracks".

Mas há outras coisas onde se pode montar sensores, que geram dados, que são fundidos para criar "tracks".

Se já não sabem do que estou a falar ----- go-to line1.
Há que caçar com gato...
E quem tem tucano caça com tucano.


dc;
Comenta á vontade, mas sem retorcer tudo o que acabei de dizer.
Uma vantagem disto é que produzirás um texto mais curto e fácil de ler.


HAHAHAHHAA.... e entregas da Uber Eats, também faz???

Abre a tua mente.
Sei que devem ter retirado a tua imaginação na recruta.
Mas também já deve ter passado muito tempo.
Abre...  :o
Abre...  :-P
Abre...  :)
isso:   ;D

Já enoja a conversa do ST.
Meu Deus...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8685
  • Recebeu: 4022 vez(es)
  • Enviou: 731 vez(es)
  • +5008/-803
Re: Força Aérea 5.0
« Responder #16 em: Maio 10, 2024, 11:53:13 pm »
A FAP quer uma aeronave própria para CSAR... O Exército quer para movimento de tropas e equipamento.

Eu compreendo. Ainda assim, olhando para o que temos, e para o que podemos vir a ter, a questão dos helicópteros tem que ser olhada de forma pragmática, para evitar que se tenham demasiados modelos diferentes.
A aquisição de uma maior quantidade de UH-60 militares (uns 18) serve perfeitamente as necessidades do EP e FAP em termos de CSAR, apoio aéreo/escolta, MEDEVAC, etc, se complementados pelos 4 Merlin CSAR da FAP (que deviam ser modernizados) para transporte de tropas e equipamento (Chinook dos pobres).

Uma frota de helicópteros militares composta por 16-18 UH-60, 5-8 MH-60 e 4 AW101 CSAR modernizados, seria extremamente interessante.

A estes números, podíamos especular a compra de mais 2 ou 3 Merlins militares em segunda-mão para reforçar a frota, ou modernizar mais 2 da versão SAR para um padrão idêntico aos CSAR. A existência de UH-60 para fins civis, permite que alguns Merlin possam ser disponibilizados para funções militares.

Se é para inventar e complicar, com um modelo diferente, então eu largo logo a bomba, com a ideia dos V-22 Osprey. É que ir comprar NH-90, além de caro e de uma nova linha logística, não traz grandes vantagens para umas FA que já possuíssem a dupla UH-60 e AW101. O V-22, ainda mais caro, pelo menos oferece vantagens óbvias, como a velocidade e o alcance, para um país com arquipélagos.
 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 689
  • Recebeu: 110 vez(es)
  • Enviou: 39 vez(es)
  • +307/-341
Re: Força Aérea 5.0
« Responder #17 em: Hoje às 12:39:37 am »
dc;
Comenta á vontade, mas sem retorcer tudo o que acabei de dizer.
Uma vantagem disto é que produzirás um texto mais curto e fácil de ler.

Devias seguir os teus próprios conselhos. Escreveste tanto, para dizer absolutamente nada.
Podemos resumir o que disseste a isto:
-Fusão de sensores - bla bla bla whiskas saquetas (para os gatos que mencionaste) - Super Tucano.

Conclusão:
-Zero contribuição para o debate. Zero pontos a favor do ST. Zero racionalidade no que foi dito. E uma clara demonstração de que já se está a rapar o tacho, para tentar justificar o ST, que, infelizmente para os subsidiados da empresa, não resulta.



Falar em fusão de sensores, e em meios para contribuir para ela, e incluir o ST como alguma alternativa milagrosa a outros meios, não tem nexo.

Especialmente, quando olhamos para aquela lista, só para os meios aéreos, e facilmente vemos que muitos daqueles meios conseguem contribuir muito mais para a fusão de dados. Eles são: F-16V, MQ-9, UAVs de vigilância, P-3/P-8, F-35, C-295 VIMAR (que nem sequer aparece).

Os drones ISR por si só eliminam a utilidade dos ST nesta função, e por um custo muitíssimo inferior.


Pois.
Qual debate?
Aqui só se debate Tukanos.


Não sei se conheces a expressão, mas a maior parte dessa "lista" é, para nós Portugueses, aquilo que se chama:
"Vaporware"

Existe apenas no "Shadow Realm".
Universo Paralelo onde está a Barbie a imaginar que gostava de ser uma pessoa que "feels".

Enquanto que Whiskas temos e Tukanos vêm a caminho.

P.s.
dc, o Subsea7 está farto de Tukanos, coitado.
Mas a culpa não é minha.
Foi ele que o colocou na lista.

Parece aquelas listas que os noivos divulgam para a malta lhes oferecer ...

« Última modificação: Hoje às 12:44:09 am por saabGripen »
 

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 641
  • Recebeu: 198 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +46/-12
Re: Força Aérea 5.0
« Responder #18 em: Hoje às 10:22:39 am »
Agora quanto ao A-29N;

Antecipadamente peço a dc e CharlieJaguar que se moderem na resposta que me vão dar.
Isto para não começarmos logo a estragar este tópico novo que o Subsea7 nos proporciona...

Nos dias de hoje, um sistema com este "desenho" não pode fugir do conceito, muito na moda, de Sensor Fusion.

Para ter algo para fundir, é necessário recolher dados.
O que está mais avançado nessa área (por aquilo que sabemos...) é o F-35.
Mas dados são dados e podem ser recolhidos de diversas formas.
No ar, no mar e em terra.

E não tendo as FFAA portuguesas muitos cães (AWACS, fragatas com o sistema AEGIS mais avançado, o dito F-35...), terá, a curto e médio prazo que usar alguns gatos para recolher estes dados.

Um dos censores do F-35 que fornecem dados (geradores de "tracks") para os motores de Data Fusion é o sistema IRST. A mesma coisa com sensores IR "distribuidos" pela superfíce do aparelho e o Radar AESA.
Tudo isto gera multiplos "tracks".

Mas há outras coisas onde se pode montar sensores, que geram dados, que são fundidos para criar "tracks".

Se já não sabem do que estou a falar ----- go-to line1.
Há que caçar com gato...
E quem tem tucano caça com tucano.


dc;
Comenta á vontade, mas sem retorcer tudo o que acabei de dizer.
Uma vantagem disto é que produzirás um texto mais curto e fácil de ler.


HAHAHAHHAA.... e entregas da Uber Eats, também faz???

Abre a tua mente.
Sei que devem ter retirado a tua imaginação na recruta.
Mas também já deve ter passado muito tempo.
Abre...  :o
Abre...  :-P
Abre...  :)
isso:   ;D

É um padrão dos mentecaptos. Quando não tem resposta apropriada insulta. Freud explica.

Mas em qualquer dos casos parece-me que as nossas 'recrutas' foram diametralmente diferentes....  ;D
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4185
  • Recebeu: 2714 vez(es)
  • Enviou: 2277 vez(es)
  • +5710/-2840
Re: Força Aérea 5.0
« Responder #19 em: Hoje às 10:58:28 am »
Agora quanto ao A-29N;

Antecipadamente peço a dc e CharlieJaguar que se moderem na resposta que me vão dar.
Isto para não começarmos logo a estragar este tópico novo que o Subsea7 nos proporciona...

Nos dias de hoje, um sistema com este "desenho" não pode fugir do conceito, muito na moda, de Sensor Fusion.

Para ter algo para fundir, é necessário recolher dados.
O que está mais avançado nessa área (por aquilo que sabemos...) é o F-35.
Mas dados são dados e podem ser recolhidos de diversas formas.
No ar, no mar e em terra.

E não tendo as FFAA portuguesas muitos cães (AWACS, fragatas com o sistema AEGIS mais avançado, o dito F-35...), terá, a curto e médio prazo que usar alguns gatos para recolher estes dados.

Um dos censores do F-35 que fornecem dados (geradores de "tracks") para os motores de Data Fusion é o sistema IRST. A mesma coisa com sensores IR "distribuidos" pela superfíce do aparelho e o Radar AESA.
Tudo isto gera multiplos "tracks".

Mas há outras coisas onde se pode montar sensores, que geram dados, que são fundidos para criar "tracks".

Se já não sabem do que estou a falar ----- go-to line1.
Há que caçar com gato...
E quem tem tucano caça com tucano.


dc;
Comenta á vontade, mas sem retorcer tudo o que acabei de dizer.
Uma vantagem disto é que produzirás um texto mais curto e fácil de ler.


HAHAHAHHAA.... e entregas da Uber Eats, também faz???

Abre a tua mente.
Sei que devem ter retirado a tua imaginação na recruta.
Mas também já deve ter passado muito tempo.
Abre...  :o
Abre...  :-P
Abre...  :)
isso:   ;D

Já enoja a conversa do ST.
Meu Deus...

Um assunto que devia estar fora de foco e encerrado, até tendo em conta tudo o que se está a passar recentemente.
Mas ainda vou ver gentinha a justificar gastar dinheiro nas FA e comprar essa treta.

A Santa Casa que pague mais umas casas de luxo no Brasil a alguns destes vendedores e assim evitava-se gastar tantos milhões que fazem falta para coisas a sério
« Última modificação: Hoje às 11:00:26 am por Pescador »