A FAP quer uma aeronave própria para CSAR... O Exército quer para movimento de tropas e equipamento.
Eu compreendo. Ainda assim, olhando para o que temos, e para o que podemos vir a ter, a questão dos helicópteros tem que ser olhada de forma pragmática, para evitar que se tenham demasiados modelos diferentes.
A aquisição de uma maior quantidade de UH-60 militares (uns 18) serve perfeitamente as necessidades do EP e FAP em termos de CSAR, apoio aéreo/escolta, MEDEVAC, etc, se complementados pelos 4 Merlin CSAR da FAP (que deviam ser modernizados) para transporte de tropas e equipamento (Chinook dos pobres).
Uma frota de helicópteros militares composta por 16-18 UH-60, 5-8 MH-60 e 4 AW101 CSAR modernizados, seria extremamente interessante.
A estes números, podíamos especular a compra de mais 2 ou 3 Merlins militares em segunda-mão para reforçar a frota, ou modernizar mais 2 da versão SAR para um padrão idêntico aos CSAR. A existência de UH-60 para fins civis, permite que alguns Merlin possam ser disponibilizados para funções militares.
Se é para inventar e complicar, com um modelo diferente, então eu largo logo a bomba, com a ideia dos V-22 Osprey. É que ir comprar NH-90, além de caro e de uma nova linha logística, não traz grandes vantagens para umas FA que já possuíssem a dupla UH-60 e AW101. O V-22, ainda mais caro, pelo menos oferece vantagens óbvias, como a velocidade e o alcance, para um país com arquipélagos.