Atiradores Especiaís

  • 66 Respostas
  • 52104 Visualizações
*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
Atiradores Especiaís
« em: Abril 19, 2007, 10:40:49 pm »
Alguém sabe quais são as armas utilizadas pelo exército Portugues, e pelos fuzileiros, nesta especialidade?

E já agora, alguém sabe se se fez uso deste tipo de militar na guerra do ultramar?

E alguém sabe qual é a experiência histórica das FA no uso de atiradores especiaís em teatros de guerra?

Obrigado!
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5966
Re: Atiradores Especiaís
« Responder #1 em: Abril 19, 2007, 11:04:07 pm »
Citação de: "dremanu"
Alguém sabe quais são as armas utilizadas pelo exército Portugues, e pelos fuzileiros, nesta especialidade?
Pelo que tenho lido, a Accuracy e a Barret .50.

Citação de: "dremanu"
E já agora, alguém sabe se se fez uso deste tipo de militar na guerra do ultramar?
Também tenho essa dúvida, tirando a G3 com "mira telescopica", já apareceu uma imagem aqui (no forum), julgo que postado pelo Luso, de uma Armalite com "mira telescopica".

Citação de: "dremanu"
E alguém sabe qual é a experiência histórica das FA no uso de atiradores especiaís em teatros de guerra?


Gostava de o poder ajudar, mas como pode perceber tenho tantas dúvidas, ou mais, quanto si :wink:
Potius mori quam foedari
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 20, 2007, 10:58:47 am »
Eu li uma reportagem sobre os snipers das OE em que um dos Snipers dizia que tinha andado em Timor...de resto não li mais nada sobre a utilização dos mesmos.

Atenção, as Operações Especiais e a Companhia de Precursores usa a Accuracy e a Barret, os Fuzos adquiriram outros modelos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Abril 20, 2007, 01:43:02 pm »
Estão a falar de snipers ou de atiradores especiais?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
(sem assunto)
« Responder #4 em: Abril 20, 2007, 02:04:37 pm »
Snipers.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #5 em: Abril 20, 2007, 06:32:08 pm »
Atiradores especiaís é a terminologia que se usa para designar na nossa língua um "sniper", ou estarei errado?

Obrigado pelas informações martelo.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Migas

  • Membro
  • *
  • 173
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Abril 20, 2007, 07:23:11 pm »
Citação de: "dremanu"
Atiradores especiaís é a terminologia que se usa para designar na nossa língua um "sniper", ou estarei errado?

Citar
Um Atirador (também conhecido como Atirador Especial, Atirador Furtivo, Franco-Atirador, Atirador de Escol, Sniper; ou Caçador nas Forças Armadas Brasileiras) é um soldado de infantaria especializado em armas e pontaria. Persegue e mata inimigos seleccionados com um único tiro de espingarda.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atirador
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Abril 20, 2007, 10:36:00 pm »
Citação de: "Migas"
Citação de: "dremanu"
Atiradores especiaís é a terminologia que se usa para designar na nossa língua um "sniper", ou estarei errado?

Citar
Um Atirador (também conhecido como Atirador Especial, Atirador Furtivo, Franco-Atirador, Atirador de Escol, Sniper; ou Caçador nas Forças Armadas Brasileiras) é um soldado de infantaria especializado em armas e pontaria. Persegue e mata inimigos seleccionados com um único tiro de espingarda.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atirador


Que eu saiba ou me lembre não há nada escrito na doutrina militar portuguesa que distinga um Sniper de um Atirador Especial, ou que inclusivamente refira o seu emprego operacional. No entanto é vulgarmente aceite a distinção que a seguir apresento e que é num contexto de unidades de infantaria, que não tropas especiais.

O Atirador Especial é um elemento que por ter revelado excepcionais qualidades como atirador, é lhe atribuido uma espingarda automática com mira telescópica. É mais um combatente integrado num pelotão de atiradores, por exemplo. Quem fez recruta no exército, noutros tempos, concerteza lembra-se que havia recrutas que na instrução de tiro, se cumprissem as tabelas de tiro aos 300 metros, era considerados/classificados de atirador especial.

O(s) Sniper(s) são atiradores também excepcionais, que tiveram/têm uma instrução especifica orientada para actuarem integrados numa unidade de Snipers. Têm equipamentos muito especificos: espingardas concebidas unicamente para o tiro a longas distancias, estações metereológicas, etc. Têm também missões especificas, diferentes dos Atiradores Especiais que actuam integrados na missão do seu pelotão ou Companhia de Atiradores.

No exército português não há a especialidade de Sniper na tropa "macaca". Existe/existia (?) um curso de Snipers no CTOE (ex CIOE) cujos primeiros instrutores tiraram o curso há alguns anos atrás no SAS, salvo erro. Actualmente (?) este curso é/era somente para militares já previamente habilitados com o curso de OE's.

Há também quem distinga 1 tipo de Snipers ou de tiro Sniper dos rstantes: o Heavy Sniper que faz tiro com armas de 12,7 mm, não sei se também com calibres maiores.
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
Re: Atiradores Especiaís
« Responder #8 em: Abril 20, 2007, 10:44:50 pm »
Citação de: "dremanu"

E já agora, alguém sabe se se fez uso deste tipo de militar na guerra do ultramar?

E alguém sabe qual é a experiência histórica das FA no uso de atiradores especiaís em teatros de guerra?

Obrigado!


Eu arrisco em dizer que pouco ou praticamente nenhum uso se fez de atiradores especiais na guerra ultramarina.

Indo mais longe: a experiencia histórica no exército é nula.

Atenção que o hábito não faz o monge. Fotos de um gajo equipado com espingarda XPTO e Guillie Suit não o torna automáticamente num Sniper/Atirador Especial. Impostores há muitos e eu já vi alguns :wink:
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Abril 20, 2007, 10:51:42 pm »
Citação de: "zecouves"

O Atirador Especial é um elemento que por ter revelado excepcionais qualidades como atirador, é lhe atribuido uma espingarda automática com mira telescópica. É mais um combatente integrado num pelotão de atiradores, por exemplo. Quem fez recruta no exército, noutros tempos, concerteza lembra-se que havia recrutas que na instrução de tiro, se cumprissem as tabelas de tiro aos 300 metros, era considerados/classificados de atirador especial.

- Era de facto assim e genericamente aínda assim funciona. E de facto nada tem a ver com SNIPER que é um curso específico para ATIRADORES ESPECIAIS, ou seja, para quem cumpriu as tais tabelas de tiro aos 300m. Ou seja não basta ser O.E. para frequentar o curso de SNIPER.


Citação de: "zecouves"
No exército português não há a especialidade de Sniper na tropa "macaca"... ... ...




- Esta da "macaca" é que era desnecessária... ... ...
Além de ser vaga e desprovida de sentido militar .

Cumprimentos.


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Abril 20, 2007, 11:10:34 pm »
Citação de: "Artífice"


- Esta da "macaca" é que era desnecessária... ... ...
Além de ser vaga e desprovida de sentido militar .

Cumprimentos.


Não queria ferir susceptibilidades com a tropa "macaca", que aliás até escrevi entre parentesis.

Quanto à expressão ser vaga e desprovida de sentido militar, relembro o caro artifice que este forum não é de e para militares profissionais, mas por respeito aos foristas, tudo bem ... as minhas sinceras desculpas!

Onde se lê "tropa macaca" leia-se infantaria regular, ou normal, ou infantaria "A", como quiser.
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Abril 21, 2007, 10:41:09 am »
Citação de: "zecouves"

Não queria ferir susceptibilidades com a tropa "macaca", que aliás até escrevi entre parentesis.

Quanto à expressão ser vaga e desprovida de sentido militar, relembro o caro artifice que este forum não é de e para militares profissionais, mas por respeito aos foristas, tudo bem ... as minhas sinceras desculpas!

Onde se lê "tropa macaca" leia-se infantaria regular, ou normal, ou infantaria "A", como quiser.




Nem sequer pretendo defender os militares profissionais, eles que se defendam que já têm idade para isso e devem de uma vez por todas tomar parte mais activa na nossa sociedade pois o tempo da outra senhora já la vai !


Agora, esse termo sempre me caíu muito mal, pois eu comecei a vida militar como soldado de Infantaria, apesar de não a ter terminado como soldado nem de Infantaria. Mas só eu é que sei aquilo que me custou a recruta numa companhia de atiradores em pleno verão no interior Alentejano, e olhe que sempre fui desportista... .... Depois disso, trabalhei e fiz cursos com os ditos "especiaias" e garanto-lhe que o facto de se ser "especial" reside no espírito de sacrifício e profissionalismo de cada um.


Cumprimentos.


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #12 em: Abril 21, 2007, 11:09:46 am »
Voltando ao assunto...

os primeiros atiradores especiais em portugal julgo que foram constituidos dentro dos caçadores paraquedistas e utilizavam  g3sg1 e armalites com mira telescopica, foram seguidos por comandos, fuzileiros e rangers, e no final da guerra essa função ficou deixada para os rangers embora cada unidade apresente ainda hoje essa capacidade, precs, pelrec e dae, e mesmo nos comandos existem esse tipo de armas.

As armas propriamente ditas, alem das acuracy e barret, tb existem as MSG90 e umas quantas mauser bastante boas por sinal e umas mcrt.300 tac.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4874
  • Recebeu: 407 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5966
(sem assunto)
« Responder #13 em: Abril 21, 2007, 11:56:04 am »
Citação de: "hellraiser"
As armas propriamente ditas, alem das acuracy e barret, tb existem as MSG90 e umas quantas mauser bastante boas por sinal e umas mcrt.300 tac.


 :shock:

Não estará a misturar o material do Exército, com o material da GNR :?:
Potius mori quam foedari
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
(sem assunto)
« Responder #14 em: Abril 21, 2007, 12:03:53 pm »
Citação de: "hellraiser"
Voltando ao assunto...

os primeiros atiradores especiais em portugal julgo que foram constituidos dentro dos caçadores paraquedistas e utilizavam  g3sg1 e armalites com mira telescopica, foram seguidos por comandos, fuzileiros e rangers, e no final da guerra essa função ficou deixada para os rangers embora cada unidade apresente ainda hoje essa capacidade, precs, pelrec e dae, e mesmo nos comandos existem esse tipo de armas.

As armas propriamente ditas, alem das acuracy e barret, tb existem as MSG90 e umas quantas mauser bastante boas por sinal e umas mcrt.300 tac.
:?:

hellraiser não sei se sabes mas não havia unidades operacionais de Operações Especiais durante a Guerra do Ultramar, o curso servia essencialmente para melhorar a capacidade dos graduados que iam para o Ultramar. Snipers propriamente ditos só existe à pouco tempo quando se adquiriu material para formar um Pelotão de Snipers nas Operações Especiais e para a Companhia de Precursores. Recebeu-se ainda no CIOE alguns instrutores da SAS lá para dar instrução aos "Snipers" das OE. Em tancos o ppl preferiu manter a longa relação com o GOE da PSP e é lá onde é tirado o dito curso.

Nos Fuzos acho que tudo começou no DAE e depois espalhou-se pelo PelRec e provavelmente pelo PelBord. As companhias do 2º Batalhão tb têm cada uma duas equipas de Snipers (caso unico em Portugal). O antigo Rescom tb tinha militares devidamente formados em Bela se em Lamego.

Os Comandos não tem qualquer unidade de Snipers.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.