D. Nuno Álvares Pereira é o novo santo português

  • 241 Respostas
  • 72883 Visualizações
*

SmokeOn

  • 190
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #180 em: Abril 13, 2009, 12:23:21 pm »
Bem

Para mim as reconstituições de batalhas são como as Feiras Medievais que vemos no Verão pelo país ... uma pura palhaçada.
É a tal coisa ... as pessoas quando se lembram de um Conto de Fadas têm sempre os ingredientes : um Rei, um Cavaleiro, uma donzela e ... claro um reinado. Experimentem dizer ao Povo em geral o pensariam se a mesma história fosse escrita não com termos de monarquia mas de outra forma ?
É por isso que acho uma fantochada ...

Se em vez de gastar dinheiro com essas fantasias romanticas aplicassem o dinheiro a recuperar monumentos e mesmo Castelos que estão a cair ... ganhavam muitos pontos.

Mas o que se pode esperar quando num estudo da SIC "O Estado do Estado" foi feito um inquérito aos portugueses sobre o que achavam da "União Ibérica" ... e entre 33% e 45% disseram que sim ??? curiosamente a percentagem de 45% verifica-se no Sul do País !


Muito tem de ser feito ...nada disto responde aos problemas dos milhares que são desempregados ... isto não lhes paga o ordenado e nem mata a fome !

Quanto ao Selo ... o que se pode esperar ? A história é feita por vencedores e não pelos vencidos ... não estou a defender Álvaro Cunhal mas ele não foi dos vencidos em 1974.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #181 em: Abril 18, 2009, 02:19:25 pm »
"Gaffe" do Vaticano convida à canonização de Alvarez


Começou a distribuição dos ingressos para a Praça de São Pedro, onde D. Nuno será canonizado dia 26. E a novidade é que, afinal, se chama 'Alvarez'. Um nome espanhol, povo a quem ganhou a batalha de Aljubarrota.

Os convites para a canonização de D. Nuno Álvares Pereira, domingo, 26 de Abril, começaram a chegar. E, com eles, uma novidade. Afinal, D. Nuno não se chama Álvares, mas "Alvarez". É o que vem escrito nos ingressos enviados pela "prefeitura da casa pontífice Bento XVI". Uma gralha? É o que parece ser, mas não deixa de ser uma estranha coincidência. O Condestável surge com um nome espanhol, precisamente o povo contra quem sempre se bateu. E os defensores da sua canonização até dizem que foi por vontade de Espanha que D. Nuno não foi santo mais cedo.

"Recebi os convites anteontem. Agora, está feito, não há tempo de corrigir, têm de ser distribuídos, mas o que interessa é que vamos lá estar [em Roma] e assistir à canonização de D. Nuno Álvares Pereira. Não é por causa de uma letra que deixa de ser canonizado." É a reacção do padre Francisco Rodrigues ao que diz ser um erro tipográfico. O sacerdote pertence à Ordem do Carmo (a que pertenceu D. Nuno) e é vice-postular da causa da canonização do beato Nuno de Santa Maria.

O nome de Nuno de Santa Maria "Alvarez" Pereira surge entre outros quatro beatos, cujas canonizações estão previstas para as 10:00 de domingo na Praça de São Pedro, em Roma, Itália. É o único português numa lista de mais quatro italianos, mas até parece espanhol.

D. Duarte é descendente de D. Nuno e, também, não atribui demasiada importância à alteração da ortografia. Embora reconheça, não ser uma coisa simpática. "Mas o mais importante é que é um santo nosso, o que é um motivo de orgulho", justifica. Ainda não tem o ingresso para a Praça de S.Pedro, mas conta levar a família para assistir à canonização.

"Deve ser mãozinha dos espanhóis, que sempre se opuseram à canonização. Se há pessoas que os espanhóis detestam, essa pessoa é D. Nuno Álvarez", ironiza João José Ferreira, um entusiasta da vida do Condestável. Mas acaba por condescender: "Não fica muito bem, mas penso que o erro não terá sido intencional. Claro que deveriam ter lido o convite com mais atenção antes de ser impresso."

João José Ferreira é um dos muitos portugueses que se estão a organizar para viajar até Roma na próxima semana. O padre Francisco Rodrigues diz que 700 pessoas lhe pediram um convite para aceder ao palco das cerimónias.

O vice-postulador da causa pensa viajar já na terça-feira para Itália, para acompanhar os preparativos finais e velar para que não existam mais incorrecções a ensombrar as cerimónias. "O que posso fazer é garantir que os textos oficiais estejam correctos, esses ainda poderei corrigir. Mas penso que não haverá problemas porque foram escritos por mim", sublinha.

A canonização de D. Nuno Álvares foi anunciada há dois meses, tal como a de outros nove beatos. E vai ser canonizado no primeiro grupo de cinco.

O Santo Condestável, como sempre lhe chamou o povo, embora tal só seja rigorosamente verdade a partir de domingo, viveu entre 1360 e 1431, tendo ingressado na Ordem do Carmo em 1422. Bento XV beatificou-o em 1918, mas foi a partir do momento em que os carmelitas e o patriarca de Lisboa agarraram nesta causa que a canonização se tornou mais rápida. O processo foi reaberto a 13 de Julho de 2004, nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, numa cerimónia presidida por D. José Policarpo.

Carmelita, mas também guerreiro, D. Nuno Álvares Pereira e D. João I comandavam as tropas portuguesas quando derrotaram o exército castelhano de D. Juan I de Castela, na batalha de Aljubarrota. Foi no dia 14 de Agosto de 1385, e o confronto deu-se no campo de S. Jorge. Com a derrota definitiva das tropas castelhanas, acabou a crise 1383-1385, o que coincidiu com a consolidação de D. João I como rei de Portugal, o primeiro da dinastia de Avis.

DN

 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #182 em: Abril 18, 2009, 05:13:35 pm »
"Santa" Ingnorância!
 :bang:
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #183 em: Abril 18, 2009, 07:05:36 pm »
Citar
in: DN de 16-04-2009

Presidente da República faz-se representar no Vaticano

Manuel Carlos Freire

O ministro Luís Amado vai chefiar a delegação portuguesa presente na cerimónia de beatificação de Nuno Álvares Pereira, no próximo dia 26

O Presidente da República vai estar representado pelo seu chefe da Casa Militar, general Carvalho dos Reis, na cerimónia de canonização de Nuno Álvares Pereira, que se realiza no próximo dia 26 no Vaticano, soube ontem o DN.

A delegação portuguesa vai ser chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e integra, entre outros, um representante da Assembleia da República e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Valença Pinto. Cavaco Silva faz-se representar porque "problemas de agenda" o impedem de estar presente, adiantou uma das fontes.

De acordo com o protocolo, na fila da frente vão estar, além de Luís Amado e dos representantes do Presidente e do Parlamento, o embaixador português junto da Santa Sé e outro elemento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, adiantou uma das fontes envolvidas no processo.

O beato Nuno de Santa Maria Álvares Pereira (1360-1431) é o patrono da Arma de Infantaria e da Brigada Mecanizada do Exército, ramo que enviará oficiais seus - a par de um major-general da Armada e outro da Força Aérea - à cerimónia.

Mas o chefe do Estado-Maior do Exército, general Pinto Ramalho, vai estar ausente da cerimónia, oficialmente porque não foi convidado. Nos bastidores, contudo, algumas fontes dizem que o general - enquanto comandante do Exército - não aceitou ser relegado pelo protocolo para as filas secundárias da assistência.

A canonização de Nuno Álvares Pereira, que pertenceu à Ordem do Carmo, foi anunciada há algumas semanas pelo Papa Bento XVI. O processo foi reaberto a 13 de Julho de 2004 e a decisão teve por base o reconhecimento de uma cura milagrosa relatada por Guilhermina de Jesus, uma sexagenária natural de Vila Franca de Xira que sofreu lesões no olho esquerdo.


Esquiva-te Cavaco!
Primeiro ia estar presente, agora evoca "problemas de agenda"....
Andamos a brincar ou quê? s1x2x
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7279
(sem assunto)
« Responder #184 em: Abril 18, 2009, 09:33:58 pm »
A nova filiação partidária de Cavaco não permite tal presença.
Como é sabido, o PS é um partido laico.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #185 em: Abril 19, 2009, 01:47:45 pm »
Vice-postulador da canonização de Nun`Álvares Pereira respeita críticas ateístas, apesar de as "estranhar"  

Lisboa, 14 Abr (Lusa) - O vice-postulador da canonização de Nun`Álvares Pereira disse hoje respeitar as críticas da Associação Ateísta Portuguesa à participação de figuras do Estado na Comissão de Honra da causa, apesar de as "estranhar".

"Respeito as críticas", disse o vice-postulador para a causa da canonização de Nun`Álvares Pereira, padre Francisco Rodrigues, quando questionado pela Lusa sobre as críticas da Associação Ateísta Portuguesa (AAP).

Contudo, acrescentou o sacerdote, essas críticas são um pouco "estranhas", pois Nun`Álvares Pereira não era apenas um religioso.

"Estranhei as críticas, ainda se ele fosse só um religioso, mas é um herói nacional que trabalhou tanto pela Nação e pela independência",
sublinhou o padre Francisco Rodrigues, que falava à saída de uma audiência com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

No início do mês, dias depois de ter sido anunciado que o chefe de Estado aceitou integrar a Comissão de Honra para a canonização de Nun`Álvares Pereira, que vai ter lugar a 26 de Abril, em Roma, a AAP insurgiu-se contra a participação de figuras do Estado na comissão, acusando-as de cumplicidade numa "burla pueril" e de "traição ao Estado laico".

"Repudiamos esta traição ao Estado laico, pois está-se a fazer confusão entre funções de Estado e crenças pessoais", disse na altura à Agência Lusa Carlos Esperança, presidente da associação criada em Maio do ano passado e que, referiu, conta menos de 200 associados.

Num comunicado emitido também na ocasião, a associação insurgiu-se especialmente contra a participação do Presidente da República nessa comissão, da qual também fazem parte, entre outros, o presidente da Assembleia da Republica, Jaime Gama, e os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Luís Amado e Severiano Teixeira, respectivamente.

"O Estado laico, condição essencial de uma democracia, fica, na opinião da AAP, irremediavelmente comprometido com a participação do PR que, de algum modo, estabelece uma lamentável confusão entre as funções de Estado e os actos pios do foro individual", lia-se no comunicado.

Ainda segundo o vice-postulador da causa da canonização de Nun`Álvares Pereira, o encontro de hoje com o Presidente da República com uma delegação da Comissão S. Nuno de Santa Maria, da Ordem do Carmo de Portugal, foi uma audiência para "agradecer" a Cavaco Silva por ter aceite o convite para integrar a Comissão de Honra.

A canonização do beato Nuno de Santa Maria foi anunciada a 21 de Fevereiro pelo Vaticano, depois de concluído o processo em que foi reconhecida por médicos a cura milagrosa de uma mulher residente em Vila Franca de Xira, que sofrera lesões no olho esquerdo ao ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe.

D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431) já tinha sido beatificado em 1918 pelo papa Bento XV, tendo o processo de canonização sido reaberto em Julho de 2004 no Patriarcado de Lisboa.

A Comissão de Honra pretende lançar bases para o estudo alargado sobre a dimensão espiritual, social, política e histórica do beato Nuno de Santa Maria e estimular iniciativas em torno das celebrações da canonização que vão decorrer em todo o país ao longo de 2009 e vão ser divulgadas através do site www.nunodesantamaria.org .

Integram ainda a comissão o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, general Valença Pinto, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, o Superior Maior da Ordem do Carmo em Portugal, padre Agostinho Marques de Castro, e o duque de Bragança, D. Duarte Pio.
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
(sem assunto)
« Responder #186 em: Abril 19, 2009, 07:28:21 pm »
Citar
"Estranhei as críticas, ainda se ele fosse só um religioso, mas é um herói nacional que trabalhou tanto pela Nação e pela independência"

Ele não é só um religioso é verdade.  :roll:

Mas no próximo dia 26, o Vaticano, o Papa, não festeija o herói da Nação Portugal ... mas a canonização do beato Nuno de Santa Maria.

2 coizas completamente diferentes !
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2369
  • Recebeu: 162 vez(es)
  • Enviou: 477 vez(es)
  • +641/-325
(sem assunto)
« Responder #187 em: Abril 19, 2009, 07:38:38 pm »
Por mais que os laicos queiram, o religioso é inseparável do herói nacional, tal como a história de Portugal é inseparável da igreja e da monarquia. A árvore não sobrevive sem as suas raízes.

Revisionismo histórico de índole "politico-correctista", pode enrolar muito bem, e enfiar onde o sol não chega.

 c34x
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
(sem assunto)
« Responder #188 em: Abril 19, 2009, 07:55:16 pm »
Citação de: "Duarte"
Por mais que os laicos queiram, o religioso é inseparável do herói nacional, tal como a história de Portugal é inseparável da igreja e da monarquia. A árvore não sobrevive sem as suas raízes. ...

Como na maioria dos países europeus.  :banana:
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2369
  • Recebeu: 162 vez(es)
  • Enviou: 477 vez(es)
  • +641/-325
(sem assunto)
« Responder #189 em: Abril 19, 2009, 10:02:42 pm »
35 anos que a a ligação estado/catolicismo foi revogada.

Há mais de 8 séculos de ligação que levarão mais do que 35 anos para apagar. São 35 anos que Portugal está no declínio acelerado, não levará muito tempo para ser absorvido. Até o Português escrito degenerou.  :roll:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
(sem assunto)
« Responder #190 em: Abril 19, 2009, 11:21:51 pm »
f2x2x  f2x2x
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2369
  • Recebeu: 162 vez(es)
  • Enviou: 477 vez(es)
  • +641/-325
(sem assunto)
« Responder #191 em: Abril 19, 2009, 11:48:19 pm »


 :jok:


слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #192 em: Abril 20, 2009, 12:19:12 am »
Citação de: "Duarte"

Há com cada boneco  :shock:
Olha o que fizeram à pobre da banana...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #193 em: Abril 20, 2009, 04:31:21 pm »
Citar
Canonização: Cardeal Patriarca convida cristãos a celebrarem "Santo de Lisboa"

Lisboa, 20 Abr (Lusa) - O Cardeal Patriarca convidou hoje os párocos  e comunidades cristãs do Patriarcado de Lisboa a viverem espiritualmente  a canonização do Beato Nuno de Santa Maria, recordando que, além de Santo  de Portugal, "é sobretudo um Santo de Lisboa".  

 

   Numa mensagem a propósito da canonização do Santo Condestável, no próximo  domingo, e do Jubileu do monumento a Cristo-Rei (16 e 17 de Maio), D. José  Policarpo sublinhou a ligação de D. Nuno Álvares Pereira à cidade de Lisboa,  "onde viveu a última parte da vida como irmão da Ordem do Carmo, dando testemunho  heróico de humildade e de caridade, expressa sobretudo no amor dos pobres  a quem deu todos os seus bens e serviu com grande humildade".  

 

   "Formas de culto público, reconhecimento, pela comunidade, da sua santidade  de vida, são conhecidas em Lisboa logo após a sua morte", referiu, lembrando  também que foi a diocese de Lisboa que por três vezes (1918, 1940 e agora)  apresentou a causa da canonização.  

 

   "Ele é, pois, um Santo que muito diz à Diocese de Lisboa, onde se construiu  a primeira Igreja que o tem como Orago, a Igreja de Santo Condestável, na  Cidade de Lisboa", escreveu, convidando as comunidades cristãs a "viverem  espiritualmente este momento" e relembrando as celebrações, em Lisboa e  em Roma, que acompanham a cerimónia de canonização.  

 

   Na mesma mensagem, o Cardeal Patriarca referiu-se também à comemoração  dos 50 anos da inauguração do monumento a Cristo-Rei, a 16 e 17 de Maio,  recordando que ele resulta de um voto dos bispos portugueses, que, durante  a Segunda Guerra Mundial, pediram ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa  Senhora de Fátima que poupassem Portugal ao conflito.  

 

   Os prelados portugueses, adiantou, manifestaram dessa maneira a sua  fé na intervenção de Deus na história, pelo que, 50 anos depois, a mensagem  a reter é "levar os cristãos a confiar na acção de Deus na resolução dos  problemas" da sociedade.  

 

   "O Monumento a Cristo-Rei não pode ser apenas um mirante, mas um sinal  da protecção de Deus sobre a cidade dos homens", acentuou D. José Policarpo,  convidando igualmente os cristãos a participarem nas celebrações, que incluem  cerimónias com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima.  
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #194 em: Abril 21, 2009, 12:09:54 pm »
Citar
Na Praça de São Pedro, no Vaticano, testemunhe um momento histórico para Portugal…

Dia 26 de Abril de 2009, a partir das 09:00h na RTP

Cerimónias da Canonização presididas por Sua Santidade o Papa Bento XVI na Praça de São Pedro.

Noventa e um anos depois do Papa Bento XV o ter reconhecido como beato, Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, vai agora ser proclamado santo, pelo Papa Bento XVI.

Imprescindível para o terminar deste processo foi a cura, considerada pela Igreja como milagrosa e por intercessão do beato Nuno de Santa Maria, de Guilhermina de Jesus, de Vila Franca de Xira, que sofreu lesões graves no olho esquerdo, ao ser atingida por salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe.

No dia 26 de Abril, além de Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, são canonizados outros cinco beatos.
A cerimónia tem lugar em Roma e leva à capital italiana um grande número de fiéis portugueses.

Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Cernache do Bonjardim em 24 de Julho de 1360. Filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira, entrou aos 13 anos na corte de D. Fernando (rei de 1367 a 1383) como pajem da rainha D. Leonor de Teles. Destacando-se logo em jovem num ataque dos castelhanos a Lisboa, foi armado cavaleiro.
Em 1385, D. Nuno foi nomeado por D. João I como o Condestável do Reino. Conquistou o Minho para a causa e, depois da vitória de Trancoso em Maio ou Junho, cortou a arrojada avançada castelhana com a memorável Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.


Acho impressionante como nenhuma estação televisiva deu ainda um passo em frente para fazer um documentário sobre a vida do Santo Condestável, que seria concerteza a melhor maneira de dar a conhecer o seu exemplo aos portugueses...

Isto não é Portugal.
Isto é um país que anda a perder-se em telenovelas e futebol...