Semi-rigidos vs rigidos
Barcos de dimenções identicas
o semi-rigido é sempre mais caro. e tem manutenção mais cara
premite motorizações mais potentes
É mais mais leve, mais rapido, mais seguro, mais facil de manobrar, mais estavel, confortável. mais facil de entar e sair de bordo (mergulho ; salvamento etc.)
mais simples de colocar e retirar da agua.
Vejamos...
Permite motorizações mais potentes
- sendo mais leves, maior potência implica que a estabilidade e o conforto (e a segurança da tripulação) sofram.
Mais seguro
- o volume dos flutuadores, se traduzido num duplo casco preenchido, seguramente inverte os dados por larga margem, em especial para operações militares/policiais, dada a vulnerabilidade dos flutuadores.
Mais simples de colocar e retirar da água
- só pelo peso, mas considerando que qualquer fora-de-borda actual é demasiado pesado para ser deslocado à mão...
ja andei nos dois tipos de barco.
- sim, mas de cascos idênticos? Manobrabilidade, estabilidade (opostos diametrais) e conforto, até a acessibilidade, dependem disso.
Alguma razão deve haver para que não tenha visto ainda uma lancha de pilotos ou de socorro a náufragos semi-rígida.