ForumDefesa.com

Economia => Mundo => Tópico iniciado por: Viajante em Janeiro 10, 2018, 02:36:56 pm

Título: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Janeiro 10, 2018, 02:36:56 pm
Vai comprar carro novo? Sistema ‘eCall’ obrigatório em março

Está a pensar comprar um carro novo? Se sim, então fique a saber que a partir de 31 de Março todos os veículos novos, vendidos a partir dessa data, têm de vir obrigatoriamente equipados com o eCall – sistema pan-europeu de chamadas de emergência. Apesar desta decisão já ter sido aprovada em 2013 pela União Europeia, só este ano é que entrará em vigor.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2018/01/eCall2-720x405.jpg)

O que é o sistema de emergência eCall?

O eCall é o sistema pan-europeu de chamadas de emergência. O sistema eCall irá contribuir para a redução do número de vítimas e feridos nas estradas portuguesas. Sempre que seja detetado um acidente, o dispositivo eCall, instalado nos veículos efetua uma chamada de emergência que é encaminhada para o Public Safety Answering Point (PSAP) mais adequado, de acordo com os dados recebidos (nomeadamente a localização precisa do veículo).

A chamada para o 112 pode ser desencadeada de forma automática, em caso de acidente grave, graças aos sensores instalados nos veículos, ou manualmente, pelos ocupantes.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2018/01/eCall-1.jpg)

O sistema ‘eCall’ tem que estar obrigatoriamente instalado em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia a partir de 31 de março de 2018. Em Portugal os centros operacionais nacionais do 112 já estão prontos desde novembro do ano passado para receber chamadas ‘eCall’.

Este sistema já está em total funcionamento na Holanda, Eslovénia, Suécia e Finlândia.

https://pplware.sapo.pt/informacao/vai-comprar-carro-novo-sistema-emergencia-ecall-obrigatorio-marco/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 12, 2018, 03:05:41 pm
Fiat Chrysler transfere produção do México para os EUA


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 16, 2018, 12:23:47 pm
Carros sem condutor desfilam em Detroit


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 27, 2018, 11:17:32 am
Prós e contras da automatização do transporte rodoviário


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 06, 2018, 08:48:21 pm
Salão Automóvel de Genebra: Fabricantes procuram modelos mais ecológicos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 19, 2018, 09:57:03 pm
Mulher morre atropelada por carro sem condutor da Uber nos EUA


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 13, 2018, 06:57:16 pm
Volkswagen anuncia reestruturação



Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Maio 07, 2018, 03:40:07 pm
Nissan vai deixar de vender carros a gasóleo na Europa


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Julho 09, 2018, 05:00:19 pm
Nissan admite ter adulterado testes de emissões poluentes


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Julho 20, 2018, 02:38:08 pm
Polícia luxemburguesa compra dois Tesla


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Julho 20, 2018, 04:30:17 pm
Tarifas sobre comércio automóvel e os empregos no setor


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Agosto 14, 2018, 03:18:41 pm
Não vai acreditar quanto a Ferrari ganha com cada carro vendido

(https://cdn.aquelamaquina.pt/images/2018-08/img_944x629$2018_08_08_15_32_00_113142.jpg)

A Ferrari é a marca que mais lucro tem por automóvel vendido e a Tesla a que tem menos… Mas sabe quanto cada uma ganha? Ferdinand Dudanhoffer, professor de economia em Duisburgo, na Alemanha, conduziu um estudo que revela quanto as fabricantes automóveis lucraram por carro vendido nos primeiros seis meses do ano.

A Ferrari foi quem mais ganhou, somando um lucro operacional de 69 mil euros por cada carro novo vendido. No outro lado do espectro aparece a Jaguar Land Rover, que "ganha" apenas 800 euros por cada carro entregue.

Mercedes, BMW e Audi somam um lucro por veículo vendido a rondar os 9 mil euros, pouco menos de metade do que ganha a Porsche, que lucra aproximadamente 17 mil euros com cada veículo que deixa a sua fábrica, em Estugarda.

O estudo de Dudanhoffer revela ainda que a Maserati ganha cerca de 5 mil euros com cada veículo novo vendido, ao passo que a Volvo consegue gerar um lucro ligeiramente inferior.

Mas não pense que todas as marcas ganham dinheiro com os carros novos que vendem. A Bentley, por exemplo, perde aproximadamente 17 mil euros com cada carro novo que vende e a Tesla soma 11 mil euros de prejuízo com cada modelo vendido.

Marcas como a Rolls-Royce ou a Lamborghini não entraram nestes estudo elaborado por Ferdinand Dudanhoffer, uma vez que mantém os seus resultados financeiros longe dos olhares do público.

Recorde-se que estes números pouco ou nada mudaram relativamente ao ano passado. Em Março de 2017 a Bloomberg escreveu que a Ferrari estava a lucrar 77 mil euros por cada carro vendido e a Porsche quase 15 mil euros.

http://www.aquelamaquina.pt/noticias/actualidade/detalhe/nao-vai-acreditar-quanto-a-ferrari-ganha-com-cada-carro-vendido.html

Quero ver se o Trump também vai multar a Tesla, como fez com a portuguesa Navigator acusada de praticar dumping, por perder 11.000 euros em cada carro vendido!!!!!!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Agosto 17, 2018, 11:50:20 am
Elon Musk assume problemas na liderança da Tesla: “Este foi o ano mais difícil e doloroso da minha carreira”

Com a Tesla mergulhada em agitação depois de um tweet do empresário, Musk dá entrevista emotiva ao New York Times onde assume exaustão e admite passar as rédeas a outro.

(https://imageproxy-observadorontime.netdna-ssl.com/800x,q85/https://s3cdn-observadorontime.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2018/08/17083455/GettyImages-111674160_770x433_acf_cropped.jpg)

“Este ano foi o mais difícil e mais doloroso da minha carreira.” A admissão é feita pelo próprio milionário Elon Musk, numa entrevista feita pelo New York Times, numa altura em que a sua empresa, a Tesla, enfrenta falta de liquidez e uma investigação do regulador da bolsa norte-americana.

A instabilidade da empresa tem sido agravada pelos comentários impulsivos de Musk, que o próprio justifica ao jornal como fruto da exaustão. “Houve vezes em que não saí da fábrica durante três ou quatro dias, dias em que não fui à rua”, declarou, emocionado. “O preço a pagar é que não vejo os meus filhos, nem os meus amigos.”

O último solavanco na situação da produtora de carros elétricos ocorreu a sete de agosto, quando o próprio Musk publicou um tweet enigmático dizendo que pretendia retirar a empresa da bolsa e o preço a que iria vender cada ação (420 dólares, cerca de 350 euros).

Am considering taking Tesla private at $420. Funding secured.

    — Elon Musk (@elonmusk) August 7, 2018


O primeiro problema surgiu com a Security and Exchanges Commission (SEC), o regulador norte-americano, que abriu uma investigação à empresa por suspeitas de ação especulativa — já que, na sequência do tweet de Musk, as ações da Tesla dispararam.

O segundo problema é que, a acontecer, uma saída de bolsa terá de ser financiada por alguém, já que teria custos à volta dos 70 mil milhões de euros, como explica a Vox. Musk, contudo, assegura que tem “financiamento assegurado”. Em causa poderá estar um investimento do Governo da Arábia Saudita, que têm neste momento quase 5% das ações da Tesla e que podem estar interessados em adquirir mais.

No entanto, como diz a CNN, se Musk não quiser que os sauditas adquiram uma fatia da empresa maior do que o próprio fundador, terá de arranjar mais investidores. “Se trouxer mais investidores, estes vão querer mais controlo”, explicou à cadeia de televisão Todd Boudreau, do grupo financeiro Foley & Lardner.

Se eles estiverem de acordo com o que [Musk] quiser fazer, é ideal. Mas a dinâmica pode mudar muito rapidamente. No caso mais extremo, ele pode estar de saída amanhã”, afirmou o especialista.

A Tesla tem tido problemas com o fabrico do carro Model 3, que tem sido repetidamente atrasado, e em março um condutor de um dos seus carros automáticos, o Model X, morreu num acidente. As ações da empresa têm caído na sequência destes eventos. A isto soma-se a falta de liquidez da empresa, que a Bloomberg notou em abril, mencionado que existe “um risco genuíno” da Tesla ficar sem dinheiro ainda em 2018.

A todos estes problemas somam-se os tweets e comentários do próprio Musk, que provocam muitas vezes uma tempestade de relações públicas. Foi o caso do recente tweet onde chamou “pedófilo” a um dos mergulhadores responsável pelo resgate da Tailândia e dos comentários sobre perguntas de analistas de Wall Street que classificou de “aborrecidas” — tendo o preço das ações da Tesla caído imediatamente mais de 5%.

“De um ponto de vista pessoal, o pior ainda está para vir”, diz Musk

O New York Times garante que durante a entrevista Elon Musk se emocionou várias vezes, tendo “alternado entre o riso e as lágrimas”. Um dos momentos mais intensos foi quando o empresário admitiu que tem trabalhado 120 horas por semana e que não tira mais de uma semana seguida de férias desde 2001. Este ano, garante, passou as 24 horas inteiras do seu aniversário a trabalhar. “Toda a noite — nada de amigos, nada”, declarou. “Pensava que o pior já tinha passado”, afirmou. “Para a Tesla o pior já passou, de um ponto de vista operacional”, esclareceu. “Mas de um ponto de vista pessoal, o pior ainda está para vir.”

As palavras do milionário podem estar relacionadas com informação avançada pelo jornal de que alguns membros do conselho da Tesla estão preocupados com a situação de Musk. Duas fontes próximas do conselho disseram ao Times estar preocupadas com o uso habitual de Ambien (um medicamento usado para as insónias) por parte de Musk, dizendo que o medicamento por vezes “contribui para as sessões noite dentro no Twitter” de Musk.

O jornal também avança que os executivos da Tesla têm tentado contratar uma pessoa para servir de número dois a Musk, absorvendo parte das responsabilidades do fundador, que é atualmente chairman e presidente executivo. O próprio empresário assumiu que Sheryl Sandberg, executiva do Facebook, foi abordada pela Tesla.

Daquilo que sei”, disse Musk, “não há nenhuma pesquisa ativa neste momento” para encontrar essa pessoa.

Oficialmente, a Tesla desmentiu os “rumores falsos e irresponsáveis” sobre o conselho da Tesla, sublinhando o “compromisso e dedicação” de Elon Musk à empresa. O empresário garante que não tem planos para já para abandonar os cargos que ocupa na Tesla. “Se souberem de alguém que consiga fazer um trabalho melhor, avisem-me. Podem ficar com o lugar”, assegura Musk, deixando claro que por agora considera não haver ninguém. “Há por aí alguém que consiga fazer um trabalho melhor? Se sim, podem ficar já com as rédeas.”

https://observador.pt/2018/08/17/elon-musk-assume-problemas-na-lideranca-da-tesla-este-foi-o-ano-mais-dificil-e-doloroso-da-minha-carreira/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 22, 2018, 12:05:45 pm
Kalashnikov produz veículos elétricos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 28, 2018, 08:55:19 pm
Indústria automóvel frusta combate à poluição do ar


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 29, 2018, 04:50:04 pm
Condutores europeus enganados em 150 mil milhões de euros


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Agosto 30, 2018, 10:54:19 am
Tesla voador!!!!


https://pplware.sapo.pt/informacao/video-mostra-acidente-espetacular-de-um-tesla-model-s/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 10, 2018, 10:11:05 pm
Investidores levam VW a tribunal e exigem indemnizações


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 18, 2018, 09:32:32 pm
Gigantes alemãs do setor automóvel investigadas pela CE por alegado pacto


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 30, 2018, 04:30:19 pm
Elon Musk obrigado a deixar presidência do conselho de administração da Tesla


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 02, 2018, 07:00:39 pm
Alemanha salva o diesel


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 03, 2018, 06:37:03 pm
Indústria Automóvel da Europa teme Brexit sem acordo


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 07, 2018, 08:53:24 pm
Marcas de automóveis apostam nos elétricos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 20, 2018, 05:05:05 pm
O futuro complexo de Renault, Nissan e Mitsubishi


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 21, 2018, 02:05:13 pm
Detenção de Ghosn deixa Nissan em maus lençóis


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 28, 2018, 07:48:04 pm
Adaptação de carros a diesel gera polémica na Alemanha


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 07, 2019, 07:43:16 pm
Venda de automóveis em queda no Reino Unido


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 10, 2019, 05:11:50 pm
Jaguar Land Rover vai suprimir 4500 postos de trabalho


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 18, 2019, 09:18:51 pm
Carlos Ghosn afunda-se em ilegalidades


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 27, 2019, 04:40:40 pm
Reforma milionária do presidente da Daimler-Mercedes



Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 30, 2019, 06:38:48 pm
Carlos Ghosn diz que foi vítima de conspiração


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 18, 2019, 06:32:13 pm
Honda poderá fechar fábrica no sudoeste de Inglaterra


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 26, 2019, 05:32:50 pm
Grupo PSA anunciou lucros recorde


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 01, 2019, 02:05:20 pm
Tesla anuncia encerramento de concessionários


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 04, 2019, 11:45:28 pm
Jaguar vence prémio de "Carro do Ano"


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 06, 2019, 10:12:04 am
Fantasma do Brexit no Salão Automóvel de Genebra


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 06, 2019, 10:40:09 am
Carlos Ghosn saiu da prisão sob fiança



Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 06, 2019, 12:07:07 pm
Salão Automóvel Genebra: O fio elétrico chega cada vez mais longe


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 06, 2019, 11:47:33 pm
As tecnologias para a mobilidade do futuro


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 12, 2019, 01:03:58 pm
"Novo começo" para a Nissan-Renault pós Carlos Ghosn


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 12, 2019, 07:03:35 pm
Volkswagen aposta forte nos carros elétricos



Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 13, 2019, 04:28:05 pm
Volkwagen: 12 mil milhões de lucros e 7 mil supressões de empregos



Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 04, 2019, 11:14:44 am
Carlos Ghosn volta atrás das grades



Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 07, 2019, 08:00:05 pm
Fiat-Chrysler poderá integrar Tesla na sua frota


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 09, 2019, 01:20:38 pm
Carlos Ghosn diz-se vítima de "conspiração"



Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 09, 2019, 04:06:37 pm
Carros clássicos com motores elétricos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 15, 2019, 04:37:32 pm
Antigo presidente da Volkswagen enfrenta até 10 anos de prisão


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 25, 2019, 06:11:27 pm
Extrema-direita alemã defende Gasóleo


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Abril 29, 2019, 10:24:55 am
Tesla Model 3 produz mais CO2 do que um carro a diesel, diz novo estudo alemão

A emissão de dióxido de carbono e de outros poluentes atmosféricos, bateu recordes em 2017. As (muitas) consequências estão à vista. Nesse sentido, a aposta em veículos eléctricos, como o Tesla Model 3, para diminuir as emissões poluentes, parece ser uma das muitas acções a tomar.
Segundo um novo estudo alemão, os carros eléctricos dificilmente ajudarão a reduzir as emissões de CO2 nos próximos anos.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/04/tesla_poluidor00.jpg)

Emissões de CO2 são mais altas nos eléctricos que nos carros a diesel

Segundo o estudo apresentado pelo Centro de Estudos Económicos da Alemanha, os veículos eléctricos não são uma panaceia para as mudanças climáticas.
Assim, considerando o actual mix de energia na Alemanha e a quantidade de energia usada na produção de baterias, as emissões de CO2 dos carros eléctricos a bateria são, na melhor das hipóteses, ligeiramente superiores às de um motor a diesel, e são muito maiores.
Quem afirma isto são alguns especialistas em energia do Instituto de Pesquisa Económico (Ifo), docentes de física da Universidade de Colónia e da Universidade de Munique.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/04/tesla_poluidor01.jpg)

Tesla Model 3 produz mais CO2 do que um Mercedes C 220D
Os investigadores realizaram vários cálculos detalhados. Para isso usaram exemplos concretos. Colocaram lado a lado um eléctrico moderno, um Model 3 e um moderno carro a diesel, um Mercedes C 220D.
Além das emissões de CO2 da produção de baterias, eles analisaram as fontes de energia alternativas para a electricidade, de modo a calcular o impacto dos veículos eléctricos sobre as emissões de CO2.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/04/tesla_poluidor02.jpg)

Segundo os especialistas, mesmo com a tecnologia actual, as emissões totais de um motor a combustão movido a gás natural já são quase um terço menores do que as de um motor a diesel.
A longo prazo, a tecnologia de hidrogénio-metano oferece uma vantagem adicional: permite que o excedente de energia eólica e solar gerada durante picos, seja armazenada, e esses excedentes terão um aumento acentuado à medida que a participação dessa energia renovável crescer.
Explicou Christoph Buchal, professor de física na Universidade de Colónia e membro da Associação Helmholtz, um dos centros alemães de investigação, e um dos maiores centros de investigação interdisciplinar da Europa.
O estudo, por exemplo, estima que conduzir um Tesla Model 3 na Alemanha é responsável por 156 a 181 gramas de CO2 por quilómetro. Isso é mais do que um Mercedes C 220D movido a diesel que produz apenas 141 gramas por quilómetro.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/04/tesla_poluidor03.jpg)

Estudo critica fortemente a UE
Nos estudos, os autores também criticam o facto de que a legislação da UE permite que veículos eléctricos sejam incluídos nos cálculos de emissões de frotas com um valor “zero” de emissões de CO2, pois, isso sugere que os veículos eléctricos não geram tais emissões.
Contudo, a realidade é que, além das emissões de CO2 geradas na produção de veículos eléctricos, quase todos os países da UE geram emissões significativas de CO2 na carga das baterias dos veículos usando os seus mixes nacionais de produção de energia.
Os autores também têm uma visão crítica da discussão sobre carros eléctricos na Alemanha. Segundo eles a discussão gira em torno de veículos movidos a bateria quando outras tecnologias também oferecem grande potencial. Assim, os eléctricos movidos a hidrogénio ou com motores de combustão movidos a metano verde, também devem ser considerados.
A tecnologia de metano é ideal para a transição de veículos a gás natural com motores convencionais para motores que um dia funcionarão com metano a partir de fontes de energia livres de CO2. Sendo este o caso, o governo federal alemão deve tratar todas as tecnologias igualmente e promover também as soluções de hidrogénio e metano.
Enfatizou Hans-Werner Sinn, professor jubilado da Universidade Ludwig Maximilian de Munique.

Várias vozes contra o que chama de emissões zero
Este não é o primeiro estudo crítico dos VEs da Alemanha. A consultora automobilística alemã Berylls Strategy Advisors divulgou uma advertência similar. Foi em Outubro do ano passado que referiu que os EVs não são os heróis ambientais como são considerados.
Em síntese, parece que as considerações estão a ganhar voz na Alemanha. O país é actualmente o terceiro maior produtor de carros eléctricos depois dos EUA e da China.

https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-model-3-produz-mais-co2-do-que-um-carro-a-diesel-diz-novo-estudo-alemao/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Maio 07, 2019, 02:52:10 pm
Amesterdão proíbe carros com 15 ou mais anos a partir de 2020



Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Maio 08, 2019, 02:53:24 pm
Alemanha abre a primeira estrada electrificada para camiões com sistema da Siemens

Os veículos eléctricos ligeiros estão a alcançar um compromisso interessante, contudo, nos pesados ainda não se vislumbra uma alternativa viável. Além disso, quando se fala em poluição, este meio de transporte é um dos mais poluentes. Nesse sentido, a Alemanha, que está num processo enérgico contra as emissões, vai abrir uma estrada electrificada para pesados.
Um sistema de catenárias foi desenvolvido pela Siemens e permite que os pesados sejam alimentados de energia por essas linhas eléctricas.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/05/alemanha_energia02.jpg)

eHighway – Siemens cria sistema de catenárias idêntico aos comboios
Os camiões e os pesados, em geral, estão a consumir cada vez mais diesel. Comportamento que poluiu mais as cidades e originam a temida, mas garantida, alteração climática. A Alemanha entende que poderá ter encontrado resposta a este factor recorrendo a linhas eléctricas aéreas sustentadas por grandes plataformas.
Esta não é, contudo, uma ideia nova. Já em 2016, na Suécia, a Scania modificou os seus camiões para, em determinados troços, aproveitar a energia fornecida também pelas catenárias. Em abono da verdade, desde então, nunca houve um eco de grande sucesso.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/05/alemanha_energia03.jpg)

Alemanha fornece energia eléctrica que vem sobretudo de fontes poluidoras
Segundo informações, a Alemanha recebe grande parte da sua energia gerada através de centrais que consomem combustíveis fósseis e nucleares. Mesmo estando a fazer um esforço para aumentar a produção de energias renováveis, o carvão, o  lignite e o gás natural são os mais utilizados.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/05/alemanha_energia01.jpg)

Portanto, a energia eléctrica é ainda bastante poluidora. Contudo, o país tem metas justas para diminuir drasticamente a utilização dos combustíveis fósseis até 2030. Este sistema é mais um passo nessa direcção.
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2FCami%C3%B5es+extraem+energia+dos+cabos+a%C3%A9reos+por+cima+das+estradas&hash=916678c8866eb0807e3f95a74e950229)
A Siemens criou um sistema que permite aos pesados extrair energia eléctrica de cabos aéreos. Este método já entrou em operação num troço de 10 quilómetros nesta passada terça-feira, de acordo com o governo alemão.
A tecnologia foi desenvolvida pela Siemens e o sistema permite que grandes plataformas com equipamentos especiais montados nos seus tejadilhos se liguem às linhas eléctricas enquanto viajam a velocidades de até 90 quilómetros por hora.
Os camiões funcionam com motores eléctricos quando ligados às linhas aéreas e um sistema híbrido quando voltam à estrada tradicional. Os sensores detectam quando os fios aéreos estão disponíveis.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/05/alemanha_energia04.jpg)

Sistema permite uma redução acentuada de emissões de CO2
A gigante alemã de tecnologia refere que o sistema eHighway combina a eficiência com a flexibilidade do transporte por camião. Outro benefício é uma redução acentuada nas emissões de CO2 e óxidos de nitrogénio.
Além dos benefícios para o ambiente, a empresa refere que o sistema pode ser adaptado à infraestrutura rodoviária existente. Assim, torna-se uma forma prática de reduzir as emissões e o consumo de energia em locais onde as ferrovias não são viáveis.
O trecho da estrada inaugurado na terça-feira faz parte de um elo crucial entre o aeroporto de Frankfurt, um centro global de cargas e um parque industrial próximo. Mais dois trechos da rodovia com o sistema serão abertos em breve.
O governo alemão gastou 70 milhões de euros para desenvolver camiões que possam usar o sistema. Deste modo, a Siemens referiu que o proprietário de um camião poderia economizar € 20.000 em combustível ao longo de 100.000 quilómetros.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/05/alemanha_energia05.jpg)

Impulso ambiental
O transporte por camiões é a fonte de procura de petróleo que mais cresce no mundo, de acordo com o Fórum Internacional de Transporte, que faz parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Segundo o grupo, o transporte rodoviário de mercadorias também responderá por 15% do aumento projectado das emissões globais de CO2 até 2050.
Reduzir as emissões de carbono do transporte, é uma parte fundamental do Acordo Climático de Paris de 2015.
Projectos como o da Alemanha podem ser parte de uma solução que inclui o aumento do uso de veículos eléctricos e ferroviários.

https://pplware.sapo.pt/motores/alemanha-abre-a-primeira-estrada-eletrica-para-camioes/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Maio 08, 2019, 05:18:16 pm
Porsche condenada a multa de mais de 500 milhões de euros



Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Maio 20, 2019, 07:26:15 pm
Ford despede sete mil trabalhadores em todo o mundo


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Maio 21, 2019, 10:12:40 am
Morreu Niki Lauda, lenda da Fórmula 1

Três vezes campeão em Fórmula 1 e sobrevivente a um grave acidente em 1976, o piloto austríaco que também se destacou na aviação morreu esta segunda-feira.

(https://i2-prod.irishmirror.ie/incoming/article16175455.ece/ALTERNATES/s615b/2_Niki-Lauda.jpg)

Niki Lauda, antigo tricampeão de Fórmula 1, morreu na noite de segunda-feira aos 70 anos, informou a família do piloto à imprensa austríaca.

“Com imensa tristeza, anunciamos que o nosso querido Niki morreu em paz, rodeado pela sua família, esta segunda-feira”, lê-se num comunicado. A lenda do desporto automóvel tinha sido submetida a um transplante pulmonar em 2018.
Lauda sagrou-se campeão de Fórmula 1 pela primeira vez em 1975. Sobreviveu a um grave acidente com o seu Ferrari no Grande Prémio da Alemanha de 1976, tendo sofrido extensas queimaduras que o deixaram desfigurado e que o obrigaram a múltiplas cirurgias. Passou a usar um boné para ocultar as cicatrizes na cabeça, e o assessório tornar-se-ia parte da sua imagem de marca. Apesar da seriedade das sequelas, regressou rapidamente às pistas e conquistou o seu segundo título em 1977. E ainda um terceiro em 1984.
Era desde 2012 director não executivo da equipa da Mercedes. Antes disso, liderou a Jaguar e foi consultor da Ferrari.
Fora das pistas, destacou-se na aviação. Fundou as companhias aéreas Lauda Air e Niki, entretanto extintas, e manteve até 2018 uma participação na Lauda, uma subsidiária austríaca da Ryanair.
Nascido em Viena a 22 de Fevereiro de 1949, no seio de uma família de classe alta, Lauda contrariou a vontade dos pais e dedicou-se cedo ao automobilismo, chegando à Fórmula 1 em 1971. Casado duas vezes, foi pai de cinco filhos, incluindo Mathias Lauda, piloto da Aston Martin no Campeonato Mundial de Resistência.
A sua vida, e sobretudo a sua rivalidade histórica com o piloto britânico James Hunt, foram retratadas no filme Rush - Duelo de Rivais (2013) de Ron Howard.


https://www.publico.pt/2019/05/21/desporto/noticia/morreu-niki-lauda-lenda-formula-1-1873464?utm_term=Niki+Lauda%2C+a+morte+de+uma+lenda+da+F1.+As+horas+extras+do+Ministerio+da+Educacao&utm_campaign=PUBLICO&utm_source=e-goi&utm_medium=email
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Maio 23, 2019, 12:22:30 pm
Primeiro Porsche vai a leilão


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Maio 27, 2019, 12:45:27 pm
Fiat Chrysler propõe fusão com a Renault


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Maio 29, 2019, 03:48:27 pm
Último adeus a Niki Lauda


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Maio 29, 2019, 06:46:39 pm
Nissan não se opõe a fusão


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Junho 06, 2019, 03:24:57 pm
Ford vai encerrar fábrica no Reino Unido


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Agosto 16, 2019, 11:32:13 am
Atestar com combustível sintético? Agradeça à F1

A F1 é mais do que um espectáculo, desenvolvendo tecnologias que, mais cedo ou mais tarde, chegam aos automóveis de todos os dias. A nova aposta é a gasolina sintética: mesma potência, zero emissões.

(https://bordalo.observador.pt/400x,q85/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2019/08/14235027/car-at-fuel-pump_770x433_acf_cropped.jpg)

A Fórmula 1 (F1) é o pináculo do desporto automóvel. Há quem prefira os tempos em que os seus motores tinham 10 ou 12 cilindros e gritavam desalmadamente com uma sonoridade que nos ficava na memória semanas depois da corrida a que tínhamos assistido. Mas a verdade é que mesmo os motores actuais, os pequenos 1.6 V6 turbo, ajudados por dois motores eléctricos, são capazes de surpreender pela eficiência energética, pois conseguem transformar 50% da energia disponível no combustível em potência. Isto quando o melhor motor de série tem dificuldade em atingir 30%…

Porque quando se está no topo, em matéria de tecnologia, é necessário continuar a avançar para evitar ficar para trás, o responsável pela competição, o norte-americano Chase Carey, anunciou que a nova meta passa por reduzir as emissões de CO2 das mecânicas mais sofisticadas do mundo. E há apenas duas formas de reduzir o dióxido de carbono: ou cortando o consumo, o que reduziria também a potência, ou passando a utilizar um combustível diferente, sintético e não fóssil, que seja neutro em carbono.

O que é combustível sintético?

A gasolina sintética é o Santo Graal dos combustíveis. Ao contrário da ‘normal’, extraída do subsolo de um qualquer país, a maioria árabe, é produzida em laboratório. Todas as gasolinas (e elas variam consoante a origem do crude que é refinado para lhes dar origem) são compostas por uma molécula com 6 a 12 átomos de carbono, outros tantos de hidrogénio (na realidade, n+2), além de resíduos de enxofre, azoto, impurezas e tudo o resto que não deveria existir na gasolina, pois serve apenas para gerar chuvas ácidas, NOx e partículas durante a queima.

Quando se produz sinteticamente a gasolina, o combustível não inclui os componentes de que não necessita. Mas o progresso mais importante tem a ver com a origem do carbono utilizado na produção do combustível. Não se sabe ainda qual a solução preconizada pelos responsáveis da F1, mas se buscam um combustível mais amigo do ambiente, então, o que faz sentido é retirar o CO2 da atmosfera, combatendo assim o aquecimento global e as variações climáticas. E caso a energia a utilizar neste processo tivesse origem em fontes renováveis, então tínhamos um hidrogénio extraído da água e um CO2 retirado do ar, que depois de queimado regressaria ao ar, sendo por isso neutro e não elevando a percentagem que existe na atmosfera – na realidade, o objectivo final.

(https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2019/08/14233242/skysports-sky-f1-garage_4601408.jpg)

Os F1 vão ser menos rápidos?

Nada disso. Os combustíveis sintéticos podem ter a mesma energia dos fósseis, o que significa que podem gerar a mesma potência quando queimados no mesmo motor. No limite, os motores até podem funcionar melhor. Um pouco à semelhança dos lubrificantes sintéticos que os F1 também utilizam, que não são derivados do petróleo, o que não os impede de desempenhar na perfeição o seu papel.

Independentemente dos motores que vão ser provados nos próximos anos, a F1 está determinada a que, em 2021, os motores dos carros que animam as corridas sejam mais sustentáveis, reagindo assim a quem acusava a disciplina rainha do desporto automóvel de não ter a mínima preocupação ambiental. Aliás, o mesmo teve de fazer a Fórmula E que, apesar de recorrer a motores eléctricos alimentados por bateria, viu-se obrigada a garantir que a energia com que recarregava as baterias tinha uma proveniência amiga do ambiente.

O que vai ganhar o automobilista com isto?

Muito! Os combustíveis sintéticos podem ter um futuro risonho, desde que se aposte a sério na sua produção em larga escala. Espera-se que em 2030, fruto dos compromissos impostos por Bruxelas, 30% dos veículos sejam eléctricos, o que significa que 70% irá continuar a recorrer a motores a gasolina ou a gasóleo, ainda que a maioria certamente ajudada por soluções híbridas ou híbridas plug-in. Imagine-se agora que todos esses 70% dos veículos que se vão vender daqui a 10 anos, muitos deles certamente híbridos ou híbridos plug-in, podiam queimar combustíveis sintéticos, neutros em carbono, que não acrescentassem mais um grama de CO2 à atmosfera.

As equipas de F1 têm os melhores engenheiros do mundo – isto e uns orçamentos de perder a cabeça! Se juntarmos um e outro, é mais que provável que os técnicos consigam fazer evoluir os combustíveis sintéticos mais depressa do que muitos julgariam possível.

De momento, gasolina e gasóleo sintéticos já estão a ser fabricados em diversas universidades, em colaboração com alguns fabricantes, sendo conhecida aquela em que a Audi está envolvida. O envolvimento da F1 neste projecto faria maravilhas aos avanços da tecnologia, um pouco à semelhança do que aconteceu com os turbo-compressores, com sistemas de controlo das válvulas, das injecções e de tudo o mais que fez os motores dos veículos comuns avançarem tão rapidamente nestas últimas décadas.

A Bosch antecipa que esta solução “pode evitar a libertação de mais 2,8 gigatoneladas de CO2 para a atmosfera, entre 2025 e 2050”, enquanto estima que os custos da fabricação tenderão a cair com o incremento da produção, num movimento similar à geração de energia através das células foto-voltaicas. Recorde-se que em 2000 eram caras, quando a produção mundial rondava 4 gigawatts, tornando-se substancialmente mais acessíveis a partir de 2017, ano em que superaram os 227 GW.

https://observador.pt/2019/08/15/f1-aposta-na-gasolina-sintetica-com-igual-potencia-e-zero-emissoes/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Setembro 11, 2019, 09:45:45 am
BMW está a desenvolver um carro movido a hidrogénio. Veja o protótipo!

A BMW tem sido das marcas alemãs mais activas na mobilidade eléctrica. Na sua gama já conta com um carro eléctrico e em breve poderemos ver a chegada de um carro movido a hidrogénio à marca da Baviera!

No IAA Salão de Frankfurt, a marca anunciou o protótipo BMW i Hydrogen NEXT que recorre a uma célula de combustível para se mover.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/09/BMW-i-Hydrogen-Next-fuel-cell-4-1.jpg)

A mobilidade eléctrica tem cada vez mais relevância no mundo automóvel e as marcas avançam em várias frentes, para esta realidade. A Tesla, por exemplo, está a investir – e com sucesso – em carros com motores eléctricos alimentados por baterias de iões de lítio.

Não obstante, há outras marcas a investir em mais tecnologias. A Mercedes investiu bastante nos carros movidos a hidrogénio e parece que a sua eterna rival BMW se irá juntar nesta corrida! A marca da Baviera confirmou no Salão de Frankfurt que está a desenvolver um carro eléctrico movido a célula de combustível.
Com base na última geração do SUV BMW X5, este veículo visualiza os futuros esforços da fabricante em gerar energia com base no hidrogénio. Além disso, o i Hydrogen NEXT vai buscar ainda influência ao BMW iX3.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/09/P90364753_highRes_bmw-i-hydrogen-next-1.jpg)

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/09/P90364750_highRes_bmw-i-hydrogen-next-1.jpg)

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/09/P90364748_highRes_bmw-i-hydrogen-next-1.jpg)

A fabricante acredita que no futuro teremos vários tipos de mobilidade e por isso quer investir em todos eles para os utilizadores terem um BMW como opção na procura pelo próximo carro. Ressalva ainda as vantagens deste tipo de solução: carregamentos similares aos dos carros com motor a combustão, autonomia elevada, não abdica de atributos no conforto e não depende de condições climatéricas.

Assim, o seu i Hydrogen NEXT vai continuar em desenvolvimento até 2022, enquanto esperam até 2025 ter veículos de produção movidos com esta tecnologia actualmente em concept.

BMW em parceria com Toyota

Segundo o comunicado da BMW, o desenvolvimento da célula de combustível e das tecnologias inerentes está a ser feito em parcerias com a Toyota. As duas fabricantes começaram este acordo em 2013 e desde então tem sido reforçado devido a acreditarem nesta solução de mobilidade.

Será que a célula de combustível de hidrogénio pode ser assim uma alternativa aos carros eléctricos que recorrem a baterias? Ou deverão ser vistas como tecnologias complementares? Deixe a sua opinião nos comentários!

https://pplware.sapo.pt/motores/bmw-desenvolver-carro-hidrogenio-prototipo/comment-page-1/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Outubro 30, 2019, 11:08:32 am
Peugeot dispara para máximos de 2008 após confirmação de negociações com a Fiat Chrysler

Os grupos PSA e Fiat Chrysler estão em conversações com vista a uma fusão. A informação já foi confirmada pelas empresas, o que está a elevar as ações. A Peugeot disparou para máximos de mais de 11 anos. Já a Fiat Chrysler já esteve a subir mais de 10%.

(https://cdn2.jornaldenegocios.pt/images/2019-08/img_796x493$2019_08_11_23_44_22_359224.jpg)

A agência Dow Jones revelou ainda na terça-feira que a PSA, liderada pelo português Carlos Tavares, e a Fiat Chrysler estão em conversações para um possível fusão. Uma notícia que já foi confirmada esta quarta-feira pelas empresas.

 

"Estão a decorrer discussões com o objetivo de criar um dos maiores grupos mundiais", revelou a Fiat em comunicado, citado pela Bloomberg. A PSA emitiu um comunicado semelhante, confirmando a existência de negociações entre os dois grupos.

Uma fusão entre os dois grupos criaria a segunda maior fabricante automóvel, por vendas, na Europa. E daria origem a uma cotada cujo valor de mercado ascende a 47 mil milhões de dólares, revela a Bloomberg.

 

O grupo automóvel francês PSA é liderado por Carlos Tavares e engloba marcas como Peugeot, Citroën, DS e Opel. Já a ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA) tem sido notícia por diversas vezes devido a eventuais fusões. A última foi com a Renault, mas a Nissan – que tem uma aliança com a francesa – acabou por inviabilizar esta operação.
 

As ações das cotadas estão a reagir às novidades. A PSA está a subir 6,38% para 26,51 euros, tendo chegado a subir mais de 8,5% para o valor mais alto desde junho de 2008.

(https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2019-10/OriginalSize$2019_10_30_09_02_27_363858.png)

Já a Fiat Chrysler está a subir 8,27% para 12,722 euros, tendo chegado a apreciar mais de 10,5% para níveis de maio deste ano.

(https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2019-10/OriginalSize$2019_10_30_09_02_26_363857.png)

Os comunicados não adiantam mais informação, mas ainda ontem, o Financial Times revelava que o plano é deixar na liderança da empresa que surgir desta fusão Carlos Tavares.

https://www.jornaldenegocios.pt/trading/detalhe/peugeot-dispara-para-maximos-de-2008-apos-confirmacao-de-negociacoes-com-a-fiat-chrysler?ref=HP_DestaquesPrincipais
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 28, 2019, 03:34:54 pm
Turquia lança primeiros carros elétricos de produção nacional


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Daniel em Maio 23, 2020, 08:25:09 pm
Hertz declara bancarrota nos Estados Unidos e Canadá
https://eco.sapo.pt/2020/05/23/hertz-declara-bancarrota-nos-estados-unidos-e-canada/
Citar
A empresa vai declarar falência nos Estados Unidos e no Canadá devido ao facto de a pandemia ter provocado um impacto "repentino e dramático" na procura por carros para alugar. A pandemia do novo coronavírus levou a empresa norte-americana de aluguer de carros Hertz a recorrer ao designado capítulo 11 da lei da bancarrota, ao fim de mais de um século de existência.

Por enquanto, este procedimento diz respeito apenas às suas operações nos Estados Unidos e no Canadá, afirmou o grupo em comunicado à imprensa. Assim, poupa as suas principais regiões operacionais, principalmente Europa, Austrália e Nova Zelândia.
“O impacto da Covid-19 na procura de viagens foi repentino e dramático, resultando numa queda acentuada nas receitas da empresa e reservas futuras”, apontou o Grupo.

A Hertz diz que tomou uma “ação imediata” que prioriza a saúde e a segurança dos funcionários e dos seus clientes. Na sexta-feira, o Grupo disse que até 20.000 pessoas foram demitidas, cerca da metade da sua força de trabalho global.
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Maio 29, 2020, 12:40:14 pm
Renault mergulhada em crise profunda


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Daniel em Maio 29, 2020, 02:51:14 pm
Governo espanhol lamenta decisão da Nissan de encerrar fábrica de Barcelona
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/governo-espanhol-lamenta-decisao-da-nissan-de-encerrar-fabrica-de-Barcelona
Citar
A fabricante japonesa anunciou o encerramento de duas fábricas, a redução da sua gama e pretende diminuir em 20% o volume de produção nos próximos três anos.A construtora de automóveis japonesa Nissan informou esta quinta-feira o Governo espanhol que vai encerrar a sua fábrica de Barcelona, que emprega 3.000 pessoas, decisão que Madrid "lamenta", segundo comunicado do Ministério da Indústria de Espanha.

O executivo espanhol insiste que a continuidade da fábrica de Barcelona, que emprega diretamente cerca de 3.000 pessoas e indiretamente mais 30.000, faz sentido económico para a Nissan Motor, "sendo mais rentável investir do que assumir o custo do encerramento, que poderá ultrapassar os 1.000 milhões de euros".

Madrid propôs à presidência da multinacional japonesa a criação de um grupo de trabalho para procurar alternativas ao fecho da fábrica.

O Ministério da Indústria espanhol defende que a continuidade da fábrica de Barcelona é possível através do plano de viabilidade apresentado há alguns meses à presidência da Nissan e preparado conjuntamente com o Governo regional da Catalunha e ainda com a Câmara Municipal de Barcelona.

"A fábrica de Barcelona é de natureza estratégica, uma vez que a saída de Barcelona e de Espanha significa abandonar a União Europeia, com o consequente custo de reputação num mercado de mais de 500 milhões de pessoas", acrescenta o comunicado.

Madrid assinala que, uma vez conhecida a decisão, que lhe foi comunicada oficialmente esta manhã, terá início um período de negociações em que serão estabelecidos os termos e condições do processo.

Assim, o Governo espanhol vai convocar nos próximos dias o executivo regional, a Câmara Municipal de Barcelona e as centrais sindicais para analisar conjuntamente a situação e estudar os diferentes cenários para o futuro.

A fabricante japonesa anunciou hoje o seu plano a três anos para a sobrevivência da empresa, apostando na redução significativa dos custos fixos.

E a estratégia prevê uma diminuição de 20% nos volumes de produção, que inclui o encerramento da fábrica em Espanha mas também, embora não no imediato, de uma fábrica na Indonésia.

A marca vai igualmente "emagrecer" a sua gama, passando dos atuais 69 modelos para menos de 55. Os recursos serão concentrados nos modelos mais competitivos em termos globais, incluindo o Qashqai, o X-Trail, os veículos elétricos, como o Leaf, e os desportivos.

Os anúncios surgem no dia em que a Nissan reportou prejuízos de 671,2 mil milhões de ienes (5,6 mil milhões de euros) no exercício fiscal e uma perda operacional de 40,5 mil milhões de ienes (342 milhões de euros), a primeira em 11 anos e a maior em duas décadas.
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Daniel em Maio 30, 2020, 04:01:02 pm
Renault vai suprimir 15.000 postos de trabalho
https://eco.sapo.pt/2020/05/29/renault-vai-suprimir-15-000-postos-de-trabalho/
Citar
A Renault anunciou esta sexta-feira a supressão de 15 mil postos de trabalho em todo o mundo, 4.600 dos quais em França, uma medida que faz parte de um plano para reduzir custos em dois mil milhões de euros.Em comunicado, o fabricante automóvel francês precisou que a redução de efetivos afeta 8% do total dos trabalhadores e deverá ser implementada nos próximos três anos, em colaboração com os sindicatos e autoridades de cada país.

O construtor automóvel garantiu que vai recorrer preferencialmente a “medidas de reconversão, mobilidade interna e saídas voluntárias”, para evitar despedimentos.

O plano prevê a supressão de “perto de 4.600” postos de trabalho em França e mais de “10 mil” no resto do mundo, sem precisar os países afetados.

A Lusa questionou a Renault sobre se o plano abrange a fábrica da empresa em Cacia (Aveiro), em Portugal, mas não obteve resposta até ao momento.
A Renault anunciou também a “suspensão dos projetos de aumento de capacidade [de produção] previstos em Marrocos e na Roménia“, indicando ainda que irá estudar “a adaptação das capacidades de produção na Rússia e a racionalização do fabrico de caixa de velocidades no resto do mundo”.


A empresa pretende ainda reduzir a produção de veículos, de quatro milhões em 2019 para 3,3 milhões em 2024. No início do ano, o fabricante automóvel francês anunciou as primeiras perdas na última década, ainda antes de a crise provocada pela pandemia da covid-19 ter agravado a situação no setor.

E vão mais 15 000 dos quais 4600 em França, isto vai de mal a pior cada vez mais desempregado e infelizmente não fica por aqui.
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Junho 03, 2020, 07:27:04 pm
Aumenta a procura de carros elétricos na Europa


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Junho 16, 2020, 06:58:58 pm
Lada faz 50 anos de existência


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Julho 10, 2020, 04:06:14 pm
Lamborghini apresenta híbrido descapotável


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Julho 15, 2020, 10:19:08 pm
Gigante automóvel fruto da fusão PSA-Fiat já tem nome: Stellantis

O quarto maior grupo automóvel, que irá nascer da fusão da PSA com a Fiat Chrysler, será designado Stellantis. O português Carlos Tavares será o CEO.

(https://cdn1.jornaldenegocios.pt/images/2019-12/img_900x560$2019_12_18_09_42_59_366636.jpg)



    Assine já 1€/1 mês
    1
    ...

O grupo PSA (Peugeot, Citroën e Opel) e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) revelaram esta quarta-feira que a entidade que irá nascer da sua fusão - e que será o quarto maior grupo automóvel mundial - vai-se chamar Stellantis.

Os dois fabricantes frisaram que esta designação será apenas para efeitos corporativos, indo manter-se os nomes das atuais marcas automóveis.

A operação de fusão, que está a ser alvo de uma investigação aprofundada pela autoridade da concorrência europeia, deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com o calendário definido pelos dois grupos.

No comunicado é explicado que o nome Stellantis tem origem no verbo stello em latim, que significa "iluminar com estrelas".

A nova empresa, uma fusão entre iguais, terá o português Carlos Tavares, CEO da PSA, como presidente executivo.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/gigante-automovel-fruto-da-fusao-psa-fiat-ja-tem-nome-stellantis

Boas notícias, o português Carlos Tavares, que já era o CEO do Grupo PSA (Peugeot e Citroen), vai passar a ser o CEO da STELLANTIS (Peugeot + Citroen + Fiat + Chrysler), que é só o 4º maior grupo mundial!!!!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Agosto 16, 2020, 04:27:48 pm
“Cinto de Segurança Digital” é a app que o pode salvar de ser atropelado

Já ouviu falar numa app com o nome “Cinto de Segurança Digital”? É notória a evolução da tecnologia no segmento automóvel. Apesar de ainda não existirem carros totalmente autónomos a circular, o futuro caminha nesse sentido.

No entanto, é preciso também garantir a segurança dos peões e foi nesse sentido que foi criada uma app para evitar atropelamentos.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/08/app_2.jpg)

“Cinto de Segurança Digital”! A app que garante segurança dos peões…

A app foi desenvolvida pela Universidade de Berkeley e chama-se “Digital Seatbelt” (“Cinto de segurança digital”). O objetivo desta app é garantir a segurança dos peões no que diz respeito à circulação de carros autónomos.

A app, que pode ser instalada em qualquer smartphone, usa dados de localização obtidos pelo próprio dispositivo móvel e faz uso de inteligência artificial para determinar a distância entre um peão e um carro que se aproxima.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/08/app_1.jpg)

A app faz ainda uso de outras variáveis, como a direção e a velocidade, e pode até determinar se uma colisão é provável, alertando assim o carro e o peão. A app pode até mesmo assumir o controlo do carro que segue sozinho e acionar o travão de forma a evitar que o veículo atropele o peão.

    A tecnologia funciona com base na análise das coordenadas GPS de peões, ciclistas e motoristas que têm a app instalada e, em seguida, compara as com a velocidade e direções de viagem. A partir daí, um algoritmo de inteligência artificial (IA) processa os dados criptografados anónimos para decidir se há risco de uma colisão grave

Revela o documento publicado recentemente
Além de carros autónomos, a app também pode ser usada em veículos conduzidos por pessoas. A principal vantagem desta solução, dizem os investigadores, é que não é necessário nenhum tipo de hardware, já que a app só precisa de ser instalada no smartphone do peão e também no carro.
A app foi criada pela !Important, uma empresa criada pelo investigador Bastien Beauchamp

https://pplware.sapo.pt/motores/cinto-de-seguranca-digital-e-a-app-que-o-pode-salvar-de-ser-atropelado/

Conceito interessante, mas ao mesmo tempo conseguem-nos localizar instantaneamente e em qualquer lugar!!!!!!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Agosto 22, 2020, 10:17:32 am
Procura um pneu que não fure? Só chegam em 2024

Procura um pneu que não fure? As evoluções no segmento têm sido muito interessantes, mas ainda faltam algumas coisas! Sabia que ainda não existem pneus que não furam? É verdade! Apesar das várias investigações, especialmente por parte da Michelin, para se arranjar uma solução, ainda não existe nada no mercado.

A empresa direcionada para o fabrico dos pneus revelou que os pneus que não furam irão chegar em 2024. Mas há outras empresas na corrida de ser as primeiras…

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/08/michelin_00-1.jpg)

Qual será a primeira empresa que irá conseguir colocar no mercado um pneu que não fure? Michelin, Bridgestone ou outra? A Michelin é provavelmente a que vai mais avançada, mas a Bridgestone também já deu indicações que está no caminho de conseguir uma solução para breve.

Por agora apenas existem pneus RunFlat. A tecnologia RunFlat tem como objetivo minimizar o risco de acidente de viação e permitir ao condutor chegar a uma estação de serviço de automóveis para a substituição. Além disso, se utilizar este tipo de pneus, pode dispensar um pneu suplente para poupar espaço ou reduzir o consumo de combustível. Em caso de um furo, com os pneus RunFlat permitem circular entre 50 a 250 quilómetros, dependendo do fabricante, a uma velocidade máxima de 80 km/h.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/08/runflat_02-1.jpg)

Pneu que não fura ainda não existe…

Por agora só existem “proof of concept” (provas de conceito) de um pneu que não fure. A Bridgestone refere que a sua tecnologia poderá chegar já em 2022 e tem como base borrachas que não necessitam de ar. Esta solução de pneu deverá chegar inicialmente apenas a veículos de 2 rodas, começando pelas bicicletas.

A Michelin diz estar um pouco mais atrasada e só terá uma solução em 2024. A tecnologia terá o nome de Uptis (na sigla original Unique Puncture-proof Tire System)  e não precisará de ar. A Michelin está a trabalhar em parceria com a General Motors.


Relativamente a este pneu da Michelin, como se pode ver no vídeo foram eliminas as paredes laterais e a almofada de ar foi substituída por uma estrutura em alumínio que liga o pneu diretamente à jante. O peso de todo o conjunto ronda os 22,5 kg.

É verdade que hoje em dia, pelo facto da limpeza das vias de circulação e bom piso, já não é muito comum furar um pneu… mas acontece. Como referido, a tecnologia só deverá chegar em 2024 pois há muitas variáveis em análise e estudo.

https://pplware.sapo.pt/motores/procura-um-pneu-que-nao-fure-so-chegam-em-2024/comment-page-1/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Agosto 30, 2020, 02:38:31 pm
Carro voador japonês descola com um passageiro pela primeira vez

Há uns anos, quando se imaginava o ano de 2020 o carro voador aparecia no pensamento. Apesar de estar a ser um ano claramente atípico, podemos afirmar que existem… bem, pelo menos alguns.

Sendo um dos vários projetos de carro voador em curso, no mundo todo, realizou o seu primeiro teste com uma pessoa a bordo.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/08/carro_voador_japao01.jpg)

Carro japonês é dos únicos projetos com sucesso

Dos mais de 100 projetos de carros voadores em curso, no mundo inteiro, são poucos os que deram resultado. Um deles pertence à empresa japonesa SkyDrive, que realizou, com sucesso, um voo de teste com uma pessoa a bordo. Perante o êxito, a empresa abriu caminho para lançar o carro voador em 2023.

Tomohiro Fukuzawa, que coordena o projeto da SkyDrive, disse que espera que o carro voador possa ser transformado num produto da vida real, podendo ser comercializado. No entanto, afirma que é essencial torna-lo num meio seguro, para poder ser produzido e exportado.

    Espero que muitas pessoas queiram conduzi-lo e se sintam seguras.

Disse o líder do projeto.

Num vídeo, a equipa mostra o carro voador a pairar no ar, através das hélices embutidas, estando a alguns metros do chão durante 4 minutos. É de referir que a máquina pode voar durante 5 a 10 minutos, mas a equipa pretende que alcance cerca de 30 minutos, atribuindo-lhe mais potencial.

 
Governo japonês confiante quanto ao carro voador

Ao contrário do que acontece com os aviões e helicópteros, os veículos eVTOL, elétricos de descolagem e aterragem verticais, oferecem viagens pessoais rápidas, de ponto-a-ponto. Assim, tornando-se comuns, poderiam diminuir o incómodo dos aeroportos e engarrafamentos, além de estreitar o custo inerente à contratação de pilotos.

A sua comercialização, contudo, implica enormes desafios, como o tamanho das baterias e o controlo do tráfego aéreo.

    Se custarem 10 milhões dólares, ninguém os vai comprar. Se voarem durante 5 minutos, ninguém os vai comprar. E se caírem do céu, de vez em quando, ninguém os vai comprar.

Referiu Sanjiv Singh, professor no Robotics Institute, na Carnegie Mellon University, e membro de uma equipa que está também a trabalhar num veículo eVTOL.

O projeto de carro voador da SkyDrive começou, em 2012, como um projeto voluntário de nome Cartivator. Nessa altura, foi financiado por importantes empresas japonesas, como a Toyota, Panasonic e Bandai Namco. No entanto, um voo de demonstração realizado em 2017 não correu bem e, por isso, o carro voador teve de aperfeiçoado.

Recentemente, recebeu novos apoios, incluindo do Development Bank of Japan. Ademais, o governo japonês está muito confiante quanto a este carro voador e perspetiva que os próximos, quando forem comercializados, podem ser uma mais valia para fazer a ligação entre áreas remotas e oferecer vias alternativas, em caso de catástrofe.

O governo estabeleceu ainda um mapa de estradas, para que estejam operacionais, até 2023, para fins empresariais, e, até 2030, para serem comercializados.


Governo japonês confiante quanto ao carro voador

Ao contrário do que acontece com os aviões e helicópteros, os veículos eVTOL, elétricos de descolagem e aterragem verticais, oferecem viagens pessoais rápidas, de ponto-a-ponto. Assim, tornando-se comuns, poderiam diminuir o incómodo dos aeroportos e engarrafamentos, além de estreitar o custo inerente à contratação de pilotos.

A sua comercialização, contudo, implica enormes desafios, como o tamanho das baterias e o controlo do tráfego aéreo.

    Se custarem 10 milhões dólares, ninguém os vai comprar. Se voarem durante 5 minutos, ninguém os vai comprar. E se caírem do céu, de vez em quando, ninguém os vai comprar.

Referiu Sanjiv Singh, professor no Robotics Institute, na Carnegie Mellon University, e membro de uma equipa que está também a trabalhar num veículo eVTOL.

O projeto de carro voador da SkyDrive começou, em 2012, como um projeto voluntário de nome Cartivator. Nessa altura, foi financiado por importantes empresas japonesas, como a Toyota, Panasonic e Bandai Namco. No entanto, um voo de demonstração realizado em 2017 não correu bem e, por isso, o carro voador teve de aperfeiçoado.

Recentemente, recebeu novos apoios, incluindo do Development Bank of Japan. Ademais, o governo japonês está muito confiante quanto a este carro voador e perspetiva que os próximos, quando forem comercializados, podem ser uma mais valia para fazer a ligação entre áreas remotas e oferecer vias alternativas, em caso de catástrofe.

O governo estabeleceu ainda um mapa de estradas, para que estejam operacionais, até 2023, para fins empresariais, e, até 2030, para serem comercializados.

https://pplware.sapo.pt/motores/carro-voador-japones-descola-com-um-passageiro-pela-primeira-vez/

A chatice é quando termina(m) a(s) bateria(s)!!!!!!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Novembro 13, 2020, 12:41:33 pm
Novo Recorde: 74 mil euros para trocar a bateria de um Nissan LEAF

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/11/bateria_0001.jpg)

https://pplware.sapo.pt/motores/novo-recorde-74-mil-euros-para-trocar-a-bateria-de-um-nissan-leaf/comment-page-1/#foobox-1/0/bateria_0001.jpg

Ser ecologista está pelo preço da hora da morte!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 18, 2020, 04:27:20 pm
Mercado automóvel europeu volta a cair com segunda vaga da pandemia


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 24, 2020, 07:55:15 pm
Ambientalistas questionam desempenho de veículos híbridos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 21, 2020, 07:00:04 pm
Comissão Europeia aprova fusão entre Peugeot-Citroën e Fiat-Chrysler


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 04, 2021, 03:42:05 pm
PSA e FCA fundem-se no novo grupo Stellantis


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Janeiro 09, 2021, 12:39:41 pm
Entretanto:

Português conduz o 4.º maior grupo automóvel

Acionistas da PSA e Fiat Chrysler deverão aprovar nesta segunda-feira a fusão dos dois grupos na Stellantis, que terá Carlos Tavares como presidente executivo. O objetivo é assegurar mercados em todos os continentes. Será o quarto maior fabricante de veículos do mundo

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/portugues-vai-conduzir-o-4-maior-grupo-automovel-13190786.html
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 15, 2021, 01:26:09 pm
"Renaut 5" está de volta, mas mais moderno


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 19, 2021, 04:18:47 pm
Venda de automóveis sofre queda sem precedentes


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 01, 2021, 06:42:13 pm
Reino Unido em excesso de velocidade para o 100% elétrico


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 03, 2021, 02:25:17 pm
Setor automóvel deve recuperar em 2021


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 04, 2021, 05:52:03 pm
General Motors corta produção em várias fábricas


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 19, 2021, 06:30:54 pm
Renault com prejuízos acima dos 8 mil milhões de euros


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 08, 2021, 07:42:10 pm
Grupo BMW regista recorde de vendas em 2021


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 13, 2021, 06:32:55 pm
Volkswagen reembolsa totalmente clientes do caso "Dieselgate"


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: HSMW em Junho 01, 2021, 10:04:14 pm
Um funcionário de um concessionário já me tinha falado disto.
E confirma-se. A escassez de semicondutores!

Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Junho 01, 2021, 11:08:19 pm
Um funcionário de um concessionário já me tinha falado disto.
E confirma-se. A escassez de semicondutores!


Todo o sector informático tem problemas de fornecer equipamentos e peças, que vão desde processadores, memórias, gráficas então ...... gráficas topo de gama as marcas só permitem vender..... se for para um revendedor montar um pc ou servidor, além de custarem uma fortuna (por causa da mineração de criptomoedas), agora também os discos rígidos estão a subir de preço sem parar, devido à Chia chinesa (criptomoeda minerada através de discos rígidos!!!!!).

Eu encomendei 5 Surfaces Pro 7+ novos para revender a 1 cliente, em Fevereiro e só tive 4 2 meses depois! Estamos em Junho e ainda falta entregar um portátil que o cliente encomendou em Fevereiro!!!!!!!

Mas mais grave deu-se no início da pandemia, com toda a gente a trabalhar e estudar em casa, os portáteis esgotaram quase todos..... restaram só alguns topos de gama e o mercado de usados está a correr muito bem. Ao ponto de já ter tido ofertas para um parque de 100 pc usados que temos embalados!!!!!!

Cheguei a configurar portáteis que já estavam a ganhar pó à anos, para rodarem o Xubuntu ou windows xp!!!!!
No ano passado encomendamos 50 portáteis...... que recebemos quase 3 meses depois e depois da encomenda ter sido um ..... desvio autorizado pela marca de uma encomenda de 500 portáteis feita por uma grande empresa nacional!!!!!

E já agora, já pensaram quem é que produz este material que está a esgotar e aumenta exponencialmente de preço!?
Que país será?
Discos, processadores, gráficas, ......
Neste momento e quase para qualquer tipo de fornecimento de material informático, não é possível garantir nenhum prazo, excepto se o revendedor nacional (no máximo são meia dúzia) tiver stock de material. Já estou a pré-reservar até câmaras de videovigilãncia e AP a 1 e 2 meses de antecedência!!!!!!

Se eu quiser encomendar agora uma gráfica RTX 3090, que custa só uns 3 a 4 000€ não é possível comprar!!!! As "quintas" de mineração caçam tudo o que mexe!!!!! E as marcas proíbem a venda até a revendedores!!!!!!

Estamos a viver tempos loucos!!!!!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: HSMW em Junho 01, 2021, 11:48:55 pm
Concordo Viajante!! Tempos absolutamente loucos!
O mundo e a sociedade estão seguros por arames e anda tudo distraído com a marquise do Ronaldo, a musica do Euro....

Quanto ao principal país produtor de componentes, o vídeo refere... Taiwan.

É só uma questão de tempo. Depois nem carros, nem computadores, telemóveis, satélites...

Mais um sector tecnológico que Portugal devia aproveitar, tendo em conta que até forma bastantes engenheiros e técnicos de electrónica!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Get_It em Junho 02, 2021, 08:27:31 am
E o mais engraçado nisto tudo é que já tivemos (e ainda temos uma parte de) um dos maiores fabricantes de semi-conductores do mundo em território nacional.

Cumprimentos,
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: P44 em Junho 02, 2021, 08:32:45 am
Um funcionário de um concessionário já me tinha falado disto.
E confirma-se. A escassez de semicondutores!


Todo o sector informático tem problemas de fornecer equipamentos e peças, que vão desde processadores, memórias, gráficas então ...... gráficas topo de gama as marcas só permitem vender..... se for para um revendedor montar um pc ou servidor, além de custarem uma fortuna (por causa da mineração de criptomoedas), agora também os discos rígidos estão a subir de preço sem parar, devido à Chia chinesa (criptomoeda minerada através de discos rígidos!!!!!).

Eu encomendei 5 Surfaces Pro 7+ novos para revender a 1 cliente, em Fevereiro e só tive 4 2 meses depois! Estamos em Junho e ainda falta entregar um portátil que o cliente encomendou em Fevereiro!!!!!!!

Mas mais grave deu-se no início da pandemia, com toda a gente a trabalhar e estudar em casa, os portáteis esgotaram quase todos..... restaram só alguns topos de gama e o mercado de usados está a correr muito bem. Ao ponto de já ter tido ofertas para um parque de 100 pc usados que temos embalados!!!!!!

Cheguei a configurar portáteis que já estavam a ganhar pó à anos, para rodarem o Xubuntu ou windows xp!!!!!
No ano passado encomendamos 50 portáteis...... que recebemos quase 3 meses depois e depois da encomenda ter sido um ..... desvio autorizado pela marca de uma encomenda de 500 portáteis feita por uma grande empresa nacional!!!!!

E já agora, já pensaram quem é que produz este material que está a esgotar e aumenta exponencialmente de preço!?
Que país será?
Discos, processadores, gráficas, ......
Neste momento e quase para qualquer tipo de fornecimento de material informático, não é possível garantir nenhum prazo, excepto se o revendedor nacional (no máximo são meia dúzia) tiver stock de material. Já estou a pré-reservar até câmaras de videovigilãncia e AP a 1 e 2 meses de antecedência!!!!!!

Se eu quiser encomendar agora uma gráfica RTX 3090, que custa só uns 3 a 4 000€ não é possível comprar!!!! As "quintas" de mineração caçam tudo o que mexe!!!!! E as marcas proíbem a venda até a revendedores!!!!!!

Estamos a viver tempos loucos!!!!!

Fiquei de boca aberta quando há uns tempos fui à BOX e não existiam portáteis à venda a menos de 1000€!!!!!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Junho 02, 2021, 10:00:00 am
E o mais engraçado nisto tudo é que já tivemos (e ainda temos uma parte de) um dos maiores fabricantes de semi-conductores do mundo em território nacional.

Cumprimentos,

A Quimonda em Vila do Conde!
Quando eu falo contra o centralismo de Lisboa caiem-me em cima quem vive do centralismo, mas aqui está o exemplo perfeito de como é que é possível deixar caír o maior exportador nacional, maior ainda que a Autoeuropa, com maior valor acrescentado que a Autoeuropa e o Governo nem se incomodou a deixar caír uma fábrica que nem passava por dificuldades, o problema estava na sede em Dresden!

Como é possível deixar caír uma empresa com mais de 2 000 engenheiros empregados (governo socialista, note-se) e salva-se a falida TAP. Onde é mesmo a sede da TAP? E quem é que lá trabalha? E se calhar terá sindicatos muito mais poderosos a defenderem uma empresa falida!!!!!!

Estiveram a fazer quase o mesmo quando congelaram as contas da Isabelinha e quase levavam à falência a EFACEC por não poder movimentar as contas da empresa!!!!!!!

https://expresso.pt/economia/qimonda-portugal-lidera-exportacoes-nacionais=f308676
https://www.publico.pt/2009/11/26/jornal/qimonda-portugal-passa-a-nanium-e-e-a-unica--empresa-da-multinacional-a-escapar-a-falencia-18293929
https://en.wikipedia.org/wiki/Qimonda

Quanto ao que resta da Quimonda..... a Nanium parece mexer, mas qual o tamanho actual? Agora é apenas uma fábrica da Amkor!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Junho 02, 2021, 10:25:48 am
Um funcionário de um concessionário já me tinha falado disto.
E confirma-se. A escassez de semicondutores!


Todo o sector informático tem problemas de fornecer equipamentos e peças, que vão desde processadores, memórias, gráficas então ...... gráficas topo de gama as marcas só permitem vender..... se for para um revendedor montar um pc ou servidor, além de custarem uma fortuna (por causa da mineração de criptomoedas), agora também os discos rígidos estão a subir de preço sem parar, devido à Chia chinesa (criptomoeda minerada através de discos rígidos!!!!!).

Eu encomendei 5 Surfaces Pro 7+ novos para revender a 1 cliente, em Fevereiro e só tive 4 2 meses depois! Estamos em Junho e ainda falta entregar um portátil que o cliente encomendou em Fevereiro!!!!!!!

Mas mais grave deu-se no início da pandemia, com toda a gente a trabalhar e estudar em casa, os portáteis esgotaram quase todos..... restaram só alguns topos de gama e o mercado de usados está a correr muito bem. Ao ponto de já ter tido ofertas para um parque de 100 pc usados que temos embalados!!!!!!

Cheguei a configurar portáteis que já estavam a ganhar pó à anos, para rodarem o Xubuntu ou windows xp!!!!!
No ano passado encomendamos 50 portáteis...... que recebemos quase 3 meses depois e depois da encomenda ter sido um ..... desvio autorizado pela marca de uma encomenda de 500 portáteis feita por uma grande empresa nacional!!!!!

E já agora, já pensaram quem é que produz este material que está a esgotar e aumenta exponencialmente de preço!?
Que país será?
Discos, processadores, gráficas, ......
Neste momento e quase para qualquer tipo de fornecimento de material informático, não é possível garantir nenhum prazo, excepto se o revendedor nacional (no máximo são meia dúzia) tiver stock de material. Já estou a pré-reservar até câmaras de videovigilãncia e AP a 1 e 2 meses de antecedência!!!!!!

Se eu quiser encomendar agora uma gráfica RTX 3090, que custa só uns 3 a 4 000€ não é possível comprar!!!! As "quintas" de mineração caçam tudo o que mexe!!!!! E as marcas proíbem a venda até a revendedores!!!!!!

Estamos a viver tempos loucos!!!!!

Fiquei de boca aberta quando há uns tempos fui à BOX e não existiam portáteis à venda a menos de 1000€!!!!!

Já foi mais grave, mas mesmo assim hoje em dia é muito difícil garantir datas, ou o fornecedor nacional tem em stock ou não se sabe em que mês chega a Portugal. O caso é mais grave nos portáteis por causa dos teclados!!!!

Tenho uma minúscula empresa tecnológica e posso dizer-lhe que no ano passado uma Escola encomendou 2 portáteis, faço download do stock do fornecedor nacional (literal só há meia dúzia de distribuidores informáticos para o país inteiro), e estava quase tudo esgotado!!!!!! Só escapavam portáteis da linha empresarial que custam para cima de 1000€!!!!!!

Ainda à dias pediram cotação de peças para uma Escola montar 1 ou mais servidores, mas nem dei preços, porque nenhum distribuidor tinhas as peças todas, então processadores e placas-mãe..... e discos só há se forem os mais fracos.
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 02, 2021, 02:34:07 pm
Vi no 60 minutos uma reportagem sobre isso. Durante o primeiro confinamento houve muitas fábricas fechadas, muitos negócios congelados e por isso a produção caiu a pico. Depois disso foi sempre a recuperar, mas entre as aquisições em massa de portáteis e os problemas acima mencionados, o mercado ficou muito deficitário. Como a produção de semi-condutores leva o seu tempo (não, não é algo que se faz em segundos ou minutos), até a produção ajustar-se à procura ainda vai demorar algum tempo.

 :arrow: https://www.bloomberg.com/news/features/2021-01-25/the-world-is-dangerously-dependent-on-taiwan-for-semiconductors
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Get_It em Junho 04, 2021, 08:45:38 am
Quanto ao que resta da Quimonda..... a Nanium parece mexer, mas qual o tamanho actual? Agora é apenas uma fábrica da Amkor!
Já não estou a par. Sei que o número de pessoal de engenharia e de gestão é superior, talvez o dobro, da produção. Na produção deve andar abaixo dos 100. Uma parte ainda está a ser convertida em parque industrial para escritórios de outras empresas mas ainda tem muito equipamento parado que tem de ser retirado. Pelo que me disseram em tempos, eles andavam a tentar copiar - ainda sem sucesso - um dos processos de produção para uma das fábricas na Coreia do Sul antes de fechar de vez a produção cá.

Cumprimentos,
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: P44 em Junho 04, 2021, 09:18:20 am
Até o "grande messias" da humanidade já se pronunciou

https://executivedigest.sapo.pt/a-escassez-de-chips-esta-a-ser-igual-a-procura-por-papel-higienico-compara-elon-musk/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Junho 04, 2021, 10:07:08 am
Pelo que me disseram em tempos, eles andavam a tentar copiar - ainda sem sucesso - um dos processos de produção para uma das fábricas na Coreia do Sul antes de fechar de vez a produção cá.

Cumprimentos,

Mais um motivo para a incompreensível passividade do Estado que deixou falir uma fábrica que era líder mundial na produção de memórias e que tinha tecnologia que estavam a tentar replicar noutras paragens!!!!!

Nós não aprendemos, empresas com alto potencial tecnológico e de criação de riqueza, deixamos falir, empresas ou bancos falidos, vamos lá despejar milhares de milhões de euros para tentar salvar uma empresa que já era deficitária antes da pandemia (neste caso 2 empresas, a TAP e a SATA).

O Get_it sabe algo da suposta ameaça da Merkl ao Sócrates, em que este chegou a ponderar cancelar a encomenda dos submarinos (o governo na altura nem esteve presente na sua recepção, pelo ciúme das ajudas de custo que recebeu o CDS, talvez  :mrgreen:
A Merkl ao saber, ameaçou retirar a Autoeuropa de Portugal? Li algo em tempos sobre isso, mas não consigo re-encontrar. E até mais tarde, aparece a Merkl a apoiar mais investimento alemão em Portugal, nomeadamente na Autoeuropa (https://www.rtp.pt/noticias/economia/nicolau-santos-ve-dedo-de-merkel-no-investimento-da-autoeuropa_a727499)
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Get_It em Junho 04, 2021, 06:16:41 pm
Não sei nada de mais acerca dessa suposta ameaça. Isso não me parece estranho mas sinceramente até tenho dificuldade em me lembrar se já tinha lido algum comentário acerca disso aqui no fórum ou se simplesmente esse tipo de coisas já não me espanta e parece ser totalmente normal.

A única coisa que me vem à cabeça da Autoeuropa é uma história que ouvi noutros tempos relacionada com a criação de uma empresa espécie de spin-off dedicada ao fabrico de componentes automóveis. Empresa essa que serviria de primeiro cliente para uma marca made in Portugal de máquinas CNC para a metalomecânica criada a partir da transferência de tecnologia e fundos oriundos das contrapartidas de um contrato. Não sei é se seriam contrapartidas relacionadas com os submarinos, com os C-295 ou outra aquisição qualquer.

Cumprimentos,
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Get_It em Junho 05, 2021, 03:24:50 pm
Why There are Now So Many Shortages (It's Not COVID)


Cumprimentos,
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Junho 05, 2021, 06:25:57 pm
Why There are Now So Many Shortages (It's Not COVID)


Cumprimentos,

E o culpado é..... o JIT (Just in Time)!
Efectivamente as indústrias mais eficientes à face da terra são as que mais sofrem, por falta crítica de stocks em quantidade e na hora exacta.
A Autoeuropa parou, a Bosch/Vulcano de Aveiro, Bosch de Braga, PSA de Mangualde parou........ https://www.turbo.pt/semicondutores-autoeuropa-psa-bosch/
Admiro o JIT e cheguei a fazer um trabalho em 1999, já nessa altura um Engenheiro da Bosch de Aveiro, referia a dor de cabeça em alimentar a máquina sem parar. Entravam de manhã camiões com as peças necessárias para produzir esquentadores e de tarde saíam esquentadores produzidos por essas mesmas peças!!!!! É fabulosa a linha de montagem e sem quase armazéns para armazenar stocks! Financeiramente não há melhor...... excepto quando a cadeia de matéria-prima é interrompida, como é agora o caso!

O Get já viu que se o governo tivesse visão e salvasse a fábrica da Quimonda, agora podia ganhar rios de dinheiro a...... produzir chips? Preferimos salvar empresas de serviços....... falidas!
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: HSMW em Junho 16, 2021, 12:53:27 am
Sobre a gasolina e as octanas.
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Julho 08, 2021, 05:48:12 pm
CE multa Volkswagen e BMW em 875 milhões de euros


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Julho 09, 2021, 06:35:11 pm
Stellantis vai investir 30 mil milhões de euros para eletrificar veículos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Julho 26, 2021, 02:09:18 pm
Morte anunciada para os veículos poluentes na UE


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Get_It em Agosto 01, 2021, 08:05:22 am
Falávamos da Infineon Technologies/Qimonda/Nanium/Amkor e agora temos Marrocos a entrar no mercado dos semi-condutores e a exportar para a Europa.

Morocco finds on-ramp into EV manufacturing through electronic chip production for Tesla
(20 de Julho de 2021)
Citação de: Michaël Tanchum, MEI
STMicroelectronics, one of Europe's leading semiconductor manufacturers, will very shortly inaugurate a new production line in Morocco to manufacture electronic chips for American electric car pioneer Tesla. The production line is the latest example of a larger trend among international firms to look to Morocco as an attractive location for “nearshoring.” Through Rabat's smart infrastructure investments and careful management of its foreign partnerships, Morocco has already exploited this trend to emerge as Africa's leading automaker. Now with an auto chip production line dedicated to electric vehicles (EVs), Morocco is positioning itself to become a center for EV production while turning itself into a strategic component of Western semiconductor supply chain resilience.

According to Moroccan media, STMicroelectronics will soon inaugurate an EV chip production line at the Franco-Italian company's facility in Bouskoura, an industrial town on the outskirts of Casablanca. STMicroelectronics' Bouskoura plant already began some initial production for Tesla in June 2021 with its existing lines. Morocco's EV chip production will help alleviate the critical global shortage of automotive microchips, aiding EV automakers to maintain their production schedules in the rapidly advancing electric car market.

An electronic microchip is an integrated circuit (IC) imprinted on a very small semiconductor. These semiconductor ICs, commonly called “chips,” form the fundamental components of all electronic devices and have propelled economic growth and innovation through the digitization of goods and services. Automobiles have been no exception to the trend — a typical, contemporary car employs upwards of 1,400 semiconductor chips. Engaged in IC product design, manufacture, and sales, STMicroelectronics is Europe's largest integrated device manufacturer with auto chip components accounting for 38% of its pre-COVID annual revenue.

(...)

During the years immediately prior to the outbreak of the COVID-19 pandemic, global supply chains were already starting to shorten as companies and countries placed greater emphasis on resiliency than on immediate cost efficiency. For Europe, this structural transformation meant bringing sourcing and manufacturing closer to European end-markets. The imperative to “nearshore” while maintaining a competitive advantage in operating expenditures has provided an impetus to international firms to locate manufacturing facilities in Morocco. In the post-pandemic environment, the accelerating drive to shorten supply chains is now providing Morocco an on-ramp to enter the EV manufacturing value chain.

The STMicroelectronics agreement with Tesla seems to be just the leading edge of a wave of EV chip production in Morocco that could provide a pathway to EV manufacturing in the North African nation. Following Tesla, Groupe Renault signed a strategic cooperation agreement with STMicroelectronics for the supply of electric and hybrid vehicle advanced power semiconductors to be produced by the company starting in 2026. In 2021, Renault launched its Dacia Spring EV in Europe, marketing it as the continent's cheapest electric car. While the car is manufactured by Renault in China, chip production in Morocco raises the prospect that the Dacia Spring or successor EV models could be manufactured in Renault's Morocco plants. Stellantis has started manufacturing the new Peugeot e-208 EV in its Trnava plant in Slovakia. Morocco's Kénitra plant already manufactures the ICE version of the 5-door hatchback Peugeot 208. Since the e-208 uses the same chassis as the gasoline-powered Peugeot 208, the e-208 can also be easily assembled in the Kénitra plant.

Through its new EV chip production line, Morocco will soon play a greater strategic role in securing Western semiconductor supply chains. Given its proven track record as an automotive manufacturing hub, chip production could become the catalyst for the establishment of EV manufacturing in Morocco. With its ability to service end-markets in Europe as well as emerging ones in the Middle East and Africa, Morocco is poised to become a leading electric car manufacturer in the MENA region.

(...)
Fonte: https://www.mei.edu/publications/morocco-finds-ramp-ev-manufacturing-through-electronic-chip-production-tesla (https://www.mei.edu/publications/morocco-finds-ramp-ev-manufacturing-through-electronic-chip-production-tesla)

Cumprimentos,
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 05, 2021, 07:52:03 pm
Veículos eléctricos são tendência no Reino Unido


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: HSMW em Agosto 06, 2021, 04:25:08 pm
(https://bordalo.observador.pt/v2/q:85/c:1230:690:nowe:0:1/rs:fill:980/f:webp/plain/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2021/08/03123314/rivian-vehicles-in-factory.jpg)


Três países disputam fábrica da Rivian na Europa
Citar
Vista como a nova Tesla, a Rivian vai avançar com uma segunda fábrica nos EUA e está em negociações para definir a localização da sua fábrica no continente europeu, onde quer entrar já no próximo ano.

Altamente capitalizada, com o suporte financeiro de gigantes como a Amazon, a BlackRock e a Ford, entre outros, a Rivian continua a atrair as atenções pelo seu potencial, ou não fosse considerada por muitos a nova Tesla. Agora que está prestes a arrancar com as entregas da pick-up R1T e com a edição de lançamento do SUV R1S, a Rivian procura ampliar a sua capacidade de produção, dentro e fora dos Estados Unidos da América (EUA). Na Europa, de acordo com a Sky News, há três países que disputam a corrida para acolher a futura fábrica da marca norte-americana no Velho Continente: Reino Unido, Alemanha e Holanda.

https://observador.pt/2021/08/03/tres-paises-disputam-fabrica-da-rivian-na-europa

E que vai ser do maior exportador nacional?
Vai fazer carros eléctricos?
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Agosto 19, 2021, 04:35:58 pm
Toyota reduz a produção de veículos em 40% no mês de setembro


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 23, 2021, 08:44:26 pm
Software da Volkswagen para alterar emissões considerado ilegal


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 28, 2021, 11:35:06 pm
Bruxelas avisa Volkswagen que tem de compensar todos os consumidores europeus


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 13, 2021, 07:50:17 pm
Volkswagen obrigada a acelerar rumo ao elétrico


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 15, 2021, 06:06:12 pm
Vendas de automóveis na Europa caem para níveis de 1995


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 21, 2021, 06:34:33 pm
Mercado automóvel vira-se para os usados e preços disparam

´
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: P44 em Outubro 29, 2021, 11:56:39 am
Citar
Late last week, European associations that represent the aluminium industry issued an “urgent call for action” against the “imminent risk of Europe-wide production shutdowns as a consequence of a critical shortage in the supply of magnesium from China.”

The peak aluminium industry body in Europe explained magnesium is “widely used in the metals-producing industry.”

“Without urgent action by the European Union, this issue, if not resolved, threatens thousands of businesses across Europe, their entire supply chains and the millions of jobs that rely on them,” the European aluminium association said.

“Due to the Chinese Government’s effort to curb domestic power consumption, supply of magnesium originating from China has either been halted or reduced drastically since September 2021, resulting in an international supply crisis of unprecedented magnitude.”

The European industry body said the European Union is “almost totally dependent on China (at 95 per cent) for its magnesium supply needs … with far-reaching ramifications on sectors such as automotive, construction and packaging.”



https://www.drive.com.au/news/magnesium-shortage-how-it-will-affect-new-car-delays-in-australia/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Dezembro 13, 2021, 10:23:25 am
Uma notícia que nos devia colocar a mexer e a tentar captar uma parte do investimento...... porque pelos vistos a Autoeuropa não é contemplada (não é contemplada porque nós não oferecemos nada que coloca a unidade de Palmela à frente dos outros países, nomeadamente parte do PRR, incentivos fiscais, etc.....)
A VW pretende investir 159 mil milhões de euros no sector automóvel (nas unidades fabris que já tem). Estamos a falar em 10 vezes mais que o nosso famoso PRR!!!!!!

Volkswagen cranks up electric car investment

(https://scx2.b-cdn.net/gfx/news/2021/electric-cars-like-the.jpg)

German auto giant Volkswagen said on Thursday that it would bulk up its investment in electric vehicles and digitalisation to 89 billion euros ($101 billion) over the next five years.

The 12-brand group will dedicate 56 percent of its 159 billion euros of investment to developing the cars of the future, up from 50 percent, and estimates that "one in four cars sold in 2026 will have a battery-electric motor".

"We are in the middle of the biggest transformation in the history of Volkswagen," chief executive Herbert Diess told reporters after a meeting of the group's supervisory board to agree the investment plan.

Under pressure to reduce the sector's role in climate change, major automakers around the world have announced targets to gradually phase out fossil fuel-powered vehicles.

Germany's newly minted coalition under the leadership of Chancellor Olaf Scholz is aiming to speed up the move towards electric cars with a target to have 15 million on the road in the country by 2030.

In 2020, Volkswagen announced 73 billion euros of investment in the vehicles of tomorrow for the period up to 2024.

The need to raise the commitment through 2025 was "mainly due to the accelerated ramp-up of e-mobility as part of the green deal" agreed by the European Union, the group said in a statement.

The heightened investment will go into the opening of six new battery factories through partnerships with other companies over the coming years.

The allocation for electric cars increased by 50 percent to 52 billion euros, while the sums set aside for hybrid "transition technology" went down by 30 percent to eight billion euros.

The digitalisation of its vehicles and the group's organisation will cost a further 30 billion euros.

Volkswagen said that its flagship plant in Wolfsburg, Germany, would begin full production of electric vehicles in 2024, earlier than first planned, in addition to the new mass-market electric vehicle expected to roll off the factory line in 2026.

Boardroom changes

The announcement came amid a bitter dispute between Diess and employee representatives, who took issue with the CEO's management style and plans for the transformation of the group.

At a supervisory board meeting in September, the CEO is said to have raised the possibility that up to 30,000 jobs could be lost at the plant in Wolfsburg if Volkswagen did not successfully manage the transition to electric vehicles.

Despite suggestions he could be made to stand down as CEO, Diess will stay on, while handing over responsibility for the Chinese market to Ralf Brandstaetter, currently the boss of the VW brand, who will also ascend to the board of directors from next year.

At the same time, Diess, 63, who has been publicly complimentary about electric vehicle pioneer and competitor Tesla, will take charge of Volkswagen's software arm Cariad.

The addition of other new names to the line up of directors meant Volkswagen had "even more clout to successfully tackle the strategic tasks of the years ahead", supervisory board chairman Hans Dieter Poetsch said in a statement.

Diess told reporters that he "never lost motivation" to continue as CEO despite the conflict.

https://techxplore.com/news/2021-12-volkswagen-cranks-electric-car-investment.html

Acho eu que em vez de decidirmos onde enterrar dinheiro dos nossos impostos, se na TAP, se na CP se.......
Devíamos perder mais tempo e oferecer até um chouriço (nem que fosse o perdão de IRC por 5 anos à Autoeuropa!!!!!!!), só para termos o porco inteiro, como um forte investimento da VW na Autoeuropa. A na final list estão previstos investimentos aqui ao lado em Espanha, mas em Portugal nada!!!!!

Repito, a VW vai investir 159 mil milhões de euros até 2026, e Portugal não aparece na lista! O que é que será que vai acontecer a uma fábrica (Autoeuropa) que não tem previsto qualquer investimento para aumentar a sua vida útil? Estamos a falar numa unidade industrial que representa 1 a 2% da riqueza do país.

O Governo não tem qualquer interesse em fazer um esforço para captar uma parte do investimento?
E os sindicatos não estão preocupados com este aspecto, ou só lhes interessa o aumento de salário?

Vistas curtas.......
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Dezembro 30, 2021, 02:32:37 pm
Uma notícia que indicia que o preço actual das acções da Tesla são completamente estratosféricos e sem qualquer racionalidade...... quando o próprio dono desfaz-se de uma quantidade enorme de acções........

Elon Musk vendeu ações da Tesla no valor de 1.020 biliões de dólares nos últimos dias

O empresário Elon Musk vendeu nos últimos dias 934.090 ações da Tesla, no valor de 1.020 mil milhões de dólares, segundo dados publicados na quarta-feira pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

(https://thumbs.web.sapo.io/?W=775&H=0&delay_optim=1&webp=1&epic=MjZj5xXP0CC0zGQtK5de7yZN9fn00vQ3c7d8vdbEFAgNpweETef15Mb+CyokmIXm/fBN5S2BnPzxsN4kh7jbXIX/pt/RTzeW1TjXPF9fIGGIZ+I=)

Elon Musk já vendeu cerca de 15 biliões de dólares em ações da empresa fabricante de carros elétricos desde novembro.

Segundo o mercado, o multimilionário exerceu também opção de compra sobre 1,6 milhões de ações da Tesla a um preço de 6,24 dólares como parte de um pacote de compensação acordado em 2012.

Atualmente, o valor por ação é de 1.077 dólares.

O jornal The Wall Street Journal noticiou que a participação de Musk na Tesla é agora de cerca de 177 milhões de ações, enquanto a Forbes estima que o empresário seja o homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 275 biliões de dólares.

Elon Musk não é remunerado pelas suas funções como CEO da Tesla ou na empresa aeroespacial SpaceX, optando por ser pago em ações das duas empresas.

Esta decisão permitiu ao empresário não pagar impostos sobre a sua fortuna abastada, porque nos Estados Unidos os contribuintes apenas pagam impostos sobre os seus rendimentos ou quando vendem ações.

No início de novembro, Musk lançou uma consulta aos seus 62,5 milhões de seguidores na Twitter, para saber o que achavam sobre a possibilidade de ele reduzir a sua posição acionista na Tesla, vendendo ações.

“Tem-se falado muito de ganhos não realizados como forma de evitar pagar impostos, pelo que me proponho vender 10% das minhas ações na Tesla. Apoia?”, perguntou Musk.

Em resultado, uma maioria das respostas foi “sim”, no seguimento do que o multimilionário alienou ações, pelo montante de 14 mil milhões de dólares.

Musk realizou o inquérito antes que expirassem em agosto de 2022 uma série de opções sobre ações da empresa, que recebeu em 2012, como pagamento pelas suas funções de conselheiro-delegado da Tesla.

Se tivesse esperado por 2022, Musk teria de pagar impostos mais elevados.

Vários meios de comunicação especializados apontaram que Musk financia o seu estilo de vida com empréstimos que obtém, garantidos com as ações da Tesla, o que lhe permite reduzir o que paga em impostos.

Este ano, a organização jornalística ProPublica publicou um relatório em que revelou que Musk pagou 455 milhões de dólares em impostos entre 2014 e 2018, apesar de os seus ativos terem aumentado, nesse período, 13,9 mil milhões de dólares.

E em 2018 não pagou impostos federais.

Em 2020, Musk já transferiu a sua residência oficial de Los Angeles, no Estado da Califórnia, onde tem vivido nos últimos 20 anos, para Austin, no Texas. A mudança de residência permite-lhe reduzir de forma significativa os impostos que paga.

E, em outubro, Musk anunciou que vai transferir a sede da Tesla, de Palo Alto, também na Califórnia, para Austin, o que justificou com o elevado custo de vida na localidade californiana.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/elon-musk-vendeu-acoes-da-tesla-no-valor-de-1-020-bilioes-de-dolares-nos-ultimos-dias

A "brincadeira" que o Musk utilizou para perguntar aos fãs se deveria vender 10% das acções........ treta. Ele sabe que as acções da Tesla estão hiperinflaccionadas. Porquê?
Bem, quando a Tesla que vende 1/10 da VW ou 1/10 da Toyota, as 2 maiores empresas automóveis do mundo, e mesmo assim a Tesla vale mais do que a VW e Toyota juntas (cotação das acções, atenção)!!!!!!! Alguma coisa de errado se passa! Outra, a Tesla tem dividendos por acção tão grandes...... que um investidor precisa de 1000 anos para com os dividendos recuperar o valor de cada acção!!!!!

Aposto que muitos patos foram a correr comprar as acções que o finório vendeu!!!!!
A Tesla é neste momento como a Apple, muito mais como uma seita do que propriamente uma empresa racional!

Muito cuidado a quem pensa sequer em comprar acções da empresa (apesar de que o mercado accionista vai estar em progressão nos próximos anos, sem dúvida).
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Janeiro 07, 2022, 05:38:06 pm
Um BMW eléctrico que muda de cor!!!!!

Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 02, 2022, 03:00:03 pm
Forte subida nas vendas de carros híbridos e elétricos em 2021


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 15, 2022, 06:43:05 pm
Volkswagen transfere parte da produção para EUA e China devido à guerra na Ucrânia


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Abril 28, 2022, 04:40:18 pm
A Fiat vai produzir carros elétricos na Sérvia


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Junho 03, 2022, 09:05:04 pm
O "milagre" de Modena


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Junho 09, 2022, 10:00:23 pm
Estados desafiados a acelerar transição para carros elétricos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Junho 26, 2022, 12:36:07 pm
Marcas automóveis apostam na energia solar


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Dezembro 24, 2022, 12:15:22 am
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/elon-musk-vendeu-acoes-da-tesla-no-valor-de-1-020-bilioes-de-dolares-nos-ultimos-dias

A "brincadeira" que o Musk utilizou para perguntar aos fãs se deveria vender 10% das acções........ treta. Ele sabe que as acções da Tesla estão hiperinflaccionadas. Porquê?
Bem, quando a Tesla que vende 1/10 da VW ou 1/10 da Toyota, as 2 maiores empresas automóveis do mundo, e mesmo assim a Tesla vale mais do que a VW e Toyota juntas (cotação das acções, atenção)!!!!!!! Alguma coisa de errado se passa! Outra, a Tesla tem dividendos por acção tão grandes...... que um investidor precisa de 1000 anos para com os dividendos recuperar o valor de cada acção!!!!!

Aposto que muitos patos foram a correr comprar as acções que o finório vendeu!!!!!
A Tesla é neste momento como a Apple, muito mais como uma seita do que propriamente uma empresa racional!

Muito cuidado a quem pensa sequer em comprar acções da empresa (apesar de que o mercado accionista vai estar em progressão nos próximos anos, sem dúvida).

Um ano depois, o finório do Musk ganhou 40 mil milhões de dólares a vender acções da Tesla só em 2022!!!!!
Quando pessoas sem o mínimo conhecimento financeiro metem-se em aventuras.......

O que é que será que significa o dono vender acções sem parar? Obviamente tem as acções hiper-valorizadas, sabe que a empresa não vale nem de perto nem de longe o valor das acções e....... alguém viu alguma novidade na Tesla? Os carros continuam exactamente iguais como à uma década atrás!!!!!!

Neste ano que passou, quem comprou acções da Tesla só perdeu 3 em cada 4 dólares a comprar acções!!!!! Mas ainda há pessoas com fé!
Continuo a insistir, como é possível a Tesla vender 1/10 da Toyota e da Volkwagen e mesmo assim a Tesla valia tanto como as 2 juntas à 1 ano atrás!!!!!!

Bem, mas boas notícias, o ROE baixou só para 250 anos quando à 1 ano eram precisos 1 000 anos de lucro de 1 acção para comprar outra  :mrgreen:

Só um aparte, na nossa bolsa há empresas cotadas com ROE inferior a 10, ou seja, são só 25 vezes mais lucrativas que a todo poderosa Tesla.

Não se ponham a pau e qualquer dia só se o forem apanhar em Marte:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/musk-volta-a-prometer-nao-vender-mais-acoes-da-tesla

https://fortune.com/2022/10/07/elon-musk-spacex-tesla-mars-pioneer-crewed-mission-starship/

Depois vão lá a Marte penhorar o barraco  :mrgreen:
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Daniel em Fevereiro 14, 2023, 03:40:14 pm
Parlamento Europeu já votou: Proibida a venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2035
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/parlamento-europeu-vota-hoje-proposta-para-banir-ate-2035-carros-a-gasolina-e-diesel?ref=HP_PrimeirosDestaques
Citar
O Parlamento Europeu aprovou formalmente esta terça-feira uma lei para proibir efetivamente a venda de novos carros a gasolina e diesel na União Europeia a partir de 2035, com o objetivo de acelerar a mudança para veículos eléctricos e combater as alterações climáticas.

A lei também estabelece um corte de 55%, face a valores de 2021, nas emissões de CO2 para os automóveis vendidos a partir de 2030.

"Os custos operacionais de um veículo eléctrico já são inferiores aos custos operacionais de um veículo com motor de combustão interna", disse Jan Huitema, o negociador principal do parlamento à Reuters.

Os Estados-membros da União Europeia já aprovaram a legislação.

Se até lá os preços dos carros elétricos não descer, não sei não.
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Fevereiro 14, 2023, 04:39:50 pm
Parlamento Europeu já votou: Proibida a venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2035
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/parlamento-europeu-vota-hoje-proposta-para-banir-ate-2035-carros-a-gasolina-e-diesel?ref=HP_PrimeirosDestaques
Citar
O Parlamento Europeu aprovou formalmente esta terça-feira uma lei para proibir efetivamente a venda de novos carros a gasolina e diesel na União Europeia a partir de 2035, com o objetivo de acelerar a mudança para veículos eléctricos e combater as alterações climáticas.

A lei também estabelece um corte de 55%, face a valores de 2021, nas emissões de CO2 para os automóveis vendidos a partir de 2030.

"Os custos operacionais de um veículo eléctrico já são inferiores aos custos operacionais de um veículo com motor de combustão interna", disse Jan Huitema, o negociador principal do parlamento à Reuters.

Os Estados-membros da União Europeia já aprovaram a legislação.

Se até lá os preços dos carros elétricos não descer, não sei não.

Esse nem é o maior problema. A Europa (UE e restantes países), têem mais de 400 milhões de automóveis. O Daniel já imaginou a energia necessária para alimentar uma frota dessas?

Pior, o que vai acabar é a venda de ligeiros a combustão, porque vai ver que não é possível substituír a frota de autocarros na totalidade, nem de camiões, aviões.....

Quer isto dizer, que por decreto, o povo pertencente à UE vai pagar toda a factura da electrificação, porque a restante economia não vai conseguir!!!!

E já agora coloco-lhe outro problema: Como a Europa tem a rússia a atacar a Ucrãnia, imagine que a Ucrãnia já tinha tudo electrificado, com a destruição de quase todas as fontes de produção de energia, como é que um país se mexia? E está a ver os MBT, artilharia, helicópteros.......

Acho um erro darmos este passo brusco sem termos ainda resolvido o problema da sustentabilidade energética da UE!!!!!!

Por fim, se toda a nossa economia fizer esta transição, quanto acha que vai custar? E quem paga?
É mais uma treta ambientalista, mas só para alguns, caso contrário, a TAP que está neste momento a substituír a sua frota de aviões (pagos a peso de ouro) não deveria estar a substituír a frota por aviões eléctricos?  :mrgreen:
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 09, 2023, 12:27:16 pm
Serão os combustíveis sintéticos alternativa para motores de combustão?


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 16, 2023, 08:22:14 pm
Metsola pressionada a intervir na polémica dos motores de combustão na UE


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 21, 2023, 03:00:38 pm
Justiça europeia diz que Mercedes deve pagar compensações por usar software que altera emissões


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 25, 2023, 04:05:21 pm
Alemanha e UE chegam a acordo para a utilização de eletro-combustíveis


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 27, 2023, 08:16:07 pm
Itália e Polónia opõem-se ao acordo sobre os combustíveis sintéticos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 28, 2023, 06:00:04 pm
UE: Veículos a combustão vão poder usar combustíveis sintéticos a partir de 2035


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 30, 2023, 06:04:30 pm
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Junho 27, 2023, 03:37:28 pm
Antigo diretor da Audi condenado a 21 meses de pena suspensa


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Julho 12, 2023, 04:00:31 am
Automóveis elétricos: a frustração em curso

Estamos num enorme impasse de conceito quanto às viaturas elétricas. A indústria automóvel anda a iludir os consumidores. Faltam baterias a nível mundial e, como tal, distribuem as que conseguem pelo maior número de carros, fazendo com que tenham pouca autonomia e gerando um paradoxo: a mobilidade elétrica deveria substituir os combustíveis fósseis, sobretudo nas médias e longas distâncias, mas está a acontecer o contrário: os elétricos estão a concentrar-se nas cidades.

Exemplo deste problema: a maioria dos carros elétricos vendidos têm 60 kilowatts (kW), ou menos, de capacidade de bateria e estes não conseguem fazer um trajeto Lisboa-Porto sem carregar pelo menos uma vez na autoestrada, mesmo se conduzidos à velocidade normal de 120 quilómetros/hora. Daqui decorre a grande falácia do marketing: "um carro elétrico para ir para o trabalho". Um absurdo, quando o que precisamos é que as pessoas dos centros das cidades usem cada vez mais o transporte público ou outras formas de mobilidade suave. Eis como uma decisão "verde" é afinal altamente carbónica.

Um exemplo: a Fiat acaba de lançar o pequeno modelo 500 com 24kW de bateria, anunciando uma autonomia de 190km. Ora, o condutor vai ligar o ar condicionado, vai acelerar repentinamente - e o carro andará no máximo 150km em modo elétrico na cidade. Se usar vias rápidas, a autonomia será ainda pior. Se o Fiat 500 fosse muito barato, ainda se compreendia. Não é. Arranca nos 28 mil euros para 24kW de bateria e sobe para os 32 mil com baterias de 42kW. Caríssimo. Porque, quanto mais bateria (kW), mais autonomia.

Além disso, um estudo da consultora norte-americana Kearney, ontem citado pelo Eco, trazia contas mais rigorosas sobre qual a diferença na pegada ambiental (em toneladas de CO2), desde a fábrica à sucata. Veículos elétricos, 39 toneladas CO2, híbridos 47 e combustão 55. Ou seja, apenas 16 toneladas de diferença entre um elétrico e um carro a gasolina. Algo dececionante para já, mas a caminho de mudar - vai haver cada vez mais eletricidade verde e as baterias serão muito mais eficientes e menos dependentes do lítio. Há poucos dias a Toyota anunciou conseguir colocar no mercado, entre 2025 e 2027, um novo tipo de baterias, capazes de percorrer 1200 quilómetros e carregar em 10 minutos, algo que continua a ser uma dor de cabeça para quem tem carros elétricos.

É que o pesadelo das viagens longas persiste. Apesar de a Brisa ter instalado a Via Verde Electric nas Áreas de Serviço das autoestradas, em parceria com a EDP, a verdade é que ainda só instalou um carregador superrápido e outro semirrápido em cada Área de Serviço. Consequência? Uma viagem de automóvel elétrico já é lenta (para a bateria não desaparecer galopantemente). Ainda por cima, há que contar com meia-hora de espera se se chega a um ponto de carregamento e está ocupado. Mais o tempo de carregamento.

Apesar de tudo, a Via Verde Electric EDP (com a BP e Repsol) é incomparável face à Galp, onde os pontos de carregamento são dos piores do mercado - pouca potência e lentos. Pelo contrário, os postos da Cepsa nas autoestradas contam com os melhores carregamentos, os Ionity, que carregam até 220kW por hora. Daria para carregar até aos 80% de bateria em 10 a 15 minutos, não se desse o caso a maioria dos veículos limitar o carregamento a 100kW/h (incluindo a surpreendentemente atrasada Volkswagen). A Ionity tem só uma desvantagem: o extraordinário custo - quase tão caro como abastecer gasolina.

Curiosamente, fora das autoestradas, quem tem carro elétrico pode contar com um parceiro improvável: o Lidl e os seus postos de 50kW. Por exemplo, em Bragança ou Valença, é o local fiável para carregar. E ainda uma nota comum a todos os postos: no final de cada abastecimento, o cliente nunca sabe quanto pagou - só quando chega o extrato do final do mês.

O problema mais grave é, no entanto, o do carregamento citadino. A empresa monopolista que gere o fornecimento de energia em Portugal, a E-Redes, encontrou um filão: valores astronómicos para levar mais potência aos edifícios que pretendem ter carregamentos nas garagens. O governo tenta solucionar isto estourando, literalmente, dinheiro do PRR para apoiar os condomínios com novas ligações elétricas e carregadores quase sem custo. Uma aparente boa ideia que, na prática, dá à E-Redes e seus parceiros milhões de euros para instalar carregadores nos prédios, via candidaturas a fundos. Mas é como despejar água na areia, sobretudo se tivermos em conta que ninguém está a controlar a falta de resposta e a veracidade dos pressupostos desta empresa monopolista.

Ao disseminarmos carregadores em circuito urbano, temos simultaneamente de evitar que o carro elétrico não se transforme no novo entupidor de trânsito das cidades, o local onde os transportes continuam ainda com pouca ocupação e eternamente deficitários. Até porque, em contraponto, continua por fazer o investimento na rede nacional de estradas e autoestradas que sirva também quem vive fora dos grandes centros ou as usa para trabalho. É mesmo importante mudar a incerteza que significa ir do ponto A ao ponto B em Portugal num carro elétrico.

https://www.dn.pt/opiniao/automoveis-eletricos-a-frustracao-em-curso-16661490.html

Muito bem visto!
Efectivamente o carro eléctrico não é o "carro do povo" e talvez ainda não consiga ser o carro principal de uma família, por causa da autonomia.
Conheço várias histórias de donos de carros eléctricos que circulam no interior do país, em que simplesmente ou trocaram de carro para conseguirem chegar a casa no mesmo dia ou andam à procura de carregador no meio de nenhures!!!!  :mrgreen:
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Julho 19, 2023, 01:32:12 pm
Este carro elétrico é significativamente mais barato na China do que na Europa. Porquê?

Um dos principais problemas apontados aos carros elétricos é o preço que ainda lhes está associado - incomportável para uma boa parte das careteiras. Efetivamente, há um veículo em específico que é vendido a um preço significativamente mais baixo, na China, por exemplo, do que na Europa. Mas porquê?

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/03/id3_3.jpg)

Por ser um entrave à sua compra, o preço é uma das principais críticas apontadas aos elétricos. Mesmo aqueles que até gostavam de optar por um carro movido a bateria, nem sempre conseguem capital para o comprar e, além disso, manter.

As fabricantes justificam os preços, nomeando alguns fatores, como os poucos anos que a tecnologia tem de vida. Contudo, o problema não parece ser universal. Há uns dias, a Volkswagen confirmou o preço do seu ID.3, na China, para este verão. O valor representa menos de metade do preço praticado na Europa.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/11/volkswagen-twitter.jpg)

A fabricante decidiu baixar substancialmente o preço do seu elétrico, no mercado chinês, em 16%, fixando-o perto dos 15 000 euros à taxa de câmbio. Por sua vez, em Portugal e Espanha, por exemplo, o ID.3 da Volkswagen está disponível por mais de 40 000 euros.

Mas porquê esta diferença absurda do elétrico da Volkswagen, na China?

De acordo com a Volkswagen, há vários fatores a sustentar o preço final do carro, nos vários mercados. Na China, em primeiro lugar, os custos de produção são mais baixos, em termos de mão de obra e de energia, tornando-a, consequentemente, mais barata.

Depois, os fornecedores dos componentes que dão forma aos carros elétricos estão todos localizados no país asiático. Percursos de transporte mais curtos resultam em valores mais baixos associados a esta etapa da cadeia.

Por fim, neste caso, o elétrico é concebido à medida do mercado chinês, isto é, com um nível de acabamento inferior e menos equipamentos.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/11/Volkswagen_logo_id3_1.jpg)

A par das razões estruturais, está a campanha promocional que a Volkswagen lançou para o seu carro elétrico, na China. Esta oferece um desconto especial entre os dias 7 e 31 de julho, limitado a 7000 unidades. Aquando do final desta ação temporária, o carro elétrico da Volkswagen voltará ao seu preço normal de 162.888 yuan (cerca de 20 000 euros à taxa de câmbio).

Quando questionada sobre a possibilidade de importar um ID.3 da China, a Volkswagen explicou que não é possível, uma vez que os modelos não têm a homologação necessária para circular nas estradas europeias.

https://pplware.sapo.pt/motores/este-carro-eletrico-e-significativamente-mais-barato-na-china-do-que-na-europa-porque/

Vá lá! Um sorriso amarelo para quem comprou em Portugal e Espanha o VW ID.3 por 40 000€, quando podia comprar o mesmo carro na China e da mesma marca por 15 000€  :mrgreen:
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Julho 19, 2023, 05:20:43 pm
(https://images4.imagebam.com/13/dd/70/MEMX3GD_o.png)


 :arrow: https://pplware.sapo.pt/motores/nasa-apresentou-os-novos-veiculos-electricos-que-transportarao-a-sua-tripulacao-artemis/
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 15, 2023, 12:05:10 pm
Greve histórica no setor automóvel nos EUA


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 18, 2023, 06:07:34 pm
As janelas do futuro apresentadas na Feira Automóvel de Munique


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Setembro 25, 2023, 03:47:08 pm
Conselho da UE menos ambicioso na diminuição de emissões dos veículos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 13, 2023, 06:50:24 pm
Como uma nova filosofia de design colocou a KIA no mais alto luxo


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 19, 2023, 06:45:49 pm
INCÊNDIOS EM CARROS ELÉTRICOS. Ameaça ou mito urbano? | Auto Rádio EP. 45


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 22, 2023, 12:14:08 pm
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 25, 2023, 07:06:17 pm
Qatar acolhe edição local do Salão Internacional do Automóvel de Genebra


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 27, 2023, 11:12:32 am
O primeiro teste público de um acidente entre dois carros elétricos da Mercedes


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Outubro 27, 2023, 11:35:08 am
Chairman da Toyota volta a criticar aposta nos elétricos


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 01, 2023, 12:52:07 pm
De Genebra até Doha em carro elétrico


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 16, 2023, 05:09:16 pm
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 24, 2023, 04:20:21 pm
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 30, 2023, 03:11:14 pm
Setor automóvel europeu pede menos legislação e mais estratégia


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 22, 2023, 12:50:15 pm
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 23, 2023, 10:57:53 am
(https://img3.uploadhouse.com/fileuploads/30822/30822993c0e95c6c92d4069470bfdd0bc0464ac5.jpg)
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 03, 2024, 11:42:48 am
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 10, 2024, 03:45:15 pm
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 11, 2024, 02:00:03 pm
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 21, 2024, 06:12:01 pm
Essa empresa vai trocar 20 mil Teslas por carros a combustão


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Janeiro 23, 2024, 04:42:05 pm
Carros antigos continuam a poder ser reparados


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Janeiro 29, 2024, 11:41:17 am
Mais um escândalo? Toyota assume irregularidades em motores

Como diz o ditado popular, "anda meio mundo a enganar outro meio". Depois do escândalo Dieselgate, do grupo Volkswagen, outras marcas têm assumido também irregularidades na sua ação. A mais recente foi a Toyota.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/05/toyota_dados_internet_2.jpg)

Modelos em causa da Toyota: Land Cruiser Prado, Land Cruiser 300, Hilux, Fortuner e a carrinha Hiace

De acordo com as informações mais recentes, a Toyota assumiu que a filial Toyota Industries Corporation (TICO) cometeu várias irregularidades nas medições de potência de três motores a gasóleo. Estes motores estão instalados em 10 dos modelos da marca  veículos vendidos a nível mundial.

Em comunicado a marca japonesa já veio referir que decidiu suspender temporariamente as exportações dos motores e dos modelos equipados com os mesmos componentes.

No que diz respeito a motores, estão em causa os modelos Land Cruiser Prado, o Land Cruiser 300, a Hilux, o Fortuner e a carrinha Hiace.

(https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/12/andre_schmidt_toyota00.jpg)

A empresa pede desculpas pelos “incómodos e preocupações causados” e refere que “Não é necessário deixar de utilizar os motores ou os veículos”. Segundo é referido, as irregularidades consistiam no facto de, durante os testes de certificação, a Toyota Industries Corporation (TICO) medir o desempenho da potência utilizando um programa de computador diferente do utilizado na produção em série, mostrando resultados que apresentavam menos variações.

Este é mais um problema, de escala global, que se junta a uma série de irregularidades relacionadas com o controlo da qualidade dos veículos da Toyota.

https://pplware.sapo.pt/motores/mais-um-escandalo-toyota-assume-irregularidades-em-motores/

Qual é que será a marca de automóveis que não mente nos índices de poluição................  ::)
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 02, 2024, 04:18:46 pm
A Seat não mente, eles dizem que essa coisa de poluição só os atinge quando andam devagar e por isso é sempre a fundo!

(https://4.bp.blogspot.com/-5XNg5PQgPYA/U96ZwJfJO0I/AAAAAAAACTQ/bfGgqzO7ZyI/s1600/seat_ibiza.jpg)

(https://scontent-lis1-1.xx.fbcdn.net/v/t39.30808-6/309208207_150611594330016_2659170362174334189_n.jpg?stp=dst-jpg_p180x540&_nc_cat=100&ccb=1-7&_nc_sid=783fdb&_nc_ohc=FuO_JJHsfFcAX-lFkEJ&_nc_ht=scontent-lis1-1.xx&oh=00_AfBIZxJiXDnWaR8uK5-bW8dyKaY-2LjOi_XkXHlkPlvAUA&oe=65C23D3F)

Mas não importava-me mesmo nada de ter um destes:

Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 24, 2024, 04:37:35 pm
(https://images4.imagebam.com/88/32/2e/MES70JY_o.png)
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 27, 2024, 08:28:42 pm
Salão Automóvel de Genebra está de volta


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 28, 2024, 05:20:33 pm
Parlamento europeu aprova carta de condução digital e autoavaliação da aptidão para conduzir


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 01, 2024, 11:26:38 am
A porta de carro que desaparece (anos 90)


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Lusitano89 em Março 05, 2024, 09:08:01 am
Que fim levou o pneu à prova de furos da Michelin?


Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: P44 em Março 05, 2024, 07:37:08 pm
VW processada por bateria de Porsche elétrico ter causado incêndio que afundou navio nos Açores

Em fevereiro de 2022, o "Felicity Ace", navio com bandeira do Panamá, incendiou-se ao largo dos Açore. A embarcação viria a afundar-se com a carga, composta por quatro mil automóveis do grupo Volkswagen.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/vw-processada-por-bateria-de-porsche-eletrico-ter-causado-incendio-que-afundou-navio-nos-acores
Título: Re: Sector Automóvel
Enviado por: Viajante em Março 07, 2024, 12:37:17 pm
VW processada por bateria de Porsche elétrico ter causado incêndio que afundou navio nos Açores

Em fevereiro de 2022, o "Felicity Ace", navio com bandeira do Panamá, incendiou-se ao largo dos Açore. A embarcação viria a afundar-se com a carga, composta por quatro mil automóveis do grupo Volkswagen.

(https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2022-02/img_900x560$2022_02_19_14_57_20_422426.jpg)

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/vw-processada-por-bateria-de-porsche-eletrico-ter-causado-incendio-que-afundou-navio-nos-acores#loadComments