Barómetro: Cavaco mais popular na recuperação do Governo

  • 1 Respostas
  • 1472 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Barómetro: Cavaco mais popular na recuperação do Governo
« em: Junho 30, 2006, 01:47:43 pm »
Citar
Barómetro: Cavaco mais popular na recuperação do Governo
Com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a reunir um cada vez mais maior consenso em torno da sua pessoa, também o Governo socialista conseguiu, em Junho, recuperar da forte queda nas intenções de voto registada no mês anterior. Uma tendência seguida, de resto, também por José Sócrates, o qual subiu igualmente nas opiniões favoráveis dos portugueses.

Segundo o último barómetro da Marktest para a TSF e Diário de Notícias, Cavaco Silva tem vindo, com a sua actuação desde que está no Palácio de Belém, a reunir opiniões favoráveis ao seu desempenho, apresentando, neste momento, um saldo médio de aceitação entre os portugueses de 50%, após uma subida de 12 pontos percentuais entre os que o apoiam. Isto num mês que começou com o seu veto à chamada Lei da Paridade.

Quanto ao Governo, parece ter recuperado o equilíbrio que perdera em Maio, com a queda no índice de popularidade de alguns ministros, como são os casos dos titulares das pastas da Saúde (-7%) e Educação (-6%), a ser compensada pelas subidas de outros, como a Economia (+3%) e a Agricultura (+5%).

Entre os mais e menos bem cotados, os ministros da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago (18%), dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, e da Administração Interna, António Costa, surgem como os mais populares, ao passo que no fundo da tabela continuam os titulares do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva (-6%), da Agricultura, Jaime Silva (-14%), e da Saúde, Correia de Campos (-27%).

No que se refere ao líder do Executivo, José Sócrates, continua a manter um bom índice, tendo subido cinco pontos relativamente a Maio, reunindo agora 8% de opiniões positivas. Valor bastante mais tranquilizador do que, por exemplo, o do líder do maior partido da Oposição, Luís Marques Mendes (-10%), ou o do presidente do CDS-PP, José Ribeiro e Castro (-23%), por sinal, o único dos líderes políticos a cair nas intenções de voto.

No entanto, apesar de tranquilo, Sócrates continua muito distante das outras principais figuras do Estado, como são os casos do Presidente da República (50% de opiniões positivas), do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama (+24%), ou até de outros líderes políticos à esquerda, como Jerónimo de Sousa (+11%), do PCP, ou Francisco Louça (+10%), do Bloco de Esquerda.

Quanto aos partidos, destaque para o facto do PS continuar a ser a força política com maior número de intenções de voto (44%), registando, inclusive, uma subida face a Maio (+2%), enquanto o seu principal opositor, o PSD, continua em queda (29%), ou seja, menos 1,6 pontos percentuais.

Quanto às restantes formações, o PCP foi a única a registar uma subida (+1,3%) nas intenções de voto, ultrapassando, inclusivamente, o rival BE e apresentando agora um score de 10 pontos percentuais. Já os bloquistas, continuam a cair e estão agora nos 8%.

Finalmente, o CDS-PP segue a tendência do seu líder e perdeu nove décimas percentuais relativamente a Maio, surgindo agora com 6% das intenções de voto.

A sondagem da Marktest para a TSF e DN teve como universo um total de 810 entrevistas, realizadas, entre 20 e 23 de Junho, a 387 homens e 423 mulheres, segundo um erro de amostragem de + ou – 3,44%, para um intervalo de confiança de 95%.

30-06-2006 8:59:29


de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=234300

Mais uns insights do que pensam os tugas do governo.

Claro que na tasca é sempre a mesma coisa, tudo a "bater no governo", mas chega o período das eleições e metem as cruzes no partido que já votam à cerca de 20 anos..porque já é tradição  c34x

Isto aplica-se para PS e PSD...
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 30, 2006, 01:52:25 pm »
Nada que me espante.
Cumprimentos :lol: