O Adeus à João Belo (F 480)

  • 41 Respostas
  • 14493 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18275
  • Recebeu: 5530 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +7156/-9535
O Adeus à João Belo (F 480)
« em: Outubro 31, 2005, 11:04:46 am »
Na passada sexta-feira, dia 28.10.05, a NRP COMANDANTE JOÃO BELO foi rebocada da BNL para a Doca da Rocha Conde d'Óbidos.

Durante esta curta viagem foi a João Belo saudada por diversas unidades da Armada Portuguesa, que para o efeito fundearam no Mar da Palha.

Dado este procedimento "invulgar", pois normalmente os navios da Armada são abatidos quase "em segredo", não existindo qualquer cerimónia oficial, pergunto-me o porquê de tal "movimentação" e se já estará definido o destino da João Belo.

Já verifiquei no site www.areamilitar.net, do colega papatango, a colocação da data de desactivação "Outubro- 2005".

Irónico, ou simplesmente, desleixo, é o facto do site oficial da Marinha continuar a listar, nos seus "meios de superficie", as Fragatas "Hermenegildo Capelo" (abatida em 2004 e que se encontra totalmente desarmada na BNL), e agora a "João Belo"...até quando?

Qualquer informação referente ao futuro da João Belo seria muito bme vinda.

Infelizmente, deverá ser mais que certo colocar de lado a hipótese de a Fragata passar a servir de Navio Museu.

Neste triste "País de marinheiros" nada da memória se preserva.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
Re: O Adeus á João Belo (F 480)
« Responder #1 em: Outubro 31, 2005, 05:58:01 pm »
Citação de: "P44"
Infelizmente, deverá ser mais que certo colocar de lado a hipótese de a Fragata passar a servir de Navio Museu.

Neste triste "País de marinheiros" nada da memória se preserva.


A ideia da Armada era que à semelhança dos dois submarinos outros navios fossem transformados em museu. Creio que a João Belo poderá ter esse destino.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 31, 2005, 06:04:26 pm »
a marinha faz muito bem em fazer isso :D
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 02, 2005, 07:23:14 pm »
O navio em causa, segundo os meus dados, não foi abatido, porque a marinha não abate os navios ao efectivo sem mais nem menos. O abate oficial, tem a ver com o pessoal adstrito a um navio e com coisas como justificação de despesas, que se desaparecem, depois já não conseguem aparecer nos orçamentos seguintes.

Mas a fragata Cmdt. João Belo, a mais antiga de todas as da classe, em circunstâncias normais, dificilmente voltará a sair a barra do Tejo. Haja ou não haja OHP's.

isto é especulação, claro.

cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 02, 2005, 08:53:04 pm »
durante a I guerra do golfo, nao mandamos as JBelo porque ja estavam obsoletas(desactulizadas)

portanto dificilmente vejo estas 2 unidades entrar em acção.....
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 02, 2005, 08:54:15 pm »
agora com as 3 Mekos .. é outra historia isso é o topo de gama, se ainda forem modernizadas com ESSM....
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 29, 2005, 03:06:34 pm »
Como já devem ter visto na comunicação social, a João Belo participou esta semana no Lusíada 05.
Ainda vai durar mais uns tempos.

Luis Filipe Silva
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 30, 2005, 04:08:02 pm »
Julgo que os colegas já sabem, mas como o tópico estava "morto" aqui vai:

A NRP João Belo esteve na doca seca de Lisboa para uma pequena reparação e manutenção previamente programada, depois de 3 meses de inactividade na BNL.

Após essas manobras de manutenção, regressou à BNL, pintada e acabou recentemente de participar ao largo do Algarve nos exercícios Luísada.

Segundo fontes seguras da Marinha, as duas fragatas desta classe permanecerão no efectivo da Armada até 2008, ano em que se espera que sejam "abatidas".
 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 27, 2006, 02:24:44 am »
Quanta expeculação se escreve sem justa causa, tenham mais atenção aos tópicos. Eu sei que este já é um tópico com bastante tempo mas não poderia de dizer isto, informem-se antes postarem coisas sem fundamento.
Atentamente
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 27, 2006, 02:48:55 am »
Citar
Quanta expeculação se escreve sem justa causa, tenham mais atenção aos tópicos. Eu sei que este já é um tópico com bastante tempo mas não poderia de dizer isto, informem-se antes postarem coisas sem fundamento.

Bem vindo submarinista.
Como um colega aqui do fórum escrevia e muito bem, "a realidade" não alimenta fóruns"
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 27, 2006, 03:28:56 am »
Citação de: "luis filipe silva"
Bem vindo submarinista.
Como um colega aqui do fórum escrevia e muito bem, "a realidade" não alimenta fóruns"


O colega Submarinista certamente que percebeu isso em pouco tempo... :wink:


Abraço
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18275
  • Recebeu: 5530 vez(es)
  • Enviou: 5934 vez(es)
  • +7156/-9535
(sem assunto)
« Responder #11 em: Setembro 27, 2006, 09:09:43 am »
Citação de: "Submarinista"
Quanta expeculação se escreve sem justa causa, tenham mais atenção aos tópicos. Eu sei que este já é um tópico com bastante tempo mas não poderia de dizer isto, informem-se antes postarem coisas sem fundamento.


Pois é

Talvez se a Marinha tivesse um departamento de "Relações Públicas" como deve ser já não se andasse a postar "noticias sem fundamento".

Infelizmente parece que a única preocupação de quem de direito é andar a ver o que se escreve em foruns da net...

O resto é tudo segredo de estado, inclusivé simples fotos de traneiras que querem equiparar a OPVs.

Já agora aconselhava os responsáveis a dar uma vista de olhos a este site da Marinha Dinamarquesa, podia ser que aprendessem alguma coisa, ao invés de andarem a "rebuscar" nos baús de foruns por "limalhas" :arrow: http://www.navalhistory.dk/indexUS.htm

Talvez assim os "parolos"(assim como eu) deixassem de postar coisas sem fundamento.

Cumprimentos.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 27, 2006, 09:34:24 am »
Não sei se se trata de tradições herdadas da ditadura ou uma cultura mais antiga, mas a "politica de sigilo" seguida pelas FA's em Portugal e pelo próprio Ministério da Defesa acabam por ser ridículas face à natureza e idade das plataformas de que se fala.

Quanto à realidade e especulação, não haveriam foruns se  nos limitássemos a sublinhar factos.

Para isso, em vez de um fórum bastaria um site onde se trascrevesse para lá o que vem em Diário da República e nada mais.

Acho que adiscussão é livre.

No que respeitou a este caso da NRP João Belo, e dado que o que é da Marinha, é do Estado, e o Estado somos nós, não custaria muito aos responsáveis pela Marinha dar essa informação no seu site, já que lá vem coisas bem menos interessantes noticiadas.

Ou que tivesse a honestidade de tornar publico um esclarecimento sobre o atraso inusitado na construção dos NPO's, sem subterfúgios ou argumentações mentirosas e ridiculas sobre o aparecimento de limalhas, que tornassem públicas as tais alterações de última hora que os ENVC dizem que a Marinha quis instalar, etc

E já agora que actualizassem o dispositivo naval lá descrito no site.
 

*

»»Submarinista»»

  • Membro
  • *
  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Setembro 27, 2006, 01:41:36 pm »
Até que estou de acordo com alguns aspectos aqui realçados e eu como apreciador da verdade dos factos e dentro do possivel tentarei "dizer" ou repor a verdade ou algumas menos verdades que por aqui se escrevem, isto dentro do possivel porque não posso divulgar tudo visto eu próprio ser militar e não posso divulgar tudo o que voçês gostariam de saber como de resto espero que compreendam.
Atentamente
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7485
  • Recebeu: 966 vez(es)
  • +4594/-871
(sem assunto)
« Responder #14 em: Setembro 27, 2006, 02:08:47 pm »
A história desta "notícia" é aliás muito engraçada, porque a notícia foi confirmada por uma fonte com alguma ligação à marinha.
Essa foi a razão de se ter alterado o status do navio na respectiva ficha.

Mas é verdade que qualquer dos ramos das Forças Armadas em Portugal, está a um nível muito parecido com países do terceiro mundo.

A capacidade de informação e o medo de informar os cidadãos são uma constante.

Quase que se pode dizer que o 25 de Abril, não chegou ás Forças Armadas.

Há ou parece haver uma tendência para esconder as noticias, com medo de pôr a descoberto os erros ou a falta de competência.

E há também o perigo de colocar a nú informações que quando tratadas de forma irresponsável podem produzir efeitos negativos e nefastos.

Neste fórum, há notícias que as pessoas um pouco mais informadas podem entender muito melhor que a maioria do público, que não entende a diferença entre um F-16 e um C-130 ou entre uma fragata e uma lancha.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...