Terramar lança livro sobre PIDE na guerra colonial

  • 16 Respostas
  • 13351 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #15 em: Junho 04, 2004, 09:08:46 pm »
"A PIDE sistematicamente prendia, torturava e interrogava pessoas sem culpa formada, e sem qualquer outra razão que não fosse a suspeita de "participação em actividades subversivas" (por exemplo, estudantes universitários que cantassem músicas do José Afonso, ou que fossem apanhados com um exemplar de um livro de Marx...)... E esta razão não é considerada uma justificação válida em nenhum Estado de Direito... Ou então se concorda com ela, pergunto-me como é que é possível criticar, por exemplo, o Saddam..."

Corretíssimo!
A actuação da PIDE demonstra bem a labreguice que era esse regime que defendia.
Porque se quisesse manter a ditadura, só tinha que subornar os dirigentes oposicionistas com cargos bem pagos em empresas publicas e comprar "opinion makers", sindicatos e meios de comunicação de massas. Saía mais caro mas funcionaria.
Quanto aos outros é deixá-los falar até se cansarem.
Á plebe é dar-lhes pão e circo que para eles tanto lhes faz.

Como é bom viver numa democracia! Já agora quando começa o Euro?
Ah! É antes da Retoma , não é?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 951 vez(es)
  • +4508/-862
(sem assunto)
« Responder #16 em: Junho 08, 2004, 11:19:18 pm »
Citação de: "Dremanu"
Nunca conheci ninguém que tivesse sido preso, ou interrogado pela Pide, ou que tivesse sido encarcerado sem razão pelo governo.


eu conheci.

Conheci pelo menos uma pessoa que foi obrigada a "arranjar" um emprego de sapateiro porque ninguém tinha coragem de lhe dar trabalho.

Conheci outro individuo que combateu na Guiné, e ao qual uma mina cortou as duas pernas, acima dos joelhos, e que quando estava no hospital, recebeu a visita de um alto dignitário, e quando o dito se aproximou disse-lhe isto: "... Os filhos dos senhores, não os vi lá... " Mesmo sem pernas foi-lhe dada voz de prisão.

Pode-se perder as pernas e o futuro a combater na Guiné, mas não se pode dizer a verdade.

O tarrafal existiu, os presos politicos existiam, as torturas existiam sim senhor. E tudo isto foi uma demonstração do ponto a que chegam as "elites" quando se agarram ao poder como lapas.

A PIDE é uma mancha negra na nossa História. No entanto, mesmo no meio da podridão havia, como em todos os lugares gente capaz, que realmente achava que fazia um bom trabalho.

O que acho mais horripilante na PIDE, é a facilidade com que era possível compra-los. Por muitos que houvesse que achavam que faziam um trabalho digno, havio muitos outros que acabaram por transformar aquilo não numa policia, mas sim numa organização mafiosa, um bando de malfeitores, que, como os indefectiveis de Saddam Hussein, foram os ultimos resistentes, porque sabiam que com o fim do regime, o seu emprego não tinha futuro.

No fim, não passaram de funcionários públicos corruptos, que acabaram a defender á bala o seu posto de trabalho.

Também há coisas na nossa história das quais não temos que nos orgulhar, mas a História de um país é composta de coisas boas e más, e só aceitando as más, como nossas, nos podemos orgulhar das boas.

Por isso não tenho resentimentos, por muito má que seja a imagem que tenho da PIDE.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...