Programa de substituição do C-130

  • 2567 Respostas
  • 562069 Visualizações
*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1635 em: Junho 19, 2019, 01:45:05 pm »
Este tópico está transformado num "conflito" entre nações ou melhor, num medir de pi...as ...  ::)

Não vi tanta indignação quando a FAP decidiu comprar um avião espanhol/indonésio que nunca tinha sido usado para o fim que se destinou, além de ser submotorizado (os motores do ATR 42 são muito justos) e nem sequer ter a autonomia necessária para o transporte para as ilhas (limitações que chegam a 50% da sua capacidade).

Toda a gente sabe que o C têm 50 ou 60 anos de experiência, logo não se pode comparar operacionalmente com um avião que é novo nestas andanças (o C-295 também o era) e que ainda têm que provar a sua valia. Agora que tecnologicamente e ao nível operacional (pelo menos em tempo de configurações e alterações do tipo de missão) o KC é uma melhoria a olhos vistos do C, fazendo tudo ou mais do que o C, isso não podemos dizer o contrário.

Tenham calma!  ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jpthiran

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1636 em: Junho 19, 2019, 01:59:49 pm »
Citar
Meu caro, nível é o que falta a muita gente, mas acho curioso que em termos de nível v.exma, continua como moderador, a ter dois pesos e duas medidas. Vem com estas tretas para cima dos tugas e cala-se quando o "Kirishima" e aquele rapaz dos "belões" que por aí andava, dizem e continuam a dizer barbaridades. Mas aí a culpa é de quem o nomeou e não o avisa da dualidade de critérios e da venda de banha da cobra, sobretudo quando gosta de passar "chazadas" a uns e "assobia para o lado" com outros.  Já agora, quem é contra está no seu direito assim como quem  está a favor. Agora comparar o que existe com o que ainda esta a começar a existir é no mínimo ridículo. Já agora também, em termos de oposições, oponho-me sim a v.exma ser moderador pois acho que não modera nada e só abre tópicos sobre o Brasil (alguns com interesse e outros nem por isso), não ao Kc390. Se for um bom avião terá com certeza lugar na FAP, mas ainda não o é e as pessoas estão contra a gastar-se 827 milhões num avião sem provas dadas, que é muito bom nas brochuras e para vocês, mas que ainda não realiza parte do que andam a vender. Alias, pessoalmente só comprava menos, 2 como os checos vão talvez fazer (máximo 3) para ver como evoluía, e depois comprovadas as brochuras, comprava o resto. Mas isto sou. E da mesma forma que democraticamente aceito a sua moderação não aceito nem banha da cobra e muito menos andarem-me a vender gato por lebre.

Caro forista mafets...

Minha honrosa condição de moderador não anula a minha manifestação em favor ou contra a determinadas questão que esteja em debate no Fórum (desde que seja por meio de colocações ponderadas e respeitosas como assim as foram) . Sim, de fato me dedico exaustivamente (e com muito prazer e dedicação) aos temas relacionados ao Brasil. Até porque, há mais de 5 anos, sou um dos poucos forista brasileiros assíduos deste Fórum. Sendo o que mais reproduz conteúdo em relação às Forças Armadas Brasileiras.

Em relação ao KC-390 tudo que eu precisava dizer, em linhas gerais já foi posto. Não vou respondê-lo tópico por tópico que colocastes em relação ao C-130J para não ser enfadonho e prolixo. Todas as informações que postei acima acerca do KC-390 foram retiradas do website da Embraer.

Duas coisas que preciso dizer, respeitosamente, no intuito de contradizê-lo.

Primeiro: diferentemente do C-130 J, que necessita de versões específicas para cada missão, a exemplo de sua versão para reabastecimento, o KC-130 J (ou sua versão de operações especiais), o KC-390 possui todas as funcionalidades integradas à uma única célula, isto é, podendo ser reconfigurada para qualquer tipo de missão em menos de 3 horas. Tal versatilidade representa muita coisa e faz total diferença para qualquer operador. 


Enquanto o KC-390:


Ficha técnica de acordo com os respectivos fabricantes:



Segundo: comparar a aviônica embarcada do C-130J Super Hercules com a do KC-390 é descabido. São mundos completamente diferentes:

C-130 J Super Hercules:


KC-390:


O fato do KC-390 contar com tecnologia fly-by-wire — sistema que utiliza computadores em substituição de cabos para mover as superfícies de comando — e o C-130 J não, colocam os dois competidores do mesmo segmento de mercado em dimensões tecnológicas brutalmente díspares.

« Última modificação: Junho 19, 2019, 02:12:21 pm por Vitor Santos »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1637 em: Junho 19, 2019, 02:21:51 pm »
Este tópico está transformado num "conflito" entre nações ou melhor, num medir de pi...as ...  ::)

Não vi tanta indignação quando a FAP decidiu comprar um avião espanhol/indonésio que nunca tinha sido usado para o fim que se destinou,

Tenham calma!  ;)

Por acaso eu lembro-me muito bem de ler aqui muita indignação por essa decisão sim senhor. No entanto passado uns anos o C-295M era o nosso avião e ninguém lembrava-se de contestar a presença do mesmo na FAP.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8654
  • Recebeu: 3242 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4060/-6481
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1638 em: Junho 19, 2019, 02:33:13 pm »
Meu caro Vítor, acha que foram respeitosos? Compare a forma como se dirige ao seu compatriota que concorda com v.exma e como se dirige aos outros. Modera? Não, faz de conta que modera. Mas já agora: O Kc390 faz o que se não opera ainda? Faz porque sim, ou porque o seu colega o diz? E v.exma acha que isso é defender um ponto de vista? Olhe agora eu dizer que o An178 é melhor que o Kc390, caia o carmo e a trindade, mas na realidade não sei. Ambos estão em processos de certificações, pelo que o C130 é de outro campeonato porque já está certificado. Estão com pressa? Eu tinha pressa é em vender um aparelho que até agora, de tão bom que é e tão superior ao C130J não vendeu nada, nem um, nicles (só os 28 para a FAB). E o J, quantas vendas tem? E não são brochuras, são factos.

Citar
https://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_Martin_C-130J_Super_Hercules

Number built‎: ‎400 as of February 2018
 

Curioso também é o facto de ficar a saber que os Aviônicos e a qualidade dos mesmos se mede pelo cockpit. A questão não está
 em saber qual é mais avançado, está sim em qual é escolhido, tendo por base a materialização do que promete. Lembra-se do F22 x F23? Quantos dizem que o segundo era mais avançado que o primeiro, e qual é que ficou? 

https://consent.yahoo.com/collectConsent?sessionId=3_cc-session_fa611769-91d8-4233-8117-700b05c4b3e6&lang=&inline=false

Por último, actualmente a maior parte das plataformas actuais tem níveis de integração altos quanto à multimissão. O Kc390 tem mais? É uma questão de provar, pois as últimas versões do J também o possuem. Ou seja, voltamos a comparar algo que é operado e existe com algo que não existe, para já. A versão SAR é um bom exemplo.

https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/C-130J/MG180389_C-130Brochure_NewPurchase_Final_Web.pdf

Aqui a meu ver só existe um problema: Pressa em provar que o Kc390 é melhor que o C130J, mas nem sempre o melhor e mais avançado vence e tantos exemplos que v.exma tem disso.





Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1639 em: Junho 19, 2019, 02:50:11 pm »
Ok, mafest. O que eu deveria dizer em relação à esta querela (KC-390 na FAP) já foi posto.


« Última modificação: Junho 19, 2019, 02:58:31 pm por Vitor Santos »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1640 em: Junho 19, 2019, 02:58:51 pm »
Ficha técnica de acordo com os respectivos fabricantes:

Gosto especialmente da foto do M-113 nesta foto... e ser chamado de carro de combate.  ;D
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8654
  • Recebeu: 3242 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4060/-6481
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1641 em: Junho 19, 2019, 03:02:34 pm »
Ok, mafest. O que eu deveria dizer em relação à esta querela (KC-390 na FAP) já foi posto.

O Kc390 ainda não está na FAP.  :mrgreen: :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1642 em: Junho 19, 2019, 03:12:44 pm »
E eu nunca vi um M113 de rodados! Deve ser algum modelo especifico sul americano!
 :mrgreen:
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6826
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1643 em: Junho 19, 2019, 03:24:49 pm »
Citar
Gosto especialmente da foto do M-113 nesta foto... e ser chamado de carro de combate.  ;D

Citar
E eu nunca vi um M113 de rodados! Deve ser algum modelo especifico sul americano!

Também achei engraçado  ;D  :D 8)



Citar
O Kc390 ainda não está na FAP.  :mrgreen: :mrgreen:

De acordo. Então colocarei minha frase na condicional:

Ok, mafest. O que eu deveria dizer em relação à esta querela (possível/provável/hipotético uso do KC-390 pela FAP) já foi posto.

 c56x1
« Última modificação: Junho 19, 2019, 03:25:33 pm por Vitor Santos »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1644 em: Junho 19, 2019, 03:26:27 pm »
Este tópico está transformado num "conflito" entre nações ou melhor, num medir de pi...as ...  ::)

Não vi tanta indignação quando a FAP decidiu comprar um avião espanhol/indonésio que nunca tinha sido usado para o fim que se destinou,

Tenham calma!  ;)

Por acaso eu lembro-me muito bem de ler aqui muita indignação por essa decisão sim senhor. No entanto passado uns anos o C-295M era o nosso avião e ninguém lembrava-se de contestar a presença do mesmo na FAP.

Eu não estava presente nessa altura, mas o preço do C-295M quase duplicou face ao preço original prometido, como se sucedeu com o KC-390? É que este factor por si só terá algum peso significante nas opiniões das pessoas, aliado ao facto de o preço ter aumentado não estar associado a um aumento ou certificação de capacidades que assim o justifiquem.

E pelo menos a aquisição do C-295 vs C-27 foi feita através de um concurso público, em que houve pelo menos comparação directa entre os dois aviões, tendo-se arriscado escolher um avião que apesar de inferior em certos aspectos, tem uma versão de patrulhamento marítimo de sucesso. No caso do substituto do C-130, onde está o concurso?

E quando falam em alcance deste ou daquele avião, se de facto fosse uma prioridade, teriam adquirido há muitos anos aeronaves de reabastecimento aéreo. Só agora que o KC tem essa capacidade, é que se lembram que faz falta? Poupem-me.

O problema aqui, é que querem obrigar-nos a engolir um avião novo, caro, sem concurso público, em qualquer condição que o fabricante nos queira dar independentemente de faltarem certificações, provas dadas de que consegue cumprir o que é prometido, etc. Isto tudo, numa altura em que há inúmeros outros programas das FA portuguesas igualmente urgentes e que não recebem nem um tostão.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8654
  • Recebeu: 3242 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4060/-6481
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1645 em: Junho 19, 2019, 03:40:05 pm »
Citar
Gosto especialmente da foto do M-113 nesta foto... e ser chamado de carro de combate.  ;D

Citar
E eu nunca vi um M113 de rodados! Deve ser algum modelo especifico sul americano!

Também achei engraçado  ;D  :D 8)



Citar
O Kc390 ainda não está na FAP.  :mrgreen: :mrgreen:

De acordo. Então colocarei minha frase na condicional:

Ok, mafest. O que eu deveria dizer em relação à esta querela (possível/provável/hipotético uso do KC-390 pela FAP) já foi posto.

 c56x1
Aproveitando a deixa sintetiza bem o que quero dizer.  c56x1 ;)





Saudações

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3461
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1646 em: Junho 19, 2019, 03:43:06 pm »
Eu não estava presente nessa altura, mas o preço do C-295M quase duplicou face ao preço original prometido, como se sucedeu com o KC-390? É que este factor por si só terá algum peso significante nas opiniões das pessoas, aliado ao facto de o preço ter aumentado não estar associado a um aumento ou certificação de capacidades que assim o justifiquem.

Então não saíram artigos a dizer que afinal o preço já não era os tais 900 milhões? Nessa altura até eu disse que se era para ter esse "price tag", então mais valia desisitir. Vamos ver o que sai REALMENTE no contracto.

Citar
E pelo menos a aquisição do C-295 vs C-27 foi feita através de um concurso público, em que houve pelo menos comparação directa entre os dois aviões, tendo-se arriscado escolher um avião que apesar de inferior em certos aspectos, tem uma versão de patrulhamento marítimo de sucesso. No caso do substituto do C-130, onde está o concurso?

Houve concurso público porque Portugal não entrava em nenhum dos programas, neste caso entramos e em força. No A400M também não houve e se o Portas não nos tivesse tirado também não haveria concurso público.

Citar
E quando falam em alcance deste ou daquele avião, se de facto fosse uma prioridade, teriam adquirido há muitos anos aeronaves de reabastecimento aéreo. Só agora que o KC tem essa capacidade, é que se lembram que faz falta? Poupem-me.

Só se for reabastecer o EH-101, porque os F-16 de certeza que não o irão fazer.

Citação de: dc
O problema aqui, é que querem obrigar-nos a engolir um avião novo, caro, sem concurso público, em qualquer condição que o fabricante nos queira dar independentemente de faltarem certificações, provas dadas de que consegue cumprir o que é prometido, etc. Isto tudo, numa altura em que há inúmeros outros programas das FA portuguesas igualmente urgentes e que não recebem nem um tostão.

Estás a falar do KC-390 ou do A400?!... 8) :mrgreen:

É porque quando estávamos no dito programa o A400 também não tinha nada disso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1647 em: Junho 19, 2019, 05:12:44 pm »
Este tópico está transformado num "conflito" entre nações ou melhor, num medir de pi...as ...  ::)

Não vi tanta indignação quando a FAP decidiu comprar um avião espanhol/indonésio que nunca tinha sido usado para o fim que se destinou,

Tenham calma!  ;)

Por acaso eu lembro-me muito bem de ler aqui muita indignação por essa decisão sim senhor. No entanto passado uns anos o C-295M era o nosso avião e ninguém lembrava-se de contestar a presença do mesmo na FAP.

Eu não estava presente nessa altura, mas o preço do C-295M quase duplicou face ao preço original prometido, como se sucedeu com o KC-390? É que este factor por si só terá algum peso significante nas opiniões das pessoas, aliado ao facto de o preço ter aumentado não estar associado a um aumento ou certificação de capacidades que assim o justifiquem.

E pelo menos a aquisição do C-295 vs C-27 foi feita através de um concurso público, em que houve pelo menos comparação directa entre os dois aviões, tendo-se arriscado escolher um avião que apesar de inferior em certos aspectos, tem uma versão de patrulhamento marítimo de sucesso. No caso do substituto do C-130, onde está o concurso?

E quando falam em alcance deste ou daquele avião, se de facto fosse uma prioridade, teriam adquirido há muitos anos aeronaves de reabastecimento aéreo. Só agora que o KC tem essa capacidade, é que se lembram que faz falta? Poupem-me.

O problema aqui, é que querem obrigar-nos a engolir um avião novo, caro, sem concurso público, em qualquer condição que o fabricante nos queira dar independentemente de faltarem certificações, provas dadas de que consegue cumprir o que é prometido, etc. Isto tudo, numa altura em que há inúmeros outros programas das FA portuguesas igualmente urgentes e que não recebem nem um tostão.

C-295 concurso público (com luvas ou dedeiras)?  :mrgreen:

Deve ser tanto que nem sequer ainda as contrapartidas foram cumpridas...
 

*

Barlovento

  • Perito
  • **
  • 448
  • Recebeu: 212 vez(es)
  • Enviou: 117 vez(es)
  • +135/-92
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1648 em: Junho 19, 2019, 08:30:55 pm »

Não vi tanta indignação quando a FAP decidiu comprar um avião espanhol/indonésio que nunca tinha sido usado para o fim que se destinou, além de ser submotorizado (os motores do ATR 42 são muito justos) e nem sequer ter a autonomia necessária para o transporte para as ilhas (limitações que chegam a 50% da sua capacidade).


Espanhol/Indonesio si se llamase CN-295. El C-295 lo fabrica solamente Airbus y lo heredó de CASA. Espanhol/Indonesio es o era el CN-235
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #1649 em: Junho 19, 2019, 08:46:57 pm »
Pelo que me foi dito em "off", preparem-se para pagar os 827 milhões por 5 aviões, o 6 opcional está por um fio.


Cumprimentos,