Projecto Embraer KC-390

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #570 em: Setembro 07, 2016, 11:49:48 pm »

Desfile militar pelo dia da Independência hoje em Brasília, segundo dados do Flightradar, o KC-390 vou por três horas e 54 minutos hoje, desde de Gavião Peixoto até Brasília, onde não fez pouso, e sim permaneceu no ar dando voltas ao redor do local do desfile, na volta ainda ficou mais de uma hora voando na região do interior de São Paulo, onde normalmente fez todos os dias seus voos de testes.





A-29 Super Tucano dos fumaceiros também fizeram sua graça.



Só no sapatinho.
 

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Burro

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #571 em: Outubro 05, 2016, 12:23:16 am »
Tudo indica que a linha de produção do KC-390 será enviada para os Estados Unidos depois da homologação, esses rumores já antigos ganharam força durante a chamada 4a BID Brasil, com a presença da embaixadora dos EUA no Brasil Liliana Ayalde, presente à feira em Brasília e falando de um "Projeto de Defesa Conjunto entre Brasil e Estados Unidos", isso foi dito pelo ministro da defesa Raul Jungmann também. Dão como certo que seja o KC-390.

A pergunta é: O que vai acontecer com os países que fornecem partes? só lendo o contrato, nem sei se cabe indenização.



O grande sendo seguido pelos pequenos, mas o pequenos chegaram lá primeiro.
 

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HSMW

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #572 em: Outubro 05, 2016, 12:46:22 am »
Fonte dessa informação?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #573 em: Outubro 05, 2016, 02:49:32 am »
Fonte dessa informação?

Qual ou quais informações especificamente?
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #574 em: Outubro 13, 2016, 02:38:58 pm »
Poderá ser apenas a efectivação politica (leia-se olha para mim a aparecer na fotografia) do acordo que a Embraer fez com a Boeing para fazerem o marketing e o suporte do KC-390, anunciado no festival de Farnborough 2016.

A Embraer já tem instalações nos EUA onde montou os Tucanos para a Força Aérea Afegã.
 

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mafets

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #575 em: Outubro 13, 2016, 03:21:35 pm »
Fonte dessa informação?
Deve ter passado ao lado, até do Site Oficial... http://www.mostrabidbrasil.com.br/imprensa/

Citar
O Centro de Convenções recebeu ainda delegações de diversos países, com destaque para a presença de uma comitiva do Governo dos Estados Unidos, liderada pelo Secretário de Comércio Internacional dos Estados Unidos, Ken Hyatt, e pelo Ministro Conselheiro do Departamento de Comércio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Rick Ortiz. Os representantes estadunidenses se reuniram com o Secretário de Produtos de Defesa (Seprod/MD), Flávio Basílio e com o presidente da ABIMDE, Frederico Aguiar. Segundo Hyatt, a reunião entre governos e empresas brasileiras e americanas no dia 30 de setembro deve contribuir para definir políticas integradas de cooperação entre os dois países.

Saudações
« Última modificação: Outubro 13, 2016, 03:24:50 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #576 em: Outubro 22, 2016, 02:38:08 am »
Comissões permanentes do Senado aprovaram emendas à Lei Orçamentária de 2017



E.M.Pinto

A proposta de orçamento para 2017 encaminhada ao Congresso Nacional em 31 de agosto pelo presidente Michel Temer previa um aumento de R$ 11 bilhões no orçamento da Defesa, o que contrariava os mais críticos da sua gestão. Em números reais isto significaria um aumento substancial do montante investido na defesa alcançando a marca de  R$ 93 bilhões.

Nesta quarta feira 19.10.2016 foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) o Relatório do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) o qual contemplou a implantação do Sistema de Defesa Estratégico Astros 2020, para este projeto, foram alocados R$ 355,4 milhões.

Os demais programas estratégicos também forma contemplados como o caso dos programas de submarinos convencionais, com R$ 521 milhões e o desenvolvimento de cargueiro tático militar KC-390 com R$ 600 milhões.

Além disso, a CRE aprovou um recurso de R$ 100 milhões destinada aos serviços consulares e à assistência a brasileiros no exterior, do Ministério das Relações Exteriores. As emendas agora serão analisadas pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Senado.

No dia anterior 18.10.2018 a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) aprovou a emenda que beneficiará o Comando do Exército, no valor de R$ 70 milhões, visando a implantação de sistema de dados cibernéticos para defesa nacional.  Já o Comando da Marinha poderá contar com mais R$ 1 milhão de reais para ações de caráter sigiloso no próximo ano.

Outra emenda aprovada destina R$ 80 milhões para o aprimoramento da Polícia Federal e uma quarta proposta prevê a destinação para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de um montante de R$ 10 milhões para emprego em ações de Inteligência de caráter sigiloso.

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/10/19/cre-e-cdh-aprovam-emendas-ao-orcamento-2017
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #577 em: Outubro 25, 2016, 03:33:05 pm »
E acabaram de lhes ir ao bolso

Citar
Under the agreement reached with both US and Brazilian authorities, Embraer will pay the justice department $107 million as a penalty for one count of conspiracy to violate the Foreign Corrupt Practices Act’s anti-bribery and records provisions, the company says in a statement.

The penalty also includes $98.2 million in interest to the Securities and Exchange Commission (SEC), but Embraer could receive an up to $20 million credit depending on the disgorgement the company will pay to Brazilian authorities, the SEC says.

The payment caps off a six-year investigation by the SEC after the commission probed the company for suspicions of violating the FCPA. The bribery scheme garnered Embraer more than $83 million in profits.

The SEC alleges Embraer made bribe payments from its US-based subsidiary through third-party agents to foreign government officials in the Dominican Republic and Saudi Arabia, according to the commission.

Embraer also allegedly created false books to conceal the payments and the company’s scheme allegedly extended to false accounting in India. The company reportedly paid $5.76 million to an agent in India connected with the sale of three specialised military aircraft for India’s air force, and recorded those payments as consulting fees in Embraer’s books.

In the Dominican Republic, the $3.52 million in payments to air force officials reportedly involved the sale of Super Tucano light attack aircraft. Embraer routed another $1.65 million in bribe payments to an official in Saudi Arabia to win a contract there, the SEC says. Another $800,000 was spent on a Mozambican government official as a quid pro quo for a contract with a government-owned airline.

The roughly $200 million in penalties almost equals what Embraer had set aside in July for the pending settlement agreement with the SEC. The Department of Justice agreed to defer prosecution for three years, and the company will be monitored for up to three years to prevent future FCPA violations, Embraer says in a statement.

https://www.flightglobal.com/news/articles/embraer-agrees-to-pay-us-205-million-to-settle-brib-430676/

Azares de se fazer negócios nos EUA.

Cumprimentos
 
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #578 em: Outubro 26, 2016, 01:52:09 pm »
O pagamento dessa multa fruto do acordo com justiça americana vai implicar em demissões na Empresa, no Brasil já foram demitidos muitos para cortar custos.

Comenta-se que a planta da Embraer em Portugal também vai passar por um processo de reestruturação de pessoal e redução de custos operacionais, ou seja, a unidade de Portugal naturalmente também deverá entrar no programa de demissão voluntária com cortes de pessoal.

Nos Estados Unidos é improvável, esta semana uma empresa americana por exemplo, encomendou nada menos que 50 unidades do Phenom 300, avião fabricado na planta de  Melbourne, FL, EUA.

E as especulações em torno do A-29 como opção de baixo custo para a USAF nas missões de apoio aéreo aproximado só aumentam, aliás, mais 4 Super Tucano foram encomendados pelo Afeganistão esta semana, segundo a Janes, os militares americanos estão muito satisfeitos com o emprego do A-29 naquele país.



Se a Embraer emplacar o A-29 para a USAF, aí é para arrebentar a boca do balão.

Demissão é algo natural em uma empresa privada, tem que amargar as vezes.
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #579 em: Outubro 26, 2016, 01:58:26 pm »
Claro... E corrupção também...  ::)
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #580 em: Outubro 26, 2016, 02:43:16 pm »
Com certeza, José Sócrates que o diga.
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #581 em: Outubro 26, 2016, 03:33:13 pm »

E as especulações em torno do A-29 como opção de baixo custo para a USAF nas missões de apoio aéreo aproximado só aumentam, aliás, mais 4 Super Tucano foram encomendados pelo Afeganistão esta semana, segundo a Janes, os militares americanos estão muito satisfeitos com o emprego do A-29 naquele país.
Deve ser por isso que venderam o AT6 ao Iraque...  ::)

Citar
Beechcraft willing to provide Iraq with six AT-6 aircrafts

Citação de: Burro
Se a Embraer emplacar o A-29 para a USAF, aí é para arrebentar a boca do balão.
A USAF que anda a testar outra vez o Ov10D? Essa USAF? ::)

Citar
https://www.flightglobal.com/news/articles/us-military-completes-ov-10-tests-keeps-aircraft-for-now-392565/
Já agora, além da FAB, quantas Encomendas Reais do KC390 tem a Embraer? Se calhar é prematuro falar em cortes e afins, quando vendas só estão asseguradas 28 (o resto são intenções de compra)... ::)
Citar
Além do Brasil, que já adiantou uma pré encomenda de 28 unidades  dois países da América do Sul demonstraram interesse na aeronave brasileira, a saber, o Chile e a Colombia. Ambos os países possuem aeronaves de transporte do tipo Hercules C-130.

Nesta semana, a República Checa que demonstrou interesse no desenvolvimento do projecto e na aquisição de duas aeronves, juntou-se a Portugal, que também anunciou que iniciará contactos com a empresa brasileira para estudar as possibilidades de cooperação.

Portugal possui seis aeronaves de transporte C-130 (três delas na versão extendida H-30) e a sua substituição futura tem sido discutida pelos militares.

Há aproximadamente um ano, a França também demonstrou interesse em participar no projecto e em adquirir doze aeronaves, fazendo no entanto depender a compra da decisão brasileira de aquisição de aeronaves de combate no programa de aquisição conhecido como F-X2, o qual ainda se encontra por concluir.

A Argentina, também já demonstrou interesse no projecto de cargueiro brasileiro embora não haja dados mais recentes sobre esse interesse.


Cumprimentos

P.S. Essa da Corrupção é gira...  ;D ::)


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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #582 em: Outubro 26, 2016, 04:20:47 pm »
Procure se informar melhor, o A-29 Super Tucano bateu esse T-6 para uso do programa LAS da Força Aérea dos Estados Unidos, não sei se sabes disso, ou seja, o T-6 Texan II foi derrotado dentro do seu país pelo A-29 Super Tucano, e não o contrário, pela sua postagem, até parece que a USAF elegeu o Texan II para seu programa LAS, e não o Super Tucano.

A empresa que fabrica o Texan II entrou na justiça contra a Embraer, e a USAF entrou na justiça contra sua própria empresa, em favor do Super Tucano, ou seja, nem eles mesmo consideram o Texan II melhor que o A-29, não tem combate.

Sobre o Iraque, a Embraer é uma empresa sujeita a um certo controle do governo, não sei se sabes também, o Estado brasileiro possui uma Golden Share da Embraer, e em último caso é o governo quem bate o martelo, então qual o problema??? o problema é que o Iraque queria comprar o A-29 Super Tucano, mas o governo brasileiro não autorizou a venda, apenas isso, evocou para si o uso da Golden Share, e não autorizou a venda, o Iraque é considerado "Zona Quente", celeiro de terroristas, essa venda não foi autorizada, isso é apenas a título de informação, pois percebo que o senhor não está ao par das coisas.

Sobre este OV Bronco, bem, creio que falta um pouco de seriedade em considerar esse avião concorrente do A-29 Super Tucano, não merece um aparte. E ainda desencafua uma nota de 2013 para dar crédito?? poxa.

Sobre o KC-390, não sei também se estás ao par, mas a empresa alemã que fabrica o simulador de voo do KC-390, estima que pelo menos 100 aviões KC-390 serão vendidos nos próximos 10 anos, já deve ter rastreado o mercado, nem sei qual a data da sua nota, de toda sorte, o Brasil está agindo pesadamente pela venda desse avião, é aquela história, o Brasil é muito grande, tem peso geopolítico no mundo.

He described a ‘very good business outlook’, with orders for over 100 KC-390s in the next 10 years requiring more training equipment and the typical operational lifetime of such an aircraft exceeding 30 years, for which continuous training is needed.


Durante a reunião do BRICs, Temer ofereceu o KC-390 aos indianos, já que seu projeto de cargueiro médio fracassou, um tal de  MTA Multi-role Transport Aircraft, foi pro vinagre mesmo, então precisam de um avião assim, pelo que pude depreender da informação, a produção seria local, ou seja,  na Índia, Temer aproveitou o embalo e mandou ver ofertando o Gripen também, com participação da Embraer, querem um avião monomotor, então Brasil e Suécia podem fornecer.

Mais, a empresa alemã Rheinmetall Defence Electronics Simulation vai instalar o primeiro simulador de voo e operacional do KC-390 no Brasil em 2017/18, ano que vem portanto, e disse que este simulador poderia ser usado por Portugal, não deve ser barato, então mais uma vez, vamos ter que recebê-los por aqui para mais esta ajuda. Serão bem recebidos.

https://www.shephardmedia.com/news/training-simulation/hopes-grow-kc-390-training/

Seria portanto de bom alvitre e mais do que interessante, que com a brevidade devida, fosse feito o anúncio formal de compra das opções dos seis KC-390 consignados por Portugal no contrato de participação industrial.

Só a título de curiosidade: a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, participou da Quarta BID em Brasília, e declarou que Brasil e Estados Unidos vão participar de um programa de defesa conjunto, que programa seria este? não sei, quem sabe seria o KC-390 made in USA.

O KC-390 faz coisas que o C130J-30 Super Hercules não é capaz de fazer, como transportar certos blindados em uso pelas forças americanas e da OTAN, quem sabe supriria essa deficiência, pois depois do Hercules eles só tem o C-17, muito grande para certas cargas que o C130 não transporta, o KC-390 poderia ser a solução.

Saudações.
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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #583 em: Outubro 26, 2016, 05:01:46 pm »
Procure se informar melhor, o A-29 Super Tucano bateu esse T-6 para uso do programa LAS da Força Aérea dos Estados Unidos, não sei se sabes disso, ou seja, o T-6 Texan II foi derrotado dentro do seu país pelo A-29 Super Tucano, e não o contrário, pela sua postagem, até parece que a USAF elegeu o Texan II para seu programa LAS, e não o Super Tucano.

A empresa que fabrica o Texan II entrou na justiça contra a Embraer, e a USAF entrou na justiça contra sua própria empresa, em favor do Super Tucano, ou seja, nem eles mesmo consideram o Texan II melhor que o A-29, não tem combate.
Não me diga? Por acaso o que competiu com o Super Tucano foi o AT6 Wolverine que ainda nem voava quando concorreu, mas se falamos de T6... https://en.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_T-6_Texan_II
Citar
The T-6A is used by the United States Air Force for basic pilot training and Combat Systems Officer (CSO) training and by the United States Navy and United States Marine Corps for Primary and Intermediate Naval Flight Officer (NFO) training. The T-6A is also used as a basic trainer by the Royal Canadian Air Force (CT-156 Harvard II), the Greek Air Force, the Israeli Air Force (Efroni), and the Iraqi Air Force. The T-6B is the primary trainer for U.S. Student Naval Aviators. The T-6C is used for training by the Royal Moroccan Air Force, the Royal New Zealand Air Force, and the Mexican Air Force.

Citação de: Burro
Sobre o Iraque, a Embraer é uma empresa sujeita a um certo controle do governo, não sei se sabes também, o Estado brasileiro possui uma Golden Share da Embraer, e em último caso é o governo quem bate o martelo, então qual o problema??? o problema é que o Iraque queria comprar o A-29 Super Tucano, mas o governo brasileiro não autorizou a venda, apenas isso, evocou para si o uso da Golden Share, e não autorizou a venda, o Iraque é considerado "Zona Quente", celeiro de terroristas, essa venda não foi autorizada, isso é apenas a título de informação, pois percebo que o senhor não está ao par das coisas.
A sério? E para a Venezuela o Super Tucano não foi vendido porque?Eu dou uma ajuda...  ::)
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Missed contracts[edit]
After the U.S. ban on Czech aircraft Aero L-159 Alca export on 7 August 2009, the Bolivian Defense Minister said they were considering six aircraft from Brazil or China with comparable role as the Aero L-159.[124] On 9 October 2009, it was announced that China would be manufacturing six K-8 for Bolivia, and to be used for anti-drug operations at the price of $9.7 million per aircraft.[125]

In February 2006, a 36 unit sale for Venezuela fell through because it was thought the U.S. would block the transfer of U.S.-built components.[126] Venezuelan President Hugo Chávez claimed the U.S. was responsible for pressuring Brazil not to sign the contract.

https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB_314_Super_Tucano
Citação de: Burro
Sobre este OV Bronco, bem, creio que falta um pouco de seriedade em considerar esse avião concorrente do A-29 Super Tucano, não merece um aparte. E ainda desencafua uma nota de 2013 para dar crédito?? poxa.
Qual a parte da Noticia não percebeu? O Super Tucano voa muito antes de 2013, mas mesmo assim a USAF por alguma razão foi usar contra o ISIL dois OV10G. Talvez a pergunta que deveria fazer era: Porque a USAF  usou um Super Tucano em 2013  contra estes OV10G? e já agora: Porque a USAF mantêm os dois Ov10D em condições de voo mesmo depois de testar o Super Tucano? Dou uma ajuda: Pressão das Marcas Nativas.  ;)
Citar
In recent months, the U.S. special operations community has been quietly evaluating two North American OV-10G+ Bronco light combat aircraft at Naval Air Station Fallon, Nev., and at Nellis Air Force Base, Nev.

The Combat Dragon II program, a Limited Objective Experiment (LOE),  is aimed at demonstrating that a small, turboprop-powered warplane can be effective in “high end/special aviation” missions of the kind encountered in Afghanistan. The experiment seeks similar information as Imminent Fury, which used a leased A-29B Super Tucano.

US military completes OV-10 tests, keeps aircraft for now

http://www.defensemedianetwork.com/stories/combat-dragon-ii-demonstrates-ov-10g-bronco-capabilities/
 


Citação de: Burro
Sobre o KC-390, não sei também se estás ao par, mas a empresa alemã que fabrica o simulador de voo do KC-390, estima que pelo menos 100 aviões KC-390 serão vendidos nos próximos 10 anos, já deve ter rastreado o mercado, nem sei qual a data da sua nota, de toda sorte, o Brasil está agindo pesadamente pela venda desse avião, é aquela história, o Brasil é muito grande, tem peso geopolítico no mundo.

He described a ‘very good business outlook’, with orders for over 100 KC-390s in the next 10 years requiring more training equipment and the typical operational lifetime of such an aircraft exceeding 30 years, for which continuous training is needed.


Durante a reunião do BRICs, Temer ofereceu o KC-390 aos indianos, já que seu projeto de cargueiro médio fracassou, um tal de  MTA Multi-role Transport Aircraft, foi pro vinagre mesmo, então precisam de um avião assim, pelo que pude depreender da informação, a produção seria local, ou seja,  na Índia, Temer aproveitou o embalo e mandou ver ofertando o Gripen também, com participação da Embraer, querem um avião monomotor, então Brasil e Suécia podem fornecer.

Mais, a empresa alemã Rheinmetall Defence Electronics Simulation vai instalar o primeiro simulador de voo e operacional do KC-390 no Brasil em 2017/18, ano que vem portanto, e disse que este simulador poderia ser usado por Portugal, não deve ser barato, então mais uma vez, vamos ter que recebê-los por aqui para mais esta ajuda. Serão bem recebidos.

https://www.shephardmedia.com/news/training-simulation/hopes-grow-kc-390-training/

Seria portanto de bom alvitre e mais do que interessante, que com a brevidade devida, fosse feito o anúncio formal de compra das opções dos seis KC-390 consignados por Portugal no contrato de participação industrial.

Só a título de curiosidade: a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, participou da Quarta BID em Brasília, e declarou que Brasil e Estados Unidos vão participar de um programa de defesa conjunto, que programa seria este? não sei, quem sabe seria o KC-390 made in USA.

O KC-390 faz coisas que o C130J-30 Super Hercules não é capaz de fazer, como transportar certos blindados em uso pelas forças americanas e da OTAN, quem sabe supriria essa deficiência, pois depois do Hercules eles só tem o C-17, muito grande para certas cargas que o C130 não transporta, o KC-390 poderia ser a solução.

Saudações.
Meu caro desculpe, mas não percebeu a pergunta: Quantos aviões KC390 estão encomendados? É que de boas intenções está o mundo cheio, e independentemente do que me diz do Kc390, encomendas firmes, continuam 28. Seja de Portugal ou qualquer outro pais, com a excepção do Brasil.
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Além do Brasil, que já adiantou uma pré encomenda de 28 unidades...

http://www.cavok.com.br/blog/tag/embraer-kc-390/

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #584 em: Outubro 26, 2016, 05:41:10 pm »
O que um OV Bronco iria fazer contra um A-29? que voa mais alto e mais rápido além de servir de alvo? nem sei se é pressurizado,  450 Km/h  em voo descendente, contra 600 Km/h em voo nivelado, como podem ser comparados?

E o Taxan II?

Nem metralhadoras possuem, contra um avião armado de origem com mira computadorizada, o Super Tucano trava suas ponto cinquenta no alvo e entra em navegação inercial, não tem como escapar,  uma bolinha redonda no HUD onde se lê ao lado MG, sabe o que é isso?? Machine Gun... entende a diferença entre ambos?

Super Tucano para Venezuela?? amigo por favor, como se diz no Brasil: "Não se meta em política sem dinheiro".

Walker Bush vetou a venda de Super Tucano para a Venezuela pelos componentes americanos, o que o Brasil fez?? vendeu 20 E-190, de um avião que custava U$ 11 milhões, contra 20 que custavam  60 milhões de dólares a unidade.

Entende o que é um ser um país grande e importante??

Trocamos a venda dos A-29 pelos E-190 da Embraer, muito mais vantajoso.

Lula advertiu Bush, que seria melhor o Brasil vender o A-29 a Chavez, pois assim o Brasil teria controle sobre ele, disse Lula: "Podemos manter seus aviões no chão se desejarmos, basta não fornecer os suprimentos"... Lula é analfabeto, mas não é burro, e ele tinha razão.

Quando Bush vetou o A-29 a Chavez, Lula fez Chavez comprar 20 E-190, muito mais caro, num contrato milionário.

O resultado de Bush ter vetado o Super Tucano para Venezuela foi que Chavez caiu no colo dos russos, quem entregou a Venezuela nas mãos de Putin foi Bush, comprou todo tipo de arma dos russos, em valores muito maiores.

Vou te falar, procure ler a história, o presidente brasileiro durante a Guerra das Malvinas foi em Washington e falou com Ronald Reagan na Casa Branca, e lhe advertiu que só quem estava ganhando com a guerra das Malvinas eram os soviéticos, pois estavam só esperando o momento para oferecer ajuda aos argentinos e transformar a Argentina em uma Cuba sul americana.

Cuba também ofereceu ajuda, inclusive com envio de tropas, os pobres argentinos ainda exaltam isso, não percebem, que isso fazia parte do plano soviético de assumir o controle da Argentina, como fez com outros países comunistas.

O que eu quero dizer?? já disse acima: Não se meta em política sem dinheiro.

São por essas coisas que o Brasil é respeitado, na época de Fernando Henrique, o Brasil desarmou um golpe de estado no Paraguai antes de começar, o militares assumiriam o poder, e foram advertidos pelos militares brasileiros que não teriam apoio, e acabariam sendo julgados como criminosos, o golpe foi abortado.

As coisas são muito mais complexas do que você imagina.

O que ganhas dizendo que só 28 KC-390 estão confirmados para venda até agora, se esse avião  gera milhares de empregos e renda em Portugal?