Portugal preparado para enfrentar terrorismo

  • 0 Respostas
  • 2976 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Portugal preparado para enfrentar terrorismo
« em: Fevereiro 13, 2006, 02:08:58 pm »
Citar
Portugal preparado para enfrentar terrorismo
2006/02/13 | 11:45
Forças Armadas já têm laboratórios de despistagem de agentes microbiológicos e tóxicos
 
Portugal está, a partir de hoje, equipado com laboratórios de despistagem de agentes microbiológicos e tóxicos, passíveis de serem utilizados em ataques terroristas, com a inauguração em Lisboa dos Laboratórios de Defesa Biológica e de Bromatologia do Exército Português, escreve a Agência Lusa.

O ministro da Defesa, Luís Amado, que inaugurou hoje de manhã as novas instalações, afirmou que estas constituem uma resposta às «novas ameaças que a sociedade portuguesa tem de enfrentar e para as quais o Estado tem de se preparar».

O governante sublinhou ainda a «rapidez» com que as Forças Armadas se prepararam e «adaptaram às novas ameaças e riscos» postas pelos grupos terroristas da actualidade. «Em caso de crise, as Forças Armadas são absolutamente determinantes para o controlo dessas ameaças e desses riscos», acrescentou.

Acompanhado pelo ministro da Saúde, António Correia de Campos, o titular da pasta da Defesa deu ordem ao computador para imprimir o resultado da primeira análise feita no Laboratório de Defesa Biológica, inaugurando simbolicamente aquele espaço.

Os Laboratórios de Defesa Biológica e de Bromatologia (estudos sobre alimentos), nos quais foram investidos cerca de 500 mil euros, pretendem dar resposta ao fenómeno do terrorismo nas suas vertentes biológicas.

Assim sendo, o Laboratório de Defesa Biológica irá estudar, identificar e neutralizar bactérias, estirpes modificadas e mocroorganismos que possam ser usados em ataques biológicos. O Laboratório de Bromatologia, na área dos estudos da Segurança Alimentar, poderá despistar a contaminação de alimentos com agentes biológicos.

A funcionar no edifício do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, em Lisboa, as duas novas unidades deverão estar a funcionar em pleno a partir de meados de Março próximo.



 de:
http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... 37&div_id=

  Porque não deu para enquadrar esta noticia nas outras opções, fica por aqui em tecnologia Militar.

    Cumprimentos,